sexta-feira, junho 15, 2012

QUESTIONÁRIO DOUTRINAS 06 - O SENHOR JESUS CRISTO - Part 01.


QUESTIONÁRIO.

PARTE 1ª

1. CITAR OS NOMES DE CRISTO QUE RESPONDEM À PERGUNTA: “QUEM É CRISTO?”.
R: Filho de Deus (Deidade), O Verbo (Pré- Existência e atividades eternas), Senhor (Soberania), Filho do homem (Sua humanidade), Cristo (Título oficial e missão), Filho de Davi (Linhagem real), Jesus (Obra Salvadora).

2. QUE SIGNIFICA O TÍTULO: “FILHO DE DEUS”?
R: Significa um nascido de Deus.

3. QUE SABIA JESUS DE SI MESMO, QUANDO ERA MENINO?
R: Lucas, o único escritor que relata um incidente da infância de Jesus, nos diz que com a idade de doze anos (pelo menos) Jesus estava cônscio de duas coisas: primeira, uma revelação especial para com Deus a Quem Ele descreve como Seu Pai; segunda, uma missão especial na terra – “nos negócios de meu Pai”.

4. EM QUAL OCASIÃO ELE AFIRMOU QUE ERA O FILHO DE DEUS? QUE EXPRESSÃO USOU?
R: Quando este vê perante o Sinédrio, Mt 26:63-65.
Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.

5. QUE CONFIRMAÇÃO TEVE JESUS ACERCA DE SUA DIVINDADE?
R: No rio Jordão Jesus ouviu a confirmação na voz do Pai, Mt 3:17;
No deserto tentado por Satanás colocando duvida de sua filiação Mt 4:3;
No testemunho de Pedro Mt 16:17-17.

6. QUAIS AS REVINDICAÇÕES DE JESUS QUANTO À SUA DIVINDADE?
R: Ele se colocou lado a lado com a atividade divina “meu Pai trabalha ate agora eu também.”, “Sai do Pai.” Jo 16:28. “o Pai me enviou.” Jo 20:21. Revindicava comunhão e uns conhecimentos divinos. Mt 11:27; Jo 17:25. Alegava revelar a essência do Pai em Si mesmo. Jo 14:9-11. Ele assumiu prerrogativas divinas: Onipresença Mt 18:20; poder de perdoar pecados Mt 2:5-10; poder de levantar os mortos. Jo 6:39,40,54; 11:25; 10:17,18. Proclamou-Se Juiz e Arbítrio do destino do homem. Jo 5:22; Mt 25:31-46. Ele exigia uma rendição e uma lealdade que somente Deus por direito pode reivindicar; insistia em uma absoluta rendição própria da parte de seus seguidores Mt 10:37; Lc 14:25-33.

7. O QUE VOCÊ DIRIA COM RESPEITO À AUTORIDADE DE CRISTO?
R: Que ele falava com autoridade do Deus Poderoso.

8. DESCREVA A PUREZA DE CRISTO.
R: Embora possuísse profundo conhecimento do mal e do pecado, em sua alma não havia a mais leve sombra de mácula do mesmo. Ao contrário, Ele, o mais humilde dos homens desafiou a todos: “Quem dentre vós me convence de pecado?” Jo 8:46.

9. DE QUE MANEIRA TESTIFICARAM OS SEUS DISCÍPULOS COM RESPEITO À DIVINDADE DELE?
R: João que se reclinava no peito de Jesus, não hesitou em dEle falar como sendo Jesus o eterno Filho de Deus, que criou o universo Jo 1:1,3. Tomé exclamou: “Senhor meu, e deus meu” Jo 20:28. Pedro disse aos judeus que Jesus está destra de Deus; que Ele possui a prerrogativa de conceder o Espírito Santo At 2:33,36; que Ele é o único caminho de salvação At 4:12; Quem perdoa os pecados At 5:31; e é o Juiz dos mortos Atos 10:42. Em sua segunda epístola, (3:18) ele O adora, atribuindo-Lhe “glória assim agora Omo no dia da eternidade.”; Paulo descreve Jesus como “o grande Deus e nosso salvador” Tt 2:13, e mais Cl 2:9; Cl 1:17; 1ª Co 1;2; at 7:59; 2ª Co 13:13. 

10. EXPLICAR DE QUE MANEIRA A IGREJA PRIMITIVA ADOROU AO PAI E AO FILHO.
R: Desde o princípio a Igreja primitiva considerava e adorava o Cristo como divino. Entretanto, não devemos inferir por isso que a Igreja primitiva não adorasse a Deus, o Pai, pois sabemos que era costume geral orar ao Pai em nome de Jesus e dar-Lhe graças pelo dom do Filho. Para eles era tão real a deidade de Cristo e a unidade entre as duas Pessoas, que lhes era natural invocar o nome de Jesus. Foi a firme lealdade deles ao ensino do Velho Testamento acerca da unidade de Deus, combinada com a firme crença na deidade de Cristo, que os conduziu a formular a doutrina da Trindade.

11. QUE SIGNIFICA O NOME: “PALAVRA DE DEUS”?
R: É o veiculo através do qual Deus se comunica com outros seres, e é o meio pelo qual Deus expressa Seu poder, a Sua inteligência e a vontade. Cristo é a Palavra ou Verbo, porque por meio dEle, Deus tem revelado Sua atividade, Sua vontade e propósito e por meio dEle tem contato com o mundo. Cristo é a palavra de Deus demonstrado-O em pessoa.

12. DÊ UMA EXPOSIÇÃO DO TÍTULO “SENHOR”, COM RESPEITO À DEIDADE, EXALTAÇÃO E SOBERANIA DE CRISTO.
R: O título “Senhor”, ao ser usado como prefixo antes de um nome, transmiti, tanto a judeus como a gentios, o pensamento de deidade. Na eternidade Cristo possui o título “Filho de Deus” em virtude da Sua relação com Deus (Fl 2:9); na história Ele ganhou o título “Senhor”, morrendo e ressuscitando para a salvação dos homens. O Filho de Deus, apesar de ser por natureza igual a Deus, voluntariamente sujeito-Se a Si mesmo as limitações humanas, porém sem pecado, tomando sobre Si a natureza do homem, Se fez servo do homem, e finalmente morreu para redenção do mesmo homem. Como recompensa, Cristo foi exaltado ao domínio sobre todas as criaturas. Portanto, o título “Senhor” aplicado a Jesus pelos seus seguidores, significa: “Aquele que por Sua morte ganhou o lugar de soberania no meu coração, e a que me sinto constrangido a adorar e servir com todas minhas forças”. Se Jesus é o nosso Salvador deve ser o nosso Senhor.

13. QUE SIGNIFICA O TÍTULO: “FILHO DO HOMEM”, APLICADO A CRISTO?
R: O designa como participante da natureza e das qualidades humanas, e como sujeito às fraquezas humanas. Ao mesmo tempo esse título implica em Sua deidade, porque, se uma pessoa enfaticamente declarasse: “Sou filho do homem”, a ele dir-se-ia: “Todos sabem disso”. Porém, a expressão nos lábios de Jesus significa uma Pessoa celestial que Se havia identificado definitivamente com a humanidade como seu representante e Salvador. Notemos também que é: o – e não um – filho do homem.

14. POR QUAL ATO, OU MEIO, O FILHO DE DEUS VEIO A SER FILHO DO HOMEM?
R: A resposta é que o Filho de Deus veio ao mundo como Filho do homem sendo concebido no ventre de Maria pelo Espírito Santo, e não por um pai humano.

15. QUE SIGNIFICA A ENCARNAÇÃO?
R: Significa que o Filho de Deus, verdadeiro Deus desde toda a eternidade, no curso do tempo se fez verdadeiro homem também, em uma Pessoa, Jesus Cristo, constituída de duas naturezas, a humana e a divina.

16. POR QUE O FILHO DE DEUS SE FEZ FILHO DO HOMEM?
R: Ele tomou sobre Si nossa natureza humana para glorificá-la e desta maneira adaptá-la para um destino celestial. O Filho de Deus, se fez Filho do homem, para que os filhos dos homens pudessem ser feitos filhos de Deus (1ª Co 15:45-52).

CONT..

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.