terça-feira, maio 10, 2011

OS HEBREUS

Sociedade, Economia, Ciências e Cultura

Os hebreus fixaram-se no sul da costa síriopalestina, em Canaã, depois de um longo período de migrações. 
Chefiados pelos chamados patriarcas, que acumulavam as funções de chefes familiares, sacerdotes, juizes e líderes políticos, os hebreus resistiram à perseguições e lutas, mesmo dispersos em várias partes do mundo, conseguiram manter viva sua mais importante expressão de cultura: o monoteísmo. 
Guiados por Abraão, os hebreus se deslocavam em direção a Canaã – a terra prometida – Viveram por quase três séculos na Palestina, saíram para o Egito e retornaram à Palestina em meados do séc. XIII a.C, episódio narrado pela Bíblia conhecido como Êxodo. 
A história política dos hebreus pode ser dividida em três fases: governo dos Patriarcas, governo dos juízes, cujo destaque é dado a Sansão, conhecido pela sua força, e governo dos reis, cujo principal representante foi o rei Davi. 
A vida sócio-econômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases distintas: a fase nômade, cuja principal atividade econômica era a criação de ovelhas e cabras e todos os bens pertenciam à comunidade não havendo, portanto, luta de classes. E a fase sedentária que propiciou o desenvolvimento de uma economia comercial calcada no individualismo, na busca pela lucro e conquista da propriedade privada. Nessa fase, a organização social passa a ser delineada pela exploração entre as classes sociais.

Fonte: NovaEscola.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.