sexta-feira, dezembro 30, 2011

FELIZ ANO NOVO DE 2012.

DESEJO A VOCÊ SÓ VITÓRIAS EM 2012.

DESEJO A TI; QUE O ANO DE 2012, SEJA O ANO EM QUE O SENHOR JESUS CRISTO O NOSSO SENHOR POSSA REINA EM TEU CORAÇÃO E VOCÊ VENHA A FAZER PARTE DA IGREJA QUE VAI MORAR NA NOVA JERUSALÉM QUE DEUS PREPAROU PARA OS QUE O AMAM. A TODOS MEUS AMIGOS, IRMÃOS E VISITANTES UM ANO ABENÇOADO EM CRISTO JESUS O SALVADOR DA HUMANIDADE, SEJA FELIZ O SENHOR JESUS CRISTO TE AMA.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, dezembro 26, 2011

CRONOLOGIA

Cronologias

Ciência que se ocupa em fixar as datas relacionadas com os acontecimentos históricos. Nos evangelhos, as referências cronológicas costumam estar relacionadas com acontecimentos ou períodos históricos conhecidos (Lc 3:1). Os marcos cronológicos da vida de Jesus são relativamente fáceis de serem fixados. Mateus coloca seu. nascimento antes da morte de *Herodes (4 a.C.) e Lucas relaciona-o com o *censo de Quirino (talvez 7 ou 8 a.C., embora haja controvérsia sobre a questão). O início de seu ministério público está relacionado com o de João Batista, no ano quinze de Tibério (finais de 27). Com referência à sua morte, sabemos que aconteceu quando *Caifás e *Pilatos exerciam suas funções, sendo que 14-15 de nisã era uma sexta-feira. Isso obriga a situá-la nos anos 29, 30, 31, 33 e 34. 30 (7 de abril) e 33 (3 de abril) são as datas que contam com maior número de defensores.

Fonte: Dicionário de Jesus e Evangelhos.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, dezembro 19, 2011

A SEGUNDA VINDA DE JESUS.

Jesus Cristo Está Voltando!

Jesus prometeu aos Seus discípulos que Ele regressaria de novo. A Bíblia diz em João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” 

Os anjos prometeram que Jesus viria de novo. A Bíblia diz em Atos 1:10-11 “Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” 

Como regressará Jesus? A Bíblia diz em Lucas 21:27 “Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.” 

Quantos o verão quando Ele vier? A Bíblia diz em Apocalipse 1:7 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” 

Que veremos e ouviremos quando Ele voltar? A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” 

Quão visível vai ser a Sua Vinda? A Bíblia diz em Mateus 24:27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” 

Como nos preveniu Jesus para que não sejamos enganados sobre a Sua Segunda Vinda? A Bíblia diz em Mateus 24:23-26 “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.” 

Alguém sabe a hora exata da Sua vinda? A Bíblia diz em Mateus 24:36 “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.” 

Sabendo quão humano é adiar tudo, que nos diz Cristo que devemos fazer? A Bíblia diz em Mateus 24:42 “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” 

Como nos preveniu Jesus para que não sejamos surpreendidos por este acontecimento? A Bíblia diz em Lucas 21:34-36 “Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.” 

Porquê que Jesus está demorando tanto? A Bíblia diz em 2 Pedro 3:8-9 “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” 

Enquanto esperamos por Jesus, como devemos viver a nossa vida? A Bíblia diz em Tito 2:11-14 “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.” 

Como estará o mundo quando Jesus regressar? A Bíblia diz em Mateus 24:37-39 “Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.” 

Será a Vinda de Cristo uma altura para recompensas? A Bíblia diz em Mateus 16:27 “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” A Bíblia diz em Apocalipse 22:12 “Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.” 
Porquê Jesus regressará? A Bíblia diz em Hebreus 9:28 “Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”


Na Segunda Vinda de Cristo, finalmente teremos a completa realidade da nossa salvação. A Bíblia diz em 1 Coríntios 1:7-8 “De maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.”

