sexta-feira, novembro 16, 2012

OUVIR E PRATICAR A PALAVRA


OUÇA A PALAVRA DE DEUS
DT 4:1-9.

A PALAVRA DE DEUS É ENSINADA EM TODO O MUNDO TANTO NA TEORIA COMO NA PRÁTICA.
EXISTEM ALGUMAS PESSOAS QUE ENSINAM A PALAVRA FORA DOS CONCEITOS BÍBLICOS E FAZEM QUE A PALAVRA SE TRANSFORME EM HERESIAS.
POR OUTRO LADO A PALAVRA BEM APLICADA MUDA VIDAS E MODELA CONCEITOS.
HÁ PESSOAS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS, MAS NÃO AS PRATICAM, FAZEM OUVIDOS DE MERCADOR.
O SALMO 119:11 DIZ: “GUARDO NO CORAÇÃO AS TUAS PALAVRAS PARA NÃO PECAR CONTRA TI”.
O CRENTE EM JESUS CRISTO DEVE OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS, POIS “TODA A PALAVRA DE DEUS É PURA..”

PORQUE DEVEMOS OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS?
1. PARA TODOS NÓS TERMOS VIDA, DT 4:1; HB 4:12;
2. PARA ENTRAMOS NA TERRA PROMETIDA, DT 4:1; DT 11:11,12;
3. PARA NADA ACRESCENTAR NA PALAVRA, DT 4:2; PV 30:6;
4. PARA NADA DIMINUIR DA PALAVRA, DT 4:2; AP 22:19;
5. PORQUE A PALAVRA MANTÉM A VIDA, DT 4:4; JO 6:63;

PORQUE DEVEMOS OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS?
1. PARA TERMOS SABEDORIA, JUÍZO E SER ILUMINADO, DT 4:6; JS 1:8;

PORQUE DEVEMOS OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS?
1. PORQUE A PALAVRA DIFERENCIA NÓS DOS OUTROS POVOS, DT 4:8; 1ª PE 2:9;

PORQUE DEVEMOS OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS?
1. PARA SER ANUNCIADA, DT 4:9; SL 78:3-8; MC 16:15,16.

CONCLUÍMOS QUE DEVEMOS OUVIR, PRATICAR E PREGAR A PALAVRA DE DEUS INSTA TEMPO E FORA DE TEMPO, SABENDO QUE OS DIAS ESTÃO ABREVIADOS; PARA QUE O NOSSO VIVER NO PRESENTE SÉCULO SEJA DIFERENCIADO NA TERRA DOS VIVENTES, AMÉM.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quarta-feira, novembro 14, 2012

EXERCÍCIO DE TEOLOGIA 32


EXERCÍCIOS BÍBLICOS

532) Quantas convenções existem no Brasil?
R: Hoje, com a liberdade religiosa declarada pela Constituição Brasileira, foram criadas inúmeras convenções.

533) Quais os objetivos de uma convenção?
R: Acolher e agregar novas igrejas, emitir regimes e normas de conduta para suas igrejas filiadas seguirem, bem como re-ratifica decisões das filiadas e conceder coberturas espirituais, administrativas e jurídicas.

534) Quais as doutrinas básicas de uma convenção pentecostal?
R: 1- A crença no único Deus. Onisciente/Onipotente/Onipresente, criador de tudo que existe e que se manifesta em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6:4; Mt 28:19; Mc 12:29.
2- Crê que O Deus Filho, quando desce à terra, se fez carne por obra do Espírito Santo na virgem Maculada e habitou entre nós e derramou sangue imaculado para redimir e salvar a todo o que crer, Is 7:14; Rm 8:34; At 1:9.
3- Crê que o Senhor Jesus Cristo, no final do ministério terreno, foi morto e ressuscitou e subiu ao céu e está a direita do Pai, intercedendo por nós e, quando lá Ele chegou, o Deus  Espírito Santo desceu em pentecostes para consolar e enriquecer a Igreja (nós) com dons espirituais e, convencer o homem do pecado, do juízo e da justiça.
4- Reconhece a Bíblia com os 66 livros sendo a Palavra de Deus imutável e considera como apócrifos e recomenda a não leitura dos excedentes.
5- Confia e espera a segunda vinda de Cristo de forma invisível, a qualquer momento,para a ressurreição dos santos e o arrebatamento de todos os fiéis para morar eternamente na Jerusalém Celeste (no entanto proíbe marca datas) e no final da grande tribulação voltará de forma visível (Ap. 19.11) para julgara s nações, implantar o milênio, pouco de tempo e afinal ressuscitará os ímpios (Ap. 20.13) e os condenará no juízo Final do Trono Branco e lançara os infiéis no Lago de Fogo Eterno.
6- Crê no Batismo do Espírito Santo e segue a prática do batismo dos já salvos acima de doze anos, nas águas e por imersão, como obediência e profissão pública de fé;
7- Exige a prática da cerimônia solene da Santa Ceia uma vez ao mês, só para os batizados que estejam em comunhão, com os símbolos do “pão sem fermento” e do “vinho puro de uva” para memorizar o corpo e o sangue do Cordeiro Jesus, morto crucificado e ressurrecto e com liberdade para todos os visitantes de outras denominações, que são batizados e que estejam vivendo dignos e em comunhão com Deus.
8- Considera diabólica a doutrina do purgatório, reencarnação, evolução e de todas as seitas, pois não creem e não confia no sangue e na obra do Senhor Jesus como remidora, purificadora, única e não possuem a Bíblia como o único livro de regra e conduta.
9- Aceita a cura divina, libertação espiritual e manifestação de todos os dons e é a favor que todos os membros sejam prósperos e ricos espirituais, sobretudo. Orienta e juntar tesouros nos céus e a não colocar o amor ou o coração nos bens materiais e é contra a regressão.
10- Adota a monogamia e exige o casamento no civil e no religioso e é proibido ao ministro realizar casamento de pessoas do mesmo sexo ou casamento apenas no religioso e de pessoas impedidas civilmente.

535) Qual a diferença doutrinária entre uma convenção pentecostal e uma tradicional?
R: A diferença é quanto as dons e batismo com o Espírito Santo no falar em línguas estranhas.

536) Quais as normas e entendimentos doutrinários comuns entre as maiores convenções?
R: São sobre os Associados, os Membros, o Tempo para Consagração e o Estado Civil.

537) Quais são as 10 normas mais comuns entre as igrejas, que todos os fiéis podem fazer e as 10 que estão proibidas de fazer?
R: Pode se Fazer:
01- Orar o Pai Nosso, fazer oração espontânea intercedendo por pessoas, familiares e autoridades, vigiar e orar no Espírito diariamente.
02- Ler, meditar e ouvir leitura bíblica todo o dia.
03- Comparecer à igreja no mínimo duas vezes por semana e não faltar a Santa Ceia.
04- Se Dizimista e ofertante fiel.
05- Namorar e casar com membros do mesmo seguimento dentro dos valores morais estipulados pela igreja.
06- Amar o próximo como a si mesmo, e sempre contribuir com a assistência social da igreja.
07- Glorificar e exaltar o nome do Senhor constantemente.
08- Cultivar o fruto do Espírito Santo, e pedir a Deus dons para usar na igreja.
09- Dar graças a Deus por tudo que comer e beber e abster-se de sangue e gula.
10- E trabalhar na obra de Deus todo o dia.
Não Pode se Fazer:
01- Xingar, fumar ou embriaga-se.
02- Rezar para santos, possuir ou adorar imagem, fazer simpatias ou acender velas.
03- Invocar espíritos de mortos ou participar de sessões mediúnicas.
04- Brigar, roubar, matar e mentir.
05- Prostituir, adulterar ou amasiar.
06- Batizar menor de doze anos.
07- Contar piadas, palavrões, ler e ouvir horóscopo e participar de jogos de azar.
08- Participar na roda dos beberrões, ímpios e viciados.
09- Cantar músicas do mundo e dançar.
10- Trabalhar aos domingos, salvo imposição patronal de revezamento e escala.

