segunda-feira, dezembro 15, 2008

PROTESTANTISMO



Se denomina Protestantismo o conjunto de igrejas cristãs e doutrinas que se identificam com as teologias desenvolvidas no século XVI na Europa Ocidental, na tentativa de Reforma da Igreja Cristã Ocidental (Católica), por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que se destacam o monge agostiniano Martinho Lutero, de quem as igrejas luteranas tomam seu nome.
Porém, a maior parte dos cristãos europeus (especialmente na Europa meridional) não concordavam com as tentativas de reforma, o que produziu uma separação entre as emergentes igrejas reformadas e uma reformulada Igreja Católica Apostólica Romana, que reafirmou explícitamente todas aquelas doutrinas rechaçadas pelo protestantismo (Concílio de Trento).
Definição:
O termo protestante surgiu como apelido pejorativo para aquele grupo de príncipes eleitores e cidades imperiais alemãs que se atreveram a expressar seu protesto, o testemunho público de objeção, na Dieta de Speyer de 1529, contra o Édito de Worms que proibía crer e ensinar as doutrinas luteranas naquelas localidades do Sacro Império Romano-Germânico onde ainda não eram conhecidas, mas que entregava completa liberdade ao clero romano para rebatê-las e persegui-las naquelas localidades do império onde já havia sido implantado.



Ramos do Protestantismo:
Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio, Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista.
Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.
A Igreja da Inglaterra não se deixou influenciar num primeiro momento pelo protestantismo, mas depois de sua quebra com a Igreja de Roma, começou uma aproximação com os ideais reformados.
Atualmente as igrejas da Comunhão Anglicana se declaram claramente reformadas.
Fora desse protestantismo, que muitos estudiosos denominam "magisterial", surgiu outro ramo que se distinguiu tanto do catolicismo romano como das igrejas protestantes de caráter nacional.
Este ramo recebe o nome de Reforma Radical.
O historiador George Williams distingue as seguintes correntes dentro desta Reforma:
Espiritualistas, Racionalistas e Anabatistas.
Os anabatistas rechaçaram a união da igreja e estado e repudiaram o batismo infantil, constituindo-se em igrejas independentes ou segregadas.
A maior aportação à modernidade descansaria em sua persistente promoção da separação entre a igreja e o estado, a liberdade religiosa pessoal e o exercício de um governo plenamente democrático em suas congregações.
Alguns integrantes e representantes das igrejas batistas não se consideram integrantes do Protestantismo, pois asseguram que não surgiram de uma separação ou reforma da igreja católica, mas sim do desenvolvimento de grupos cristãos "primitivos".
Principais Ramos do Protestantismo:
Pré-Reforma
Valdenses
Hussitas
Reforma Luteranismo
Calvinismo
Igrejas Reformadas
Presbiterianismo
Congregacionalismo
Anglicanismo
Anabaptismo
Desenvolvimento Posterior
Batistas
Metodismo
Adventismo
Desenvolvimento Recente
Pentecostalismo
Pentecostalismo Tradicional
Deutero-Pentecostalismo
Neo-Pentecostalismo.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

ESSE ARTIGO É SÓ PRA CRENTE, TU CRÊ NISTO.



Igreja católica também aceita dízimo pago com cartão
A Catedral de Ribeirão Preto vai usar máquina de cartão de crédito para receber pagamento de casamento, batizado e até dízimo.
No domingo, após a última missa das 19h, o padre Francisco Zanardo Moussa vai benzer o equipamento, que entra em uso no dia seguinte.
Até então, a única opção era depositar o dinheiro numa caixa de ferro, com cadeado, na entrada do templo.
É a primeira igreja a instalar o sistema on-line em Ribeirão, comenta padre Chicão, como é conhecido.
Pode ser a primeira no Brasil também.
A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) não tem conhecimento do uso desse tipo de equipamento no país, nem a arquidiocese de São Paulo, com 284 paróquias, segundo as respectivas assessorias de imprensa.
Na arquidiocese de Ribeirão, o contador Caetano Marquese afirma não ter conhecimento de que alguma de suas 84 igrejas utilize a máquina de cartão de crédito.
Na missa, não
Padre Chicão afirma, no entanto, que a máquina não será usada nas missas, mas apenas na secretaria da igreja, em horário comercial. “Se colocasse na missa, a cerimônia perderia o sentido da eucaristia e passaria a ser comercial”.
De acordo com o pároco, que cursa o terceiro ano de Administração de Empresas, a instalação das máquinas está dentro de um processo de melhoria no atendimento paroquial. “É para facilitar a vida dos fiéis; eles perguntam se não podem pagar com o cartão”.
Hoje, a Catedral tem 800 dizimistas fiéis.
O dízimo é uma proposta bíblica que a pessoa cumpre se quiser, diz padre Chicão. “Se você oferece para a comunidade, no sentido de despojamento e disponibilidade, recebe os sinais de Deus em troca”.
O padre não comenta quanto a igreja recebe em dízimo.
Mas diz que não é suficiente para pagar despesas fixas, como os nove funcionários e a energia. “Fazemos festas e rifas para completar”.
Ele também não comenta o valor em ofertas.
A cada fim de semana, 4.000 pessoas freqüentam as seis missas.
Com Visa ou Mastercard, casais poderão pagar - R$ 350 com efeito civil, ou R$ 220, só o religioso.
Já a taxa para batizado é de R$ 42.
No débito ou no crédito, o dinheiro cai na conta da paróquia.
A Catedral pagará taxa administrativa mensal de R$ 19, ao banco, em vez dos R$ 89 cobrados de estabelecimentos comerciais, pelo uso do equipamento, diz o padre.
NÚMEROS DA IGREJA CATÓLICA EM RIBEIRÃO
4 mil fiéis freqüentam a Catedral, no sábado e no domingo.
A média é de 666 pessoas em cada uma das seis missas, no final de semana.
800 fiéis são dizimistas na Catedral.
O dízimo é 10% do salário.
A taxa para casamento é de R$ 350, com efeito civil.
Cada batizado custa R$ 42.
As máquinas recebem cartões Visa e Mastercard, no débito (à vista) e no crédito (é possível parcelar).
R$ 52 mil custou a reforma da secretaria, onde ficam as máquinas de cartões e os guichês de atendimento.
R$ 1 milhão irá custar o novo prédio de catequese da Catedral.
CNBB diz que cartão é mais seguro
A CNBB não vetou o uso de cartão de crédito. “Cada pároco pode decidir que recurso administrativo usar, consonante com sua arquidiocese”, diz o ecônomo (administrador financeiro) da CNBB, Francisco Souza.
O administrador da CNBB, diz não ver problemas no uso do cartão. “É mais seguro que deixar o dinheiro do dízimo na igreja, à mercê de assaltantes”, declara.
Dom Joviano de Lima Júnior, arcebispo local, está num congresso em Roma e só volta em novembro, por isso não pôde comentar.
Catedral terá prédio de R$ 1 mil.
Padre Chicão também vai construir um centro de catequese, a partir de fevereiro. O prédio, de dois andares, está orçado em R$ 1 milhão.
A última obra foi a reforma de R$ 52 mil da secretaria administrativa da Catedral, onde vão ficar as máquinas de cartão de crédito.