FONTE: Desconhecida.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

sexta-feira, dezembro 16, 2011

CASTIDADE



Abstenção das relações sexuais por motivos espirituais. Implica a limitação do sexo no matrimônio ou a sua total renúncia por tempo determinado ou indefinido. O judaísmo do tempo de Jesus considerava que o único canal apropriado para as relações sexuais era o *matrimônio, e afirmava que a proibição de uma conduta sexualmente imoral fazia parte não somente do ensinamento da *Torá, mas também dos mandamentos de Noé que a impunham a todos os povos. Também mantinha normas de castidade relacionadas com *jejuns concretos, *festas e *guerras. A abstenção perpétua das relações sexuais não era habitual, embora historicamente houvesse algum caso excepcional, como o dos sectários de Qumrán.
O cristianismo é herdeiro desse conceito, e Jesus (que, evidentemente, não contraiu matrimônio), em harmonia com o pensamento judeu de sua época, reprovou também o olhar ou o pensamento luxurioso (Mt 5,27-30). Da mesma
forma, elogiou os que renunciavam totalmente às relações sexuais por causa do *Reino de Deus (Mt 19:12), considerando-os possuidores de um dom específico não alcançado por todos.

Fonte: Dicionário de Jesus e os Evangelhos.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

CIRCUNCISÃO

CIRCUNCISÃO


Operação cirúrgica para remover o prepúcio, pele que cobre a glande do membro viril. A prática de caráter mágico de iniciação ao matrimônio, conhecida por muitos povos antigos, existe ainda hoje em tribos primitivas da África, América e Austrália. Os israelitas aprenderam a circuncisão dos egípcios. O uso da circuncisão não é simples prática higiênica (como a operação de fimose), mas um rito de puberdade que marca o início da idade viril. Em Israel a circuncisão se fazia já no oitavo dia do nascimento (Lc 1:59; 2:21); a partir do exílio, foi considerada um sinal da aliança (Gn 17:3-14), um rito de inserção no povo eleito (Ex 4:24-26; 1ª Mc 1:15 e notas). Os profetas mostram ser mais importante do que a marca da carne a “circuncisão do coração”(Dt 10:16; 30:6; Jr 4:4; 9:25), que consiste na remoção dos obstáculos postos pelo homem em sua relação com Deus (Rm 2:29; 4:3.9.22; Cl 2:11).


Fonte: Dicionário Bíblico.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

CATIVEIRO

EXILADOS

Houve dois cativeiros ou exílios na história do povo eleito. Em 722 aC foi deportada para a Assíria a população do reino do Norte, invadido e destruído pelos assírios (2ª Rs 17). Em 587 a.C foi deportada para a Babilônia boa parte da população do reino do Sul, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém (2ª Rs 25). Durante o cativeiro da Babilônia os exilados foram confortados pelas palavras do profeta Ezequiel e de um profeta anônimo (Is 40–55).
Eles reavivaram as esperanças de um retorno à pátria, o que aconteceu com o edito de Ciro (538 a.C), o rei dos persas, que conquistou a Babilônia (Ed 1:1-4). A dura provação do exílio contribuiu para uma profunda revisão das crenças e renovação espiritual de Israel. O
cativeiro da Babilônia é o símbolo do homem decaído e libertado pela graça de Jesus Cristo (Hb 2:14s).

Fonte: Dicionario Bíblico.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

EXERCÍCIO DE TEOLOGIA 15.

EXERCÍCIO..

193) QUE HOMEM ERA O MAIS ALTO NO MEIO DO SEU POVO (QUE ERA FORMADO POR GIGANTES)?
R: Arba. Js 14.15.

194) ONDE SE LÊ O NOME DE UM ESTADO BRASILEIRO E DE SUA CAPITAL?
R: Pará Js 18.23 e Belém Js 19.15.

195) Porque Josué foi escolhido sucessor de Moisés?
R: Porque ele era seu auxiliar Êx 17.8-13 e foi o próprio Senhor Deus que o escolherá veja Nm 27.18-23 Dt 31.1-8.         

196) QUE REI RECONHECEU QUE DEUS FEZ COM ELE O MESMO QUE ELE TINHA FEITO AOS SEUS INIMIGOS?
R: Adoni-Bezeque, rei de Bezeque. Jz 1.6,7.

197) QUAL O REI CITADO PELO SEU PESO?
R: Eglom, rei dos moabitas. Jz 3.17.

198) QUAL O JUÍZ DE ISRAEL QUE LIBERTOU O SEU POVO, USANDO UM FERRÃO DE TOCAR BOIS?
R: Sangar. Jz 3.31.

199) QUAL O COMANDANTE DE ISRAEL QUE DISSE QUE SÓ CAMINHARIA PARA A BATALHA SE UMA MULHER FOSSE COM ELE?
R: Baraque. Jz 4.4,6, 8,9.

189) ONDE SE LÊ NA BÍBLIA SOBRE A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA?
R: Dt 20-19.