538) Quais são os usos e costumes que normalmente toda igreja implanta como regimento para ser seguido?
R: 1. Uso de cabelos crescidos, pelos membros do sexo masculino;
2. Uso de traje masculino, por parte dos membros ou congregados, do sexo feminino;
3. Uso de pinturas nos olhos, unhas e outros órgãos da face;
4. Corte de cabelos, por parte das irmãs (membros ou congregados);
5. Sobrancelhas alteradas;
6. Uso de mini-saias e outras roupas contrárias ao bom testemunho da vida cristã;
7. Uso de aparelho de televisão – convindo abster-se, tendo em vista a má qualidade da maioria dos seus programas; abstenção essa que justifica, inclusive, por conduzir a eventuais problemas de saúde;
8. Uso de bebidas alcoólicas.

539) Como a igreja deve olhar e avaliar as profecias e revelações?
R: Com prudência e principalmente a luz da Bíblia, para não matar espiritualmente os membros com essas falsas profecias e revelações que tem existido nesses últimos dias.

540) O que você entende por pastor leigo e igreja clandestina?
R: É um cidadão que não tem nenhum estudo teológico e base bíblica para se chamado de pastor, igreja clandestina são locais de reunião sem a menor condição estatutária de funcionamento condizente com as normas eclesiástica.

541) Por que as igrejas pentecostais e comunidades ecléticas, de louvor e avivamento, cura, prosperidade e libertação crescem mais que as outras?

R: Porque elas vão ao encontro dos anseios da população, por isso Deus tem usado essas denominações para se fazer uma grande obra de avivamento nos dias que estamos vivendo o qual pode ser os últimos.

OBS: NEM TODAS AS QUESTÕES ESTÃO CORRETAS É PRECISO CONFIRMA-LAS. 

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, novembro 12, 2012

QUESTIONÁRIO DE DOUTRINAS 08 - A SALVAÇÃO - Part 01.


DOUTRINA DA SALVAÇÃO

1. MENCIONAR OS TRÊS ASPECTOS DA SALVAÇÃO.
R: Justificação, Regeneração e Adoção, Santificação.

2. DÊ UMA EXPLICAÇÃO PARA CADA UM DESSES ASPECTOS.
R: (a) Justificação é um termo forense que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo — isto é, justificado.
(b) Regeneração (a experiência subjetiva) e Adoção (o privilégio objetivo) sugerem uma cena familiar. A alma, morta em transgressões e ofensas, precisa duma nova vida, sendo esta concedida por um ato divino de regeneração. A pessoa, por conseguinte, torna-se herdeira de Deus e membro de sua família.
(c) A palavra santificação sugere uma cena do templo, pois essa palavra relaciona-se com o culto a Deus. Harmonizadas suas relações com a lei de Deus e tendo recebido uma nova vida, a pessoa, dessa hora em diante, dedica-se ao serviço de Deus. Comprado por elevado preço, já não é dono de si; não mais se afasta do templo (figurativamente falando), mas serve a Deus de dia e de noite. (Lc. 2:37.) Tal pessoa é santificada e por sua própria vontade entrega-se a Deus.

3. ESSAS BÊNÇÃOS SÃO SIMULTÂNEAS OU CONSECUTIVAS? EXPLICAR.
R: Existe, de fato, uma ordem lógica: o pecador harmoniza-se, primeiramente, perante a lei de Deus; sua vida é desordenada; precisa ser transformada. Ele vivia para o pecado e para o mundo e, portanto, precisa separar-se para uma nova vida, para servir a Deus. Ao mesmo tempo as três experiências são simultâneas no sentido de que, na prática, não se separam. Nós as separamos para poder estudá-las. As três constituem a plena salvação. À mudança exterior, ou legal, chamada justificação, segue-se a mudança subjetiva chamada regeneração, e esta , por sua vez, é seguida por dedicação ao serviço de Deus. Não concordamos em que a pessoa verdadeiramente justificada não seja regenerada; nem admitimos que a pessoa verdadeiramente regenerada não seja santificada (embora seja possível, na prática, uma pessoa salva, às vezes, violar a sua consagração). Não pode haver plena salvação \ sem essas três experiências, como não pode haver um triângulo sem três lados. Representam elas o tríplice fundamento sobre o qual se baseia subseqüente vida cristã. Começando com esses três princípios, progride a vida cristã em direção à perfeição.