Fonte: Jornal A Cidade/O verbo
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O TRABALHO DESSE PADRE É DE DEIXAR MUITOS PASTORES AQUÉM.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUESTIONÁRIOS DE TEOLOGIA Part 1.

 
TEOLOGIA GERAL.
 
001) QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEOLOGIA SECULAR E TEOLOGIA EVANGÉLICA?
R: Sempre apresentam conteúdos diferenciados, bem como objetivos, é matéria nova.

002) QUAIS AS PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA?
R: Teologia Exegética, Teologia Histórica, Teologia Dogmática, Teologia Bíblica e Teologia Sistemática.

003) QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TEOLOGIA PENTECOSTAL E TEOLOGIA TRADICIONAL?
R: A Pentecostal aceita os dons relacionados pelo apostolo São Paulo, que estão relacionadas suas cartas como em At 2. e 1ª Co     12.4-11. Já os tradicionais se mantenhe com os hábitos e costumes da época e não cultivam determinados dons como os pentecostais, não crêem     no batismo com o (ou) Espírito Santo, por meio de evidência de falar línguas estranhas etc...

004) QUAIS OS ESTUDOS DIFERENCIADOS DA TEOLOGIA BÁSICA E DA MÉDIA?
R: Entende-se que a teologia básica é para toda a igreja o essencial e a teologia média e mais para pessoas que tem interesse em ter mais conhecimento e títulos como professores, pastores, teólogos em geral.

005) PORQUE AS IGREJAS DE MÍDIA NÃO ESTUDAM TEOLOGIA?
R: Porque ñ tem responsabilidade com a palavra de Deus em toda a sua área teológica, pois a mesma contradiz com as suas práticas doutrinarias.


TEOLOGIA SISTEMÁTICA.
006) CITE CINCO DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA?
R: Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar     no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o seu universo, a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).
Alexander: A ciência de Deus... Um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W.     Lindsay Alexander).
Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).
Strong: A ciência de Deus e dos relacionados de Deus com o universo (A. H. Strong).
Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo (W. H. T. Shedd).
 
007) CITE CINCO DIVISÕES DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA?
R: Bibliologia, Teologia Pura, Cristologia, Pneumatologia, Antropologia.

008) PORQUE A TEOLOGIA SISTEMÁTICA É CONSIDERADA MÃE DAS DEMAIS?
R: Porque ela procura agrupar todas as suas divisões e outros     ramos em sistema organizado de método, tópicos, revelação, doutrinas e feitos de Deus com harmonia e verdade.

PENTATEUCO.
009) QUAIS SÃO OS LIVROS DO PENTATEUCO E O SIGNIFICADO DE CADA TÍTULO?
R: Gênesis = “a geração ou o começo”.
Êxodo = “saída ou imigração”.
Levítico = “acesso e santidade, nome de uma das tribos”.
Números =  “números porque narra dois recenseamentos”.
Deuteronômio = “segunda lei ou repetição da lei”.

010) QUAL A DIFERENÇA DE PENTATEUCO E TORÁ?
R: Os cinco livros divididos com seus respectivos títulos representam o Pentateuco; Torá representa os cincos como um só livro, indivisível.

011) ONDE, QUANDO E QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO?
R: Inicio no Egito termino deserto do Sinai, no século XV ao XIV a.C., Moisés.

 BOA SORTE!!
DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.