terça-feira, julho 21, 2015

265º ESCATOLOGIA BÍBLICA 14..

ESCATOLOGICAMENTE FALANDO..

* TEXTO BASE: *AP 20:11-15.
=======================================
A) RECORDANDO: NO ESTUDO PASSADO FALAMOS QUE O MILÊNIO é um período de mil anos No qual cristo REINARA sobre o mundo. *AP 20:1-5.

FALAMOS QUE O milênio terá inicio logo após a grande tribulação E quando o senhor JesuS houver aniquilado o dragão o falso profeta e a besta. *Ap 19:11-21.
----------------------------------------------------------------------
B. FALAMOS QUE O termo “milênio’’ não consta NA BÍBLIA, mas a expressão “mil anos”, CONSTA, MAS E QUE a doutrina do milênio é bíblica.

FALAMOS SOBRE QUAIS OS OBJETIVOS DO MILÊNIO. E O PRINCIPAL É Exaltar a cristo e manifestar o reino de Deus.
*Zc 14:9.
----------------------------------------------------------------------
C. FALAMOS QUE NO MILÊNIO Cristo reinará sobre a Terra como Rei: REI De Justiça *Is 3:1-26.
- REI De Israel. *Jo 12:13.
- REI Da Terra. *Zc 14:9.
- REI DA PAZ, *Lc 2:14., *Sl 85:10; *MQ 4:3. *Is 9:6.
----------------------------------------------------------------------
D. FALAMOS QUE NO MILÊNIO Será falada um só IDIOMA. *SF 3:9.
- QUE TODOS TERÃO Conhecimento de Deus. *IS 2:3, 11:9, 54:13; *JR 31:33,34; *EZ 11:19,20; *MT 24:14.

- QUE Jerusalém será a sede do governo milenial e mundial de Cristo. *IS 2:2,3, 60:3, 66:20; *Zc 8:3,22,23, 14:16; *Jr 3:7.
----------------------------------------------------------------------
E. FALAMOS QUE NO MILÊNIO a terra Será UMA TERRA FÉRTIL, SEM FOME E SEM MALDIÇÃO. *GN 3:17,18; *IS 29:17, 31:15; *ZC 8:12; *Am 9:13-14, *EZ 36:29,30, 47:1-12.
- FALAMOS QUE Os animais SErão MANSOS. *IS 11:6-9, 35:9.
----------------------------------------------------------------------
F. FALAMOS QUE NO MILÊNIO O HOMEM TERÁ MUITOS benefícios COMO:
- UMA vida prolongada, saúde, PROSPERIDADE E NÃO HAVERÁ MAIS IDOLATRIA. *Is 2:18; 17:08; 33:24; 35:1,2,56; 51:03; 65:19,20,21, *Am 9:13, *Zc 13:2.
----------------------------------------------------------------------
G. FALAMOS QUE NO milênio a igreja VAI REINAR COM CRISTO, VAI MORAR NA NOVA JERUSALÉM E TER UM CORPO GLORIFICADO. *Ap 5:9-10; 20:4, *Cl 3:4. *Rm 8:17-18. *1ª JO 3:2; *DN 12:3. *MT 13:43. *Mq 4:1.
----------------------------------------------------------------------
H. FALAMOS QUE NO final do MILÊNIO, satanás será solto do abismo “por um pouco de tempo’’,  E vAI ENGANAR os que NASCEREM durante o milênio, PARA FAZER UMA REBELIÃO CONTRA DEUS, CONHECIDA COMO A BATALHA DE GOGUE E MAGOGUE; MAS SERÁ DERROTADO NOVAMENTE E LANÇADO DEFINITIVAMENTE, COM OS SEUS DEMÔNIOS E SEGUIDORES NO INFERNO. *ZC 8:5, *Ap. 20:7-10.
=======================================
1. NO FINAL DO MILÊNIO DEPOIS QUE O DIABO FOR LANÇADO NO INFERNO;
- JESUS CRISTO SE ASSENTARÁ NO GRANDE TRONO BRANCO PARA JULGAR E CONDENAR OS REBELDES E INCRÉDULOS.
- SERÁ um julgamento condenatório, executório definitivo.

*AP 20:11. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

- NESTA ÉPOCA OCORRERÁ A SEGUNDA RESSURREIÇÃO, QUE É A RESSURREIÇÃO PARA O JULGAMENTO DOS MORTOS ÍMPIOS.

*RM 2:5,6. Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras.

- QUAIS RESSUSCITARÃO PARA O GRANDE JULGAMENTO?
- TODOS OS QUE MORRERAM SEM DÁ CRÉDITO A PALAVRA DE DEUS, GRANDES E PEQUENOS, DESDE DE O INICIO DA ÉPOCA DE CAIM AO ÚLTIMO QUE MORRER NAQUELE GRANDE DIA.

*AP 20:12a.  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus..
-----------------------------------------------------------------------------
2. A BÍBLIA DIZ QUE O MAR, A MORTE, O INFERNO E A SEPULTURA DARÃO OS SEUS MORTOS, OU SEJA, TODOS OS QUE MORRERAM ATRAVÉS DOS SÉCULOS, SERÃO DEVOLVIDOS PARA SEREM JULGADOS.

*AP 20:13. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

- O MAR ENTREGARÁ OS SEUS AFOGADOS QUE SUMIRAM NOS ANOS DECORRIDOS.
EX: OS DÁ ÉPOCA DO DILÚVIO, DE FARAÓ E COM SEU EXERCITO, E MUITOS OUTROS.

*GN 7:21. E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.

*ÊX 14:28. Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.

- AQUELES QUE ESTÃO EM TORMENTOS NO INFERNO E NA SEPULTURA SERÃO DEVOLVIDOS, PARA SEREM JULGADOS MEDIANTE  O QUE FIZERAM EM VIDA.
EX: AQUELES QUE ESTÃO EM TORMENTOS NO INFERNO EM LC 16..
*LC 16:23. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
---------------------------------------------------------------------------
3. NO JUÍZO FINAL DIANTE DO TRONO BRANCO SERÃO ABERTOS TRÊS LIVROS PARA O GRANDE JULGAMENTO DOS REBELDES, A SABER:

A) O LIVRO DA VIDA, ONDE ESTÃO ESCRITOS OS NOMES DOS SALVOS, E SERÁ ABERTO SÓ PARA COMPROVAR AOS ÍMPIOS QUE OS SEUS NOMES NÃO CONSTAM NELE. *FP 4:3. *AP 17:8. *ÊX 32:32.

*AP 3:5. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

B) O LIVRO DAS OBRAS DOS HOMENS, ONDE ESTÃO ESCRITOS, TUDO QUE O HOMEM FEZ NO DECORRER DA SUA VIDA NA TERRA DOS VIVENTES.

*AP 20:12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

C) O LIVRO A BÍBLIA SAGRADA, QUE É A PALAVRA DE DEUS ESCRITO PARA ENSINAR O HOMEM O CAMINHO DA SALVAÇÃO.

*JO 12:47,48. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

*DT 18:19. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.
-----------------------------------------------------------------------------
4. QuEM SERÃO os ENVOLVIDOS No TRIBUNAL DO GRANDE TRONO BRANCO, NO juízo final?

A) o juiz: SERÁ O SENHOR JESUS CRISTO. *Jo 5:22-27, *AT 17:31.
*At 10:42. E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.

*2ª Tm 4:1. CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,

B) os JUÍZES auxiliares: será a igreja QUE FOI ARREBATADA E glorificada, A QUAL estará ao lado de Jesus cristo O JUIZ O AUXILIANDO. *Sl 149:4.

*1ª Co 6:2-3. Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

C) os oficiais de justiça; SERÃO os anjos, os QUAIS EXECUTARÃO  A SENTENÇA ESTIPULADA AOS RÉUS No juízo PELO JUIZ.

*Mt 13:41-42. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

D) os réus: QUE SÃO TODOS OS QUE SE REBELARAM contra Deus E FIZERAM O MAL, TANTO OS VIVOS E MORTOS NAQUELE DIA, SEJAM HOMENS OU ANJOS. *At 24:15, *2ª Pe 2:4.

*Jo 5:29.  E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

*Jd 1:6. E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

E) as testemunhas. neste caso são os livros, onde se acham registradas todas as obras dos homens, desde o inicio do mundo até aquela data.
- Os livros farão Á prova testemunhal dos atos PRATICADOS POR HOMENS GRANDES OU PEQUENOS NESTE MUNDO.

*Ap. 20:12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

F) A SENTENÇA FINAL. TODOS CONDENADOS serão lançados no lago de fogo, que é a segunda morte. EstA SENTENÇA É a eterna separação de Deus.

*Ap 20:14-15. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
-----------------------------------------------------------------------------
5. A BÍBLIA CLASSIFICA O LUGAR DO destino dos perdidos COMO O lago do fogo O QUAL é descrito como fogo eterno, OU SEJA, fogo que não se apaga NUNCA.

VEJAMOS Os termos QUE demonstram AS CLASSIFICações NA BÍBLIA DO LUGAR DE DESTINOS DOS PERDIDOS:
- Fogo Eterno. *Mt 25:41. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

-Trevas exteriores. *Mt 8:12. E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

- Tormento. *Ap 14:10,11. Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

- TORMENTO Eterno. *Mt 25:46. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

- Ira de Deus. *Rm 2:5. Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
*Jo 3:36. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

- Segunda MortE. *Ap 21:8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
*AP 20:14. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

- Eterna PERDIção, banidos da face do Senhor.
*2ª Ts 1:9. Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,

- Eterno JUÍZO. *Mc 3:29. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.

- Inferno *Lc 16:23. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
-----------------------------------------------------------------------------
6. Assim como haverá diferentes recompensas para o Cristão NA GLÓRIA, haverá também no inferno diferentes graus de punição PARA OS PERDIDOS.

*1ª Co 3:11-15. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha; A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

*Lc 12:46-48. Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
=======================================
CONCLUÍMOS QUE OS ÍMPIOS SERÃO CONDENADOS MAS QUE EM QUANTO A VIDA A ESPERANÇA, E SE PORVENTURA TIVER ALGUÉM QUE QUISER ESCAPAR DESSA TERRÍVEL CONDENAÇÃO QUE ESTÁ POR VIM, AINDA HÁ TEMPO, BASTA SOMENTE ENTREGAR O SEU CAMINHO AO SENHOR E O MAIS ELE FARÁ”..
=======================================
*QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO.
*O AMOR DE DEUS.
*A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO SEJA COM TODOS NÓS, AMÉM.

C.E. 28/01/2014.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.