sexta-feira, julho 10, 2009

A PRIMEIRA BÍBLIA EM PORTUGUÊS!


Os mais antigos registros de tradução de trechos da Bíblia para o português são do final do século XV, 1495, porém dezenas de anos se passaram até que a primeira versão completa estivesse disponível, em 3 volumes, em 1753.

Em 1628, nascia, em Portugal, João Ferreira de Almeida. Aos quatorze anos, aconteceram sua conversão ao protestantismo e sua ida para Malásia. Dois anos depois, João F. Almeida iniciou um trabalho de tradução do Novo Testamento, baseado nas versões em italiano, espanhol e latim. Essa versão nunca foi publicada, mas o desejo de aprimorar sua obra levou João Ferreira de Almeida a ser ordenado em 1656 e ao estudo do hebraico e grego.

O Padre João Ferreira de Almeida, título dado aos pregadores religiosos na época, cuidava de algumas igrejas na região da Malásia e Índia. Junto com sua esposa enfrentou situações difíceis na região. Em 1663, Almeida iniciou a tradução do Novo Testamento direto do grego. Embora o seu trabalho com o grego tenha terminado somente treze anos depois, durante esse período ele iniciou também a tradução do Antigo Testamento a partir dos originais em hebraico.

Em 1681, foi publicada na Holanda a tradução de Almeida do Novo Testamento, porém foi logo recolhida, pois apresentava erros tipográficos e um trabalho urgente de revisão era necessário. Uma nova impressão foi finalmente feita doze anos depois, em 1693.

João Ferreira de Almeida não chegou a ver o Novo Testamento revisado ser impresso pois faleceu em 1691, na ilha de Java, sem terminar também o Antigo Testamento, seu trabalho chegou só até o Livro de Ezequiel.

A tradução do Antigo Testamento foi terminada por Jacobus Akker em 1694, mas problemas de revisão novamente atrasaram a publicação do trabalho. Cinqüenta quatro anos depois, em 1748 foi publicada, na Holanda, o primeiro volume do Antigo Testamento, e em 1753 o segundo volume do trabalho iniciado por Almeida.

A primeira impressão da Bíblia completa, em português, em um único volume, aconteceu em Londres, em 1819, com a versão de João Ferreira de Almeida..

No final do século XIX foi feita um grande revisão na Versão de Almeida. Esse trabalho é conhecido como Bíblia na Versão Revista e Corrigida de Almeida. Embora com palavras bem eruditas e construções gramaticais de difícil compreensão, ainda é um versão muito apreciada hoje em dia.

Na década de 40 do nosso século, uma comissão de especialistas passou anos revendo a tradução e foi publicada a Versão Revista e Atualizada de Almeida (1ª edição), a Versão mais lida e conhecida da Bíblia no Brasil.

Essa duas versões, a Revista e Corrigida(RC) e Revista e Atualizada (RA), passaram recentemente por atualizações gramaticais pela Comissão de Tradutores da Sociedade Bíblica do Brasil. Atualmente, essas Versões são conhecidas como:
* Versão de Almeida Revista e Corrigida, 2ª edição (1995)
* Versão de Almeida Revista e Atualizada, 2ª edição (1993)

Tirado do Site: http://www.pilb.t5.com.br/1Bibliaportu.htm


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUEM FOI JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA?


Um Protestante nascido em 1628, quem em 1645, com apenas 16 anos, traduziu o NT da versão latina de Beza, tornou-se um pastor protestante, aprendeu o grego e hebraico. João Ferreira de Almeida está intimamente ligado às Escrituras Sagradas. Afinal, é ele o autor (ainda que não o único) da tradução da Bíblia para o português...


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUANDO A BÍBLIA FOI DIVIDIDA EM CAPÍTULOS E POR QUEM?


A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUANDO A BÍBLIA FOI DIVIDIDA EM VERSÍCULOS E POR QUEM?


A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D´Etiénne morava então em Gênova, na Itália.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUAIS AS PRIMEIRAS BÍBLIAS PUBLICADAS?


Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUAL O ANO NASCEU O SENHOR JESUS CRISTO?


Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

A PRIMEIRA BÍBLIA IMPRENSA

BÍBLIA SAGRADA

Na Alemanha, em meados do século 15, um ourives chamado Johannes Gutenberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. O primeiro livro de grande porte produzido por sua prensa foi a Bíblia em latim. Cópias impressas decoradas à mão passaram a competir com os mais belos manuscritos. Esta nova arte foi utilizada para imprimir Bíblias em seis línguas antes de 1500 – alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão. E em outras seis línguas até meados do século 16 – espanhol, dinamarquês, inglês, sueco, húngaro, islandês, polonês e finlandês.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

SEPTUAGINTA


Esta foi a primeira tradução. Realizada por 70 sábios, ela contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica, pois não estavam incluídos quando o cânon (ou lista oficial) do Antigo Testamento foi estabelecido por exegetas israelitas no final do Século I d.C. A igreja primitiva geralmente incluía tais livros em sua Bíblia. Eles são chamados apócrifos ou deuterocanônicos e encontram-se presentes nas Bíblias de algumas igrejas. Esta tradução do Antigo Testamento foi utilizada em sinagogas de todas as regiões do Mediterrâneo e representou um instrumento fundamental nos esforços empreendidos pelos primeiros discípulos de Jesus na propagação dos ensinamentos de Deus.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

JUDEUS MESSIÂNICOS HOJE


Quem são os judeus messiânicos hoje? O Movimento Judaico-Messiânico, que na verdade se originou na época de Jesus, lançou raízes no começo do primeiro século. Sempre houve judeus messiânicos ao longo da história, mas este movimento alcançou maior força a partir da tomada de Jerusalém em 1967. Como sabemos, houve um grande mover do Espírito do Senhor em renovação e avivamento. Sabe-se que quase todos os movimentos carismáticos, pentecostais existentes hoje, bem como inúmeras novas denominações nasceram no ano de 1967. O Movimento judaico-messiânico não foi exceção. Mas, que é o judeu messiânico ? Judeu messiânico é aquele que é judeu, descendente ou ascendente, crente converso na pessoa de Yeshua Ha Mashiach (Jesus, o Messias). Na nossa opinião, o gentio também pode, se quiser, abraçar a causa de Israel e viver messianicamente, da mesma forma que um judeu, pois há base bíblica para isto. Mas, é importante que se diga que Ser messiânico é ter o estilo de vida de acordo com o judaísmo bíblico da Torah. O judeu messiânico não é aquele que apenas se torna crente. Embora na graça, ele não deixa de ser judeu e nem abandona seu estilo de vida ditado pela Torah e pelas tradições bíblicas. Por exemplo, um judeu batista ou presbiteriano não pode dizer que é um judeu messiânico, caso seu estilo de vida não for condizente com o mencionado acima. Em outras palavras, judeu quando se converte a Jesus não deixa de ser judeu, como também gentio não deixa de ser gentio. Cada um continua na situação em que foi chamado, nos ensina o apóstolo Paulo.

Tirado do Site: http://orbita.starmedia.com/laposta/Ed133.htm

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

domingo, julho 05, 2009

SALVAÇÃO


Temos o dever, além de legal, também moral de ministramos a salvação para aquele que ainda não foi lavado pelo precioso sangue do Cordeiro Jesus. Temos que ter bom senso visão espiritual e sabermos detalhadamente o projeto e plano de Deus.


VOCÊ É ESPECIAL, O SENHOR JESUS CRISTO TE AMA.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.