sexta-feira, outubro 21, 2011

JUDAÍSMO

JUDAÍSMO

Primeira Religião monoteísta da humanidade. Cronologicamente é a primeira das três religiões originárias de Abraão (As outras são cristianismo e o Islamismo). Tem origem no pacto que teria sido firmado entre Deus e os hebreus , fazendo destes o povo escolhido.
Possui forte característica étnica, na qual nação e religião se mesclam. Existem atualmente cerca de 135 milhões em Israel. No Brasil segundo o IBGE, havia cerca de 86 mil em 1991. Os Judeus eram um povo pouco numeroso que, segundo a tradição; mudou da Mesopotâmia para a Palestina. Sua História documentada começou com a fuga à opressão no Egito, seguindo o líder Moisés. Eles atribuíram tal fuga a um ser divino chamado Jeová ou o Senhor, com quem fizeram aliança de que seriam o seu povo e ele seria o seu Deus, aliança associada às exigências simples mas profundamente morais do Dez Mandamentos, os fundamentos da Tora ou Lei. A princípio, tratava-se de um povo único, marcado por leis sobre alimentação, circuncisão e outros costumes religiosos. O fato de ser Jeová um deus que os adotara do exterior carregava as sementes do universalismo e uma série de profetas mantiveram o desafio da probidade ética e religiosa. Os Judeus sofreram continuamente a dominação política e militar de outros povos e a conseqüente diáspora. Levou-os a grande parte do Mediterrâneo e também para leste. Mais tarde, como resultado da perseguição aos cristãos, os judeus migraram para locais ainda mais distantes.
Livros Sagrados - O texto da Bíblia Judaica é fixado no final do século I. Divide-se em três livros: Torá, a escritura sagrada, os Profetas (Neviim) e os Escritos ( Ketuvim).
A Torá, ou Pentateuco, reúne o Gênese, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. Ela e Os Profetas são escritos antes do exílio na Babilônia, os textos de Os Escritos, depois. No início da Era Cristã, as tradições orais são registradas no Talmude, dividindo em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.
Manuscritos do Mar morto - Entre 1947 e 1956 são descobertos nas cavernas de Qumrân, no Mar Morto, os mais antigos fragmentos da Bíblia Hebraica, escondido pela tribo judaica dos essênios no século I. Nos 800 pergaminhos escritos entre 250 a.C e 100 d.C, aparecem comentários teológicos e descrições da vida religiosa dos essênios, revelando aspectos até então considerados exclusivos do cristianismo. Alguns textos são muito semelhantes aos Evangelhos do Novo Testamento e se referem a práticas que lembram a Santa Ceia, o Sermão da Montanha e a Cerimônia do batismo. São considerados um dos principais achados arqueológico da história.
Práticas e Festas Religiosas - Os rabinos são pessoas habilitadas a comentar textos sagrados e a presidir cerimônias religiosas que acontecem nas sinagogas. 
O símbolo do judaísmo é o Menorá, candelabro sagrado com sete braços. 
As Festas religiosas são definidas pelo calendário lunar e, por isso, têm datas móveis. As Principais são:
Purim - Comemora-se a salvação de um massacre planejado pelo rei Persa Assucro.
A Páscoa (Pessach) celebra a libertação da escravidão egípcia, em 1300 a.C. Shavuót - Homengageia a revelação da Torá ao povo de Israel, em aproximadamente 1300 a.C.
Rosh Hashaná - É o Ano-Novo dos Judeus. 
O ano judaico é contado de Setembro de 1998 - é o 5758 (graus) da criação do Mundo. A partir de Rosh Hashaná começam os dias temerosos, em que se faz um balanço do ano terminado.
Eles culminam no Vom Kipur, dia do perdão, quando os judeus fazem um Jejum de 25 horas para purificar o espírito.
Sucót - Rememora a peregrinação pelo deserto, após a saída do Egito. Chanucá de Jerusalém, no século V. a.C.
O Simchat Torá - comemora a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

Fonte: Manual de Teologia

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.