JESUS, O NOSSO CRISTO, TE AMA!!!

RÁDIO EVANGÉLICA!!
AMIGOS, COMPARTILHEM ESSE BLOG!
Facebook Twitter Google+ Pinterest Reddit LinkedIn Addthis Delicious Digg Evernote Myspace NetLog Netvibes Tumblr WhatsApp

BY BG

220
Fãs
528
Fãs

Artigos

Opiniões

terça-feira, 1 de março de 2011

ESBOÇO CONDENSADO da Bíblia parte 2ª


BÍBLIA

III. LIVROS POÉTICOS (5)

1. Jó. O problema do sofrimento, mostrando a maldade de Satanás, a paciência de Jó, a vaidade da filosofia humana, a necessidade da sabedoria divina e a libertação final do sofrimento.
2. Salmos. Coleção de 150 cânticos espirituais, poemas e orações utilizadas através dos séculos pelos judeus e pela igreja para adoração e devoção.
3. Provérbios. Coleção de máximas e dissertações sobre sabedoria, temperança, justiça etc.
4. Eclesiastes. Reflexões sobre a frivolidade da vida, nossos deveres e obrigações perante Deus.
5. Cântico dos Cânticos. Poema religioso que simboliza o amor mútuo entre Cristo e a igreja.


IV. LIVROS PROFÉTICOS (17)

Profetas maiores (5)
1. Isaías. O grande profeta da redenção. Livro rico em profecias messiânicas, mesclado com maldições pronunciadas sobre as nações pecadoras.
2. Jeremias. O profeta chorão. Viveu desde os tempos de Josias até o cativeiro. Tema principal: a reincidência, o cativeiro e a restauração dos judeus.
3. Lamentações. Série de clamores de Jeremias, lamentando as aflições de Israel.
4. Ezequiel. Livro de impressionantes metáforas que descrevem claramente a triste condição do povo de Deus e o caminho, a exaltação e a glória futura.
5. Daniel. Livro autobiográfico, contém visões apocalípticas acerca dos acontecimentos da história secular e sagrada.

Profetas menores (12)
1. Oséias. Contemporâneo de Isaías e Miquéias. Pensamento central: a apostasia de Israel caracterizada como adultério espiritual. O livro está cheio de impressionantes metáforas que descrevem os pecados do povo.
2. Joel. Profeta de Judá. Tema principal: o arrependimento da nação e suas bênçãos. “O dia do Senhor”: o tempo dos juízos divinos pode ser transformado em período de bênçãos.
3. Amós. Profeta e pastor. Valente reformador que denunciava o egoísmo e o pecado. O livro contém uma série de cinco visões.
4. Obadias. Tema principal: a condenação de Edom e a libertação formal de Israel.
5. Jonas. História do “missionário relutante”, a quem Deus ensinou, por meio de uma experiência amarga, a lição da obediência e a profundidade da misericórdia divina.
6. Miquéias. Relato sombrio da condição moral de Israel e de Judá, mas é também a predição do estabelecimento do reino messiânico, no qual prevalecerá a justiça.
7. Naum. Tema principal: a destruição de Nínive. Deus promete libertar Judá da opressão assíria.
8. Habacuque. Escrito no período babilônico (caldeu). Os mistérios da providência. Como pode o Deus justo permitir que uma nação pecadora oprima a Israel?
9. Sofonias. Embora de tom sombrio e cheio de ameaças, termina com a visão da glória futura de Israel.
10. Ageu. Colega de Zacarias. Repreendeu ao povo por negligenciar a construção do Segundo Templo, mas prometeu o retorno da glória de Deus depois que o edifício estivesse concluído.
11. Zacarias. Contemporâneo de Ageu. Ajudou a animar os judeus a reconstruir o Templo. Teve uma série de oito visões e viu o triunfo final do Reino de Deus.
12. Malaquias. Descrição dos últimos períodos da história do AT, que mostra a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.


Fonte: Bíblia Thompson.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário: