sábado, dezembro 04, 2010

ANTIGO TESTAMENTO


O Antigo Testamento é composto de 39 livros. Estes, tanto em nossa Bíblia quanto na Septuaginta, se divide em três categorias.

17 Históricos        05 Poéticos                     17 Profeticos
Gênesis                  Jó                                     Isaías
Êxodo                    Salmos                              Jeremias
Levítico                  Provérbios                         Lamentações
Números               Eclesiastes                         Ezequiel
Deuteronômio       Cantares de Salomão.        Daniel
Josué                                                             Oséias           
Juízes                                                            Joel
1º Samuel                                                     Amós
2º Samuel                                                     Obadias
1º Reis                                                          Jonas
2º Reis                                                          Miquéias
1º Crônicas                                                   Naum
2º Crônicas                                                   Habacuque
Esdras                                                          Sofonias
Neemias                                                       Ageu
Ester.                                                           Zacarias
                                                                    Malaquias.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

SIGNIFICADOS DE NOMES BÍBLICOS

LETRA J.

Jacó - aquele que suplanta, que vence
Jael - cabra selvagem
Jafé - Deus lhe dê largo espaço
Jair - o iluminado por Deus
Jairo - Jair
Jaquim - Deus dê firmeza
Jasão - curandeiro
Javé - o nome próprio de Deus, na Bíblia hebraica
Jeconias - Deus dê força
Jedidiá - predileto de Deus
Jefté - que Deus liberte
Jetro - primazia
Jeremias - Deus é sublime
Jerobaal - Baal mostre sua grandeza
Jeroboão - que o povo se multiplique
Jesonias - Deus atenda
Jessé - homem de Deus
Jesus - Deus é seu auxílio ou sua salvação
Joabe - Deus é pai
Joacaz - Deus segura minha mão
Joana - forma feminina de João
João - Deus é gracioso
Joaquim - elevado de Deus
Joás - Deus doou
Joatão - Deus mostrou-se justo
Joel - Javé é Deus
Jona - pomba
Jonadabe - Deus mostrou-se benéfico
Jonas - pomba
Jônatas - dado por Deus
Jorão - Deus é excelso
Josafá - Deus julga
José - aquele que acrescenta
Josias - Deus traz a salvação
Josué - Deus é a salvação
Judite - louvada.

Enviado por Osmar Junior.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

PÃO DE CASA



Um soldado na última guerra tinha sido desenganado e o cirurgião ordenou que se comunicasse aos seus progenitores. 
O pai veio de longe trazendo consigo um pão fresco. Quando chegou, o moço estava numa condição por demais melindrosa e não podia ser excitado. 
Mas o velho homem debruçou-se sobre o jovem e cochichou-lhe: "Filho, aqui tenho um pão feito por tua mãe." "Pão de casa!" 
– Debilmente balbuciou o moço moribundo. 
– "Dê me um pedaço, depressa!"
O seu desejo foi satisfeito; curou-se-lhe o ponto fraco e, daí em diante, o jovem começou a melhorar.


Medite em Provérbios. 25:25.


Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

O AMOR FRATERNO E A PONTE



Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. 
Mas agora tudo havia mudado. 
O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. 
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. 
- Estou procurando trabalho, disse ele. 
Talvez você tenha algum serviço para mim. 
- Sim, disse o fazendeiro. 
Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? 
É do meu vizinho. 
Na realidade do meu irmão mais novo.
Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. 
Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? 
Pois use para construir uma cerca bem alta. 
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. 
Mostre-me onde estão a pá e os pregos. 
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. 
O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. 
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. 
Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: 
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei. 
Mas as surpresas não pararam ai. 
Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. 
Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. 
O irmão mais novo então falou: 
Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse. 
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. 
O carpinteiro que fez o trabalho, partiu com sua caixa de ferramentas. 
- Espere, fique conosco! 
Tenho outros trabalhos para você. 
E o carpinteiro respondeu: 
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...
Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes.
Construa as pontes enquanto há tempo, faça sua parte e o Senhor se agradará de você. Fica na Paz!

Obg. Ir Edileuza.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

terça-feira, novembro 30, 2010

TEOLOGIA SISTEMÁTICA - MATÉRIA 01


INTRODUÇÃO

O termo teologia, segundo seus aspectos etimológicos, é composto de duas palavras gregas: Theos (Deus) e logos (palavra, fala, expressão).
Tanto Cristo, a Palavra Viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus. Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é para a razão.

A teologia, é portanto uma Theo-logia, isto é, uma palavra, uma fala ou expressão sobre Deus; uma doutrina sobre Deus. É o estudo sobre a revelação de Deus que é a expressão dos Seus pensamentos e, logo, é, também, o estudo sobre Sua própria Pessoa. Portanto teologia é o estudo sobre Deus, sua obra e sua revelação.

Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter. Em Rm.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em 1ªPe.4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus), e em Lc.8:21 temos ton Logon tou Theou (a Palavra de Deus).

TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Nenhuma exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse Suas obras e Seus caminhos no universo que Ele criou, além de Sua Pessoa. Toda ciência provêm e mantêm relação com o Criador de todas as coisas e com Seu propósito na criação. E toda verdade é verdade de Deus, onde quer que ela seja encontrada. Deus se revelou na criação e nas Escrituras, e a verdade achada pelas ciências naturais e sociais, por cristãos ou profanos, não é verdade profana; é verdade sagrada de Deus (Cl.2:3). Toda verdade, onde quer que seja encontrada, tem peso e valor iguais como verdade, como qualquer outra verdade. Uma verdade pode ser mais útil em dada circunstância, e uma outra em outra, mas ambas têm valor como verdade.

Portanto é perfeitamente lícito utilizar-se de outras fontes, enquanto verdade, para o estudo da teologia. O estudo teológico que incorpora em seu escôpo o exame das ciências naturais e sociais, é denominado teologia sistemática.

DIVERSAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA
A) Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o Seu universo a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).

B) Chafer: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção, cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porque segue uma forma de tese humanamente idealizada, e apresenta e verifica a verdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).

C) Alexander: A ciência de Deus... um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W. Lindsay Alexander).

D) Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).

E) Strong: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A. H. Strong).

F) Thomas: A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é a expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos os fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá-los em um corpo de ensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às generalizações da ciência (W. H. Griffith Thomas)

G) Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outra ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).

H) Definições Inadequadas: Para definir teologia foram empregados alguns termos enganadores e injustificados. Já se declarou que ela é "a ciência da religião"; mas o termo religião de maneira nenhuma é um sinônimo da Pessoa de Deus e de toda a Sua obra. Da mesma forma já se disse que ela é "o tratamento científico daquelas verdades que se encontram na Bíblia; mas esta ciência, embora extrai a porção maior do seu material das Escrituras, extrai também o seu material de toda e qualquer fonte. A teologia sitemática também tem sido definida como o arranjo ordeiro da doutrina cristã; mas como o cristianismo representa apenas uma simples fração de todo o campo da verdade relativa à Pessoa de Deus e o Seu universo, esta definição não é adequada.

OUTRAS TEOLOGIAS

A) Teologia Natural: Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que se encontra revelado na natureza.

B) Teologia Exegética: Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.

C) Teologia Bíblica: Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conforme apresentados nos diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.

D) Teologia Histórica: Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões.

E) Teologia Dogmática: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia Dogmática", por Wm. G. T. Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.

F) Teologia Prática: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e missões.

Fonte: Vida Nova Comunidade Pentecostal.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.