200) QUAL A MULHER QUE ACOLHEU O SEU INIMIGO E DEPOIS O MATOU?
R: Jael. Juízes 4.18,21.

201) QUAL A MÃE QUE AGUARDAVA ANSIOSAMENTE SEU FILHO, OLHANDO PELA JANELA?
R: Mãe de Sísera. Jz 5.28.

202) QUAL O FILHO DE UM JUIZ DE ISRAEL QUE, DEPOIS DA MORTE DO SEU PAI, SE DECLAROU REI JUNTO A SEUS IRMÃOS E DEPOIS OS MATOU?
R: Abimeleque. Jz 9.1-6.

203) QUAL O JUIZ DE ISRAEL TINHA 30 FILHOS, QUE CAVALGAVAM 30 JUMENTAS E TINHAM 30 CIDADES?
R: Jair. Jz 10.4.

204) QUE PERSONAGEM BÍBLICO PROMETEU SACRIFICAR AO SENHOR A 1ª PESSOA QUE VISSE AO VOLTAR VITORIOSO DA BATALHA E QUEM FOI SACRIFICADO?
R: Jefté. Sua filha. Jz 11.30-35, 39,40.

205) QUAL O HOMEM QUE, DEPOIS DE MORTO, MATOU MAIS PESSOAS QUE EM SUA VIDA?
R: Sansão. Jz 16.30.

206) QUAL ERA O NOME DA BISAVÓ DE DAVI?
R: Rute. Rt 4.13,16, 17.

207) QUEM ESCREVEU O LIVRO DE RUTE?
R: Autor é desconhecido.

208) QUEM ERA BOAZ?
R: Um homem rico da cidade de Belém, descendente de Judá, parente de Noemi, que se tornou marido de Rute a moabita Rt 2.1; 4.13, foi uns dos antepassados de reis Israelitas Mt 1.5, e do Senhor Jesus Cristo, o seu nome encontrava-se em uma das duas colunas levantadas no pórtico do templo de Salomão 1ª Rs 7.21.

209) QUAL O JUIZ QUE MORREU APÓS CAIR DA CADEIRA PARA TRÁS?
R: Eli. 1ª Sm 4.18.

210) QUE MULHER QUE, AO SABER QUE A ARCA DO SENHOR TINHA SIDO TOMADA E DE QUE SEU MARIDO E SEU SOGRO TINHAM MORRIDO, TEVE UM PARTO PREMATURO E, DEPOIS, MORREU?
R: A mulher de Finéias. 1ª Sm 4.19,20.

211) QUE POVO FOI DERROTADO NA BATALHA POR CAUSA DOS TROVÕES?
R: Os filisteus. 1ª Sm 7.10.

212) QUEM GANHOU UM REINO QUANDO PROCURAVA AS JUMENTAS DO SEU PAI?
R: Saul. 1ª Sm 9.2,3, 17.

213) QUAL O HOMEM QUE, ENGATINHANDO, VENCEU UMA BATALHA E CONTRA QUE POVO ELE ESTAVA GUERREANDO?
R: Jônatas, filho do rei Saul. Filisteus. 1ª Sm 14.13,14.

214) ONDE SE MENCIONA O QUEIJO NA BÍBLIA PELA 1ª VEZ?
R: 1ª Sm17. 18.

215) Quem foi condenado à morte por ter matado um rei de Israel ?
R: Um moço amalequita. 2ª Sm 1.1-16.

216) Quais os 2 irmãos que, depois de mortos, tiveram suas mãos e pés decepados?
R: Recabe e Baaná. II Samuel 4:8-12.

217) Que homem israelita era celebrado por sua beleza?
R: Absalão. II Samuel 14:25.

218) Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam?
R: Absalão. II Samuel 14:25-26.

219) Qual o nome do amigo do rei Davi, que disse que estaria a seu lado em qualquer situação?
R: Itai. II Samuel 15:21.

220) Quais os 2 homens que, ajudados por uma mulher, se esconderam em um poço, conseguindo, assim, enganar os seus inimigos?
R: Jônatas e Aimaás. II Samuel 17:17-21.

221) Quem foi o 1º homem, citado na Bíblia, que se enforcou?
R: Aitofel. II Samuel 17:23.

222) Quem matou o irmão quando o beijava?
R: Joabe. II Samuel 20:9-10.

223) Quem matou um gigante que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé?
R: Jônatas, irmão de Davi. II Samuel 21:20, 21.

224) Quais os 3 melhores guerreiros do exército do rei Davi?
R: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. II Samuel 23:8-12.

OBS: NEM TODAS AS QUESTÕES ESTÃO CORRETAS É PRECISO CONFIRMA-LAS.
DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

sábado, dezembro 10, 2011

O INFERNO E O CÉU EXISTEM?




A FAMÍLIA CASTRO APRENDENDO SOBRE BÍBLIA.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

ESTUDANDO A BÍBLIA

LEITURA BÍBLICA

A ORIGEM DA BÍBLIA

A Bíblia é a Palavra escrita de Deus. Ele inspirou as palavras na Bíblia e usou aproximadamente 40 homens para escrever Suas palavras. Estes homens escreveram por um período de 1500 anos. A concordância perfeita entre outros escritores é uma prova de que eles foram todos guiados por somente um autor. Esse autor foi Deus. 

Alguns dos escritores escreveram exatamente o que Deus disse: 
“Toma um rolo, um livro, e escreve nele todas as palavras que te falei contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que te falei, desde os dias de Josias até hoje” (Jeremias 36.2).

Outros escritores escreveram o que eles experimentaram do que Deus revelou acerca do futuro:
“Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de
acontecer depois destas” (Apocalipse 1.19).

Todos os escritores escreveram sob a inspiração de Deus as palavras de Sua mensagem para nós.

O PROPÓSITO DA BÍBLIA

A própria Bíblia registra seu propósito principal:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2ª Tm 3.16-17).
As Escrituras devem ser usadas para ensinar a doutrina, reprovar e corrigir do mal, e ensinar a retidão. Elas lhe ajudarão a viver corretamente e o equiparão para trabalhar para Deus.


AS DIVISÕES PRINCIPAIS

A Bíblia é dividida em duas seções principais chamadas de Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra “testamento” significa aliança ou pacto. Um pacto é um acordo. O Antigo Testamento registra o pacto ou acordo original de Deus com o homem. O Novo Testamento registra o novo pacto feito por Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo.

Qual foi o assunto destes dois acordos? Os dois envolveram restaurar o homem pecador para corrigir sua relação com Deus. 
Deus fez uma lei na qual o pecado só pode ser perdoado através do derramamento de sangue: 
“Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo” (Atos 9.22). 
Sob o acordo (aliança) de Deus no Antigo Testamento, os sacrifícios de sangue dos animais eram feitos pelo homem para obter o perdão dos pecados. Este era um símbolo do sacrifício de sangue que Jesus Cristo proporcionaria sob a nova aliança com Deus. Através do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus, um sacrifício final para o pecado foi feito:
“Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm s ido chamados” (Hebreus 9.11-15).
Ambos os testamentos são a Palavra de Deus e nós devemos estudar os dois para entender a mensagem de Deus. Estes vocábulos – “antigo” e “novo” – se usam para distinguir entre a aliança de Deus com o homem antes e depois da morte de Jesus Cristo. Nós não menosprezamos o Antigo Testamento simplesmente porque se chama de “Antigo”.

DIVISÕES ADICIONAIS

A Bíblia também pode ser dividida em 66 livros. O Antigo Testamento tem 39 livros. O Novo Testamento contém 27 livros. Cada livro é dividido em capítulos e versículos. Ainda que conteúdo de cada livro seja a Palavra de Deus, a divisão em capítulos e versículos foi feita pelo homem com o propósito de tornar fácil de localizar passagens específicas. Seria muito difícil de encontrar uma passagem se os livros fossem todos em um só parágrafo extenso.

Fonte: Estudos Básicos da Bíblia.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

SISTEMAS RELIGIOSOS DE FÉ

SISTEMAS DIFUNDIDOS


Deísmo: Esse sistema reconhece a existência de um deus mas nega que esse deus sustente a criação.

Ateísmo: A explicação de um efeito sem uma causa para eles implica a não existência de um deus.

Ceticismo: Apenas dizem que duvidam ou descrêem que haja um deus, especialmente um deus que se revela.

Agnosticismo: Essa escola não nega Deus mas nega que Ele possa ser conhecido.

Panteísmo: Tudo é deus e deus está em tudo.

Triteísmo: Ensinam que há 3 deuses distintos.

Dualismo: Crêem em dois deuses, um deus bom e um mau, ambos iguais.

Monoteísmo: Essa doutrina é a de um único Deus. Os cristãos crêem nisso mas o diabo também.Tiago 2:19.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

COMO ESTÁ DIVIDIDA A BÍBLIA?

