quinta-feira, setembro 29, 2011

OS JOSÉ DA BÍBLIA

JOSÉ PADROEIRO
 

JOSÉ – PADROEIRO O esposo da Virgem Maria e o pai terreno de Jesus, o Messias. Sua ascendência aparece nos Evangelhos de Mateus e de Lucas e ambos enfatizam o fato de ser da linhagem do rei Davi: filho de Jacó (Eli), neto de Matã (Matat), bisneto de Eleazar (Levi), trineto de Eliud (Melqui), tetraneto de Aquim (Janai). Alertado por um Anjo sobre a origem divina da gravidez de sua esposa, José tomou a si a responsabilidade de zelar pela reputação da mesma e pelo bem estar da família. Após o período em que se refugiaram no Egito para escaparem do infanticídio decretado por Herodes, José e a família voltaram a residir em Nazaré onde ele exerceu o seu oficio de carpinteiro até o fim da sua vida, que se deu antes de Jesus iniciar sua vida pública. São José é considerado o padroeiro da Igreja Universal.

JOSÉ – PATRIARCA Filho de Jacó, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor. José foi vendido por seus irmãos que lhe invejavam as atenções que recebia do pai. Graças aos dons proféticos que Javé lhe concedeu conquistou a simpatia de seus senhores egípcios e acabou tornando-se o Governador do Egito, país onde acolheu o seu pai e seus irmãos. Foi o patriarca de duas (Manassés e Efraim) das dozes tribos de Israel. Em hebraico o vocábulo José vem do verbo “Jasaf” que significa: “ajuntar, acrescer”.

JOSÉ (1) Descendente de Simeão, era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

JOSÉ (2) É citado em "Macabeus 2" como um dos irmãos de Judas Macabeu. Porém, em "Macabeus I" não há nenhum José dentre os irmãos de Judas e, destarte, alguns corrigem essa parte do texto para “João”.

JOSÉ (3) Um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

JOSÉ BARSABÁS Um dos dois candidatos à sucessão de Judas Iscariotes no grupo dos Apóstolos. Foi, porém, preterido pelos onze Apóstolos que optaram por Matias. Barsabás também era conhecido como “O Justo”.

JOSÉ DE ARIMATÉIA Rico habitante de Arimatéia (outrora chamada de Ramá ou Ramataim) e fiel discípulo de Jesus, o Messias de quem resgatou o corpo e deu digna sepultura.

JOSÉ DE ZACARIAS É citado em "Macabeus I" como o encarregado de chefiar os hebreus enquanto Judas Macabeu ia em socorro dos judeus residentes no território de Galaad, na Transjordânia.

Fonte: B.P.B.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.