sexta-feira, janeiro 14, 2011

IGREJA, ECLESIOLOGIA



ECLESIOLOGIA - DOUTRINA DA IGREJA.  
IGREJA é uma palavra oriunda do termo grego “ekklesia” ou “Assembléia de cidadãos reunidos com determinado propósito” (At 19,32. 41). O sentido da palavra é “assembléia ou congregação”. Este é o conceito certo da palavra igreja. A igreja tem como obrigação Pregar a Salvação Evangelizar - Mt 28.19,20. Prover meios de adoração, adorar. Prover comunhão religiosa, edificar. Sustentar uma norma de conduta moral, responsabilidade social.
No Velho Testamento, a Páscoa era símbolo da libertação da escravidão egípcia. No Novo Testamento, a Santa Ceia tornou-se o símbolo da libertação da escravidão do pecado. Os emblemas são: “Pão sem fermento e o Vinho puro de uva”, que simbolizam o Corpo e Sangue de Cristo.
A igreja é representada por figuras.
O corpo de Cristo – Cl 1.24. O templo de Deus – Ef 2.21,22; 1ª Co 3.16,7. A noiva de Cristo – 2ª Co 11.2; Ef 5.25-27; Ap 19.7, 21.2. Povo Santo - Rm1. 6,7; 1ª Co 1.2.
Todos que fazem parte do corpo de membros da igreja devem ser batizados por ordenança e o simbolismo da ordenança requer imersão. A Imersão é o ato de imergir = Fazer submergir; mergulhar, afundar, Rm. 6:4; Cl. 2:12. Existe a Afusão – Banho, aspersão. A aspersão é o ato ou efeito de aspergir; aspergimento; borrifo, respingo.
A igreja é fundamentada em Jesus Cristo – 1ª Co 3.11 . “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt16: Edificada sob o fundamento dos apóstolos – Ef 2.20.
As igrejas de Deus desde o primeiro século sempre foram chamadas ou pelo nome da cidade em que ela se situava, ou pelo nome dos donos das casas onde elas se reuniam. A igreja local é composta de pessoas pertencentes a todas as situações históricas, culturas raciais ou étnicas e níveis sócio-econômicos que nasceram de novo e compartilham a dedicação de suas vidas ao Senhorio de Jesus Cristo. Os membros alistados entre centenas de milhões de crentes existente no mundo inteiro, que jamais devem perder de vista a importância bíblica e teológica de continuar prestando atenção e obediência à soberana atuação do Espírito de Deus. Que é a qualidade da igreja. Na igreja existem os cargos eclesiásticos são eles. Profetas, Evangelistas, Pastores – Ef 4.11. Presbíteros ou Bispos - At 20.28; 1ª Tm 3.1-7; 1ª Pd 5.1-5. Diáconos – At 6.1-4; 1ª Tm 3.8-13; Fl 1.1. Diaconisas – Rm 16.1; Fl 4.3. Auxiliares – 1ª Co 16.16.
A igreja necessita de medidas disciplinares que têm dois principais objetivos em vista:
a) Expor e remover da comunhão da Igreja, crentes professos cujo testemunho prove que não nasceram de novo. Tais pessoas são descritas     em 1ª João 2:l9.
b) Corrigir de tal maneira o crente que pecou que ele venha a ser restaurado à comunhão do Senhor e da Igreja.
A disciplina cristã deve ter sempre um objetivo em vista: contribuir para a restauração espiritual do que tenha errado.
Repreensão Pessoal – 2ª Co 13.2,10; 1ª Ts 5.14; 2ª Tm 2.24,25; Hb 10.25.
Repreensão com Testemunha – Mt 18.15-18
Repreensão Pública – 1ª Tm 5.20
Exclusão - 1º Co 1-5; 1ª Co 9-13; 2ª Ts 3.14,14.
Disciplina formativa – Esta é a forma primária e mais simples de disciplina. Consiste em ensinar, instruir e guiar o cordial decidido nos caminhos da verdade e justiça.
Disciplina corretiva - Gl. 6:1; Mt. 18:17
Disciplina Excessiva - Mt. 18:15-18; Rm. 16:17; 1ª Tm 6:3-5; 1ª Co. 5:1-8; 2ª Ts. 3:6, 14.

Deus em Cristo Jesus vos abençoe.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

REIS DE ISRAEL NA BÍBLIA



REI: Chefe soberano de um reino.

Após Israel recusar ser guiado por Deus através do profeta Samuel e sua descendência eles pedem um rei o qual são atendidos pelo Senhor 1ª Sm 8:5-7;  e alertados por Samuel 1ª Sm 12:12-25. 
E Israel nos primórdios Bíblicos foi guiado por três reis na sua totalidade sendo eles os reis: Saul, Davi e Salomão, cada um reinou 40 anos. 
Depois o reino foi dividido, por causa da intransigência de Salomão e Roboão nos seus reinados, se tornando conhecido como: 
Reino do Norte e Reino do Sul. 
O reino do norte durou 212 anos, seus reis foram: 
Jeroboão, Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri, Acabe, Acazias, Jorão, Jeú, Jeoacaz, Jeoás, Jeroboão II, Zacarias, Salum, Manaém, Pecaías, Peca, Oséias.
E o reino de Judá que seguiu os sucessores de Davi e Salomão durou 350 anos, seus reis foram: 
Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Atalia, Joás, Amazias, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeocaz, Jeoquim, Zedequias. No ano de 722 a.C., os assírios conquistaram os territórios do norte, que estava sobre o comando do Reino de Israel. 
No ano de 586 a.C., o imperador babilônico Nabucodonosor II conquista o Reino de Judá.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

JUÍZES DE ISRAEL

JUÍZES DE ISRAEL

Conforme a Bíblia os juízes de Israel reinaram mais ou menos entre 1400 a 1100 a.C. Eles eram convocados por Deus, quando o povo Lhe clamava para livrá-los das opressões que os inimigos os afligião, quando os mesmos pecavam praticando as imoralidades e apostasias daquela época. São eles na ordem crescente segundo a Bíblia:
01) Otoniel 1400 a.C.,
02) Eude 1360 a.C.,
03) Sangar 1280 a.C.,
04) Débora 1240 a.C.,
05) Gideão 1200 a.C.,
06) Abimeleque (usurpador) 1197 a.C.;
07) Tola 1174 a.C.,
08) Jair 1152 a.C.,
09) Jefté 1146 a.C.,
10) Ibsã 1139 a.C.,
11) Elom 1129 a.C.,
12) Abdom 1121 a.C.,
13) Sansão 1101 a.C.
Obs: Podendo ainda acrescentar o profeta Samuel e o sacerdote Eli na contagem, pois os mesmos julgaram a Israel..

Deus em Cristo Jesus vos abençoe.

ABRAÃO

ABRAÃO

É o mais antigo dos patriarcas e antepassado do povo de Israel (Gn 11–25). Atendendo à ordem de Deus, deixou Ur dos caldeus e, na primeira metade do segundo milênio a.C., emigrou para Canaã. Ali Deus fez com ele uma aliança, prometendo uma terra e uma grande descendência. Quando estava em idade avançada, Sara sua esposa lhe deu um filho, Isaac. Mas Deus o submeteu à prova pedindo que lhe sacrificasse o filho único. Justificado por sua fé (Gl 3:6; Rm 4:1-13). Abraão tornou-se um modelo de fé e o pai de todos os crentes (Rm 4:18-22; Hb 11:8-19).
Fonte: Dicionário Bíblico.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

DIVÓRCIO



Divórcio: Dissolução do casamento.

A lei sobre o divórcio no AT, Dt 24:1-4. No NT: “Eu, porém, vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas (traduzido por fornicação na VF; do gr., porneia), a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério”, Mt 5:32.


O matrimônio não é uma conveniência social inventada pela humanidade para preencher uma necessidade ou condição temporária. Portanto, não se presta a ser reavaliado ou abandonado conforme os caprichos de qualquer pessoa ou grupo social.


O matrimônio foi instituido pelo Deus Altíssimo, e a sua relação com a raça humana é tal que nem a parte mais insignificante pode ser modificada, sem que haja graves consequências.

"Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher tornando-se os dois uma só carne? De modo que não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem", Mt 19:3-6.


Não se julgue que a legislação humana possa dissolver uma união feita por Deus. Cristo disse mais: “Pela dureza dos vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher, entretanto não foi assim desde o princípio. Eu porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com a repudiada comete adultério, Mt 19:8,9.


A Versão Figueredo, VF, é mais precisa, porque, ao fazer uso da palavra “FORNICAÇÃO”, desfaz a suposição, sustentada por muitos crentes, de que um dos cônjuges tem direito de repudiar o outro por causa de INFIDELIDADE.

Para compreender isso, devemos notar a forma pela qual as Escrituras distiguem FORNICAÇÃO e ADULTÉRIO:
“Pois do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios (do gr., moicheia), fornicações (do gr., porneia), Mt 15:19 (VF e TB).
“Mas as obras da carne estão patentes; como são a fornicação (do gr., porneia), a impureza (“adultério” do gr., moicheia)" Gl 5:19 (VF).
“Nem os fornicários (do gr., pornos), nem os idólatras, nem os adúlteros (do gr., moichos) [...] hão de possuir o reino de Deus”, 1ª Co 6:9,10 (VF). “Porque Deus julgará aos fornicários (do gr., pornos) e aos adúlteros (do gr., moichos)”, Hb 13:4 (VF).


CRISTO não disse que a lei de Moisés concedia o direito de divórcio por causa de ADULTÉRIO (do gr., moicheia). Ele disse: “Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de FORNICAÇÃO (do gr., porneia), e casar com outra comete ADULTÉRIO ( do gr., moichaõ)”, Mt 19:9.

Se o homem, depois de se casar, achasse que a mulher não era virgem, podia repudiá-la. Cp. Mt 5:32; 19:9 com Dt 24:1. No entanto, se ela era virgem, “não podia repudiá-la enquanto vivesse”, Dt 22:19.


A Lei Mosaica concedia o direito de divórcio no caso de FORNICAÇÃO, não no de ADULTÉRIO; os adúlteros morriam apredejados, Lv 20:10.


Note-se que a FORNICAÇÃO é o pecado de pessoas NÃO-CASADAS com pessoas CASADAS ou não. O ADULTÉRIO é o pecado de pessoas CASADAS com outras que não são seus próprios CÔNJUGES.


Se um pai maltratar um filho, a lei deve abolir a relação paternam ou não?
Se ele abandonar seus filhos, a lei deve ajudá-lo a gerar e criar outros filhos, os quais também podem ser por ele abandonados?
Não deve, antes, puni-lo?
O que a lei pode fazer no caso de pai e filho, pode, igualmente, fazer no caso de dois cônjuges.

As leis civis acerca do divórcio nunca podem substituir ou invalidar os deveres dos crentes diante de seu DEUS. Mesmo no caso de um dos cônjuges descobrir que o outro foi INFIEL, seria melhor perdoá-lo do que repudiá-lo, mt 6:14,15; 18:15-20.

O amor conjugal, entre os crentes sinceros, é um mandamento divino (Ef 5:22,33; 1ª Pe 3:1-9), não um capricho como entre os mundanos.


A questão do divórcio, quando um dos cônjuges não é crente, é ventilada em 1ª Co 7:10-17. Se aquele que não é crente exigir a separação, o crente pode ceder. Mas a atitude do crente deve ser sempre a de ganhar seu cônjuge para CRISTO; nunca deveria tomar a iniciativa na sepatação. No caso de se separarem, porém, a Palavra é clara em afirma que o crente não tem direito de casar-se com outrem: “Que não se case”, 1ª Co 7:11.
Fonte: Enciclopedia Bíblica.

"QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÌRITO DIZ ÀS IGREJAS"

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

terça-feira, janeiro 04, 2011

VASOS QUEBRADOS

VASO QUEBRADO

Era uma vez um depósito de vasos quebrados.
Ninguém se importava com eles. Eles mesmos não se importavam por estar quebrados, ao contrário, quanto mais quebrados ficavam, mais eram respeitados pelos outros.

Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio dos vasos quebrados, mas, por ser diferente dos demais, de imediato ele foi rejeitado e hostilizado. Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito.

Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, também foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, não adiantou.

Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho.

E foi isso mesmo que ele fez. E conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados.
Ficou feliz, realizado, mas, não por muito tempo, pois, logo começou a se incomodar com uma outra necessidade, a de ser respeitado pelos demais vasos quebrados.

Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó.

E deixou de ser vaso!

Obg. Ir Mariana.

Veja o que fala em Romanos 9:21. "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?"

E VOCÊ AMIGO(A) É VASO AINDA? DE HONRA OU DESONRA?

Deus em Cristo Jesus vos abençõe.