A BÍBLIA

A Bíblia é o registro desse mundo, desde seu princípio temporal (criação) até seu final no futuro. Gênesis nos conta como o mundo foi criado, a entrada do pecado, o dilúvio e o princípio da nação de Israel. De Êxodo a Ester temos a história de Israel até 400 anos antes do nascimento de Cristo. Os livros de Jó e Cantares de Salomão contêm lindas poesias e sabedoria. O resto do velho testamento, de Isaías a Malaquias, é profético; isto é, esses livros contêm mensagens do Deus de Israel com relação ao presente e ao seu destino futuro.
O novo testamento começa com os quatro evangelhos que apresentam a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os atos dos apóstolos, contam a história do cristianismo em sua infância. Revela o início da igreja e testemunhos pessoais de encontros com o evangelho de Jesus Cristo incluindo a conversão do grande apóstolo Paulo. De Romanos a Judas, temos cartas para as igrejas e indivíduos, grandes verdades da fé cristã e instruções práticas relativas à vida
cristã. O apocalipse nos permite olhar um pouquinho no futuro, para eventos que acontecerão nos céus, na terra e no inferno.

Fonte: O Que a Bíblia Ensina?

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quinta-feira, dezembro 08, 2011

NAZARENO

DEUS FILHO

1. Cognome de Jesus, oriundo talvez de sua procedência de *Nazaré (Mc 1:24; Mt 2:23), em Nazareno embora também pudesse conter um jogo de palavras que o relacionassem com o “nazir” ou descendente de Davi que seria o *messias (Is 11:1).
2. Cognome que designava os judeu-cristãos (At 24:5). 
3. Denominação dos cristãos no Corão.
4. Uma das denominações dos cristãos no *Talmude e outras fontes judaicas.

Fonte: Dicionário de Jesus e os Evangelhos.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

NAZIREU

O Que é Nazireu?

No judaísmo, pessoa que faz voto de abster-se de uvas, vinho, álcool e de cortar o cabelo por um período de tempo determinado (Nm 6:1-21). Concluído esse período, realizavam-se oferendas de sacrifício. As instruções dadas a *Zacarias em relação a *João Batista recordam em parte as normas desse voto (Lc 1:15).

Fonte: Dicionário de Jesus e os Evangelhos.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

domingo, dezembro 04, 2011

QUESTIONÁRIO DOUTRINAS 02 – DEUS.

AVALIAÇÃO..

1. As Sagradas Escrituras não procuram demonstrar formalmente a existência de Deus. Por quê?
R: Porque em todas as partes da Bíblia sub-entende-se a Sua existência.

2. Por que procuramos provar a existência de Deus?
R: Para convencer os que genuinamente buscam a Deus.
Para fortalecer a fé daqueles que já crêem.
Para enriquecer nosso conhecimento acêrca de Deus. 

3. Mencionar três fontes ou esferas das quais podemos deduzir a existência de Deus.
R: Na criação, na natureza e na história humana.

4. Indicar cinco provas da existência de Deus nesses três pontos.
R: O universo deve ter uma Primeira Causa o Criador. (Argumento cosmológico).
O designo do universo assinala a uma Mente Suprema. (Argumento teológico).
A natureza do homem, com seus impulsos e Suas aspirações, assinala a existência de um Governador pessoal. (Argumento antropológico).
A história humana dá evidêcias duma providência que governa sobre tudo. (Argumento histórico).
A crença é universal. (Argumento do consentimento comum).

5.  Mostrar de que maneira o universo demonstra a existência de Deus.
R: Através das Galáxias na Via Láctea, as Estrelas o Sol e todo o  seu Sistema Planetário. Entendemos então que o universo deve ter tido uma primeira Causa, ou um Criador, DEUS.

6. De que maneira o desígnio e a beleza do universo demonstram a existência de Deus?
R: Através da sua Arquitetura, o universo é obra de um Arquiteto dotado de inteligência suficiente para explicar Sua obra.

7. De que maneira a natureza do homem, por meio da consciência, demonstra a existência de Deus?
R: Através da sua natureza moral e todos os aspectos da sua natureza testificam da existência de Deus.

8. Demonstrar como a atuação divina na história humana prova a existência de Deus?
R: O surgimento, o poder e o declínio das NAÇÕES como Babilônia e Roma provam a existência de Deus.

