quinta-feira, outubro 01, 2009

QUESTIONÁRIO DOUTRINAS 00 - INTRODUÇÃO.

AVALIAÇÃO.

INTRODUÇÃO

1. Como se define a doutrina cristã?
R: Como as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática.

2. Que outro nome se pode dar a este estudo?
R: Um tratado ou um discurso acerca de Deus.

3. O que é teologia?
R: É o conhecimento acerca de Deus.

4. Que relação existe entre doutrina e religião?
R: A doutrina é o ensinamento e a religião e a prática das verdades das Escrituras.

5. Que diferença existe entre doutrina e dogma?
R: Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas escrituras. Dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo.

6. Dê quatro pontos que demonstra o valor da doutrina.
R: 1º = A doutrina nos ensina a conhecer Deus.
2º = A doutrina fortalece o caráter cristão.
3º = A doutrina combate o erros acerca de Deus e seus caminhos.
4ª = A doutrina ensina a organizar e a praticar as verdades bíblicas.

7. Cite cinco classificações da doutrina e dê uma explicação sobre cada uma.
R: 1ª) Teologia exegética: (exegética vem da palavra grega que significa “sacar” ou “extrair” a verdade) procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras.
2ª) Teologia Histórica: Traça a história do desenvolvimento da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da igreja.
3ª) Teologia Dogmática:  É o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.
4ª) Teologia Bíblica: Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia, e descreve a maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas importantes.
5ª) Teologia Sistemática: Neste ramo de estudo os ensinos bíblicos concernentes a Deus e ao homem são agrupados em tópicos, de acordo com um sistema definido; por exemplo, as Escrituras relacionadas à natureza e à obra de Cristo são classificadas sob o título: “Doutrina de Cristo”.

8. Mencionar os onze temas em consideração.
R: 1º) Doutrina das Escrituras: É o estudo da natureza das Escrituras, a sua inspiração, precisão e confiança.
2º) Doutrina de Deus: É o estudo acerca de Deus, sua natureza e existência.
3º) Doutrina dos Anjos: Estudo acerca das mais elevadas criaturas de Deus.
4º) Doutrina do Homem: Estudo acerca do homem.
5º) Doutrina do Pecado: Estudos sobre a origem, natureza, consequência e solução.
6º) Doutrina de Cristo: Estudo da Pessoa e da obra de Cristo, o salvador do homem.
7º) Doutrina da Expiação: Estudo da obra de Cristo a favor do homem.
8º) Doutrina da Salvação: Estudo a respeito da redenção para o homem.
9º) Doutrina do Espírito Santo: Estudo que trata da natureza e obra do Espírito Santo.
10º) Doutrina da Igreja: Estudo referente a natureza e a obra da igreja.
11º) Doutrina das Últimas Coisas: Estudo acerca do futuro de todas as coisas.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quarta-feira, setembro 30, 2009

RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA 2


2ª SAMUEL: Sobre o reinado de Davi, a nação se unificou e fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram.

1ª REIS: Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.

2ª REIS: Israel foi conquistada pela Assíria em 721 a.C., e Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados como um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus.

1ª CRÔNICAS: Este livro inicia com a genealogia de Adão a Davi e, em seguida, conta os acontecimentos do reinado de Davi.

2ª CRÔNICAS: Este livro abrange o mesmo período que 2ª Reis, mas com ênfase em Judá o Reino do Sul, e seus governantes.

ESDRAS: Depois de estar cativo na Babilônia por algumas décadas, o povo de Deus retornou a Jerusalém. Um de seus líderes era Esdras. Este livro contém a admoestação que Esdras fez ao povo para que esse seguisse e honrasse a lei de Deus.

NEEMIAS: Depois do templo, também foi reconstruída a muralha de Jerusalém, Neemias foi quem dirigiu esse empreendimento. Ele também colaborou com Esdras para restaurar o fervor religioso do povo.

ESTER: Este livro relata a história de uma rainha judia da Pérsia, que denunciou um complô que visava destruir seus compatriotas. Com isso ela evitou que todos fossem aniquilados.

JÓ: A pergunta “Por que sofrem os inocentes?” é tratada nesta história bíblica.

SALMOS: Estas 150 orações foram usadas pelos hebreus para expressarem seu relacionamento com Deus. Abrangem todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA 1


GÊNESIS: Este livro, que mostra como era “no principio”, faz uma narrativa da criação, do relacionamento de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

ÊXODO: O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúria e escravidão no Egito. Deus fez uma aliança com eles e lhes deu leis para ordenarem e governarem sua vida.

LEVÍTICO: O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.

NÚMEROS: Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrarem em Canaã, a “terra prometida”. O nome do livro deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto.

