domingo, dezembro 04, 2011

QUESTIONÁRIO DOUTRINAS 02 – DEUS.

AVALIAÇÃO..

1. As Sagradas Escrituras não procuram demonstrar formalmente a existência de Deus. Por quê?
R: Porque em todas as partes da Bíblia sub-entende-se a Sua existência.

2. Por que procuramos provar a existência de Deus?
R: Para convencer os que genuinamente buscam a Deus.
Para fortalecer a fé daqueles que já crêem.
Para enriquecer nosso conhecimento acêrca de Deus. 

3. Mencionar três fontes ou esferas das quais podemos deduzir a existência de Deus.
R: Na criação, na natureza e na história humana.

4. Indicar cinco provas da existência de Deus nesses três pontos.
R: O universo deve ter uma Primeira Causa o Criador. (Argumento cosmológico).
O designo do universo assinala a uma Mente Suprema. (Argumento teológico).
A natureza do homem, com seus impulsos e Suas aspirações, assinala a existência de um Governador pessoal. (Argumento antropológico).
A história humana dá evidêcias duma providência que governa sobre tudo. (Argumento histórico).
A crença é universal. (Argumento do consentimento comum).

5.  Mostrar de que maneira o universo demonstra a existência de Deus.
R: Através das Galáxias na Via Láctea, as Estrelas o Sol e todo o  seu Sistema Planetário. Entendemos então que o universo deve ter tido uma primeira Causa, ou um Criador, DEUS.

6. De que maneira o desígnio e a beleza do universo demonstram a existência de Deus?
R: Através da sua Arquitetura, o universo é obra de um Arquiteto dotado de inteligência suficiente para explicar Sua obra.

7. De que maneira a natureza do homem, por meio da consciência, demonstra a existência de Deus?
R: Através da sua natureza moral e todos os aspectos da sua natureza testificam da existência de Deus.

8. Demonstrar como a atuação divina na história humana prova a existência de Deus?
R: O surgimento, o poder e o declínio das NAÇÕES como Babilônia e Roma provam a existência de Deus.

9. A crença universal em Deus demonstra o que?
R: Que Deus existe e o homem tem consciência disto.

10. O que é ateísmo?
R: O ateísmo é a idéia da negação absoluta de Deus, ou seja ,é um crime contra a sociedade, pois destrói o único fundamento da moral e da justiça e um crime contra o homem.

11. Dar os cinco nomes bíblicos mais comuns de Deus, e uma explicação com respeito a cada um deles.
R: ELOHIM: É o Deus Criador. Esta palavra emprega-se sempre que descritos ou implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus. Elohim é o Deus Criador. A forma plural significa a plenitude de poder e representa a Trindade.
JEOVÁ: O nome Jeová tem sua origem no verbo SER e inclui os três tempos desse verbo – passado, presente e futuro. O nome, portanto significa: Ele que era que é e que há de ser; em outras palavras, o Eterno.
EL: É usado em certas combinações: EL-ELYON (Gn 14:18-20), o “Deus altíssimo” o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses. EL-SHADDAI “o Deus que é suficiente para as necessidades do Seu povo”. Êx 6.3. EL-OLAM “o eterno Deus Gn 21:33.
ADONAI: Significa literalmente “Senhor” ou “Mestre” e da à idéia de governo e domínio; Êx 23:17; Is 10:16,33. Ele exige a lealdade do Seu povo.
PAI: Emprega-se tanto no Antigo como no Novo Testamento. Em significado mais amplo o nome descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem, de maneira que, no sentido criativo, todos podem considera-se geração de Deus At 17:28.

12. Mencionar e definir brevemente cinco crenças errôneas a respeito de Deus.
R: O AGNOSTICISMO: (expressão originada de duas palavras gregas que significam “não sabendo”) nega a capacidade humana de conhecer a Deus. “A mente finita não pode alcançar o infinito” declara o agnóstico.
O POLITEÍSMO: (o culto de muitos deuses) era característico das religiões antigas e pratica-se ainda hoje em muitas terras pagãs. Baseia-se ele sobre a idéia de que o universo é governado, não por uma força só, mas sim por muitas, de maneira que há um deus da água, um deus do fogo, um deus da montanha, um deus da guerra, etc. Foi esta a conseqüência natural do paganismo, que endeusou os objetos finitos e as forças naturais e “adoraram e serviram a criatura antes do Criador” Rm 1:25.
O PANTEÍSMO: (proveniente de duas palavras que significam “tudo é Deus) é o sistema de pensamento que identifica Deus como universo. Árvores e pedras, pássaros, terra e água, repteis e homens – todos são declarados partes de Deus, e Deus vive e expressa-Se a si mesmo através das substâncias e forças como a alma se expressa através do corpo.
O MATERIALISMO: Nega qualquer distinção entre a mente e a matéria; afirma que todas as manifestações de vida e de mente e todas as forças, são simplesmente propriedades da matéria, o homem é apenas uma máquina, são esses alguns dos pensamentos prediletos dos materialistas.
O DEISMO: Admite que haja um Deus pessoal, que criou o mundo; mas insiste em que, depois da Criação, Deus entregou o mesmo para ser governado pelas leis naturais. Em outras palavras, Ele deu corda ao mundo como quem dá corda a um relógio e o deixou sem, mais cuidado da Sua parte.

13. Que diferença existe entre os nomes de Deus e Seus atributos?
R: Os nomes de Deus expressam as qualidades do Seu ser inteiro, enquanto os Seus atributos indicam vários aspectos do Seu caráter.
14. Que significa “atributo” de Deus?
R: Aspectos do caráter de Deus revelados em Si mesmo.

15. Dar a classificação dos atributos de Deus, e o significado de cada um.
R: ATRIBUTOS SEM RELAÇÃO ENTRE SI, ou seja, o que Deus é em Si próprio, aparte da criação. Estes respondem a pergunta: Quais são as qualidades que caracterizam a Deus antes que alguma coisa existisse?
ATRIBUTOS ATIVOS, ou seja, o que Deus é em relação ao universo.
ATRIBUTOS MORAIS, ou seja, o que Deus é em relação aos seres morais por Ele criados.

16. Mencionar três atributos sem relação entre si e dê a definição de cada um.
R: DEUS È ESPÍRITO: Jo 4:24. Deus é Espírito com personalidade; Ele pensa, sente, e fala, portanto pode ter comunhão direta com Suas criaturas feitas a Sua imagem. Sendo Espírito, Deus não esta sujeito as limitações as quais sujeitam os seres humanos dotados de corpo.
DEUS É INFINITO: Isto é, não está sujeito as limitações naturais humanas. A Sua infinidade vê-se de duas maneiras: (1)  Em relação ao espaço, nenhuma parte da existência está separada da Sua presença ou de Sua energia, e nenhum ponto do espaço escapa a Sua influência 1ª Rs 8:27. (2) Em relação ao tempo, Deus é eterno; Ele existe desde a eternidade e existirá por toda a eternidade Êx 15:18; Dt 33:27; Ne 5:5; Sl 90:2; Jr 10:10; Ap 4:8-10. Sendo eterno Ele é imutável.
DEUS É ÚNICO: Dt 6:4. “Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único SENHOR”. Era esse um dos fundamentos da religião do Velho Testamento, sendo também essa a mensagem especial a um mundo que adorava a muitos deuses falsos. Êx 20:3; Dt 4:35, 39; Dt 6:4; 1ª Sm 2:2; 2ª Sm 7:22; 1ª Rs 8:60; 2ª Rs 19:15; Ne 9:6; Is 44:6-8; 1ª Tm 1:17.

17. Mencionar as duas coisas incluídas na onipotência de Deus.
R: 1ª SUA LIBERDADE e PODER para fazer tudo que esteja em harmonia com a Sua natureza “Pois para Deus nada será impossível”. Isto naturalmente não significa que Ele possa ou queira fazer alguma coisa contraria a Sua própria natureza – por Exemplo: mentir ou roubar, ou que faria alguma coisa absurda ou contraditória a Si mesmo.
2ª SEU CONTROLE E SABEDORIA sobre tudo que existe ou que pode existir. Hb 1:3; At 17:25, 28; Dn 5.23.

18. Que significa “onipresença” de Deus?
R: É a presença de Deus em todos os lugares, embora Deus esteja em todo o lugar, Ele não habita em todo o lugar. Somente ao entrar em relação pessoal com um grupo ou com um indivíduo se diz que habita com eles.

19. Que significa a palavra “onisciente”? Cite vários versículos que demonstram que Deus é Onisciente.
R: Significa ter o conhecimento de todas as coisas. Gn 18:18,19; 2ª Rs 8:10,13; 1ª Cr 28:9; Sl 94:9; Sl 139:1-16; Sl 147:4,5; Pv 15:3; Is 29:15,16; Is 40:28; Je 1:4,5; Ez 11:5; Dn 2:22,28; Am 4:13; Lc 2:19; Hb 4: 13; 1ª Pe 1:2; 1ª Jo 3:20.

20. Definir a sabedoria de Deus em relação à Sua onisciência e onipotência.
R: A sabedoria de Deus reúne a Sua onisciência e onipotência. Ele tem poder para levar a efeito Seu conhecimento de tal maneira que se realizem os melhores propósitos possíveis pelos melhores meios possíveis.

21. O que é providência?
R: É a ação da parte de Deus de organizar todas as coisas e executar a Sua vontade no curso dos eventos com a finalidade de realizar o Seu bom propósito.

