sexta-feira, janeiro 02, 2009

QUAIS AS PRINCIPAIS FESTAS E CELEBRAÇÕES DE ISRAEL?

BANDEIRA DE ISRAEL.

1) FESTA DA PÁSCOA - Costume que tinham as tribos nômades de oferecer um animal macho do rebanho em sacrifício na primavera e passar seu sangue sobre o cordame das tendas. O objetivo era o de impedir a influência dos espíritos malignos.

2) PÃES ÁZIMOS - Teve sua origem no costume agrário de consagrar os primeiros feixes de cevada à divindade e de comer pão sem fermento durante 7 dias até se obter fermento novo de uma nova colheita.
OBS: A Festa da Páscoa e a Festa dos Ázimos (Ex 12:1-20; Ex 23:15), que incluíam elementos pastoris e agrícolas, se fundiram a partir da saída do povo judeu do Egito. E se tornaram símbolos da libertação do povo escravo no Egito (ver Êx 11-12). A celebração começava no décimo quarto dia do primeiro mês e durava uma semana.


3) FESTA DAS SEMANAS OU DA COLHEITA (Ex 23:16; Lv 23:15-21) - Conhecida posteriormente pelo nome de Pentecostes, era celebrada 50 dias (sete semanas) após o início da Páscoa. Era essencialmente uma celebração agrícola, na qual se ofereciam a Deus as primícias da colheita. Particularmente, alegria e ação de graças pela colheita do trigo. Era a ação de graças depois da dura jornada de trabalho do plantio e colheita. Era celebrada no Templo, com diversos sacrifícios. Mais tarde passa a ser a festa da comemoração da história de salvação de Israel.


4) FESTA DAS TENDAS ( Ex 23:16; Lv 23:33-34) - Festa outonal, celebrada no fim da colheita. O povo vivia durante sete dias em tendas feitas com ramos e folhagens. Tratava-se essencialmente de uma celebração agrícola de ação de graças (a festa da vidima), mas ela servia também para recordar os dias de permanência sob as tendas durante a peregrinação pelo deserto (Lv 23:43).


5) O SÁBADO - No sétimo dia todos os trabalhos estavam proibidos e a oferta cotidiana dos sacrifícios era duplicada. O Sábado recordava o término da obra da criação por parte de Deus (Ex 20:11), a libertação do Egito (Dt 5:15) e a necessidade pura e simples que o ser humano tem de repousar e retemperar-se (Ex 23:12). É um dia de descanso, mas também de abertura para com Deus e sua Palavra (Ex 20:8-11). O "Sabat" dos judeus também era um dia de festa de honra ao Senhor (Lv 23:3). Havia também uma rica liturgia familiar que expressava a fé dos crentes.


6) FESTA DA LUA NOVA - Muitas vezes mencionada junto com o Sábado (Isaías 1:13, por exemplo), caracterizava-se por sacrifícios especiais (Nm 28:11-15) e pelo soar das trombetas (Nm 10:10). Nos primeiros tempos era acompanhada também de banquetes especiais e de sacrifícios familiares (1Sm 20:5 e 24) e vez por outra durante a sua celebração se consultavam os profetas (2Rs 4:23). Na lua nova do sétimo mês, celebrava-se uma Festa das Trombetas particular (Nm 29:1).


7) O ANO SABÁTICO E ANO DO JUBILEU- Pela lei a terra era deixada em repouso de sete em sete anos (Lv 25:1-7), ao passo que de cinqüenta em cinqüenta anos ocorria o ano jubilar (Lv 25:8-34): neste Ano do Jubileu as terras hipotecadas eram restituídas aos seus antigos proprietários e os escravos hebreus eram alforriados. Pelo que se sabe, nunca chegou acontecer. Os ricos e grandes proprietários de terras, muito ligados aos sacerdotes de Israel, impediram que ele de fato fosse celebrado.


8) O DIA DA EXPIAÇÃO OU RECONCILIAÇÃO (Lv 16) - No décimo dia do sétimo mês (1ª lua de outono) celebrava-se uma festa anual especial, acompanhada de confissão e da expiação dos pecados. Era dia de rigoroso descanso, de abstinência penitencial e de reunião para a celebração ao culto divino.


9) PURIM - Tem sua origem na libertação dos judeus da diáspora persa. Apesar de não mencionada nas leis hebraicas, era celebrada com muita alegria e desconcentração para comemorar a libertação dos judeus das mãos de Amã ( Ester 9:19). Era celebrada nos dias 14 e 15 do mês de Adar. Esta festa era o "carnaval" dos judeus, já que havia entre eles também o costume de se fantasiarem e beberem até não poder mais.


