terça-feira, outubro 26, 2010

QUESTIONÁRIO HISTÓRIA DE ISRAEL.

EXERCÍCIOS


QUAIS AS DUAS CAPITAIS DE ISRAEL?
R: Tel-Aviv: É a capital internacional, onde ficam as embaixadas, localizada na costa do mar Mediterrâneo, tem cerca de 2.000.000 habitantes e foi fundada em 1909, sendo unificada com a vizinha cidade de Jaffa em 1950. Foi a capital do país entre 1948 e 1949. Jerusalém: É a capital interna, onde ficam o parlamento e sede nacional, sendo que em 24 de junho de 1980 torna-se capital de Israel.

O QUE SIGNIFICA LIVROS EXTRAVIADOS?
R: Livros perdidos no tempo.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE JUDEUS E NÃO JUDEUS?
R: Judeus são os obedientes e os desobedientes não são Judeus; Rm 2:28-29, Ap 2:9.
Os Israelitas são Judeus. Esdras 5:1; Jeremias 34:8-17; Zacarias 8:18-23.
Os Israelitas Desobedientes não são Judeus. Romanos 2:28-29; Apocalipse 2:9; Apocalipse 3:9.
Os Cristãos são Judeus. Romanos 2:28-29.
Ou também seja, Se alguém tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que venha a nascer em outro país.

O QUE É LITERATURA JUDAICA E QUAIS AS CINCOS PRINCIPAIS?
R: Numa apreciação geral, a literatura judaica inclui tudo que foi escrito por judeus, desde os tempos mais remotos até os mais modernos, sem distinção de mérito, idioma ou país de origem.
São os cincos principais:
1.Textos da Bíblia Judaica.
2.Torá ou Pentateuco.
3.Os Profetas (Neviim).
4.Os Escritos (Ketuvim).
5.Talmude.

QUAIS AS CINCO PRINCIPAIS FESTAS DOS JUDEUS?
R: 1. Páscoa e a Festa dos Pães Asmos. A Páscoa ocorre no 14º de Nisan e a Festa dos Pães Asmos ocorre durante a semana seguinte. O propósito da combinação dessas festas é relembrar o livramento dos antigos hebreus do Egito (Êxodo 12:15).
2. Pentecostes (Festa das Semanas). Ocorre 50 dias após a Páscoa. É um tempo de alegria que originalmente marcou a colheita do trigo em Israel (Levítico 23:15-17).
3. Purim. No 14º e 15º dias do mês Adar, os judeus celebram o festival que se reporta ao livro de Ester. Lá lemos como Deus livrou os judeus da destruição quando Mordecai e Ester frustraram o plano de Hamã (Ester 9).
Deus criou o mundo (mas a Bíblia não confirma isto).
4. Succoth (Festa dos Tabernáculos). Dura uma semana, indo do 15º ao 22º dia de Tishri. É o tempo dos judeus se lembrarem do cuidado de Deus para com seu povo durante os quarenta anos no deserto (Levítico 23:39-43). Originalmente, também celebravam a colheita do outono.
5. Rosh Hasbadana (Ano Novo Judaico). Ocorre no primeiro dia do mês Tishri. De acordo com os rabinos, este foi o dia em que Deus criou o mundo (mas a Bíblia não confirma isto).

QUAL A DIFERENÇA DO CALENDARIO JUDAICO COM O ROMANO?
R: O calendário romano representa uma interação entre um conhecimento crescente do sistema solar e a tradição histórica e religiosa
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação, de forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova.
O calendário judeu tem doze meses, como o romano. Mas há diferenças entre eles. Os meses não se chamam Janeiro, Fevereiro, etc.. Eles têm nomes adaptados do antigo calendário babilônico e são maiores do que os meses do calendário romano. A Bíblia contém nome de sete meses que os judeus usam até hoje. Durante o período de 400 anos entre o fim do Velho Testamento e o início do Novo Testamento, alguns líderes tentaram fazer com que Israel mudasse seu calendário, que passou a ter doze meses de trinta dias cada, o último com cinco dias extras adicionados. Esse calendário era mais preciso, embora o antigo ainda continue a ser aceito por eles.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE RABINO MESSIÂNICO E NÃO MESSIÂNICO?
R: Rabino não Messiânico:, Aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade para ensinar, o qual não acredita em Jesus de Nazaré como o Messias.
Rabino Messiânico: Ensina as tradições religiosas judaicas, porém também acredita na figura de Jesus de Nazaré como o Messias esperado pela tradição profética judaica.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SINAGOGA E MESQUITA?
R: Sinagoga: É o local de culto da religião judaica, sendo desprovido de imagens religiosas ou de peças de altar e tendo como o seu objeto central a Arca da Torá. O serviço religioso da sinagoga é feito todos os dias, sendo alguns envolvendo leituras da Torá, a peça central da sinagoga, cujos rolos são retirados da Arca (Aaron hakodesh) e transportados até o púlpito (Bimá).
Mesquita: É um lugar sagrado para os muçulmanos, é onde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias. A palavra "Mesquita” é uma tradução do árabe; Masjid, que quer dizer um lugar de prostração.

O QUE SIGNIFICA CADA UMA DAS LÂMPADAS DO CANDELABRO?
R: Os Candelabros também são utilizados nas Igrejas Cristas e cada haste representa os sete espíritos de Deus: "E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.Isaias 11. 2.

O QUE SIGNIFICA TALMUDE?
R: O Talmude (em hebraico: Talmud) é um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico, perdendo em importância apenas para a Bíblia hebraica. Dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.