sábado, janeiro 22, 2011

CIDADE DE TIRO

RUÍNAS CIDADE DE TIRO

TIRO, o porto marítimo mais famoso das antigas terras bíblicas, situava-se 32 km ao sul de Sidom, em uma ilha a 1 km da terra firme. A cidade contava com dois portos, um no norte e outro no sul. Os muros eram de grande altura, especialmente no lado que dava para a terra firme. Os artesãos fabricavam artigos e diferentes produtos artísticos de bronze e de prata e preparavam a tinta púrpura que tornou Tiro famosa. Os mercadores comerciavam com as muitas terras do Mediterrâneo, inclusive com as distantes ilhas Britânicas. Tiro tornou-se uma “bem povoada e afamada cidade”. Mas o profeta assegura que a cidade pereceu: “Como você está destruída, ó cidade de renome, povoada por homens do mar! Você era um poder nos mares, você e os seus cidadãos; você impunha pavor a todos os que ali vivem” (Ez 26:17). Reis e militares de muitos países sitiaram Tiro, mas não puderam apoderar-se da cidade. Em 333 a.C., Alexandre Magno tomou-a, após sete meses de assédio. Tiro, no entanto, reergueu-se pouco a pouco até se tornar centro de comércio na época do Império Romano. Em séculos recentes, porém, o lugar foi reduzido em tamanho. Os portos estão cheios de ruínas e são pouco mais que “um local propício para estender redes de pesca” (Ez 26:14).
Ver tb: Js 19:29, 2Sm 5:11, 2Sm 24:7, 1Rs 7:13, 1Rs 9:11, Sl 45:12, Sl 87:4, Is 23:1, Is 23:5, Is 23:15, Ez 26:2, Ez 26:15, Ez 27:3, Ez 27:8, Ez 27:32, Jl 3:4, Am 1:9, Zc 9:3, Mt 11:21, Mt 15:21, Mc 7:24, Mc 7:31, Lc 6:18, Lc 10:14, At 12:20, At 21:3.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

DIPLOMAÇÃO ECLESIÁSTICA

CONSAGRAÇÃO E DIPLOMAÇÃO DO PASTOR EDSON CASTRO.

COLAÇÃO DE GRAU.

 
CONSAGRAÇÃO COM ÓLEO DA UNÇÃO.


DIPLOMAÇÃO PASTOR.


DIPLOMAÇÃO MÉDIO TEOLOGIA.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

SHEKINAH

SHEKINAH 

Esse termo (da raiz hebraica, shkn, i.e.. "habitar"), usado pelos rabis, especialistas em targuns e cristãos, refere-se à glória de Deus "que habita" no meio do seu povo. Usa-se este vocábulo para designar a presença radiante de Deus, conforme foi vista na coluna de fogo, no monte Sinai, no propiciatório entre os querubins, no tabernáculo, no templo, entre outras manifestações. A Shekinah não encontra na Bíblia, mas há alusões em passagens como Is 60:2; Mt 17:5; Lc 2:9; Jo 1:14; Rm 9:4.
Em resumo quando se fala: A GLORIA DE DEUS MANIFESTA "SHEKINAH", na realidade esta falando da manifestação de Deus no meio do arraial presenciado por todos. E quando se trata de MORADA DE DEUS "SHEKINAH" é o termo (da raiz hebraica, shkn, i.e.. "habitar"). A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é "Sh'cheenah" ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele "habitou" ou "descansou" entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tribo, ou todo o povo judeu. 

Fonte: Enciclopedia Bíblica.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

terça-feira, janeiro 18, 2011

UR (DOS CALDEUS)

RUÍNAS UR (dos caldeus)