22. Em que sentido a doutrina acerca de Deus ajuda e estimula a fé?
R: No sentido do conhecimento. A partir do momento que se conhece a doutrina de Deus se tem um conhecimento pleno de suas vontades para com o ser humano a qual nos estimula na fé a ter a dependência exclusiva do Senhor como Soberana em nossas vidas. Porque “sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11:6.

23. Quais são os atributos morais de Deus?
R: Deus é Santo Êx 15:11; Lv 20:26. Deus é Justo Gn 18:25. Deus é Fiel Êx 34:6; Nm 23:19. Deus é Misericordioso Tt 3:5; Lm 3:22. Deus é Amor Jo 3:16; Rm 5:5. Deus é Bom Na 1:7; Sl 145:9.

24. Que significa a “santidade” de Deus?
R: A santidade de Deus significa a Sua absoluta pureza moral; Ele não pode pecar nem tolerar o pecado.

25. De que maneira pode o homem santificar a Deus?
R: Diz-se que os homens santificam a Deus quando O honram e o reverenciam como Divino Nm 20:12; Lv 10:3; Is 8:13.

26. O que é a justiça?
R: A justiça é a santidade em ação. A justiça é a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com Suas criaturas. A justiça é obediência a uma norma reta, é conduta reta em relação a outrem.

27. Sabendo que Deus é bom e amoroso, como se explica o mal e o sofrimento no mundo?
R: Deus não é responsável pelo mal; Ele dotou o homem de livre arbítrio, o qual arbítrio Deus não violará; Ele, portanto, permite os atos maus, mas com um sábio propósito de, finalmente, dominar o mal. Deus é tão grande que pode fazer o mal cooperar para o bem.

28. Mencionar cinco maneiras em que Deus demonstrar a Sua justiça.
R: 1- Quando livra o inocente, condena o ímpio e exige que se faça justiça Is 11:3.
2- Quando perdoa o penitente Sl 51:14; 1ª Jo 1:9; Hb 6:10.
3- Quando castiga e julga o Seu povo Is 8:17; Am 3:2.
4- Quando salva o Seu povo Is 46:13; 54:13; 60:21; 61:10.
5- Quando da vitória à causa de seus servos fiéis Is 50:4-9; 2ª Pe 3:13.

29. Mencionar a obra individual e a função de cada uma das Pessoas da Trindade, explicando de que maneira as três Pessoas estão em exercício de Suas funções.
R: Deus o Pai Criador, Criou todos e tudo. Jesus Cristo o Filho o Redentor, Redime a todos que O recebem. O Espírito Santo o Santificador, Santifica a todos que recebem ao Senhor Jesus como Salvador. Os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno sentido da palavra são “um”, e, no entanto, em cada uma dessas operações divinas o Criador, mas também o Filho e o Espírito são tidos como cooperadores na mesma obra.

30. Porque era difícil definir a doutrina da Trindade?
R: Porque era difícil achar termos humanos que pudessem expressar a unidade da Divindade e ao mesmo tempo, a realidade e a distinção das Pessoas.

31. Demonstrar pelas Escrituras que o sabelionismo é um erro.
R: O sabelionismo é a doutrina do bispo Sabélio, que ensinou que Pai, Filho, e o Espírito Santo são três aspectos ou manifestações de Deus, ou seja, um Deus com nomes diferentes, a qual é um erro grave e claramente anti-bíblico, isto porque existem as distinções bíblicas entre o Pai, o Filho, e o Espírito Santo; Veja no Evangelho de João cap. 17. O Pai ama e envia o Filho, o Filho veio e voltou para o Pai; o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo; o Espírito Santo intercede junto ao Pai. Esclarecendo, nós adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor. Todavia não há três Senhores, mas um Senhor.

32. Por que o Velho Testamento não ensina clara e diretamente sobre a doutrina da Trindade?
R: O Velho Testamento não ensina clara e diretamente sobre a Trindade, e a razão é evidente, pois num mundo onde o culto de muitos deuses era comum, tornava-se necessário acentuar esta verdade em Israel, a verdade de que Deus é Um, e de que não havia outro além d’Ele. Se no principio a doutrina da Trindade fosse ensinada diretamente, poderia ter sido mal entendida e mal interpretada.

33. Onde podemos encontrar o principio da doutrina da Trindade no Velho Testamento?
R: Sempre que um hebreu pronunciava o nome de Deus (Elohim) ele estava realmente dizendo “Deuses”, pois a palavra é plural, e às vezes se usa em hebraico acompanhada de adjetivo plural (Js 24:18,19) e com verbo no plural (Gn 35:7).

34. Dar algumas referências bíblicas em que o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo são mencionados separadamente no Velho Testamento.
R: O Pai: Is 63:16; Ml 2:10. O Filho: Sl 55: 5,7; 2:6, 7,12; Pv 30:4. O Espírito Santo: Gn 1:2; Is 11:2, 3; 48:16; 63:10.

35. Quais são os dois grandes fatos que a Igreja primitiva reconheceu com respeito a Deus?
R: Que Deus é Um, e que o Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.

36. Dar algumas passagens do Novo Testamento que mencionam as três Pessoas divinas.
R: Mat 3:16,17; 28:19; Jo 14:16,17,26; 15:26; 2º Co 13:13; Gl 4:6; Ef 2:18; 2º Ts 3:5; 1º Pe 1:2; Ef 1:3,13; Hb 9:14.

37. Dar três ilustrações relativas à Trindade, tomadas respectivamente do universo físico, da personalidade do homem, e das relações humanas.
R: Do Universo Físico: Água sobre três formas: Água, Gelo e Neve. Da Personalidade do Homem: O homem é um e, no entanto, tripartido, consistindo de: Espírito, Alma e Corpo. Das Relações Humanas: Nosso governo é um, mas constituído de três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo.

DEUS VOS ABENÇOE EM CRISTO JESUS.

QUESTIONÁRIO DOUTRINAS 03 – ANJOS.

AVALIAÇÃO

01- DAR CINCO PALAVRAS QUE DESCREVAM A NATUREZA DOS ANJOS E UMA EXPLICAÇÃO DE CADA UMA.
R: Criaturas: Isto é, seres criados, foram feitos do nada pelo poder de Deus. Não conhecemos a época exata de sua criação, porém sabemos que antes que aparecesse o homem, já eles existiam, havia muito tempo, e que a rebelião daqueles sobre Satanás já se havia registrado, deixando duas classes – os anjos bons e os anjos maus. Sendo eles criaturas, recusam a adoração (Ap 19:10; 22:8,9) e ao homem, por sua parte, é proibido adorá-los. Cl 2:18.
Espíritos: Os anjos são descritos como espíritos, porque, diferentes dos homens, eles não estão limitados ás condições naturais e físicas. Aparecem a desaparecem à vontade, e movimentam-se com uma rapidez inconcebível sem usar meios naturais. Apesar de serem puramente espíritos, têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível sua presença aos sentidos do homem. Gn 19:1-3.
Imortais: Isto é, não estão sujeitos à morte. Em Lc 20:34-36, Jesus explica aos Saduceus que os santos ressuscitados serão como os anjos no sentido de que não podem mais morrer.
Numerosos: As Escrituras nos ensinam que seu número é muito grande. “Milhares de milhares O serviam, e milhões de milhões Dn 7:10. “mais de doze legiões de anjos.” Mt 26:53. “Multidão dos exércitos celestiais”. Lc 2:13. “E aos muitos milhares de anjos.” Hb 12:22. Portanto, seu Criador e Mestre é descrito como o “Senhor dos exércitos.”
Sem Sexo: Os anjos sempre descrevem como varões, porém na realidade não tem sexo, não propagam a sua espécie. Lc 20:34,35.

