segunda-feira, julho 23, 2012

QUESTIONÁRIO DE HAMARTIOLOGIA 2.

HAMARTIOLOGIA DOUTRINA DO PECADO

11. DISCORRA SOBRE AS ENTRADAS DO PECADO NO UNIVERSO E NO MUNDO. HÁ DIFERENÇA? POR QUÊ?
R: A primeira manifestação do pecado foi na esfera angelical e esta relacionado com a queda de Lúcifer. O que fica claro é que o pecado n o universo foi originalizado por Lúcifer ( Is 14:12-14; Ez 28:12-17). Quanto o pecado no mundo, ele entrou na vida da humanidade através do pecado de Adão e Eva (Gn 3:1-19).

12. QUAL É O CONCEITO EXATO DE PECADO ORIGINAL?
R: Por pecado original entendemos que se trata do pecado herdado de nossos primeiros pais, Adão e Eva, o qual passou a toda criatura humana. A culpa não é herdada, e sim imputada a cada criatura. O conceito é que: Toda a criatura humana é culpada em adão e consequentemente tem sua natureza corrompida desde o nascimento (Sl 51:5; 58:3).

13. O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “PECADO FACTUAL”?
R: É o pecado cometido no dia a dia.

14. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS PECADOS VENIAL E MORTAL?
R: Pecado Venial é o pecado que não é para a morte, ou seja, menos grave, e portanto pode ser perdoado. O Pecado Mortal é o que não é perdoável, é para a morte.

15. QUE RELAÇÃO TEM A CULPA COM A LEI MORAL DE DEUS?
R: “A culpa não faz parte da essência do pecado, mas é, antes, uma relação com a sanção pela lei”. A relação é que a culpa só pode ser removida mediante a satisfação da Lei Moral de Deus.

16. DISCORRA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO NO MUNDO.
R: Indiscutivelmente, o pecado trouxe graves consequências ao Universo, especialmente à vida na terra. O pecado afasta o homem da presença de Deus, e o homem sem Deus é um condenado ao sofrimento eterno. O pecado destrói o ser humano física e espiritualmente. A Bíblia faz várias declarações a respeito da universalidade do pecado; (1ª Rs 8:46; Sl 143:2; Rm 3:10-12; Rm 3:23; 1ª Jo 1:8)

17. TODO O SER O MUNDO NASCE COM A SUA NATUREZA CORROMPIDA? POR QUÊ?
R: Sim, o pecado é hereditário. Todos os atos pecaminosos das pessoas são frutos de sua natureza pecaminosa. A sua universalidade deve-se à corrupção da natureza humana; a Palavra de Deus afirma que o primeiro homem violou a vontade expressa de Deus, e, por consequência, toda a vida humana se corrompeu. Inevitavelmente, quando o homem se depara com a idade da consciência moral, está tão identificado com os maus impulsos existentes dentro de si que precisará esforçar-se para manter o equilíbrio moral e espiritual de sua vida. Por causa do pecado de Adão, todos os seus descendentes tornaram-se pecadores e culpados. Porém, Deus providenciou a nossa expiação (Rm 5:8). Veja baseado na Bíblia como um ato de pecado individual afetou a todos (Rm 3:23; Rm 5:12).

18. COMO RESULTADO IMEDIATO DA QUEDA TODO GÊNERO HUMANO FOI ATINGIDO. A BÍBLIA MENCIONA, PELO MENOS, TRÊS IMPUTAÇÕES DECORRENTES DO PECADO DE ADÃO. QUAIS SÃO ELAS?
R: 1) Seu pecado foi imputado à sua posteridade (Rm 5:12-14).
2) Seu pecado foi imputado a Cristo (2ª Co 5:21).
3) Deus imputou sua justiça sobre os que creem em Cristo (Gn 3:15; 15:6; Sl 32:2; Rm 3:22; 4:3,8,21-15; 2ª Co 5:21). Nesse sentido, a Bíblia revela que se efetuou uma transferência de caráter judicial do pecado do homem para Jesus Cristo, que levou sobre a cruz o pecado da humanidade (Is 53:5; Jo 1:29; 1ª Pe 2:24; 3:18).

19. DE ACORDO COM MYER PEARLMAN O QUE TRANSMITIU ADÃO PARA A SUA DESCÊNDENCIA?
R: Ele afirmou: “que o efeito da Queda arraigou-se tão profundamente na natureza humana, que Adão, como pai da raça humana, transmitiu a seus descendentes a tendência ou inclinação para pecar”. Neste aspecto toda criatura humana é pecadora porque adquiriu a imagem degenerada e decaída de seu pai.

20. QUAL É O SENTIDO BÍBLICO DO TERMO “ANIQUILAR” EM 2ª TESALONICENSES 1:9?
R: O sentido Bíblico de “aniquilar” não é “extinguir”, mas sim, “banir” da presença de Deus.

FIM.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.