10) DEDICAÇÃO (Jo 10:22) - Instituída muito tempo depois, a Festa da Dedicação celebrava a purificação do Templo após a profanação perpetrada por Antíoco Epífanes em 168 a.C.


11) ANO NOVO - Era comemorada no dia da luz nova do 1º mês de outono (Lv 23:23-25; Nm 29:1-6).


12) DIA DE LUTO NACIONAL - Neste dia, o 9º do mês de AB (julho/agosto), os judeus lembram as quatro catástrofes nacionais, a saber:
a) a destruição do primeiro Templo em 586 AC;
b) a destruição do segundo Templo em 70 DC; c) o esmagamento da revolta dos judeus contra Roma em 135 DC e, d) expulsão dos judeus da Espanha em 1942 DC. Todas as outras catástrofes do povo judeu são incluídas neste memorial. É um dia de rigoroso jejum.


13) DIA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL DE ISRAEL - Comemora-se a solene proclamação da fundação do novo Estado de Israel em 14 de maio de 1948. É um dia festivo em Israel com liturgia sinagogal especial.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

CITE CINCO DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA?


Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o seu universo, a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).

Alexander: A ciência de Deus... Um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W. Lindsay Alexander).


Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).


Strong: A ciência de Deus e dos relacionados de Deus com o universo (A. H. Strong).


Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo (W. H. T. Shedd).


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

O QUE É O "BATISMO VERDADEIRO"?




Leitura - Mt. 3:1-17
Batismo é aquela ordenança autorizada por Deus, e dada por Cristo às Suas igrejas, pela qual uma igreja verdadeira mergulha em água um candidato qualificado, em obediência ao exemplo e mandamento de Cristo. O batismo é um ato público que simboliza a morte de Cristo pelos pecados dos pecadores, Seu sepultamento, e a Sua vitoriosa ressurreição sobre os pecados e o diabo. A pessoa que é batizada sob a ordenança do batismo, declara publicamente que está confiando somente na morte de Cristo, como o salvador dos seus pecados, e, que está querendo seguir o exemplo de Cristo em completa obediência aqui na terra. Somente o candidato que assim declara a sua fé e recebe tal batismo autorizado, pode tornar-se qualificado para gozar das responsabilidades e privilégios de membro de uma igreja verdadeira qualquer.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quarta-feira, dezembro 31, 2008

MENSAGEM



SE VOCÊ CRER NO SENHOR JESUS CRISTO COM CERTEZA PODE TUDO.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

A JOIA PERDIDA



Atravessando o deserto, um viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira.
A pouca distância repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos objetos.Aproximou-se dele e disse:
- Pareceis muito preocupado.Posso ajudar-vos em alguma coisa?
- Ah!
- respondeu o árabe com tristeza.
- estou muito aflito, porque acabo de perder a mais preciosa de todas as jóias.
- Que jóia era essa? -perguntou o viajante.
- Era uma jóia como jamais haverá outra.
- respondeu o seu interlocutor.
Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo.
Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais agrupavam-se sessenta menores.
Já vereis que tenho razão em dizer que jóia igual jamais poderá reproduzir-se.
- Por minha fé.
- Disse o viajante.
- A vossa jóia devia ser preciosa.
Mas não será possível que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual?
Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:
- A jóia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrar.
*** Não deixe para fazer amanhã o que se pode fazer hoje, Jesus te ama.
FELIZ ANO NOVO!!


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, dezembro 29, 2008

LITERATURA JUDAICA


Após a queda de Jerusalém e o incêndio do Templo pelos soldados de Tito (70d.C.), os judeus reorganizaram a sua fé.
Paralelamente aos livros bíblicos, o judaísmo possui uma coleção de tradições e leis que circulava oralmente, que foi se fixando, tornando-se a lei oral. O estudo e o aprofundamento neste tema, nos conduzirá a compreensão da função social das Escrituras.
Halakhah: São decisões das autoridades rabínicas em relação ao comportamneto.

É normativa.
A Halakhah processou em dois campos o Midrash e a Mishnáh .
Midrash temos a explicação das Escrituras.
Mishnáh é a coletânea seletiva de leis e decisões das Halakhot.

Uma compilação sistemática foi empreendida pelo Rabi Aquiba, continuada por seus discípulos.
A primeira revisão foi empreendida por Rabi Meir.
A Mishnáh divide-se em seis seções denominadas Sedarins .
As omissões estão conservadas nas Baraytôt.
Guemaráh: Debates da Mishnáh feitos nas Academias da Palestina e Babilônia. Acrescida das Baraytôt.

