quinta-feira, julho 16, 2009

PROFETAS

 Profeta


O termo bíblico profeta tem sua origem em um vocabúlo grego que significa "aquele que fala por outro". Logo, os profetas eram indivíduos chamados por Deus para levar sua Palavra ao povo de Israel ("Assim diz o Senhor"). Eles não tomavam parte no sacerdocio, porém nutriam um sentimento especial por Israel. Sabiam que aquele era o povo escolhido por Deus para tomar parte da aliança. Os primeiros profetas viveram durante o período dos reis. Eram incubidos de trazer conselhos e advertências divinas a seus monarcas. Todavia conheceram seu fim após o exílio, quando já não havia reis em Israel. De acordo com a tradição judaica, o Espírito de Deus abandonou seu povo após a morte de Malaquias em 440 a.C.,. Os profetas falavam ao povo de Israel e de Judá dentro do contexto da época em que viviam, desafiando-os a mudar de vida e a retornar à aliança. Muitas vezes imaginamos que os profetas apenas prediziam o futuro. Etretanto as profecias constituíam só uma pequena parte de sua mensagem, cerca de dez por cento dela.

Profetas Narrativos
Elias de 870 a 845 a.C.
Eliseu de 850 a 800 a.C.
Profetas Pré-Exílicos de 760 a 586 a.C.
Amós de 770 a 750 a.C.
Oséias de 750 a 722 a.C.
Profetas e Local de Suas Profecias
Tribo do Norte: Joel, Jonas, Amós, Oséias, Isaías, Miqueias.
Tribos do Sul: Jeremias, Ezequiel, Daniel, Obadias, Naum, Habacuque, Sofonias.
Israel: Ageu, Zacarias, Malaquias.

*** Os Profetas do Antigo Testamento são classificados como Profetas Maiores e Profetas Menores; esta classificação se refere apenas ao tamanho dos livros associados aos Profetas Maiores, que são maiores. Além disso, existem também Profetas aos quais não está associado um livro, como Elias ou Eliseu.

Profetas Maiores
* Isaías
* Jeremias
* Ezequiel
* Daniel

Profetas Menores
* Oséias
* Joel
* Amós
* Obadias
* Jonas
* Miquéias
* Naum
* Habacuque
* Sofonias
* Ageu
* Zacarias
* Malaquias

Profetas do Novo Testamento
* Simeão
* João Batista
* Jesus
* Ágabo.

*** Uma observação é que no livro de Gênesis o Patriarca Abraão é denominado de Profeta veja: "Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu." (Gn 20 : 7).

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

DANIEL


Daniel, do heb., Deus é o meu juíz. O último dos quatro Profetas Maiores. Foi levado cativo para a Babilônia, tinha entorno de 15 a 20 anos (Dn 1.3-6). Conhecido na Babilônia como Beltessazar significa "Bel proteja a vida do rei". Contemporâneo de Jeremias, de Ezequiel (Ez 14.20), de Josué (o sumo sacerdote nos dias do retorno à terra de Israel), de Esdras e de Zorobabel. Era da linhagem real (Dn 1.3). Era justo (Ez 14.14-20). Serviu fielmente aos três reis mundiais: Nabucodonozor, Ciro e Dario, as suas profecias abragem entorno de 73 anos, ou seja, todo o tempo do exiílio. Daniel ficou no palácio real até o ano em que o rei Ciro começou a governar a Babilônia. Ele sempre foi respeitado, até mesmo pelos governantes, por sua sabedoria. Não existem registros da data e circunstâncias de sua morte. Mas ele possivelmente morreu em Susã, com oitenta e oito anos, onde existe uma provável tumba que estaria seu corpo, este lugar é conhecido como 'Shush-Daniel'.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

MESOPOTÂMIA


A Mesopotâmia era a região onde começou a história do mundo, por volta de 4.000 a.C., quando foi inventada a escrita cuneiforme.

Localização geográfica
A Mesopotâmia era uma rica região da Ásia Menor, localizada nas planícies férteis banhadas pelos rios Tigre e Eufrates, os quais lançam suas águas no golfo Pérsico. A Mesopotâmia corresponde em grande parte ao atual território da República do Iraque.

Etimologia
A palavra Mesopotâmia se deriva do grego: mesos = meio + potamos = rio e significa região situada entre rios, isto é, no caso, região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. Mas, como visto nos mapas históricos, a Mesopotâmia estendia além desses rios.

Ocupação
Foram vários os povos que através de lutas, tomaram conta dessa fértil região do Oriente Médio (Ásia Menor). Entre eles, vivem vários povos, tais como os sumérios, os elamitas, os acádios, os amoritas, os cassitas, os assírios, os babilônios, caldeus, etc.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

SUMÉRIOS ORIGEM



Origem

Existe uma grande falta de conhecimento sobre a origem dos sumérios, porém há notícia que, por volta de 3000 a.C., eles se estabeleceram ao sul da Mesopotâmia,próximo ao golfo Pérsico.