Ur (dos caldeus), atualmente conhecida como Tell Mugheir [Montículo de Betume], situa-se 224 km ao sul do local da antiga Babilônia e 240 km a noroeste do golfo Pérsico. As ruínas principais, que cobrem uma superfície de 61 ha, foram escavadas por J. E. Taylor (1854), H. R. Hall (1919) e C. Leonard Woolley (1922-1934). Taylor desenterrou porções de uma grande torre-templo ou zigurate, que ascendia em três pisos à altura de 21 m. Em cada uma de suas quatro esquinas, havia um nicho com cilindros inscritos (registros dos fundamentos) que traziam o nome da cidade, de seu fundador e dos que trabalharam nas reconstruções periódicas do zigurate. Na sala de um templo próximo, entre o lixo acumulado, havia uma coleção de tabuinhas cuneiformes. Em uma delas, o rei Nabonido (556-536 a.C.) faz referência à edificação e aos reparos periódicos do grande zigurate. Há também uma oração a Nannar, o deus-lua, a favor do próprio rei e de seu filho Belsazar, para que fosse “guardado do pecado” e “estivesse satisfeito com a abundância da vida”. Essas e outras inscrições confirmam o relato bíblico sobre Belsazar. Hall explorou o lado sudoeste do imponente zigurate e deixou ainda mais exposta a área do templo. Woolley completou as escavações em torno do grande zigurate e dos templos, na área sagrada, prosseguindo até deixar expostos 10 km² da cidade do tempo de Abraão. O arqueólogo encontrou largos desembocadouros, muitos edifícios comerciais e numerosas casas de dois pisos, com pátios, fontes, chaminés e sistema sanitário. Havia capelas de adoração espalhadas por toda a área residencial, bem como edifícios escolares com livros de argila, indicando que os caldeus ensinavam leitura, escritura, aritmética, gramática e história. Um grande arquivo de registros do templo revelava que a religião, inclusive os serviços do templo, eram sustentados com ofertas do povo e pelo comércio. Foram realizadas sensacionais descobertas nos cemitérios. As tumbas reais continham em abundância objetos de ouro, prata, lápis-lazúli e materiais de menor valor. Algumas tumbas guardavam até 68 esqueletos de pessoas que faziam parte da comitiva: guardas, músicos e criados que haviam marchado ao fosso da morte, em sacrifício, para acompanharem seu rei ou sua rainha na outra vida. Para os estudiosos da Bíblia, a descoberta mais importante foi um estrato de argila e areia limpas, depositado pelas águas, de 2,5 m de espessura, com indícios de ocupação em cima e em baixo, mostrando “uma ruptura definitiva na continuidade da cultura local”. Segundo o arqueólogo, “nenhuma subida comum dos rios deixaria atrás de si algo que sequer se aproximasse do volume dessa terraplenagem de argila [...] A inundação que depositou esses restos deve ter sido de magnitude sem paralelo na história local [...] Não há dúvida de que essa inundação foi o dilúvio das histórias e lendas sumérias, no qual se baseia a história de Noé”.

Fonte: Bíblia Thompson

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

QUESTIONÁRIO BÍBLICO 1.



1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.

2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.

3. Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).

4. Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).

5. Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).

6. Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).

7. Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Êxodo 20-13 (possui 10 letras).

8. Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8-9 (possui 415 caracteres).

9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras

10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.

11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.

12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.

 DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

domingo, janeiro 16, 2011

É ENTRE VOCÊ E DEUS.

FALANDO COM DEUS.

- Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.
- Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil assim mesmo.
- Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.
- Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo.
- O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.
- Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo.
- O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem assim mesmo.
- Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
- Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus.
Nunca foi entre você e as outras pessoas.

* Fonte: Madre Thereza de Calcutá.

 DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

ZOÃ; TÂNIS

ZOÃ; TÂNIS

Conforme menciona a Bíblia, foi edificada sete anos depois de Hebrom (Nm 13:22), era uma cidade real egípcia de abastecimento. Situava-se 29 km a sudeste de Damieta, perto da desembocadura do braço oriental do rio Nilo. Os gregos a chamavam Tânis, e tudo indica que tenha sido chamada Avaris pelos reis hicsos, que a transformaram em sua capital até ela ser capturada por Amósis I, em 1580 a.C.O local onde está Zoã, agora chamada San el-Hagar, foi escavado por Mariette em 1860, por Petrie em 1884 e por P. Montet em 1929. Eles encontraram muitas estátuas, algumas esfinges e as extensas ruínas de um enorme templo. Nesse templo, havia uma estela com o nome de Ramessés II (1290-1224 a.C.). O faraó havia ampliado e embelezado o templo e a cidade, mas, em harmonia com seus habituais alardes de grandeza, declarou que havia “edificado” o lugar e o chamara Per Ramessés [Casa de Ramessés]. Também foi encontrado um colosso de granito que Ramessés mandou construir, representando ele mesmo. Partindo das medidas dos fragmentos, o dr. Petrie calculou que a estátua media 28 m de altura, sendo a de maior altura e tamanho já construída para representar um indivíduo até hoje.
Ver tb: Gn 47:11, Êx 1:11, Êx 12:37, Nm 13:22, Nm 33:3, Is 19:11, Ez 30:14.

FONTE: BÍBLIA THOMPSON.

Deus em Cristo Jesus vos abençoe.