02- MENCIONAR SEIS CLASSES DE ANJOS E IDENTIFICAR CADA UMA.
R: O Anjo do Senhor: A maneira pela qual “O anjo do Senhor” é descrito, distingue-o de qualquer outro anjo. É lhe atribuído o poder de perdoar ou reter pecados, conforme diz o velho Testamento. “O nome de Deus está nele Êx 23:20-23. Em Êx 32:34 se diz: “Meu anjo irá adiante de ti”; em Êx 33:14 há esta variação: “Minha presença (literalmente. “meu rosto”) irá contigo para te fazer descansar.” As duas expressões são combinadas em Is 63:9 “Em toda a angústia d’eles foi ele angustiado, e o anjo da sua face os salvou.” Duas coisas importantes são ditas acerca desse anjo: primeiro, que o nome de Jeová, isto é, seu caráter revelado, está nele, segundo, que ele é o rosto de Jeová, ou melhor, o rosto de Jeová pode-se ver nele. Por isso tem o poder de salvar Is 63:9; de recusar o perdão, Êx 23:21. Veja-se também a identificação que Jacó fez do anjo com o próprio Deus. Gn 32:30; 48:16. Não se pode evitar a conclusão de que este Anjo misterioso não é outro senão o Filho de Deus, o Messias o Libertador de Israel, e o que seria o Salvador do mundo. Portanto, o Anjo do Senhor é realmente um ser incriado.
O ARCANJO: Miguel é mencionado como o arcanjo, o anjo principal. Jd 9; Ap 12:7; Vide 1ª Ts 4:16. Ele aparece como o anjo protetor da nação israelita. Dn 12:1. A maneira pela qual Gabriel é mencionado, também indica que ele é de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de Deus (Lc 1:19) e a ele são confiadas as mensagens de mais elevada importância com relação ao reino de Deus. Dn 8:16; 9:21.
ANJOS ELEITOS: São provavelmente aqueles anjos que permaneceram fiéis a Deus durante a rebelião de Satanás. 1ª Tm 5:21; Mt 25:41.
ANJOS DAS NAÇÕES: Dn 10:13,20 parece ensinar que cada nação tem seu anjo protetor, o qual se interessa pelo bem estar da mesma. Era tempo dos judeus regressarem do cativeiro (Dn 9:1,2), e Daniel se dedicou a orar e a jejuar pela sua volta. Depois de três semanas, um anjo apareceu-lhe e deu como razão da demora o fato de que o príncipe, ou anjo da Pérsia, havia se oposto à volta dos judeus. A razão talvez fosse por não desejar perder a influência dos mesmos na Pérsia. O anjo lhe disse que a sua petição para o regresso dos judeus, não tinha quem a apoiasse a não ser Miguel, o príncipe da nação hebraica. Dn 10:21. O príncipe dos gregos também não estava inclinado a favorecer a volta dos judeus. Dn 10:20. A palavra do Novo Testamento “principados” pode referi-se a esses príncipes angélicos das nações; e o termo é usado tanto para os anjos bons como para os maus. Ef 3:10; Cl 2:15; Ef 6:12.
OS QUERUBINS: Parece ser de uma classe elevada de anjos relacionados com os propósitos retributivos (Gn 3:24) e redentores (Êx 25:22) de Deus, para com o homem. Eles são descritos como tendo rostos de leão, de homem, de boi e de águia, e isto sugere que representam uma perfeição de criaturas – força de leão, inteligência de homem, rapidez de águia, e serviço semelhante ao que o boi presta. Essa composição de formas e sua aproximação de Deus asseguram que “a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção.” Rm 8:21. (V.B.).
OS SERAFINS: São mencionados em Isaías capitulo 6. Pouco sabemos acerca deles. Certo escritor crê que eles constituem a ordem mais elevada de anjos e que a característica que os distingue é um ardente amor para com Deus. A palavra serafins significa literalmente “ardentes.

03- QUE CARACTERÍSTICA TÊM OS ANJOS?
R: OBEDIENTES: Eles cumprem os seus encargos sem questionar ou vacilar.
REVERENTES: Sua atividade mais elevada é a adoração a Deus. Ne 9:6; Fl 2:9-11; Hb 1:6.
SÁBIOS: A inteligência dos anjos excede as dos homens nesta vida, porém é necessariamente finita. Os anjos não podem diretamente discernir os nossos pensamentos (1ª Rs 8:39) e os seus conhecimentos dos mistérios da graça são limitados. 1ª Pe 1:12.
MANSOS: Não obrigam ressentimentos pessoais, nem injuriam os sue opositores. 2ª Pe 2:11; Jd 9.
PODEROSOS: São magníficos em poder. Sl 103:20.
SANTOS: Sendo separados por Deus e para Deus, são “santos anjos”. Ap 14:10. 

04- QUE OBRA REALIZAM?
R: AGENTES DE DEUS: São mencionados como os executores de Deus. Gn 3:24; Nm 22:22-27; Mt 13:39, 41:49, 16:27, 24:31; Mc 13:27; Gn 19:1; 2ª Sm 24:16; 2ª Rs 19:35; At 12:23.
MENSAGEIROS DE DEUS: (Anjo significa literalmente “mensageiro”.) Por meio dos anjos Deus envia: 
(1) Anunciações, Lc 1:11-20; Mt 1:20,21. 
(2) Advertências, Mt 2:13; Hb 2:2. 
(3) Instrução, Mt 28:2-6; At 10:3; Dn 4:13-17.
(4) Encorajamento, At 27:23; Gn 28:12.
(5) Revelação, At 7:53; Gl 3:19; Hb 2:2; Dn 9:21-27; Ap 1:1.
SERVOS DE DEUS: “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Hb 1:14. Os anjos são enviados para sustentar (Mt 4:11; Lc 22:43; 1ª Rs 19:5); para preservar (Gn 16:7, 24:7, 91:11; Is 63:9; Dn 6:22; Gn 48:16; Mt 26:53); para interceder (Zc 1:12; Ap 8:3,4); para servir aos justos depois da morte. Lc 16:22.
OBS: Lendo os versículos acima à luz das palavras do nosso senhor em Mt 18:10, alguns formaram a doutrina de “Anjos Protetores”, a qual ensina que cada crente tem um anjo especial designado para guardá-lo e protegê-lo durante a vida. Eles afirmam que as palavras em atos 12:15 implicam em que os cristãos primitivos entenderam dessa maneira as palavras do Senhor. Não podemos ser dogmáticos sobre o assunto, entretanto, as promessas de ajuda por parte dos anjos são suficientemente numerosas e claras para proverem uma fonte de ânimo para todos os cristãos.

05- ESCREVER SOBRE A ORIGEM DE SATANÁS.
R: Leia Is 14:12-15; Ez 28:12-19A concepção popular de um Diabo equipado com chifres, pés de cabra, e de aparência horrível, teve sua origem na mitologia pagã, e não na Bíblia. De acordo com as Escrituras, Satanás era originalmente Lúcifer (literalmente “o que leva a luz”), o mais glorioso dos anjos. Mas ele orgulhosamente aspirou a ser “como o Altíssimo” e caiu na “condenação do Diabo” 1ª Tm 3:6. Notemos como o frustrado orgulho e ambição ainda o consomem, a ponto de desejar ser adorado (Mt 4:9) como “deus deste mundo” (2ª Co 4:4) uma ambição que temporariamente será satisfeita quando ele encarnar o Anticristo. Ap 13:4. Como castigo por sua maldade, Satanás foi lançado fora do céu, juntamente com um grupo de anjos que ele havia alistado em sua rebelião. Mt 25:41; Ap 12:7; Ef 2:2; Mt 12:24. Ele procurou ganhar Eva como sua aliada, porém, Deus frustrou o plano e disse: “Porei inimizade entre ti e a mulher”. Gn 3:15. 

06- DAR OS SEIS TÍTULOS OU NOMES PELOS QUAIS SATANÁS É CONHECIDO.
R: SATANÁS: Literalmente significa “adversário” e descreve seus intentos maliciosos e persistentes de obstruir os propósitos de Deus.
DIABO: Significa literalmente “caluniador”. Satanás é chamado assim, porque calunia tanto a Deus (Gn 3:2,4,5) como ao homem. Ap 12:10; Jó 1:9; Zc 3:1,2; Lc 22:31.
“DESTRUIDOR”: É o sentido da palavra “Apollyon” (Grego), “Abddon” (Hebraico) Ap 9:11. Cheio de ódio contra o Criador e Suas obras, o Diabo desejava estabelecer-se a si mesmo como o deus da destruição.
SERPENTE: “Essa antiga serpente, chamada o Diabo” (Ap 12:9) nos faz lembrar aquele que, na antiguidade, usou uma serpente como seu agente para ocasionar a queda do homem.
TENTADOR: Mt 4:3. “Tentar” significa literalmente provar ou testar, e o termo é usado também com relação aos tratados de Deus. Gn 22:1. Mas, enquanto Deus põe a prova os homens para seu próprio bem – para purificar e desenvolver o seu caráter – Satanás tenta-os com o propósito malicioso de destruí-los. 
PRÍNCIPE E DEUS DESTE MUNDO: Jo 12:31; 2ª Co 4:4. Esses títulos sugerem sua influência sobre a sociedade organizada fora ou a parte da influência da vontade de Deus. “Todo o mundo está no Maligno” (no poder do Maligno (Jo 5:19), e está influenciado por ele. 1ª Jo 2:16. As Escrituras descrevem o mundo como sendo qual vasto conjunto de atividades humanas, cuja trilogia se resume nestas palavras: fama, prazer e bens. A esses três objetivos tudo esta subordinado.

07- MENCIONAR ALGUMAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE MOSTRAM SATANÁS COMO “ADVERSÁRIO” OPERANDO CONTRA O MESSIAS E A IGREJA.
R: Satanás o adversário manifestou oposição nas suas tentativas de impedir o plano de Deus ao procurar destruir a linhagem escolhida da qual viria o Messias – atividade predita em Gn 3:15. E deste o princípio, ele tem persistido nesta luta. Caim, o primeiro filho de Eva, “era do Maligno e matou a seu irmão”. 1ª Jo 3:12. Deus deu a Eva outro filho, Sete, que veio a ser a semente escolhida da qual procederia o Libertador do mundo. Mas o veneno da serpente ainda estava surtindo efeito na raça humana, e, no transcurso do tempo a linhagem de Sete cedeu às más influências e se deteriorou. O resultado foi à impiedade universal da qual resultou o Dilúvio. O plano de Deus não obstante, não foi frustrado porque havia pelo menos uma pessoa justa. Dessa maneira fracassou o propósito de Satanás de destruir a raça humana e de impedir o plano de Deus. Satanás e descrito com procurando destruir a Igreja, de duas maneiras: primeiro interiormente, pela introdução de falsos ensinos (1ª Tm 4:1, vide Mt 13:38,39), e exteriormente pela perseguição. Ap 2:10. Assim foi verdade em Israel, a igreja de Deus do antigo Testamento. A adoração do bezerro de ouro no princípio de sua vida nacional é um caso típico que constantemente ocorreu através de toda a sua história, e no livro de Ester temos o exemplo de um esforço feito para destruir o povo escolhido. Mas o povo escolhido de Deus tem sobrevivido tanto à corrupção da idolatria, quanto à fúria do perseguidor, e isso por causa da graça divina que sempre tem preservado um restante fiel. Quando se cumpriu o tempo, o Redentor veio ao mundo e o malvado Herodes planejou matá-lo, porém, mais uma vez Deus prevaleceu e o plano de Satanás fracassou. No deserto Satanás procurou opor-se ao Ungido de Deus e desviá-lo de Sua missão salvadora, porém foi derrotado, e seu Conquistador “andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos do Diabo.” Este conflito secular chegará ao seu clímax, quando Satanás se encarnar no Anti-Cristo e for destruído na ocasião da vida de Cristo.