Cidades e organização administrativa

No começo de sua história, os sumérios fundaram várias comunidades que, pouco a pouco, foram-se transformando em cidades-estados. Dessa forma surgiram as cidades de Ur, Uruk, Lagash, Nippur. As mais importante delas foi Ur.
A região disputada pelos sumérios não possuía um poder central que lhe desse unidade administrativa. Cada cidade era como que um Estado independente, com governo próprio. Cada cidade-estado era governada por um civil (patesi) e por um sacerdote. Essas cidades viviam em constantes lutas e foi o rei Sargão I quem conseguiu dar unidade ao povo sumério, fundando o reino da Suméria, que se estendia da Mespotâmia até o mar Mediterrâneo.
Com a morte de Sargão I, o reino entrou em decadência e caiu em mãos de povos dominadores,tais com os babilônicos etc...

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO


Chefiados por Hamurabi, tomaram conta da Suméria e fundaram o grande Império Babilônico, por volta 1700 a.C.
Foi Hamurabi quem elaborou o mais antigo código de leis de que se tem conhecimento na história. As leis contidas nesses código determinavam direitos e deveres do povo e das autoridades. Mas, dependendo da classe social, as pessoas não eram iguais perante a lei no Império Babilônico. Os escravos, por exemplo, não eram considerados como gente, mas sim, como objeto de compra e venda, uma simples propriedade qualquer. Aliás, as civilizações antigas autorizavam a escravatura e os prisioneiros de guerra, ao invés de serem mortos, eram aproveitados como escravos para trabalhos forçados. Vem de Hamurabi a lei do talião: "Olho por olho, dente por dente". Outra lei estabelecia que, se um homem entrasse num pomar e fosse pego roubando, era obrigado a pagar ao dono do pomar uma certa quantia em prata. Esse código teve grande importância nas leis de outros povos.
O Império Babilônico entrou em decadência e foi conquistado pelos assírios, povo guerreiro de grande organização militar e o primeiro a usar os carros de guerra puxados por cavalos. Eram cruéis, violentos, conquistaram vários povos e dominaram a região por 500 anos.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

SEGUNDO IMPÉRIO BABILÔNICO


Por volta de 612 a.C., o Segundo Império Babilônico se reorganizou e chegou com Nabucodonosor, que embelezou a cidade, construiu os famosos Jardins Supensos da Babilônia, que eram uma das sete maravilhas do mundo antigo, e mandou construir um grande zigurate, que a Bíblia Sagrada chamou de Torre de Babel. De fato, no ano de 1899, durante escavações, foi descoberto um gigante zigurate que se pensou ser a Torre de Babel. Tinha 90 metros de base e outro tanto de altura, com o topo recoberto de ouro e azulejos esmaltados de azul.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, julho 13, 2009

URIM E TUMIM


Urim e Tumim (Êx 28:30, cf. Nm. 27:21, 1º Sm. 28:6). Não se sabe com certeza o que o Urim e Tumim realmente eram, mas provavelmente eles podem ter sido duas pedras preciosas, possivelmente pedras preciosas que eram idênticas em sua forma. Um ou o outro poderia ser tirado da bolsa para prover um sim ou não, em resposta ao buscar o Senhor para direção. Êx 28:30 " Na Escritura foi citado explicitamente que o Urim e Tumim estavam no peitoral, parecendo que eles estavam separados das doze pedras montadas no lado de fora. O nome Urim querdizer "luzes", enquanto Tumim quer dizer "perfeições"; e estes significados conduziram alguns para colocá-las como sendo talvez pedras flamejadas de um modo particular para indicar "sim" ou "não". "Nós não podemos tirar nenhuma outra conclusão senão a de que o Urim e Tumim sejam considerados como um meio, dado pelo Senhor ao seu povo, através do qual, sempre que a congregação necessitase da iluminação divina para guiar suas ações, estailuminação estaria garantida. Quando Deus estava descontente com o seu povo em uma história uma pouco mais recente, Ele recusou permitir o Urim e Tumim funcionar como meio de direção. Aparentemente quando faltou ao homem a maioria da revelação da Palavra de Deus, este requereu alguma outra fonte de informação da vontade divina. " Nm 27:21 " 1º Sm 28:6 " Não há nenhum registro deste método usado para descobrir a direção de Deus depois do tempo de Davi e do ministério dos profetas.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

O PEITORAL


O Peitoral (Êx 28:15-29, 39:8-21) Por cima do éfode, o Sumo Sacerdote usava um peitoral que era uma bolsa deaproximadamente 22 cm2 feito de material formosamente tecido. Na frente do peitoral foram firmadas as doze pedras preciosas em quatro filas de três. Em cada uma destas pedras foi gravado o nome de uma das tribos de Israel: Êx 28:15-29 " O peitoral era de feito um pedaço de tecido elaborado, acabado do mesmo material que o éfode. Eram duas tiras dobradas, em si mesmas para formar uma bolsa quadrada na qual foram colocados o Urim e Tumim. O peitoral estava fixo em seu lugar por cadeias douradas presas aos ganchos do ombro, de ônix e também por tiras azuis que prenderam o peitoral ao éfode. Evidentemente, havia um anel dourado pequeno preso a cadacanto do peitoral para qual em troca foram conectadas as cadeias douradas e as tiras. As pedras no peitoral representaram as doze tribos de Israel, e eles foram levados continuamente diante do Senhor como um memorial. Já que as doze pedras estavam em um peitoral, eles falam da unidade do povo de Deus; enquanto a posição deles no peito de Arão fala do afeto de Deus para com o seu povo. Os nomes no peitoral sempre estavam perto do coração de Arão da mesma maneira que com Cristo e os seus queridos.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.