segunda-feira, fevereiro 20, 2012

QUESTIONÁRIO DE CRISTOLOGIA.

EXERCÍCIO DA CRISTOLOGIA..

1) CITE PELO MENOS TRÊS TÍTULOS DE JESUS CRISTO E OS DIFERÊNCIE, EMPREGANDO PASSAGENS BÍBLICAS.
R: Siló (Gn 49:10)  O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Cristo Jesus (1ª Tm 1:15) Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Senhor dos senhores (Ap 17:14) Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

2) DESDE QUANDO CRISTO EXISTE? EM QUE SENTIDO ELE É ETERNO?
R: Ele é preexistente – existe antes que todas as coisas (Jo 17:5; 17:24b).
Ele é eterno tanto no sentido histórico como no ponto de vista divino. E não somente isso, é o “Pai da eternidade” registrado em (Is 9:6), e confirmado em (Mq 5:2).

3) EM QUE CONSISTE A HUMANIDADE DE CRISTO? ATE QUE PONTO ELE SE FEZ HOMEM?
R: Para aniquilar o que tinha o império da morte, o Diabo (Hb 2:14). Humanizou-se ao ponto de ser cravado na cruz (Cl 2:14,15).

4) JESUS COMO HOMEM-DEUS, POSSUÍA ALMA? COMO EXPLICAR ISSO À LUZ DA BÍBLIA?
R: Durante sua vida terrena, o Senhor Jesus tinha uma alma – que é o centro das emoções humanas – ligando ao seu corpo tanto a parte psíquica como a somática. Por isso, Ele sentiu pavor e angústia (Mc 14:330), indignação (Mc 10:14), compaixão (Mt 9:36), e agonia (Lc 22:44, além de chorar (Jo 11:35) e se perturbar (Jô 12:27).

5) MENCIONE PELO MENOS DUAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE MENCIONEM O ESPÍRITO HUMANO DE JESUS.
R: E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. (Lc 23:46).
E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; (Lc 4:1).
        
6) EM QUE CONSISTE A DUPLA NATUREZA DE CRISTO? AO SE FAZER HOMEM, ELE DEIXOU DE SER DEUS?
R: Consiste em ser Filho do homem e Filho de Deus. Ao humanizar-se, não deixou de ser divino, pois atributos exclusivos da deidade foram manifestos por Ele entre os homens. (Fp 2:6-8).

7) O QUE DIZIAM OS GNÓSTICOS ACERCA DA HUMANIDADE E DA DIVINDADE DE CRISTO?
R: São três os conceitos Gnósticos:
1) Negavam a realidade do “corpo humano” de Cristo. Ensinavam que Cristo apareceu na pessoa de Jesus, mas que este nunca foi realmente um ser humano. Tal “Cristologia” é conhecida por docetismo (Gr. Dokeo, “aparecer” ou “parecer”). Para eles, Jesus apenas se parecia como homem. Toda a sua existência na terra teria sido uma farsa; Ele teria fingido ser carne e sangue, visando ao bem dos discípulos.
2) Afirmavam que Cristo tinha um “corpo real”, mas negavam que fosse material.
3) Ensinavam uma “Cristologia” dualista, pela qual “Cristo” teria entrado em “Jesus” no batismo e o abandonado pouco antes de sua morte. “Cristo” teria, por exemplo, usado as cordas vocais de “Jesus” para ensinar os discípulos, porém nunca foi realmente um ser humano. Afirmava, portanto que “Jesus” e “Cristo” eram pessoas distintas.

8) QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GNOSTICISMO E O AGNOSTICISMO, SOBRETUDO EM RELAÇÃO AO QUE ESSAS DUAS ESCOLAS DIZEM ACERCA DE CRISTO?
R: O gnosticismo acredita na existência de Deus, mas, ao mesmo tempo, afirmavam não ser possível conhecer a existência e a natureza divinas. Não aceitavam a autoridade de Jesus.
O agnosticismo procura negar a Deus e a sua existência, dizendo que não se pode conhecê-lo. Ensinavam que a mente humana não podia conhecer a realidade, negavam, pois, a Deus e o sacrifício redentor de Jesus Cristo pela humanidade perdida.

9) OS EBIONITAS CONSIDERAVAM A CRENÇA NA DEIDADE DE CRISTO INCOMPATÍVEL COM?
R: O monoteísmo.

10) QUEM FOI ÁRIO, E QUAL ERA O SEU PENSAMENTO ACERCA DE CRISTO E SUA OBRA?
R: Foi um presbítero de Alexandria, nascido por volta de 280, na África do Norte, onde atualmente está a Líbia – não há muitos detalhes de sua vida na história. Negava a preexistência de Jesus. Os seus seguidores diziam que Cristo é o primeiro dos seres criados, através de quem todas as outras coisas foram feitas. Por antecipação, devido à glória que haveria de ter no final, Ele é chamado de logos, o Filho, o Unigênito. Segundo os arianos, Jesus pode ser chamado de Deus, apesar de não possuir a deidade no sentido pleno. Ele estaria limitado ao tempo da criação, ao contrário do que diz a Palavra de Deus: “... ele [Jesus] é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Cl 1:17). As heresias de Ário foram rejeitadas pelos cristãos de seu tempo, e ele deposto do presbitério e excluído da comunhão da igreja. Em 325, no concílio de Nicéia, o arianismo foi condenado, e o ex-presbitéro Ário, juntamente com dois de seus amigos, banidos para a Ilíria.

11) QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS QUE COMPROVAM A DEIDADE DE CRISTO?
R: Onipotência (Is 9:6); Onipresença (Mt 28:20); Onisciência (Is 11:2).

12) QUEM FORAM OS MAGOS QUE VISITARAM O MENINO JESUS? E ONDE O SENHOR ESTAVA NAQUELE MOMENTO, EM CASA OU NA MANJEDOURA?
R: Eram do oriente, sendo do mesmo país e descendentes da rainha de Makeda de Askum, conhecida pelos escritores da Bíblia como: “a rainha de Sabá” 1ª Rs 10:1); “a rainha do meio-dia” (Mt 12:42); “a rainha do Sul (Lc 11:31). Encontraram o menino Jesus já em sua casa com Maria sua mãe, onde, prostrando-se o adoraram (Mt 2:1-12).

13) ONDE JESUS ESTEVE ENTRE OS SEUS DOZE E TRINTA ANOS?
R: Ele esteve em Nazaré (Lc 4:16ª).

14) COMO ERA A APARÊNCIA FÍSICA DE JESUS? POR QUÊ?
R: Nós devemos ter em mente que essas passagens (Is 52:14; 53:2); falam de sua meninice e infância, e de quando Ele encontrava-se desfigurado pela dor e sofrimento na cruz. Na Bíblia está escrito: “Era mais formoso do que os filhos dos homens...” (Sl 45:2). Certa carta de Públio Lêntulo, governador da Judéia, que fora enviada ao senado Romano, no Império de Tibério, a autenticidade do documento é questionada, o qual certa parte diz: ... Seu cabelo é castanho, basto e liso até as orelhas, delas para baixo é de cor mais loura e anelado, caindo-lhe em ondas sobre os ombros e, no meio da testa, se divide à maneira dos nazarenos. Tem a testa lisa e fina, em seu rosto não há mancha, sinal nem ruga alguma, aformoseando-o uma bela cor rosada; no nariz e boca não se pode encontrar defeito algum, sua barba é um pouco espessa e da cor do cabelo, mas não é cumprida e tem a forma de um garfo; sua fisionomia respira inocência e sabedoria, seus olhos são pardos, claros e vivos... Homem de singular beleza excede a todos os filhos dos homens. Porque Jesus é o Filho de Deus.

15) EM QUAIS REGIÕES O SENHOR JESUS DESEMPENHOU O SEU MINISTÉRIO TERRENO?
R: Oito meses na Judéia – região sul e sudeste.
Dois anos na Galiléia – região norte.
Quatro meses na Peréia – região leste.

16) À LUZ DE EFÉSIOS 4:11, QUAIS DESSES MINISTÉRIOS JESUS DESEMPENHOU QUANDO VEIO AO MUNDO? CITE REFERÊNCIAS BÍBLICAS.
R: Profeta: (Mt 21:11b) ... Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia. (Lc 7:16b) ... Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
Evangelista: (Lc 4:18) O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração. (Ef 2:17) E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto.
Pastor: (Jo 10:11) Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (Hb 13:20) Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

17) POR QUE A MENSAGEM DA CRUZ É LOUCURA PARA OS QUE PERECEM, MAS PARA OS SALVOS É O PODER DE DEUS?
R: Loucura por não crer em Cristo por isso perece para a condenação eterna, mas, para nós que cremos em Cristo Jesus a cruz é fonte de toda a vitória. Da nossa eterna salvação.

18) O QUE CRISTO FOI FAZER EM ESPÍRITO, NAS PARTES MAIS BAIXAS DA TERRA? O SENHOR PREGOU AOS ESPÍRITOS, PARA QUE, CRENDO NO EVANGELHO FOSSEM DE LÁ TIRADOS? ELE TOMOU AS CHAVES DO DIABO, LÁ NO INFERNO, ALÇANDO ALI UMA GRANDE VITÓRIA SOBRE O PODER DAS TREVAS?
R: Ele foi pregar (1ª Pe 3:20).
Para que fossem julgados segundo os homens na carne (1ª Pedro 4:60).
Sim (Ap 1:18).

19) O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “TRÊS DIA E TRÊS NOITES” EM RELAÇÃO AO TEMPO EM QUE O CORPO DE JESUS PERMANECEU NO TÚMULO?
R: Que Jesus esteve morto, fim de um dia, um dia inteiro e parte de um dia. Conforme o costume dos judeus e de outros povos da antiguidade parte de um dia, no começo e no fim de um período, era contado como um dia. (Et 4:16; 5:1).

20) POR QUE JESUS, AO RESSUSCITAR, PERMANECEU DURANTE CERTO TEMPO NA TERRA?
R: Para transmitir provas da sua ressurreição e fortalecer os discípulos dando-lhes instruções.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.