EXERCÍCIO DE TEOLOGIA 12.
154) QUANTOS CÉUS EXISTEM E AS PARTICULARIDADES DE CADA UM?
R: Três (3) Céus, 2ª Co 12.2-4.
1º Céu: Significando a atmosfera que circunda a terra Os 2.18.
2º Céu: O céu das estrelas Gn 1.14-18.
3º Céu: Também chamado de paraíso, é a habitação de Deus e de todos os salvos Dt 14.14; Fp 1.20-23.
3º Céu: Também chamado de paraíso, é a habitação de Deus e de todos os salvos Dt 14.14; Fp 1.20-23.
155) QUAL A DIFERENÇA DE PARAÍSO TERRESTRE COM PARAÍSO CELESTE?
R: O Paraíso Terrestre é a nova terra e o novo céu feitos por Deus, e será habitada por aqueles que estão em estado físico normal vivendo na terra, ou seja, os judeus e gentios que vieram da Grande Tribulação e as pessoas nascidas durante o Milênio; Is 66.22; 2º Pe 3.13; Ap 21.1,5. O Paraíso Celeste é o local que o Senhor Jesus foi preparar para os salvos do Antigo Testamento e os salvos do Novo Testamento (Igreja). Estes em estado glorificados não serão limitados à terra; seus corpos ressurretos não terão limites físicos como os mortais, serão como anjos terão corpos espirituais que poderão estar tanto no céu como na terra. Ap 21.9-27; Ap 22.1-5; Jo 14.1-3. A Jerusalém celeste pairará sobre a terrestre, ler Is. 2.2 e Mq 4.1, a igreja poderá descer e subir, entrar e sair, das duas Jerusalém quando quiser, (Gn 28.12).
R: O Paraíso Terrestre é a nova terra e o novo céu feitos por Deus, e será habitada por aqueles que estão em estado físico normal vivendo na terra, ou seja, os judeus e gentios que vieram da Grande Tribulação e as pessoas nascidas durante o Milênio; Is 66.22; 2º Pe 3.13; Ap 21.1,5. O Paraíso Celeste é o local que o Senhor Jesus foi preparar para os salvos do Antigo Testamento e os salvos do Novo Testamento (Igreja). Estes em estado glorificados não serão limitados à terra; seus corpos ressurretos não terão limites físicos como os mortais, serão como anjos terão corpos espirituais que poderão estar tanto no céu como na terra. Ap 21.9-27; Ap 22.1-5; Jo 14.1-3. A Jerusalém celeste pairará sobre a terrestre, ler Is. 2.2 e Mq 4.1, a igreja poderá descer e subir, entrar e sair, das duas Jerusalém quando quiser, (Gn 28.12).
156) CITE CINCO LIVROS APÓCRIFOS MAIS ABERANTES?
R: Tobias (200 a.C.) – É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael. Apresenta:
Justificação pelas obras – 4:7-11; 12:8.
Mediação dos Santos – 12:12.
Superstições – 6:5, 7-9,19.
Um anjo engana Tobias e o ensina a mentir – 5:16 a 19.
Judite (150 a.C.) – História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Sua grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.
Baruque – Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos – 3:4.
Eclesiástico (180 a.C.) – Apresenta: Justificação pelas obras – 3:33, 34. Trato cruel aos escravos – 33.26,30; 42.1,5. Incentiva o ódio aos Samaritanos – 50.27,28.
Sabedoria de Salomão (100 a.C.) – Escrito por um judeu de Alexandria. Apresenta: O corpo como prisão da alma – 9.15, Doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma – 8.19,20, Salvação pela sabedoria – 9:18.
II Macabeus (100 a.C.) – Não é a continuação de I Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeus. Apresenta:
Oração pelos mortos – 12:44-46.
Culto e missa pelos mortos – 12:43.
O próprio autor não se julga inspirado – 15:38-40; 2:25-27.
Intercessão pelos santos – 7:28 e 15:14.
R: Tobias (200 a.C.) – É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael. Apresenta:
Justificação pelas obras – 4:7-11; 12:8.
Mediação dos Santos – 12:12.
Superstições – 6:5, 7-9,19.
Um anjo engana Tobias e o ensina a mentir – 5:16 a 19.
Judite (150 a.C.) – História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Sua grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.
Baruque – Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos – 3:4.
Eclesiástico (180 a.C.) – Apresenta: Justificação pelas obras – 3:33, 34. Trato cruel aos escravos – 33.26,30; 42.1,5. Incentiva o ódio aos Samaritanos – 50.27,28.
Sabedoria de Salomão (100 a.C.) – Escrito por um judeu de Alexandria. Apresenta: O corpo como prisão da alma – 9.15, Doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma – 8.19,20, Salvação pela sabedoria – 9:18.
II Macabeus (100 a.C.) – Não é a continuação de I Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeus. Apresenta:
Oração pelos mortos – 12:44-46.
Culto e missa pelos mortos – 12:43.
O próprio autor não se julga inspirado – 15:38-40; 2:25-27.
Intercessão pelos santos – 7:28 e 15:14.
157) COMENTE A 70ª SEMANA PROFÉTICA?
