sexta-feira, janeiro 14, 2011

IGREJA, ECLESIOLOGIA



ECLESIOLOGIA - DOUTRINA DA IGREJA.  
IGREJA é uma palavra oriunda do termo grego “ekklesia” ou “Assembléia de cidadãos reunidos com determinado propósito” (At 19,32. 41). O sentido da palavra é “assembléia ou congregação”. Este é o conceito certo da palavra igreja. A igreja tem como obrigação Pregar a Salvação Evangelizar - Mt 28.19,20. Prover meios de adoração, adorar. Prover comunhão religiosa, edificar. Sustentar uma norma de conduta moral, responsabilidade social.
No Velho Testamento, a Páscoa era símbolo da libertação da escravidão egípcia. No Novo Testamento, a Santa Ceia tornou-se o símbolo da libertação da escravidão do pecado. Os emblemas são: “Pão sem fermento e o Vinho puro de uva”, que simbolizam o Corpo e Sangue de Cristo.
A igreja é representada por figuras.
O corpo de Cristo – Cl 1.24. O templo de Deus – Ef 2.21,22; 1ª Co 3.16,7. A noiva de Cristo – 2ª Co 11.2; Ef 5.25-27; Ap 19.7, 21.2. Povo Santo - Rm1. 6,7; 1ª Co 1.2.
Todos que fazem parte do corpo de membros da igreja devem ser batizados por ordenança e o simbolismo da ordenança requer imersão. A Imersão é o ato de imergir = Fazer submergir; mergulhar, afundar, Rm. 6:4; Cl. 2:12. Existe a Afusão – Banho, aspersão. A aspersão é o ato ou efeito de aspergir; aspergimento; borrifo, respingo.
A igreja é fundamentada em Jesus Cristo – 1ª Co 3.11 . “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt16: Edificada sob o fundamento dos apóstolos – Ef 2.20.
As igrejas de Deus desde o primeiro século sempre foram chamadas ou pelo nome da cidade em que ela se situava, ou pelo nome dos donos das casas onde elas se reuniam. A igreja local é composta de pessoas pertencentes a todas as situações históricas, culturas raciais ou étnicas e níveis sócio-econômicos que nasceram de novo e compartilham a dedicação de suas vidas ao Senhorio de Jesus Cristo. Os membros alistados entre centenas de milhões de crentes existente no mundo inteiro, que jamais devem perder de vista a importância bíblica e teológica de continuar prestando atenção e obediência à soberana atuação do Espírito de Deus. Que é a qualidade da igreja. Na igreja existem os cargos eclesiásticos são eles. Profetas, Evangelistas, Pastores – Ef 4.11. Presbíteros ou Bispos - At 20.28; 1ª Tm 3.1-7; 1ª Pd 5.1-5. Diáconos – At 6.1-4; 1ª Tm 3.8-13; Fl 1.1. Diaconisas – Rm 16.1; Fl 4.3. Auxiliares – 1ª Co 16.16.
A igreja necessita de medidas disciplinares que têm dois principais objetivos em vista:
a) Expor e remover da comunhão da Igreja, crentes professos cujo testemunho prove que não nasceram de novo. Tais pessoas são descritas     em 1ª João 2:l9.
b) Corrigir de tal maneira o crente que pecou que ele venha a ser restaurado à comunhão do Senhor e da Igreja.
A disciplina cristã deve ter sempre um objetivo em vista: contribuir para a restauração espiritual do que tenha errado.
Repreensão Pessoal – 2ª Co 13.2,10; 1ª Ts 5.14; 2ª Tm 2.24,25; Hb 10.25.
Repreensão com Testemunha – Mt 18.15-18
Repreensão Pública – 1ª Tm 5.20
Exclusão - 1º Co 1-5; 1ª Co 9-13; 2ª Ts 3.14,14.
Disciplina formativa – Esta é a forma primária e mais simples de disciplina. Consiste em ensinar, instruir e guiar o cordial decidido nos caminhos da verdade e justiça.
Disciplina corretiva - Gl. 6:1; Mt. 18:17
Disciplina Excessiva - Mt. 18:15-18; Rm. 16:17; 1ª Tm 6:3-5; 1ª Co. 5:1-8; 2ª Ts. 3:6, 14.

Deus em Cristo Jesus vos abençoe.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

REIS DE ISRAEL NA BÍBLIA



REI: Chefe soberano de um reino.

Após Israel recusar ser guiado por Deus através do profeta Samuel e sua descendência eles pedem um rei o qual são atendidos pelo Senhor 1ª Sm 8:5-7;  e alertados por Samuel 1ª Sm 12:12-25. 
E Israel nos primórdios Bíblicos foi guiado por três reis na sua totalidade sendo eles os reis: Saul, Davi e Salomão, cada um reinou 40 anos. 
Depois o reino foi dividido, por causa da intransigência de Salomão e Roboão nos seus reinados, se tornando conhecido como: 
Reino do Norte e Reino do Sul. 
O reino do norte durou 212 anos, seus reis foram: 
Jeroboão, Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri, Acabe, Acazias, Jorão, Jeú, Jeoacaz, Jeoás, Jeroboão II, Zacarias, Salum, Manaém, Pecaías, Peca, Oséias.
E o reino de Judá que seguiu os sucessores de Davi e Salomão durou 350 anos, seus reis foram: 
Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Atalia, Joás, Amazias, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeocaz, Jeoquim, Zedequias. No ano de 722 a.C., os assírios conquistaram os territórios do norte, que estava sobre o comando do Reino de Israel. 
No ano de 586 a.C., o imperador babilônico Nabucodonosor II conquista o Reino de Judá.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

JUÍZES DE ISRAEL

JUÍZES DE ISRAEL

Conforme a Bíblia os juízes de Israel reinaram mais ou menos entre 1400 a 1100 a.C. Eles eram convocados por Deus, quando o povo Lhe clamava para livrá-los das opressões que os inimigos os afligião, quando os mesmos pecavam praticando as imoralidades e apostasias daquela época. São eles na ordem crescente segundo a Bíblia:
01) Otoniel 1400 a.C.,
02) Eude 1360 a.C.,
03) Sangar 1280 a.C.,
04) Débora 1240 a.C.,
05) Gideão 1200 a.C.,
06) Abimeleque (usurpador) 1197 a.C.;
07) Tola 1174 a.C.,
08) Jair 1152 a.C.,
09) Jefté 1146 a.C.,
10) Ibsã 1139 a.C.,
11) Elom 1129 a.C.,
12) Abdom 1121 a.C.,
13) Sansão 1101 a.C.
Obs: Podendo ainda acrescentar o profeta Samuel e o sacerdote Eli na contagem, pois os mesmos julgaram a Israel..

Deus em Cristo Jesus vos abençoe.