9. A crença universal em Deus demonstra o que?
R: Que Deus existe e o homem tem consciência disto.

10. O que é ateísmo?
R: O ateísmo é a idéia da negação absoluta de Deus, ou seja ,é um crime contra a sociedade, pois destrói o único fundamento da moral e da justiça e um crime contra o homem.

11. Dar os cinco nomes bíblicos mais comuns de Deus, e uma explicação com respeito a cada um deles.
R: ELOHIM: É o Deus Criador. Esta palavra emprega-se sempre que descritos ou implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus. Elohim é o Deus Criador. A forma plural significa a plenitude de poder e representa a Trindade.
JEOVÁ: O nome Jeová tem sua origem no verbo SER e inclui os três tempos desse verbo – passado, presente e futuro. O nome, portanto significa: Ele que era que é e que há de ser; em outras palavras, o Eterno.
EL: É usado em certas combinações: EL-ELYON (Gn 14:18-20), o “Deus altíssimo” o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses. EL-SHADDAI “o Deus que é suficiente para as necessidades do Seu povo”. Êx 6.3. EL-OLAM “o eterno Deus Gn 21:33.
ADONAI: Significa literalmente “Senhor” ou “Mestre” e da à idéia de governo e domínio; Êx 23:17; Is 10:16,33. Ele exige a lealdade do Seu povo.
PAI: Emprega-se tanto no Antigo como no Novo Testamento. Em significado mais amplo o nome descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem, de maneira que, no sentido criativo, todos podem considera-se geração de Deus At 17:28.

12. Mencionar e definir brevemente cinco crenças errôneas a respeito de Deus.
R: O AGNOSTICISMO: (expressão originada de duas palavras gregas que significam “não sabendo”) nega a capacidade humana de conhecer a Deus. “A mente finita não pode alcançar o infinito” declara o agnóstico.
O POLITEÍSMO: (o culto de muitos deuses) era característico das religiões antigas e pratica-se ainda hoje em muitas terras pagãs. Baseia-se ele sobre a idéia de que o universo é governado, não por uma força só, mas sim por muitas, de maneira que há um deus da água, um deus do fogo, um deus da montanha, um deus da guerra, etc. Foi esta a conseqüência natural do paganismo, que endeusou os objetos finitos e as forças naturais e “adoraram e serviram a criatura antes do Criador” Rm 1:25.
O PANTEÍSMO: (proveniente de duas palavras que significam “tudo é Deus) é o sistema de pensamento que identifica Deus como universo. Árvores e pedras, pássaros, terra e água, repteis e homens – todos são declarados partes de Deus, e Deus vive e expressa-Se a si mesmo através das substâncias e forças como a alma se expressa através do corpo.
O MATERIALISMO: Nega qualquer distinção entre a mente e a matéria; afirma que todas as manifestações de vida e de mente e todas as forças, são simplesmente propriedades da matéria, o homem é apenas uma máquina, são esses alguns dos pensamentos prediletos dos materialistas.
O DEISMO: Admite que haja um Deus pessoal, que criou o mundo; mas insiste em que, depois da Criação, Deus entregou o mesmo para ser governado pelas leis naturais. Em outras palavras, Ele deu corda ao mundo como quem dá corda a um relógio e o deixou sem, mais cuidado da Sua parte.

13. Que diferença existe entre os nomes de Deus e Seus atributos?
R: Os nomes de Deus expressam as qualidades do Seu ser inteiro, enquanto os Seus atributos indicam vários aspectos do Seu caráter.
14. Que significa “atributo” de Deus?
R: Aspectos do caráter de Deus revelados em Si mesmo.

15. Dar a classificação dos atributos de Deus, e o significado de cada um.
R: ATRIBUTOS SEM RELAÇÃO ENTRE SI, ou seja, o que Deus é em Si próprio, aparte da criação. Estes respondem a pergunta: Quais são as qualidades que caracterizam a Deus antes que alguma coisa existisse?
ATRIBUTOS ATIVOS, ou seja, o que Deus é em relação ao universo.
ATRIBUTOS MORAIS, ou seja, o que Deus é em relação aos seres morais por Ele criados.