R: Entendemos que existem dois sistemas doutrinários das 70 semanas de Daniel uns que seguem a interpretação continua, segundo a qual a septuagésima semana segue a sexagésima nona, sem nenhum intervalo.
Outros defendem a teoria do intervalo, ou seja, 69 semanas já se cumpriram, mas falta o cumprimento da septuagésima semana.
Estou de acordo com a interpretação que admiti haver um intervalo, porque entendo que as 70 semanas são 490 anos, considerando tratar-se de semanas de anos “setenta setes” e não semanas de dias, tendo 70x7=490 anos. Dividido em dois períodos. O primeiro período é de 69 semanas, igual a 483 anos ou 173.880 dias, considerando ano profético de 360 dias, (69x7x360). Esse período que é o marco inicial das 70 semanas: inicia-se com a “saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém” Dn 9.25, e teve seu cumprimento em Ne 2.1-8. Esse período termina com a manifestação do Messias como Príncipe de Israel Lc 19.28-40; Zc 9.9. Este período de 69 semanas é dividido em duas partes na profecia: uma de 7 semanas (49 anos), e outra de 62 semanas (434 anos). Logo após esse período de 69 semanas, o “Messias foi tirado” (morto (Lc 23.46) e a cidade Santa destruída no ano 70 d.C.). Entre o primeiro e o segundo período existe uma lacuna profética, um intervalo. É uma duração indefinida quanto à quantidade de semanas/anos. Esse intervalo se prolongará até o arrebatamento da Igreja e o conseqüente aparecimento do anticristo, quando terá inicio a ultima semana da profecia, a septuagésima semana.
O segundo e ultimo período da profecia, a tão conhecida Septuagésima semana de Daniel, iniciar-se-á com o surgimento do anticristo, Dn 9.2; Ap 6.2, e terminará com a volta do Messias, com poder e glória, para seu reinado milenar Ap 20.1-6.
O anticristo fará uma aliança com Israel por todo o período de 7 anos, mas na metade desse tempo quebrará o acordo e fará cessar a adoração a Deus (Dn 9.27; Ap 11.2, Ap 12.6; Ap 12.14; Ap 13.5).
Os propósitos entendidos das 70 semanas de Dn 9.24:
R: Entendemos que existem dois sistemas doutrinários das 70 semanas de Daniel uns que seguem a interpretação continua, segundo a qual a septuagésima semana segue a sexagésima nona, sem nenhum intervalo.
Outros defendem a teoria do intervalo, ou seja, 69 semanas já se cumpriram, mas falta o cumprimento da septuagésima semana.
Estou de acordo com a interpretação que admiti haver um intervalo, porque entendo que as 70 semanas são 490 anos, considerando tratar-se de semanas de anos “setenta setes” e não semanas de dias, tendo 70x7=490 anos. Dividido em dois períodos. O primeiro período é de 69 semanas, igual a 483 anos ou 173.880 dias, considerando ano profético de 360 dias, (69x7x360). Esse período que é o marco inicial das 70 semanas: inicia-se com a “saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém” Dn 9.25, e teve seu cumprimento em Ne 2.1-8. Esse período termina com a manifestação do Messias como Príncipe de Israel Lc 19.28-40; Zc 9.9. Este período de 69 semanas é dividido em duas partes na profecia: uma de 7 semanas (49 anos), e outra de 62 semanas (434 anos). Logo após esse período de 69 semanas, o “Messias foi tirado” (morto (Lc 23.46) e a cidade Santa destruída no ano 70 d.C.). Entre o primeiro e o segundo período existe uma lacuna profética, um intervalo. É uma duração indefinida quanto à quantidade de semanas/anos. Esse intervalo se prolongará até o arrebatamento da Igreja e o conseqüente aparecimento do anticristo, quando terá inicio a ultima semana da profecia, a septuagésima semana.
O segundo e ultimo período da profecia, a tão conhecida Septuagésima semana de Daniel, iniciar-se-á com o surgimento do anticristo, Dn 9.2; Ap 6.2, e terminará com a volta do Messias, com poder e glória, para seu reinado milenar Ap 20.1-6.
O anticristo fará uma aliança com Israel por todo o período de 7 anos, mas na metade desse tempo quebrará o acordo e fará cessar a adoração a Deus (Dn 9.27; Ap 11.2, Ap 12.6; Ap 12.14; Ap 13.5).
Os propósitos entendidos das 70 semanas de Dn 9.24:
*Extinguir a transgressão
*Dar fim aos pecados
*Expiar a iniqüidade
*Trazer a justiça eterna
*Selar a visão profética
*Ungir o Santo dos santos.
158) QUAL A DIFERENÇA DE PROFECIA DA CARNE COM PROFECIA DE DEUS?
R: “E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele” Dt 18.21,22.
R: “E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele” Dt 18.21,22.
159) PORQUE OS MÓRMONES SÃO UMA RELIGIÃO HERÉTICA?
R: Porque eles se mostram contrário a todos os principais ensinamentos da Bíblia são politeísta de doutrinas distorcidas, vestidas com a terminologia cristã.
OBS: NEM TODAS AS QUESTÕES ESTÃO CORRETAS É PRECISO CONFIRMA-LAS.
DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.