08- DESCREVER A NATUREZA E A ESFERA DAS ATIVIDADES CONTRA NÓS?
R: Perturbar a obra de Deus (1ª Ts 2:18), opor-se ao Evangelho (Mt 13:19; 2ª Co 4:4), dominar, enganar e laçar os ímpios (Lc 22:3; 2ª Co 4:4; Ap 20:7,8; 1ª Tm 3:7). Ele aflige (Jó 1:12) e tenta (1ª Ts 3:5) os santos. Ele é descrito como presunçoso (Mt $:4,5), orgulhoso (1ª Tm 3:6), poderoso (Ef 2:2), maligno (Jó 2:4), astuto (Gn 3:1 e 2ª Co 11:3), enganador (Ef 6:11), feroz e cruel (1ª Pe 5:8). O Diabo não limita sua esfera de atividades aos ímpios e depravados. Muitas vezes age nos círculos mais elevados como “um anjo de luz” 2ª Co 11:4. Deveras, ate assisti às reuniões religiosas, o que é indicando no seu ajuntamento dos anjos (Jó capitulo 1), e pelo uso dos termos: “doutrinas de demônios” (1ª Tm 4:1) e a “sinagoga de Satanás” Ap 2:9. Frequentemente seus agentes se fazem passar como ministros de justiça (2ª Co 11:15). A razão que o leva a frequentar as reuniões religiosas é o seu malicioso intento de destruir a igreja, porque ele sabe que uma vez perdendo o sal da terra o seu sabor, o homem tornar-se uma vitima nas suas mãos inescrupulosas.
09- COM QUE MOTIVO REALIZA SATANÁS SUAS ATIVIDADES CONTRA NÓS?
R: “Ele aborrece a imagem de Deus em nós. Odeia até mesmo a natureza humana que possuímos, com a qual se revestiu o Filho de Deus. Odeia a glória externa de Deus para a promoção da qual temos sido criados e pela a qual alcançaremos a nossa própria felicidade eterna. Ele odeia a própria felicidade, para a qual estamos destinados, porque ele mesmo a perdeu para sempre. Ele tem odeio de nós por mil razões e de nós tem inveja.”

10- QUE RESTRIÇÕES COLOCOU DEUS SOBRE AS ATIVIDADES DE SATANÁS?
R: Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exagerar o seu poder. Para aqueles que creem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado. (Jo 12:31), e é forte somente para aqueles que cedem à tentação. Apesar da sua fúria rugidora ele é um covarde, pois Tiago disse: “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós.” Tg 4:7. Ele tem poder porém limitado. Não pode tentar (Mt 4:1), afligir (Jo 1:16), matar (Jó 2:6); Hb 2:14), nem tocar no crente sem a permissão de Deus.

11- ESCREVER SOBRE A CARREIRA DE SATANÁS, DESDE A SUA ORIGEM ATÉ O SEU JULGAMENTO FINAL.
R: Desde o principio Deus predisse e decretou a derrota daquele que havia causado a queda do homem (Gn 3:15), e o castigo da serpente ate do pó da terra foi um vislumbre profético da degradação e derrota final dessa “velha serpente, o Diabo”. A carreira de Satanás está em descendência sempre. No princípio foi expulso do céu; durante a tribulação será lançado da esfera celeste à terra (Ap 12:9); durante o Milênio será aprisionado, e depois de mil anos, será lançado ao lago de fogo, Ap 20:10. Dessa maneira a Palavra de Deus assegura a derrota final do mal.

12- QUAIS SÃO AS DUAS CLASSES EM QUE SE DIVIDEM OS ESPÍRITOS MAUS?
R: Anjos decaídos e os Demônios.

13- ESCREVER O QUE SABE A RESPEITO DOS ANJOS DECAÍDOS E DA SUA HABITAÇÃO.
R: Os anjos foram criados perfeitos e sem pecados, e, como o homem, foram dotados de livre escolha. Sob a direção de Satanás, muitos pecaram e foram lançados fora do céu, Jo 8:44; 2ª Pe 2:4; Jd 6. Om pecado, no qual ele cairam, foi o orgulho. Alguns tem pensado que a ocasião da rebelião dos anjos foi a revelação da futura encarnação do Filho de Deus e da obrigação de eles O adorarem. Segundo as Escrituras, os anjos maus passam parte do tempo no inferno (2ª Pe 2:4) e parte no mundo, especialmente nos ares que nos rodeiam, Jo 12:31; 14:30; 2ª Co 4:4; Ap 12:4, 7-9.