4. EM RELAÇÃO AO TERMO "JUSTIFICAÇÃO", QUE TERMO JUDICIAL SE EMPREGA COM RELAÇÃO A DEUS, A CRISTO, AO PECADO, E AO ARREPENDIMENTO? EXPLIQUE CADA CASO.
R: Em relação à justificação: Deus é o Juiz, e Cristo é o Advogado; o pecado é a transgressão da lei; a expiação é a satisfação dessa lei; o arrependimento é convicção; aceitação traz perdão ou remissão dos pecados; o Espírito testifica do perdão; a vida cristã é obediência e sua perfeição é o cumprimento da lei da justiça.

5. EM RELAÇÃO À PALAVRA "SALVAÇÃO", QUE OUTRA EXPRESSÃO DESCREVE A NOSSA SITUAÇÃO PERANTE DEUS, CRISTO, O PECADO, E A REGENERAÇÃO?
R: A salvação é também uma nova vida em Cristo. Em relação a essa nova vida, Deus é o Pai (Aquele que gera), Cristo é o Irmão mais velho e a vida; o pecado é obstinação, é a escolha da nossa própria vontade em lugar da vontade do Chefe da família; expiação é reconciliação; aceitação é adoção; renovação de vida é regeneração, é ser nascido de novo; a vida cristã significa a crucificação e mortificação da velha natureza, a qual se opõe ao aparecimento da nova natureza, e a perfeição dessa nova vida é o reflexo perfeito da imagem de Cristo, o unigênito Filho de Deus.

6. EM RELAÇÃO À VIDA SANTIFICADA, QUAIS OS TERMOS QUE DESCREVEM DEUS, CRISTO, O PECADO, A EXPIAÇÃO, E O ARREPENDIMENTO?
R: A vida cristã é a vida dedicada ao culto e ao serviço de Deus, isto é, a vida santificada. Em relação a essa Vida santificada, Deus é o Santo; Cristo é o sumo sacerdote; o pecado é a impureza; o arrependimento é a consciência dessa impureza; a expiação é o sacrifício expiatório ou substitutivo; a vida cristã é a dedicação sobre o altar (Rm. 12:1); e a perfeição desse aspecto é a inteira separação do pecado; separação para Deus.

7. COMO SE CONSEGUE RECEBER AS TRÊS BÊNÇÃOS DA GRAÇA: JUSTIFICAÇÃO, REGENERAÇÃO, E SANTIFICAÇÃO?
R: E essas três bênçãos da graça foram providas pela morte expiatória de Cristo, e as virtudes dessa morte são concedidas ao homem pelo Espírito Santo. Quanto à satisfação das reivindicações da lei, a expiação proveu o perdão e a justiça para o homem. Abolindo a barreira existente entre Deus e o homem, ela possibilitou a nossa vida regenerada. Como sacrifício pela purificação do pecado, seus benefícios são santificação e pureza. Notemos que essas três bênçãos fluem da nossa união com Cristo. O crente é um com Cristo, em virtude de sua morte expiatória e em virtude do seu Espírito vivificante. Tornamo-nos justiça de Deus nele, (2ª Cor. 5:21); por ele temos perdão dos pecados (Ef. 1:7); nele somos novas criaturas, nascidos de novo, com nova vida (2ª Cor. 5:17); nele somos santificados (1ª Cor. 1:2), e ele é feito para nós santificação (1ª Cor. 1:30). Ele é "autor da salvação eterna".

