quarta-feira, novembro 16, 2011

JEREMIAS O PROFETA DA CORAGEM

JEREMIAS

Poderíamos chamar Jeremias “o profeta da coragem”. Desde a sua chamada para o ministério até sua morte como mártir, nenhum profeta do Velho Testamento mostrou tanta coragem diante da opressão e sofrimento. Esse profeta sofreu muito fisicamente. Muitas vezes quase chegou ao ponto de perder a própria vida. O povo tentou matá-lo, os sacerdotes o espancaram e os reis o aprisionaram. Por fim experimentou a morte.
Socialmente, Jeremias padeceu como cidadão desprestigiado. Foi considerado como traidor, por pregar o julgamento divino do seu povo e a sua submissão à Babilônia. Sua família tinha vergonha dele e até tentou máta-lo.
Emocionalmente Jeremias enfrentou contendas, profunda depressão e incertezas. Três vezes ele quase abandonou o ministério; chegando ao ponto de protestar contra Deus.
Acima de tudo, ele suportou a tristeza, sabendo do infeliz destino de sua nação, duas décadas antes de ocorrer o cativeiro.
Cada uma das profecias de julgamento eram saturadas de lágrimas. Quando finalmente, deu-se a queda de Jerusalém, ele confessou que sua dor era insuportável.
Para resistir tantas provações, Jeremias teria que ser um homem forte. Suportou tudo, não por própria força, mas ajudado pelo Espírito Santo.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.