quinta-feira, julho 16, 2009

PROFETAS

 Profeta


O termo bíblico profeta tem sua origem em um vocabúlo grego que significa "aquele que fala por outro". Logo, os profetas eram indivíduos chamados por Deus para levar sua Palavra ao povo de Israel ("Assim diz o Senhor"). Eles não tomavam parte no sacerdocio, porém nutriam um sentimento especial por Israel. Sabiam que aquele era o povo escolhido por Deus para tomar parte da aliança. Os primeiros profetas viveram durante o período dos reis. Eram incubidos de trazer conselhos e advertências divinas a seus monarcas. Todavia conheceram seu fim após o exílio, quando já não havia reis em Israel. De acordo com a tradição judaica, o Espírito de Deus abandonou seu povo após a morte de Malaquias em 440 a.C.,. Os profetas falavam ao povo de Israel e de Judá dentro do contexto da época em que viviam, desafiando-os a mudar de vida e a retornar à aliança. Muitas vezes imaginamos que os profetas apenas prediziam o futuro. Etretanto as profecias constituíam só uma pequena parte de sua mensagem, cerca de dez por cento dela.

Profetas Narrativos
Elias de 870 a 845 a.C.
Eliseu de 850 a 800 a.C.
Profetas Pré-Exílicos de 760 a 586 a.C.
Amós de 770 a 750 a.C.
Oséias de 750 a 722 a.C.
Profetas e Local de Suas Profecias
Tribo do Norte: Joel, Jonas, Amós, Oséias, Isaías, Miqueias.
Tribos do Sul: Jeremias, Ezequiel, Daniel, Obadias, Naum, Habacuque, Sofonias.
Israel: Ageu, Zacarias, Malaquias.

*** Os Profetas do Antigo Testamento são classificados como Profetas Maiores e Profetas Menores; esta classificação se refere apenas ao tamanho dos livros associados aos Profetas Maiores, que são maiores. Além disso, existem também Profetas aos quais não está associado um livro, como Elias ou Eliseu.

Profetas Maiores
* Isaías
* Jeremias
* Ezequiel
* Daniel

Profetas Menores
* Oséias
* Joel
* Amós
* Obadias
* Jonas
* Miquéias
* Naum
* Habacuque
* Sofonias
* Ageu
* Zacarias
* Malaquias

Profetas do Novo Testamento
* Simeão
* João Batista
* Jesus
* Ágabo.

*** Uma observação é que no livro de Gênesis o Patriarca Abraão é denominado de Profeta veja: "Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu." (Gn 20 : 7).

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.