DEUTERONÔMIO: Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles, recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas. O nome do livro expressa essa “recapitulação” ou “segunda lei”.

JOSUÉ: Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as doze tribos de Israel.

JUÍZES: Os israelitas, constantemente, desobedeciam a Deus e caíam nas mãos de países opressores. Deus constituiu juízes para livrá-los da opressão.

RUTE: O amor e a dedicação de Rute à sua sogra, Noemi, são o tema deste livro.

1ª SAMUEL: Samuel foi o líder de Israel no período compreendido entre os juízes e Saul, o primeiro rei. Quando a liderança de Saul falhou, Samuel ungiu a Davi como rei.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

terça-feira, setembro 29, 2009

FORNICAÇÃO, ADULTÉRIO E FORNICÁRIO

SEXO

FORNICAÇÃO: Relação sexual de pessoa casada ou não. 
O adultério: É o pecado da relação sexual de uma pessoa casada com outa que não é seu próprio cônjuge. 
LEIA ESTÁ NA BÍBLIA: Êx 22.16 = Se alguém enganar alguma virgem, que não for desposada, e se deitar com ela, certamente a dotará e tomará por sua mulher;
Nm 25 = Leia todo o capítulo.
Pv 2.16-19 = Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos.;
1ª Co 6.9 = Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os fornicários, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas;
Mt 15.19 = Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias;
At 15.20 = Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue;
Gl 5.19 = Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia;
Ap 21.8 = Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.


FORNICÁRIO: É o que comete fornicação. 
LEIA ESTÁ NA BÍBLIA: Ef 5.5 = Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus;
1ª Tm 1.10 = Para os fornicários, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina;
Hb 12.16 =  E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura;
Ap 21.8 = Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

EDSON


subir imagenes

Qual a origem do nome Edson: INGLÊS
Qual o significado do nome Edson: FILHO DE EDUARDO.
Analise do Nome: EDSON
Muita inteligencia e poder de comunicação, apontam para sua necessidade de falar, embora nem sempre diga tudo o que lhe vem à cabeça. Segue sempre movido pela razão, e se enfurece quando é desmentido ou contrariado. Sempre pensa muito, e isso interfere na concentração do que está fazendo. Pode vir a ser um excelente escritor, advogado ou professor. Mas para isso deve aprender a controlar seu nervosismo e se observar para não virar um tagarela.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, setembro 28, 2009

ÉTICA


É o comportamento que cada um de nós devemos ter, em todos os momentos e lugares da nossa vida, a fim de que venhamos ser alvo sempre de elogios daqueles que estão ao nosso redor...


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

domingo, setembro 27, 2009

NOTICIA IMPORTANTE SOBRE A CGADB


O Pr. Davidson Gomes Vieira ingressou com representação na CGADB postulando a instauração de processo administrativo em face do Pr. SAMUEL CÂMARA em razão da flagrante conduta aética consubstanciada por seu ofensivo pronunciamento, levado ao ar em programa televisivo no dia 13 de junho de 2009. Espera que o Conselho de Ética e Disciplina cumpra efetivamente o seu papel.

ESCLARECIMENTOS

A representação não adentra ao mérito do pronunciamento do Pr. Samuel Câmara, ou seja, ela não discute se são ou não verossímeis as denúncias por ele perpetradas, até porque, seu humilde subscritor (Pr. Davidson), na qualidade de simples convencional, jamais se arvorou postar-se como advogado da CGADB e de seus inscritos.

A representação (direito de petição de todo convencional) foi formulada sob os pressupostos do próprio Estatuto e Regimento Interno da CGADB, não se trata de peça difamatório ou de qualquer conteúdo ofensivo à notável ilibada honra do Pr. Samuel Câmara, valendo frisar, que o Representante (Pr. Davidson Gomes Vieira) na qualidade de advogado não poderia esquecer que segundo as próprias regras estatutárias e regimentais poderá, também, sofrer da sanção administrativa, caso não comprove a verossimilhança de suas alegações feitas em desfavor do Pr. Samuel Câmara.

A mencionada representação busca ver declarada a gritante falta de ética do Pr. Samuel Câmara, em trazer ao seu programa televisivo (assistido por milhares de pessoas), denúncias contra a CGADB de fatos que tratados sob o crivo de uma ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA composta da presença de mais de 14.000 pastores, foram ali sanados com a aprovação das contas.

Ora, não se discute a boa ou má gestão da mesa diretora, o que se discute é o fato de um membro, quiçá, perturbado ou não com sua derrota no recente pleito à presidência, tenha a ousadia de vir a público conspurcar a honra da instituição que almeja presidir e dos colegas a quem deve o amor cristão, fomentando a disputa...

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.