DOUTRINA DA EXPIAÇÃO
PARTE 02 FINAL.
18. COMO DEVEMOS
CONSIDERAR SUA MORTE?
R: Não a deveriam considerar como tragédia imprevista e infeliz à qual teria
que se resignar, e, sim, como sendo morte cujo propósito era fazer expiação.
"O Filho do homem veio a dar a sua vida em resgate de muitos." Na
última ceia Jesus deu instruções acerca da futura comemoração de sua
morte, como sendo o supremo ato de seu ministério.
19. QUE CERIMÔNIA
COMEMORA A REDENÇÃO DA HUMANIDADE?
R: Ele ordenou um rito que comemoraria sua redenção da humanidade,
assim como a Páscoa comemorava a redenção de Israel do Egito. Seus discípulos,
que ainda estavam sob a influência de idéias judaicas acerca do Messias e
do reino, não podiam compreender a necessidade de sua morte e só com
dificuldade podiam aceitar o fato. Mas apos a ressurreição e a ascensão eles o
entenderam e sempre depois disso afirmaram que a morte de Cristo
fora divinamente ordenada como o meio da expiação. "Cristo morreu
pelos nossos pecados", é seu testemunho de sempre.
20. QUE SIGNIFICA A
SANTIDADE DE DEUS?
R: Deus é santo por natureza, o que significa que ele é justo em
caráter e conduta. Esses atributos do seu caráter manifestam-se em seus
tratos com a sua criação. "Ele ama a justiça e o juízo" (Salmos
33:5). "Justiça e juízo são a base do teu trono" (Salmos 89:14).
21. QUE PERTURBA AS
RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E DEUS?
R: Essa relação foi perturbada pelo pecado que é um distúrbio da
relação pessoal entre Deus e o homem
22. ESSENCIALMENTE, O
QUE É O PECADO?
R: O pecado é essencialmente um ataque contra a honra e a santidade de
Deus. É rebelião contra Deus, pois pelo pecado deliberado, o homem prefere
a sua própria vontade em lugar da vontade de Deus, e por algum tempo
torna-se "autônomo"
23. QUAL É A FUNÇÃO
DA EXPIAÇÃO?
R: Livrar os homens dos seus
pecados diante de Deus.
24. QUE É QUE PROVOCA
A IRA DE DEUS?
R: O pecado.
25. QUE REVELA A CRUZ
DE CRISTO?
R: O castigo do pecado que foi
pago no Calvário, e a lei divina que foi honrada; dessa maneira Deus pôde ser
benévolo sem ser injusto, e justo sem ser inclemente.
26. EXPLICAR AS DUAS
RESPOSTAS FALSAS ACERCA DA EXPIAÇÃO.
R: O Novo Testamento ensina que a expiação é tanto necessária
como também possível; possível porque Deus é benévolo, bem
como justo; necessária porque Deus é justo, bem como benévolo. Os dois
erros tratados são exageros de duas verdades sobre o caráter de Deus. O
primeiro exagera a sua justiça, excluindo a sua graça. O segundo exagera
sua graça, excluindo a sua justiça. A expiação faz justiça a ambos os
aspectos de seu caráter, pois na morte de Cristo, Deus está agindo de modo
justo como também benévolo.
27. EXPLICAR COMO POR
MEIO DA EXPIAÇÃO, DEUS DEMONSTRA O SEU CARÁTER MISERICORDIOSO E AO MESMO TEMPO
JUSTO.
R: Na expiação Deus faz justiça a seu caráter como um Deus benévolo. Sua
justiça clamou pelo castigo do pecador, mas sua graça proveu um plano para
o perdão. Ao mesmo tempo ele faz justiça a seu caráter como um Deus justo
e reto.
28. QUAIS SÃO AS
CINCO PALAVRAS QUE DESCREVEM A NATUREZA DA EXPIAÇÃO? DÊ UMA BREVE EXPLICAÇÃO DE
CADA UMA.
R: Expiação, Propiciação,
Substituição, Redenção e Reconciliação.
29. EXPLICAR A
PALAVRA “EXPIAÇÃO”. QUAL A IDÉIA PRINCIPAL?
R: (a) Expiação. A palavra
expiação no hebraico significa literalmente 'cobrir', e é traduzida pelas
seguintes palavras: fazer expiação, purificar, quitar, reconciliar, fazer
reconciliação, pacificar, ser misericordioso.
30. CITE ALGUNS
VERSÍCULOS QUE DEMONSTREM QUE A MORTE DE CRISTO FOI EXPIATÓRIA.
R: A morte de Cristo foi uma morte expiatória, porque seu propósito era
apagar o pecado. (Hebreus 9:26, 28; 2:17; 10:12-14; 9:14.) Foi uma morte
sacrificial ou uma morte que tinha relação com o pecado. Qual era essa relação?
