quinta-feira, dezembro 25, 2008

MOVIMENTO NEOPENTECOSTAL - 3



3. Pontos discutíveis da PRÁTICA neopentecostal:
Este tópico pode parecer um pouco estranho visto já termos abordado a prática eclesiológica e teológica dos neopentecostais.
Eu poderia dar outro título, pois não me faltariam opções, contudo, eu quero abordar aqui a conclusão prática dos dois tópicos acima.
Ou seja, o resultado de uma eclesiologia e teologia distorcida é uma praxe confusa e antibíblica.
Portanto, vejamos algumas praxes neopentecostais cuja natureza são incoerentes com o ensino bíblico.
3.a. A prática MÍSTICA neopentecostal
Misticismo é o conjunto de normas e práticas que tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus.
O problema é que quase sempre, os místicos são induzidos a prescindir da Bíblia e se basear apenas em suas experiências.
Este é um dos grandes problemas dos neopentecostais, pois eles colocam suas experiências acima da Bíblia e dão a ela uma interpretação particular fora dos recursos hermenêuticos.
O Misticismo neopentecostalista é a mistura de figuras, objetos e símbolos para representarem coisas espirituais.
Eles tomam figuras do Antigo e Novo Testamento e as espiritualizam, transformando-as em "proteções" semelhantes às usadas pelas magias pagãs.
E deste ato aparecem crentes com fitinhas no braço, com medalhas de símbolos bíblicos, ungindo portas e janelas com azeite, colocando sal ao redor da casa para impedir a entrada de maus espíritos; outros bebem copos de água abençoada, usam óleos consagrados em Jerusalém, guardam gravetos que misteriosamente aparecem brilhando nos montes, ungem roupas para libertar as pessoas e etc.
Estas coisas se estabelecem como pontos de contato e não passam de artifícios que roubam o lugar da fé e da eficácia da obra de Cristo.
Este tipo de prática é rejeitado tantos pelos Pentecostais como pelas Igrejas Históricas, visto ser uma doutrina pagã que visa estabelecer por meio de objetos, um ponto de contato entre Deus e o homem.
O ponto de contato dos verdadeiros cristãos é a fé em Jesus, pois Ele é o único mediador entre Deus e o homem.
As magias pagãs estabelecem como pontos de contatos objetos tais como amuletos, talismãs, patuás, cristais, pedras e coisas para "proteção".
Estes ensinos, anulam a obra de Cristo criando um novo meio de justificação ou arranjando um amuleto de fé para as pessoas se apoiarem.
O problema é que tais pessoas acabam baseando sua fé em objetos assim como fez Gideão (Jz 8.27).
A questão não é se Jesus ou apóstolos usou nalgumas vez algum objeto em suas ministrações, mas no que isto pode implicar.
Basicamente, a cosmologia brasileira é sincretizado pelo cristianismo europeu, pelo animismo (NOTA 12) dos índios e pelo fetichismo (NOTA 13) dos africanos.
O animismo prega que existe uma alma ou poder, a permear cada objeto.
E o fetichismo manifesta-se na cultuação, veneração ou uso religioso de um objeto que representa uma pessoa, coisa, divindade ou ritual.
Estas práticas pagãs não possuem um relação muito intima com os pontos de contato (NOTA 14) ?
Entretanto, a igreja não tem que imitar ao mundo; e o animismo é a base para a idolatria.
3.b. A prática LEGALISTA e LIBERAL do neopentecostalismo:
Ou eles são legalistas (NOTA 15) ou liberais, e poucos deles são equilibrados.
Os legalistas enfatizam, sobretudo, a observância dos usos e costumes como um processo de santificação e preparação para a salvação.
Outros já não se importam com mudança de vida, preocupam-se apenas com prosperidade, saúde e felicidade neste mundo.
Estes últimos vivem uma espécie de "evangelho hedonista (NOTA 16)" que enfatiza apenas o prazer como o fim último da vida.
Os primeiros, os legalistas, desenvolvem o "evangelho ascético (NOTA 17)" que opta pela "mortificação da carne", isolamento social e confinamento espiritual como um tipo de disciplina pessoal.
Só um entendimento correto da doutrina da graça de Deus, poderia conduzir estas pessoas a uma coerência bíblica e, conseqüentemente, a uma prática religiosa sadia.
Enfim, existem ainda muitos pontos discutíveis do neopentecostalismo que aqui não apresentamos.
No entanto, esta abordagem dará a você uma visão geral do movimento.
É bom lembrar que nossa exposição não é contra os crentes neopentecostais, mas contra o sistema neo-pentecostal.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.