quarta-feira, dezembro 31, 2008

A JOIA PERDIDA



Atravessando o deserto, um viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira.
A pouca distância repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos objetos.Aproximou-se dele e disse:
- Pareceis muito preocupado.Posso ajudar-vos em alguma coisa?
- Ah!
- respondeu o árabe com tristeza.
- estou muito aflito, porque acabo de perder a mais preciosa de todas as jóias.
- Que jóia era essa? -perguntou o viajante.
- Era uma jóia como jamais haverá outra.
- respondeu o seu interlocutor.
Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo.
Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais agrupavam-se sessenta menores.
Já vereis que tenho razão em dizer que jóia igual jamais poderá reproduzir-se.
- Por minha fé.
- Disse o viajante.
- A vossa jóia devia ser preciosa.
Mas não será possível que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual?
Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:
- A jóia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrar.
*** Não deixe para fazer amanhã o que se pode fazer hoje, Jesus te ama.
FELIZ ANO NOVO!!


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, dezembro 29, 2008

LITERATURA JUDAICA


Após a queda de Jerusalém e o incêndio do Templo pelos soldados de Tito (70d.C.), os judeus reorganizaram a sua fé.
Paralelamente aos livros bíblicos, o judaísmo possui uma coleção de tradições e leis que circulava oralmente, que foi se fixando, tornando-se a lei oral. O estudo e o aprofundamento neste tema, nos conduzirá a compreensão da função social das Escrituras.
Halakhah: São decisões das autoridades rabínicas em relação ao comportamneto.

É normativa.
A Halakhah processou em dois campos o Midrash e a Mishnáh .
Midrash temos a explicação das Escrituras.
Mishnáh é a coletânea seletiva de leis e decisões das Halakhot.

Uma compilação sistemática foi empreendida pelo Rabi Aquiba, continuada por seus discípulos.
A primeira revisão foi empreendida por Rabi Meir.
A Mishnáh divide-se em seis seções denominadas Sedarins .
As omissões estão conservadas nas Baraytôt.
Guemaráh: Debates da Mishnáh feitos nas Academias da Palestina e Babilônia. Acrescida das Baraytôt.

Houve duas Guemarah: Palestina e Babilônica, reunidas ao texto da Mishnáh com partes das Baraytôt, deram os Talmudes.
Talmude de Jerusalém iniciado em Cesaréia pelo ano 350 e terminado pelos fins do século IV.
Talmude Babilônico foi composto na Academia de Sura no século V.

Não abrange toda Mishnáh. Pela sua extensão e autoridade suplantou o Talmude de Jerusalém.
As coleções suplementares à Mishnáh e ao Talmude, além da Tosseftá e das Baraítas são as Mekhiltás, o Sifrá, os Sifrei, as Responsas, as Novelas e as Tossafôt.

Os Suplementos à Mishnáh e à Guemará são os seguintes:

Suplementos à Mishnáh (Mishnáh não-canõnica)
1.Tosseftá (“Adição”) à Mishnáh
2. Baraítas (“por fora”) da Mishnáh
2.1. Baraíta de Nidá
2.2. Baraíta das 32 Regras
2.3. Baraíta de Sôd Há-Ibur
2.4. Baraíta do Rabi Ismael
2.5. Baraíta do Rabi Eliezer
2.6. Baraíta sobre a Construção do Tabernáculo
2.7. Baraíta do Rabi Ada
2.8. Baraíta sobre Avôt
2.9. Baraíta do Rabi Eleiezer Ben-Iôssi
3. Meguilat Taanit (Rolo dos Jejuns)

Suplementos à Guemará
1.Mekhiltá (“Normas” “Medidas”) sobre Shemôt
2. Mekhiltá de Shimon Bar Iohai
3. Sifrá (“Livro”) sobre Vayicrá
4. Sifrei (“Livros”) sobre Bamidbar e Devarim
5. Sifrei Zutá (“Livros Menores”)
6. Novelas
7. Tossafôt (“Suplementos”) dos Tossafitas.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

FILOSOFIA DA RELIGIÃO


A Filosofia da Religião é uma das disciplinas que se constitui numa das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso: "o que é afinal, a religião?"


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.