16. Mencionar três atributos sem relação entre si e dê a definição de cada um.
R: DEUS È ESPÍRITO: Jo 4:24. Deus é Espírito com personalidade; Ele pensa, sente, e fala, portanto pode ter comunhão direta com Suas criaturas feitas a Sua imagem. Sendo Espírito, Deus não esta sujeito as limitações as quais sujeitam os seres humanos dotados de corpo.
DEUS É INFINITO: Isto é, não está sujeito as limitações naturais humanas. A Sua infinidade vê-se de duas maneiras: (1)  Em relação ao espaço, nenhuma parte da existência está separada da Sua presença ou de Sua energia, e nenhum ponto do espaço escapa a Sua influência 1ª Rs 8:27. (2) Em relação ao tempo, Deus é eterno; Ele existe desde a eternidade e existirá por toda a eternidade Êx 15:18; Dt 33:27; Ne 5:5; Sl 90:2; Jr 10:10; Ap 4:8-10. Sendo eterno Ele é imutável.
DEUS É ÚNICO: Dt 6:4. “Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único SENHOR”. Era esse um dos fundamentos da religião do Velho Testamento, sendo também essa a mensagem especial a um mundo que adorava a muitos deuses falsos. Êx 20:3; Dt 4:35, 39; Dt 6:4; 1ª Sm 2:2; 2ª Sm 7:22; 1ª Rs 8:60; 2ª Rs 19:15; Ne 9:6; Is 44:6-8; 1ª Tm 1:17.

17. Mencionar as duas coisas incluídas na onipotência de Deus.
R: 1ª SUA LIBERDADE e PODER para fazer tudo que esteja em harmonia com a Sua natureza “Pois para Deus nada será impossível”. Isto naturalmente não significa que Ele possa ou queira fazer alguma coisa contraria a Sua própria natureza – por Exemplo: mentir ou roubar, ou que faria alguma coisa absurda ou contraditória a Si mesmo.
2ª SEU CONTROLE E SABEDORIA sobre tudo que existe ou que pode existir. Hb 1:3; At 17:25, 28; Dn 5.23.

18. Que significa “onipresença” de Deus?
R: É a presença de Deus em todos os lugares, embora Deus esteja em todo o lugar, Ele não habita em todo o lugar. Somente ao entrar em relação pessoal com um grupo ou com um indivíduo se diz que habita com eles.

19. Que significa a palavra “onisciente”? Cite vários versículos que demonstram que Deus é Onisciente.
R: Significa ter o conhecimento de todas as coisas. Gn 18:18,19; 2ª Rs 8:10,13; 1ª Cr 28:9; Sl 94:9; Sl 139:1-16; Sl 147:4,5; Pv 15:3; Is 29:15,16; Is 40:28; Je 1:4,5; Ez 11:5; Dn 2:22,28; Am 4:13; Lc 2:19; Hb 4: 13; 1ª Pe 1:2; 1ª Jo 3:20.

20. Definir a sabedoria de Deus em relação à Sua onisciência e onipotência.
R: A sabedoria de Deus reúne a Sua onisciência e onipotência. Ele tem poder para levar a efeito Seu conhecimento de tal maneira que se realizem os melhores propósitos possíveis pelos melhores meios possíveis.

21. O que é providência?
R: É a ação da parte de Deus de organizar todas as coisas e executar a Sua vontade no curso dos eventos com a finalidade de realizar o Seu bom propósito.

22. Em que sentido a doutrina acerca de Deus ajuda e estimula a fé?
R: No sentido do conhecimento. A partir do momento que se conhece a doutrina de Deus se tem um conhecimento pleno de suas vontades para com o ser humano a qual nos estimula na fé a ter a dependência exclusiva do Senhor como Soberana em nossas vidas. Porque “sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11:6.

23. Quais são os atributos morais de Deus?
R: Deus é Santo Êx 15:11; Lv 20:26. Deus é Justo Gn 18:25. Deus é Fiel Êx 34:6; Nm 23:19. Deus é Misericordioso Tt 3:5; Lm 3:22. Deus é Amor Jo 3:16; Rm 5:5. Deus é Bom Na 1:7; Sl 145:9.

24. Que significa a “santidade” de Deus?
R: A santidade de Deus significa a Sua absoluta pureza moral; Ele não pode pecar nem tolerar o pecado.

25. De que maneira pode o homem santificar a Deus?
R: Diz-se que os homens santificam a Deus quando O honram e o reverenciam como Divino Nm 20:12; Lv 10:3; Is 8:13.

26. O que é a justiça?
R: A justiça é a santidade em ação. A justiça é a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com Suas criaturas. A justiça é obediência a uma norma reta, é conduta reta em relação a outrem.

