TÍTULO: CINCO MULHERES.
AUTOR: MACHADO DE ASSIS.
LIVRO: 57.
SINOPSE: Aqui vai um grupo de cinco mulheres, diferentes entre si, partindo de diversos pontos, mas reunidas na mesma coleção, como em um álbum de fotografias.
"Desenhei-as rapidamente, conforme apareciam, sem intenção de precedência, nem cuidado de escolha. Cada uma delas forma um esboço à parte; mas todas podem ser examinadas entre o charuto e o café."
Minha Avaliação: 04 Estrelas => É um livro com uma leitura simples e rápida aonde o autor nos mostra nas entrelinhas do seu conto romancista, que o amor pode ser vivido explicitamente, independente da personalidade dos envolvidos, desde que seja vivido com veracidade por ambos os cônjuges.
- Não foi o caso de Marcelina a jovem que morreu por um amor proibido.
- Porém, Antônia mesmo na fidelidade do casamento sentiu algo extra.
- Já Carolina, mesmo amando outro, casou-se com aquele a qual o pai lhe indicou, fazendo da sua vida uma lastima.
- E a Carlota sofreu no fundo da alma até a morte, por tentar ser uma pessoa generosa, porém escolheu a pessoa errada para ajudar.
- Hortênsia não sendo merecedora da compaixão da amiga, pois era desprovida de amor e uma verdadeira traíra, padeceu em sua velhice buscando paz por sua dissimulação cínica quando traíra sua amiga.
- Assim entendo que as dissimulações em forma de mentiras das personagens trazem pensamentos reflexivos e esclarecedores sobre os aspectos do agir de algumas pessoas, principalmente quando são deparadas com a necessidade de ter o que se deseja acima de qualquer situação.
- Bom livro para se ler.
- Então é isso. Abraços.
I: Marcelina
II: Antônia
III: Carolina
IV: Carlota e Hortênsia.
*AO LONGO DA VIDA ADQUIRI SAPIÊNCIA E ALGUNS HOBBIES E O PRINCIPAL É LER LIVROS.
DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário