quinta-feira, setembro 01, 2011

EXERCÍCIO DE TEOLOGIA 9.

EXERCÍCIO DE TEOLOGIA 9

116) O QUE É ARQUEOLOGIA BÍBLICA?
R: A arqueologia bíblica é uma ciência social que faz parte da arqueologia especializada em estudos dos restos materiais relacionados direta ou indiretamente com os relatos bíblicos e com a história das religiões judaico-cristãs. A região mais estudada pela arqueologia bíblica, na perspectiva ocidental, é a denominada Terra Santa, localizada no Médio Oriente.

117) QUAIS CINCO REIS BÍBLICOS QUE FORAM ESCRITOS NA HISTÓRIA GERAL?
R: Rei Saul
Rei Davi
Rei Salomão
Rei Asa
Rei Josias.

118) QUAIS CINCO REIS DA HISTÓRIA GERAL QUE FORAM ESCRITOS NA BÍBLIA?
R: Alexandre o grande Dn 7.6; 8.4-7.
Nero ou César At 25.11.
Herodes Mt 14. 1-12.
Nabucodonosor 25. 1-22.
Dário Dn 5.31.

119) QUAIS OS NOMES DOS HERÓIS DA BÍBLIA QUE SUAS SEPULTURAS AINDA EXISTEM?
R: Davi, Salomão, Uzias se encontra na antiga cidade de Jesus Jerusalém. Sara, Abrão, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó, Localizados abaixo de haram el-Kalil Mesquita Muçulmana.

120) ONDE SE SITUAVA O MONTE DE ARARATE QUE POUSOU A ARCA?
R: Numa terra montanhosa ao norte da mesopotâmia, na região da antiga Armênia que hoje esta localizada na Turquia.

121) O QUE VOCÊ ENTENDE POR HERMENÊUTICA?
R: Hermenêutica é um ramo da filosofia que se debate com a compreensão humana e a interpretação de textos escritos. A palavra deriva do nome do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano.

122) PORQUE O BRASIL FICOU SÉCULOS PREJUDICADOS NO ESTUDO DA HERMENÊUTICA?
R: Porque o Brasil veio de cultura portuguesa onde a religião predominante era o catolicismo, que por sua vez não tinha interesse nenhum que o povo conhecesse ou tivesse compreensão humana e interpretação de textos escritos, que para os mesmos seria de todo o seu interesse que o povo não tivesse conhecimento para esta sobre seus controles.

123) QUAIS AS PRINCIPAIS LEIS DA HERMENÊUTICA?
R: A LEI DA REVELAÇÃO
A LEI DA SUBMISSÃO
A LEI DO SENTIDO COMUM
A LEI DO USO COMUM
A LEI DA LINGUAGEM
A LEI DO CONTEXTO
A LEI DA REFERÊNCIA PARALELA
A LEI DO DESTINATÁRIO
A LEI DA PRIMEIRA MENÇÃO
A LEI DA ANALOGIA DA FÉ
A LEI DA DUPLA REFERÊNCIA
A LEI DO DISPENSACIONALISMO
A LEI DA NUMEROLOGIA DAS ESCRITURAS
A LEI DA PRATICABILIDADE
A LEI DA REVELAÇÃO PROGRESSIVA

124) QUAL O PARALELO DA LEI DO USO COMUM COM A LEI DA LINGUAGEM?
R: Lei do uso comum: O que se quer dizer com essa lei é que onde certa palavra é usada nas Escrituras, podemos aprender mais acerca do seu significado observando como é comumente usada.
Lei da Linguagem: Essa lei bem que poderia ter o título de "A Lei da Estrutura Gramatical", pois ela tem relação com as formas e estruturas das palavras e seu arranjo normal em frases e orações. Portanto, com essa lei nossa intenção é considerar a importância que diferentes tempos, modo verbal, número, voz, etc., têm na interpretação apropriada das Escrituras, e principalmente nas línguas da Inspiração.
Paralelo: As duas leis buscam interpretação lógica da palavra.

125) EXPLIQUE A LEI DA REFERÊNCIA PARALELA?
R: Essa Lei está relacionada, até certo ponto, com a lei do uso comum, mas não é de forma alguma a mesma. O uso comum tem relação com as outras vezes em que a mesma palavra ou frase aparece, enquanto essa lei tem a ver com termos diferentes, mas que se relacionam com o mesmo assunto. A palavra “paralela" significa lado a lado, e assim essa lei lida com o agrupamento de todas as passagens que se relacionam com determinado assunto, quer elas usem a mesma terminologia ou não. Ao estudar um assunto utilizando o uso comum, precisamos de uma Concordância, uma boa ferramenta, para mostrar onde os mesmos termos aparecem em outros lugares das Escrituras. Mas ao aplicar a lei da referência paralela, precisamos de uma outra ferramenta: o Livro de Tópicos ou de Assuntos. Esta ferramenta tem um índice temático, ou seja, uma lista de temas relacionados agrupados pelos seus diversos tópicos.

126) O QUE É LEI DA ANALOGIA DA FÉ?
R: A Lei da Analogia da Fé requer que toda interpretação que é aplicada a alguma palavra, versículo ou doutrina das Escrituras esteja em harmonia com o corpo geral da verdade em todo o restante das Escrituras.

127) O QUE SIGNIFICA DISPENSAÇÃO?
R: A palavra "dispensação" deriva-se de um termo latino que significa "administração" ou "gerência", e se refere ao método divino de lidar com a humanidade e de administrar a verdade em diferentes períodos de tempo.

128) QUAIS OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS 3, 6, 7 e 9?
R: O número TRÊS é o número da manifestação, é também o número da ressurreição.
O número SEIS é o número do homem nas Escrituras, pois o homem foi criado no sexto dia da semana da criação, Gn 1:26-31.
O número SETE é o número da perfeição divina, pois no sétimo dia Deus descansou de todas as Suas obras, Gênesis 2:2.
O número NOVE não é tão proeminente em linguagem simbólica como alguns dos números precedentes, e conseqüentemente, não é tão fácil determinar seu sentido, E. W. Bullinger diz sobre esse número: “O número nove é um número muitíssimo extraordinário em muitos ·aspectos. NOVE é, pois, o número da finalização ou juízo”.

129) PORQUE OS ESTUDOS DA HERMENÊUTICA BÌBLICA SÃO IMPORTANTES PARA OS NOSSOS DIAS?
R: O próprio Pedro admitiu que há textos difíceis de entender: "os quais os indoutos e inconstantes torcem por sua própria perdição" (2ª Pd 3:15 e 16). A arma principal do soldado cristão é a Escritura, e se desconhece o seu valor ou ignora o seu legítimo uso, que soldado será? (2ª Tm 2:15). As circunstâncias variadas que concorreram na produção do maravilhoso livro exigem do expositor que o seu estudo seja meticuloso, cuidadoso e sempre científico, conforme os princípios hermenêuticos.

OBS: NEM TODAS AS QUESTÕES ESTÃO CORRETAS É PRECISO CONFIRMA-LAS.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.