Houve duas Guemarah: Palestina e Babilônica, reunidas ao texto da Mishnáh com partes das Baraytôt, deram os Talmudes.
Talmude de Jerusalém iniciado em Cesaréia pelo ano 350 e terminado pelos fins do século IV.
Talmude Babilônico foi composto na Academia de Sura no século V.

Não abrange toda Mishnáh. Pela sua extensão e autoridade suplantou o Talmude de Jerusalém.
As coleções suplementares à Mishnáh e ao Talmude, além da Tosseftá e das Baraítas são as Mekhiltás, o Sifrá, os Sifrei, as Responsas, as Novelas e as Tossafôt.

Os Suplementos à Mishnáh e à Guemará são os seguintes:

Suplementos à Mishnáh (Mishnáh não-canõnica)
1.Tosseftá (“Adição”) à Mishnáh
2. Baraítas (“por fora”) da Mishnáh
2.1. Baraíta de Nidá
2.2. Baraíta das 32 Regras
2.3. Baraíta de Sôd Há-Ibur
2.4. Baraíta do Rabi Ismael
2.5. Baraíta do Rabi Eliezer
2.6. Baraíta sobre a Construção do Tabernáculo
2.7. Baraíta do Rabi Ada
2.8. Baraíta sobre Avôt
2.9. Baraíta do Rabi Eleiezer Ben-Iôssi
3. Meguilat Taanit (Rolo dos Jejuns)

Suplementos à Guemará
1.Mekhiltá (“Normas” “Medidas”) sobre Shemôt
2. Mekhiltá de Shimon Bar Iohai
3. Sifrá (“Livro”) sobre Vayicrá
4. Sifrei (“Livros”) sobre Bamidbar e Devarim
5. Sifrei Zutá (“Livros Menores”)
6. Novelas
7. Tossafôt (“Suplementos”) dos Tossafitas.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

FILOSOFIA DA RELIGIÃO


A Filosofia da Religião é uma das disciplinas que se constitui numa das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso: "o que é afinal, a religião?"


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

OS LIVROS APÓCRIFOS


Livros que não possuem nenhum embasamento para comprovar a sua autenticidade a seu caráter profético, ou seja, não são inspirados por Deus, são eles: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, Macabeus I e II, além dos sete livros citados há quatro acréscimo são eles: Ester (a Ester 10.4-16.24); Cânticos dos três santos filhos (a Daniel 3.24-90); História de Suzana (a Daniel cap.13); Bel e o Dragão (a Daniel cap.14).


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

OS PRIMÓRDIOS DO KARDECISMO

ALLAN KARDEC

Em 1854, nas França, Leon-Hippolyte-Denizart- Rivail (Allan Kardec) codificou a doutrina espírita em diversas obras muito conhecidas no Brasil. Uma das obras escritas por ele é o Livro dos Espíritos (1853), base de suas doutrina. Ele propõe o que considera tanto uma religião como uma ciência, levando em conta que os “fenônemos que ocorrem podem ser demonstrados”. Ao contrário das religiões de origem afro, o Kardecismo tem uma marca branca – européia – e talvez por isso seja um pouco menos estigmatizado. Há inclusive, ainda hoje, uma certa preocupação, em determinados círculos, de negar qualquer marca negra, tida como inferiorizaste. A preocupação é, nesses casos, a de estabelecer uma diferenciação em relação à Umbanda e o Candomblé.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

FUNCIONALISMO, ESTRUTURALISMO e PSICOLOGIA

Funcionalismo: Corrente sociológica relacionada ao pensador francês Émile Durkheim. Para ele cada indivíduo exerce uma função específica na sociedade e sua má execução significa um desregramento da própria sociedade. Sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada ao estudo do fato social, que para ele apresenta características específicas: exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior na medida em que existe antes do próprio indivíduo e coercitivo na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo.
 

Estruturalismo: O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.
 


 Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

ALERTA, CUIDADO!! COM QUE TU CANTA.



Lúcifer foi o regente da música no céu antes da caída, e sabe tudo de música, inspira as letras e os cantores mundanos com mensagens subliminares e psicografados e muitos evangélicos, sem perceber, estão com lábios impuros, além da mente e coração. Cuidado! Você deve abandonar hoje de uma vez por todas as músicas seculares de nº 666.
JESUS CRISTO TE AMA.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

FELIZ ANO NOVO 2008



DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE, FELIZ ANO NOVO, FIKA NA PAZ.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.