27. Sabendo que Deus é bom e amoroso, como se explica o mal e o sofrimento no mundo?
R: Deus não é responsável pelo mal; Ele dotou o homem de livre arbítrio, o qual arbítrio Deus não violará; Ele, portanto, permite os atos maus, mas com um sábio propósito de, finalmente, dominar o mal. Deus é tão grande que pode fazer o mal cooperar para o bem.

28. Mencionar cinco maneiras em que Deus demonstrar a Sua justiça.
R: 1- Quando livra o inocente, condena o ímpio e exige que se faça justiça Is 11:3.
2- Quando perdoa o penitente Sl 51:14; 1ª Jo 1:9; Hb 6:10.
3- Quando castiga e julga o Seu povo Is 8:17; Am 3:2.
4- Quando salva o Seu povo Is 46:13; 54:13; 60:21; 61:10.
5- Quando da vitória à causa de seus servos fiéis Is 50:4-9; 2ª Pe 3:13.

29. Mencionar a obra individual e a função de cada uma das Pessoas da Trindade, explicando de que maneira as três Pessoas estão em exercício de Suas funções.
R: Deus o Pai Criador, Criou todos e tudo. Jesus Cristo o Filho o Redentor, Redime a todos que O recebem. O Espírito Santo o Santificador, Santifica a todos que recebem ao Senhor Jesus como Salvador. Os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno sentido da palavra são “um”, e, no entanto, em cada uma dessas operações divinas o Criador, mas também o Filho e o Espírito são tidos como cooperadores na mesma obra.

30. Porque era difícil definir a doutrina da Trindade?
R: Porque era difícil achar termos humanos que pudessem expressar a unidade da Divindade e ao mesmo tempo, a realidade e a distinção das Pessoas.

31. Demonstrar pelas Escrituras que o sabelionismo é um erro.
R: O sabelionismo é a doutrina do bispo Sabélio, que ensinou que Pai, Filho, e o Espírito Santo são três aspectos ou manifestações de Deus, ou seja, um Deus com nomes diferentes, a qual é um erro grave e claramente anti-bíblico, isto porque existem as distinções bíblicas entre o Pai, o Filho, e o Espírito Santo; Veja no Evangelho de João cap. 17. O Pai ama e envia o Filho, o Filho veio e voltou para o Pai; o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo; o Espírito Santo intercede junto ao Pai. Esclarecendo, nós adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor. Todavia não há três Senhores, mas um Senhor.

32. Por que o Velho Testamento não ensina clara e diretamente sobre a doutrina da Trindade?
R: O Velho Testamento não ensina clara e diretamente sobre a Trindade, e a razão é evidente, pois num mundo onde o culto de muitos deuses era comum, tornava-se necessário acentuar esta verdade em Israel, a verdade de que Deus é Um, e de que não havia outro além d’Ele. Se no principio a doutrina da Trindade fosse ensinada diretamente, poderia ter sido mal entendida e mal interpretada.

33. Onde podemos encontrar o principio da doutrina da Trindade no Velho Testamento?
R: Sempre que um hebreu pronunciava o nome de Deus (Elohim) ele estava realmente dizendo “Deuses”, pois a palavra é plural, e às vezes se usa em hebraico acompanhada de adjetivo plural (Js 24:18,19) e com verbo no plural (Gn 35:7).

34. Dar algumas referências bíblicas em que o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo são mencionados separadamente no Velho Testamento.
R: O Pai: Is 63:16; Ml 2:10. O Filho: Sl 55: 5,7; 2:6, 7,12; Pv 30:4. O Espírito Santo: Gn 1:2; Is 11:2, 3; 48:16; 63:10.

35. Quais são os dois grandes fatos que a Igreja primitiva reconheceu com respeito a Deus?
R: Que Deus é Um, e que o Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.

36. Dar algumas passagens do Novo Testamento que mencionam as três Pessoas divinas.
R: Mat 3:16,17; 28:19; Jo 14:16,17,26; 15:26; 2º Co 13:13; Gl 4:6; Ef 2:18; 2º Ts 3:5; 1º Pe 1:2; Ef 1:3,13; Hb 9:14.

37. Dar três ilustrações relativas à Trindade, tomadas respectivamente do universo físico, da personalidade do homem, e das relações humanas.
R: Do Universo Físico: Água sobre três formas: Água, Gelo e Neve. Da Personalidade do Homem: O homem é um e, no entanto, tripartido, consistindo de: Espírito, Alma e Corpo. Das Relações Humanas: Nosso governo é um, mas constituído de três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo.

DEUS VOS ABENÇOE EM CRISTO JESUS.