8. A SALVAÇÃO É OBJETIVA OU SUBJETIVA?
R: A Salvação é tanto objetiva (externa) como subjetiva (interna).

9. DE QUE MANEIRA ALCANÇAMOS ESTES ASPECTOS: EXTERNO E INTERNO?
R: A santificação é tanto externa como interna. De modo externo é separação do pecado e dedicação a Deus; de modo interno é purificação do pecado.

10. QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DA SALVAÇÃO?
R: As Escrituras apresentam o arrependimento e a fé como condições da salvação; o batismo nas águas é mencionado como símbolo exterior da fé interior do convertido. (Mc. 16:16; At. 22:16; 16:31; 2:38; 3:19.)
Abandonar o pecado e buscar a Deus são as condições e os preparativos para a salvação. Estritamente falando, não há mérito nem no arrependimento nem na fé; pois tudo quanto é necessário para a salvação já foi providenciado a favor do penitente. Pelo arrependimento o penitente remove os obstáculos à recepção do dom; pela fé ele aceita o dom. Mas, embora sejam obrigatórios o arrependimento e a fé, sendo mandamentos, é implícita a influência ajudadora do Espírito Santo. (Notem a expressão: "Deu Deus o arrependimento" Atos 11:18.) A blasfêmia contra o Espírito Santo afasta o único que pode comover o coração e levá-lo à contrição. Por conseguinte, para tal pecado não há perdão.

11. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ARREPENDIMENTO E A FÉ?
R: A fé é o instrumento pelo qual recebemos a salvação, fato que não se dá com o arrependimento. O arrependimento ocupa-se com o pecado e o remorso, enquanto a fé ocupa-se com a misericórdia de Deus.

12. PODE HAVER FÉ SEM ARREPENDIMENTO?
R: Não. Só o penitente sente a necessidade do Salvador e deseja a salvação de sua alma.

13. DEFINIR O ARREPENDIMENTO. DE QUE MANEIRA O ESPÍRITO SANTO AJUDA A PESSOA A ARREPENDER-SE?
R: Alguém definiu o arrependimento das seguintes maneiras: "A verdadeira tristeza sobre o pecado, incluindo um esforço sincero para abandoná-lo"; "tristeza piedosa pelo pecado"; "convicção da culpa produzida pelo Espírito Santo ao aplicar a lei divina ao coração"; ou, nas palavras de menino: "Sentir tristeza a ponto de deixar o pecado."
O Espírito Santo ajuda a pessoa a arrepender-se aplicando a Palavra de Deus à sua consciência, comovendo o seu coração e fortalecendo o desejo de abandonar o pecado.

14. A FÉ É ATIVIDADE HUMANA OU DIVINA?
R: O fato de que ao homem e ordenado crer implica capacidade e obrigação de crer. Todos os homens tem a capacidade de depositar sua confiança em alguém e em alguma coisa. Por exemplo: um deposita sua fé em riquezas, outro no homem, outro em amigos, etc. Quando a crença e depositada na palavra de Deus, e a confiança está em Deus e em Cristo, isso constitui fé que salva. Contudo, reconhecemos a graça do Espírito Santo, que ajuda, em cooperação com a Palavra, na produção dessa fé (Vide Jo 6:44; Rm. 10:17; Gl. 5:22; Hb. 12:2.).

15. QUAL É ENTÃO A FÉ QUE SALVA?

R: Eis algumas definições: "Fé em Cristo e graça salvadora pela qual o recebemos e nele confiamos inteiramente para receber a salvação conforme nos é oferecida no evangelho." E o "ato exclusivamente do penitente, ajudado, de modo especial, pelo Espírito, e como descansando em Cristo." "É ato ou hábito mental da parte do penitente, pelo qual, sob a influencia da graça divina, a pessoa põe sua confiança em Cristo como seu único e todo suficiente Salvador." "É uma firme confiança em que Cristo morreu pelos meus pecados, que ele me amou e deu-se a si mesmo por mim." "E crer e confiar nos méritos de Cristo, e por cuja cousa Deus está disposto a mostrar-nos misericórdia." "É a fuga do pecador penitente para a misericórdia de Deus em cristo.


DEUS EM CRISTO JESUS TE ABENÇOE.