segunda-feira, junho 14, 2010

SEICHO-NO-IÊ

HISTÓRICO


O movimento Seicho-no-iê foi iniciado por Taniguchi Masaharu, nascido a 22 de novembro de 1893, na Vila de Karasuhara, município de Kobe, no Japão. Devido à pobreza de seu lar, foi educado por seu tio, de maneira severa. Seu temperamento era retraído e entregava-se à leitura com avidez. Começou a sentir desgosto pela vida e a maldizer a sociedade. Já adulto, teve vários casos de amor, a tal ponto que sua consciência dolorida não o deixava dormir. Contraíra doenças venéreas e pensava tê-las transmitido a uma menina, sobrinha de um chefe seu. Somente sua auto-sugestão de que não existia doença o tranqüilizou, curando-o da insânia e aliviando sua consciência por um período de tempo. Depois de terminar a escola secundária, apesar da oposição de seus pais adotivos, inscreveu-se na Faculdade de Literatura Inglesa da Universidade Waseda, em Tóquio. Alimentava então idéias pessimistas sobre a vida, e procurava uma explicação lógica do mundo e do homem.


Taniguchi entregou-se ao estudo teórico e prático das ciências psíquicas que exerciam atração sobre ele e nas quais depositava a confiança de que poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade.


Quando a Primeira Guerra Mundial estava no auge, imperava no Japão uma literatura moralizante, espiritualista e nacionalista. Taniguchi dedicou-se novamente à leitura e descobriu uma sutra budista (daizokio), tirando dela o ensinamento fundamental: "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração... Segue-se disso que a doença pode ser curada com o coração..." Este conceito tornou.se fundamental no Seicho-no-iê.


Em dezembro de 1922 Taniguchi partiu para Tóquio. Escreveu uma dissertação sobre a natureza religiosa do homem, intitulada: Para a Santidade. Estabeleceu os fundamentos da filosofia de Taniguchi: a "Teologia do movimento Seicho-no-iê". Em 1923 escreveu o livro Crítica a Deus, tendo Judas, o traidor, como herói.
Leu Tanisho, livro escrito por um discípulo de Shinram que desenvolveu a idéia do Tariki (salvação pela fé). Para Taniguchi as pessoas não precisavam de uma religião que lhes incutisse o medo, mas que trouxesse uma salvação amigável. Deixou influenciar-se pelas teorias de Bergson, pela lei da ação criadora do coração do livro de Holmes Zenwicke (americano), pela vontade de poder de Adler. Assim leu psicologia, espiritismo e estudou a ciência cristã.


Recebeu a revelação divina (shinsa): "Não existe matéria, mas existe a realidade"(jissô) - ensino básico do Seicho-no-iê. "Você é realidade, você é Buda, você é Cristo, você é infinito e inesgotável. "


Taniguchi misturou introspecção psicológica e fenômenos psíquicos curando os doentes através da auto-sugestão. Tornou-se um verdadeiro feiticeiro do século XX.


Em 1922, Taniguchi lançou uma revista, denominada Seicho-no-iê. A fama dela aumentou; em junho de 1930, Taniguchi inaugurou uma secretaria de imprensa. Em 1934 estabeleceu a direção do movimento em Tóquio; divulgava a fonte do fluido psíquico que garantia saúde aos amigos. Prometeu que a assinatura da revista garantiria afastar o medo de qualquer mal. Em 1935 começou a imprimir grandes anúncios nos jornais, semanalmente. Lago os assinantes chegaram a trinta mil. Em 1936 registrou o Seicho-no-iê como associação Cultural. Em 1941 transformou-o em seita religiosa centralizada no "Komio", espécie de deus pessoal ao qual se dirigem orações. Durante a Segunda Guerra, a seita colaborou com os nacionalistas, influenciando os operários das indústrias bélicas e os colonizadores da Manchúria. Depois da guerra, Taniguchi foi expulso pelo general MacArthur; a filha Emiko assumiu a chefia do Seicho-no.iê.


Taniguchi escreveu uma obra de 40 volumes: Simei no Jissô (Verdade da Vida) - livro básico do movimento. Tendo início em 1930, como simples movimento filosófico psicológico e cultural para propagar certas verdades, o Seicho-no-iê foi adquirindo aos poucos a conotação de religião. Na década de 1940 o movimento foi registrado como religião pelo governo japonês. É a mais eclética de todas as novas religiões. É uma miscelânea das grandes religiões tradicionais, como o cristianismo, o xintoísmo e o budismo, com psicologia, filosofia, medicina e literatura moderna. Os adeptos são até aconselhados a praticá-lo, continuando em suas religiões de origem. O"Kanro no hou" é utilizado como oração e como amuleto.


O emblema central do grupo Seicho-no-iê é formado pelo sol, dentro do qual se vê a lua, a cruz suástica, demonstrando a síntese que realizou das grandes religiões. Seicho-no-iê significa abrigo, casa, lar do crescimento, da plenitude da vida, amor, sabedoria, abundância e todos os demais bens em grau infinito.


Em 1949, o professor Hardmann foi aos Estados Unidos e pediu que Taniguchi Masaharu pudesse desenvolver livremente a sua atividade. A petição estava assinada por americanos de origem japonesa.


Taniguchi continua sendo a alma do movimento. Em 1963 empreendeu sua primeira viagem de conferências pelo mundo, visitando o Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Suíça, França e Itália. Nos Estados Unidos recebeu o título de Doutor em Filosofia do Religious Science Institute.


Chegou ao Brasil em 1930, com os imigrantes japoneses. Somente depois de 1951 começou a tomar maior impulso, porque suas obras começaram a ser publicadas em português. A sede está na capital paulista desde 1955; há uma Academia em Ibiúna, onde os fiéis se reúnem para o exercício de desenvolvimento espiritual.


No dia l0 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional da Seicho-no-iê, no Japão, foi instituída a Sociedade Religiosa Seicho-no-iê no Brasil, hoje Igreja Seicho-no-iê. Está espalhada principalmente pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.


As primeiras obras da Seicho-no-iê editadas em português começaram a circular em Goiás por volta de 1970, sendo a principal difusão do movimento a realização de seminários, palestras e conferências por professores de filosofia da Seicho-no-ié. Brasilia já possui sua sede própria em edifício típico do Japão. Em Goiás, o primeiro templo construído foi o de Inhumas, e é dirigido pela comunidade local, sediando assim um importante núcleo. Em setembro de 1981 foi realizado um importante seminário no Ginásio Emmanuel, Goiânia. Os lucros das refeições vendidas foram revertidos para a construção do templo na capital goiana.


Em Pernambuco, desde junho de 1975 começou a funcionar em Recife o Núcleo Central, com representações em Garanhuns, Caruaru, Olinda e Paulista. O Núcleo Central de Recife ainda é responsável pelos núcleos de Natal (RN) e João Pessoa (PB).


Circula entre nós a revista Acendedor, órgão do novo movimento, cuja distribuição é gratuita e sistemática, bem como a de uma espécie de calendário com mensagens estimuladoras e positivas.

Fontes: Artigo encontrado na internet e enviado a mim por um amigo.

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IGREJA DA UNIÃO E PAZ MUNDIAL

IGREJA

ORIGEM:
Fundador: O Rev. Sun Myung Moon nesceu na Coréia, em 20 de janeiro de 1920. Proveniente de uma família de fazendeiros convertida ao Cristianismo, viveu sua infância e adolescência em um ambiente de grande religiosidade, tendo desde muito cedo despertado para o sentido da fé e para as questões referentes a seu deus e desígnios. O Rev. Sun Myung Moon e sua esposa, Dra. Hak Ja Han Moon, são os fundadores e presidentes da Federação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, no Brasil conhecida como Associação das Famílias.

Visão de Jesus Cristo: Na manhã da Páscoa de 1936, estando em profunda oração no topo de uma montanha, Jesus apareceu-lhe e, revelando o propósito e o curso de sua vida, pediu ao joven Sun Myung Moon que completasse a sua missão, tornada incompleta por sua morte na cruz, realizando o Reino de Deus na Terra e trazendo a paz para a humanidade.

Estudos do Rev. Moon: Através de extremos esforços, em um curso de 9 anos de sofrimento e perseverança, o Rev. Moon pode entrar em contato com seu deus, e com santos e sábios no mundo espiritual, para encontrar a resposta última às profundas questões que, ao longo dos séculos, tem afligido a humanidade: Qual é a origem do homem? Qual é a finalidade de sua vida? Qual é a relação entre Deus e o homem? O que são o bem e o mal? Qual é a origem do sofrimento humano?

O Principio Divino para o Rev. Moon: O "Princípio Divino" é o fundamento básico do "Deusismo", revelado pelo Rev. Sun Myung Moon, apresenta a resposta à estas questões. Portador da Nova Mensagem de Deus para o nosso tempo e encarregado de libertar a humanidade da opressão da ignorância e do sofrimento, construindo um mundo onde homens e mulheres de raças, credos, cor e condição social diferentes possam reconhecer-se como filhos do mesmo pai, o Rev. Moon iniciou, em 1945, o caminho para realizar a paz em todos os níveis. A fundação da Federação das Famílias representa o ponto culminante das atividades desenvolvidas pelo Rev. e Sra. Moon que, em sua atuação global, visam a promoção do entendimento entre diferentes religiões, culturas, raças e ideologias e ao fortalecimento da Família como o fundamento para a paz entre os povos.

CONCLUSÃO:

O Moonismo é uma religião fora do ensino bíblico, que discemina uma falsa revelação de Cristo Jesus, que afirma que seu ministério ficou inacabado, quando ele foi morto na Cruz. Discemina também uma Religião Universal, unificando povos, raça, nação em torno de uma "falsa" paz. Essa religião tem se mostrado muito mutante, porque possui vários nomes e atua em várias áreas. Temos que ter bastante cuidado, porque esta seita religiosa já está se infiltrando no Brasil.

Fontes: Artigo encontrado na internet e enviado a mim por um amigo.


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CRONOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO


A "Cronologia Aceita"

As datas que se vêem às margens de algumas Bíblias não fazem parte do texto da Escritura. Foram calculadas pelo Arcebispo Usher, em 1650 d.C. A criação de Adão, ao que ele diz, data de 4004 a.C. O dilúvio, de 2348 a.C. O nascimento de Abrãao, de 1996 a.C. O Êxodo, de 1491 a.C. O Templo de Salomão, de 1012 a.C. Entretanto, os dados cronológicos, fornecidos pela Bíblia, são insuficientes para, com eles se elaborar a base de um sistema exato de datas; e há divergência de opiniões entre os eruditos, especialmente quanto as datas mais remotas.

CONT....

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quinta-feira, junho 10, 2010

HISTÓRIAS DA IGREJA



A INFALIBILIDADE PAPAL

A idéia da infalibilidade papal foi assunto de que não se cogitou na literatura cristã durante 600 anos. Surgiu com o aquecimento das Falsas Decretais e tomou incremento com a atitude assumida pelo papa, nas cruzadas, e nos conflitos de papas com imperadores. Muitos pontífices, a partir de Inocêncio III, defenderam-na, expressamente, que os papas estão sujeitos aos concílios.
Pio IX, 1854, “por sua própria autoridade soberana e sem a cooperação de um concilio”, proclamou a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, como uma espécie de balão de ensaio para sondar os sentimentos do mundo católico sobre questão. A receptividade que esse dogma encontrou animou-o a convocar o Concilio do Vaticano (1870) com a finalidade expressa de declará-lo Infalível, no que foi satisfeito pelo Concilio, habilmente manipulado por ele. O decreto reza que “está divinamente revelado” que o papa, quando fala “ex-cathedra”, “reveste-se de infalibilidade na definição de doutrinas pertinentes à fé e à moral”, e que “tais definições são, de si mesmas, irreformáveis, e não porque a Igreja consista nisto.” De modo que o papa é hoje INFALIVEL, porque o Concilio Vaticano, por sua ordem, votou que ele o é, a Igreja Ocidental considera o caso como blasfêmia que veio coroar o papado.

Fonte: Manual Bíblico Edições vida nova.


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terça-feira, junho 08, 2010

CRIANÇAS NA IGREJA TEM VALOR?

CRIANÇAS

Baseado no Evangelho de Mateus Capitulo 19:13,14. "Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus".
 

- EU TE PERGUNTO:
Qual o valor de uma criança? O que realmente importa no Ministério Infantil de uma igreja?
- Às vezes, as atitudes de pastores e líderes, com relação à vida de uma criança, dependem da maneira como cada um deles as vê dentro do Corpo de Cristo.


- E PERGUNTO MAIS AINDA:
Criança dá trabalho porque atrapalha o culto? Uma criança ocupa o lugar de um adulto no banco?
- O Ministério Infantil existe para sanar estas dificuldades, ou para edificar a vida das crianças ensinando no caminho em que devem andar?
- Somos nós, os responsáveis pela edificação da vida espiritual de nossas crianças.
- Precisamos orar ao Senhor, para que ele coloque em nossos corações o mesmo amor que Cristo sentia por elas.
- Muitos pastores costumam dizer que as crianças são a igreja de amanhã, que são os futuros pastores, líderes, missionários.
- Mas, então, por que não se preocupam com suas vidas espirituais?
- Na realidade, as crianças são a igreja de hoje e precisam ser cuidadas e pastoreadas como todos os outros membros, pois também fazem parte do Corpo de Cristo.
- Vamos valorizar mais as nossas crianças, pois o mundo as quer.
- Lembra que Faraó fez uma proposta a Moiséis, para os libertá-los que se ele deixasse as crianças poderia sair do Egito.
- Faraó representa o mundo, e o mundo quer corromper o caráter de nossos filhos e levá-los, cuidado! nem tudo que reluz é ouro.

- Dê valor as pessoas que trabalham em prol do crescimento dessa obra, zele por elas.

A Bíblia ensina que devemos apoiar e respeitar aqueles que auxiliam e fazem a obra do Senhor.
Veja o que Diz: "Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. (1ª Coríntios 16 : 16).
E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; (1ª Tessalonicenses 5 : 12).


Lembre-se o que o Senhor disse: “Eis que os filhos são herança do SENHOR.” (Salmos 127:3).


Deus te abençoe ir Dulce.


Deus em Cristo Jesus vos abençoe.

O PEREGRINO



SE O VÍDEO DER INVALIDO; RECARREGUE A PAGINA E DARÁ CERTO OK.




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