"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o
madeiro" (1ª Pedro 2:24). "Aquele que não conheceu pecado, o fez
pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2ª
Corintios 5:21) Expiar o pecado significa levá-lo embora, de modo que ele é
afastado do transgressor, o qual é considerado, então, como justificado de toda
a injustiça, purificado de contaminação e santificado para pertencer ao povo
de Deus.
31. EXPLICAR A
PALAVRA “PROPICIAÇÃO”.
R: (b) Propiciação. Crê-se que a palavra propiciação tem sua origem em uma palavra
latina "propõe", que significa "perto de". Assim se nota
que a palavra significa juntar, tornar favorável.
32. EXPLICAR A
PALAVRA “SUBSTITUIÇÃO”.
R: (c) Substituição. Os sacrifícios do Antigo Testamento
eram substitutos por natureza; eram considerados como algo a que
se procedia, no altar, para o israelita, que não podia fazê-lo por si
mesmo.
33. QUE SIGNIFICA
“REDENÇÃO”?
R: (d) Redenção. A palavra redimir, tanto no Antigo como no Novo Testamento,
significa tornar a comprar por um preço; livrar da servidão por preço,
comprar no mercado e retirar do mercado.
34. QUE SIGNIFICA “RECONCILIAÇÃO”?
R: (e) Reconciliação. "Tudo isto provém de Deus, que nos
reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério
da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o
mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nos a palavra da
reconciliação" (2ª Corintios 5:18,19.) Quando éramos inimigos, fomos
reconciliados com Deus pela morte do seu Filho (Romanos 5:10).
35. MENCIONAR OS
CINCO EFEITOS DA EXPIAÇÃO E O SIGNIFICADO DE CADA UM.
R: (a) Perdão da transgressão.
Por meio de sua obra expiatória, Jesus Cristo pagou a dívida que nos não
podíamos saldar e assegurou a remissão dos pecados passados. Assim, o passado
pecaminoso para o cristão não é mais aquele peso horrendo que conduzia,
pois seus pecados foram apagados, carregados e cancelados. (João 1:29;
Efésios 1:7; Hebreus 9:22-28; Apocalipse 1:5.) Começou a vida de novo,
confiando em que os pecados do passado nunca o encontrarão no juízo. (João 5:24.).
(b) Livramento do pecado. Por meio da expiação o crente é liberto, não
somente da culpa dos pecados, mas também pode ser liberto do poder do
pecado. O assunto é tratado em Romanos, caps. 6 a 8. Paulo antecipa uma
objeção que alguns dos seus oponentes judeus devem ter suscitado muitas
vezes a saber, que se a pessoa fosse salva meramente por crer em Jesus,
essa pessoa teria opinião leviana sobre o pecado, dizendo: "Se
permanecermos no pecado, sua graça abundará" (Romanos 6:1).
(c) Libertação da morte. A morte tem um significado tanto físico como
espiritual. No sentido físico denota a cessação da vida física,
conseqüente de enfermidade, decadência natural ou de causa violenta. é
porém, mais usada no sentido espiritual, isto é, como o castigo imposto
por Deus sobre o pecado humano. A palavra expressa a condição espiritual
de separação de Deus e do desagrado divino por causa do pecado. O
impenitente que morrer fora do favor de Deus permanecerá eternamente
separado dele no outro mundo, sendo conhecida essa separação como a
"segunda morte".
(d) O dom da vida eterna. Cristo morreu para que nos não perecêssemos (a
palavra é usada no sentido bíblico de ruína espiritual), mas
"tenhamos a vida eterna" (João 3:14-16. Vide Romanos 6;23.) A vida
eterna significa mais do que mera existência; significa vida no favor de Deus e
comunhão com ele. Morto em transgressões e pecados, o homem está fora do favor
de Deus; pelo sacrifício de Cristo, o pecado é expiado e ele restaurado
à plena comunhão com Deus. Estar no favor de Deus e em comunhão com
ele é ter vida eterna, pois é a vida com ele que é o Eterno.
(e) A vida vitoriosa. A cruz é o dínamo que produz no coração humano essa
resposta que constitui a vida cristã. A expressão "eu viverei para
ele que morreu por mim", diz bem o dinamismo da cruz. A vida cristã é
a reação da alma ante o amor de Cristo. A cruz de Cristo inspira o verdadeiro
arrependimento, o qual é arrependimento para com Deus. O pecado muitas vezes é
seguido de remorso, vergonha e ira; mas somente quando houver tristeza por ter
ofendido a Deus, há verdadeiro arrependimento.
DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.