14- DE QUE MANEIRA ADQUIRIRAM PODER SOBRE O HOMEM? COMO FOI QUEBRADO ESSE PODER?
R: Enganando os homens por meio do pecado, exercem grande poder sobre eles (2ª Co 4:3,4; Ef 2:2; 6:11,12); este poder, não obstante, esta aniquililado para aqueles que são fiéis a Cristo, pela redenção que Ele consumou, Ap 5:9; 7:13,14.

15- HÁ REDENÇÃO PARA ELES? QUAL O SEU DESTINO FINAL?
R: Não. Os anjos não são contemplados no plano da redenção (1ª Pe 1:12). No inferno o eterno castigo dos anjos maus, Mt 25:41.

16- COMO OS EVANGELHOS DESCREVEM OS DEMÔNIOS?
R: As escrituras dão claro testemunho da sua existência real e de sua operação, Mt 12:26,27. Nos evangelhos aparecem como espíritos maus desprovidos de corpos, que entram nas pessoas, das quais se diz que tem demônio. Em alguns casos mais de um demônio faz morada na mesma vítima, Mc 16:9; Lc 8:2.

17- QUAIS OS EFEITOS DA SUA HABITAÇÃO NOS SERES HUMANOS?
R: Os efeitos desta possessão se evidenciam por loucura, epilepsia e outras enfermidades, associadas principalmente com o sistema mental e nervoso, Mt 9:33; 12:22; Mc 5:4,5.

18- DESCREVER A ALTERAÇÃO DE PERSONALIDADE DUMA PESSOA POSSESSA DE DEMÔNIOS.
R: O indivíduo sob a influência de um demônio, não é senhor de si mesmo; o espírito mau fala por seus lábios ou o emudece à sua vontade; leva-o aonde quer e geralmente o usa como um instrumento, revestido-o às vezes de uma força sobrenatural.

19- QUAL O MOTIVO QUE INFLUI NOS DEMÔNIOS A FIM DE APODERAREM-SE DO CORPO HUMANO?
R: “A Bíblia ensina claramente que em todas as relações de Satanás com a raça humana, tem por objetivo enganar e arruinar, afastando a nossa mente de Deus e induzindo-nos a infringir Suas leis, e trazer sobre nós o Seu desagrado. Esses objetivos são conseguidos por meio da possessão de demônios.

20- ESTABELEÇA ALGUNS PARALELOS ENTRE A POSSESSÃO DE DEMÔNIOS E A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
R: (1). A possessão de demônios significa a introdução de uma nova personalidade no ser da vitima, tornando-a em um sentido uma nova criatura. Note como o gadareno endemoniado (Mt 8:29) falava e se portava como que controlado por outra personalidade. Aquele que é controlado por Deus tem uma personalidade divina habitando nele, Jo 14:23.
(2). As elocuções inspiradas pelo demônio são imitações satânicas daquelas inspiradas pelo Espírito Santo .
(3). Já se observaram casos em pessoas que se rende conscientemente ao poder do demônio, muitas vezes recebe um dom estranho, de forma que pode ler a sorte, ser médium, etc. O Dr. Nevius escreve: “ Nesse estado, o endemoniado desenvolve certas habilidades psíquicas e se dispõe a ser usado. Ele é o escravo voluntário, treinado e acostumado com o demônio.” Frequentemente os endemoninhados manifestam uma força extraordinária e sobre-humana – uma imitação satânica do poder do Espírito Santo.
O Senhor Jesus veio ao mundo para resgatar o povo do poder dos espíritos maus e pô-lo sob o controle do Espírito de Deus.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

QUAL É O ASSUNTO DA BÍBLIA?

A BÍBLIA

Embora a Bíblia contenha sessenta e seis livros, ela tem um assunto central. Cristo é o grande assunto da Bíblia. O velho testamento possui muitas previsões ou profecias a respeito de Cristo. O novo testamento nos fala de sua vinda como salvador. Cristo está oculto no velho testamento e revelado no novo testamento. Também fala de sua morte, sepultamento e ascensão aos céus. Termina revelando os eventos futuros que acontecerão no planeta terra. Jesus Cristo reinará na terra por 1000 anos. Então, haverá um julgamento final chamado “O juízo do grande trono branco”. Finalmente, “um novo céu e uma nova terra” serão estabelecidos. A Bíblia nos apresenta no plano das eras, desde a criação até a nova criação. Apocalipse 21e 22.

Fonte: O QUE A BÍBLIA ENSINA?

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.