segunda-feira, dezembro 07, 2009

QUALIFICAÇÕES PARA LÍDERES DAS IGREJAS


INTRODUÇÃO: Devem ser considerados merecedores de dobrada honra os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. (!º Timóteo 5:17.)    

Examinar os ensinamentos bíblicos relativos aos líderes da igreja, para ver:
(1) as várias divisões da igreja primitiva,
(2) as descrições dos homens qualificados para esses cargos na igreja,
(3) os deveres desses homens.
 
Devemos lembrar que o Novo Testamento não registra nenhum prédio de igreja, tal como os conhecemos hoje. Não havia santuários e muito menos prédios destinados a aulas de religião. A igreja naqueles dias era constituída do grupo de crentes, e não do grupo de edifícios! 
Além de não ter prédios, eles não tinham Bíblia, a não ser em forma de rolos. Não tinham também hinários. 
Não havia pastores treinados, e certamente, não tinham diretores de mocidade, ou de corais, etc.
Podemos ver então, já que lhes faltava tanta coisa essencial, que deveriam ter algo em substituição a essas coisas. 
Ë neste ponto que se salienta a importância dos líderes da igreja. 
Esses homens, chamados e orientados por Deus, eram os instrumentos humanos que estavam por trás do sucesso da igreja primitiva. 
O nome deles é desconhecido para nós, mas as qualificações para poderem exercer seus cargos são conhecidas. 
Além disso, o registro de seu êxito faz parte de nossa história cristã primitiva.
Ao estudarmos os ensinamentos do Novo Testamento com relação aos vários cargos existentes na igreja, devemos também notar que todo o sistema é muito simples. Os líderes eram escolhidos para preencher certas funções. 
Os nomes usados para os principais da igreja são: diakonos — servo; pres-buteros — ancião, e episkopos — bispo, supervisor ou superintendente.
Os nomes dos cargos da igreja primitiva não apresentam qualquer dificuldade, e seu significado é claro e simples. As dificuldades começam, quando os homens fazem alterações e a glória é então dada àquele que exerce o cargo e não a Cristo.

1 - OS CARGOS - (lº Timóteo 3:1,8; 5:1)

1.1 - DIÁCONOS - Encontramos o cargo de diácono citado pela primeira vez na Bíblia em Atos 6:1-6. Com o crescimento da igreja, os doze apóstolos estavam achando cada vez mais difícil executar as tarefas relativas  alimentação do grande número de crentes. Os doze, então, instruíram os membros da igreja para escolherem sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. Esses homens escolhidos pêlos membros foram então "eleitos". O seu trabalho não era ensinar mas servir, sendo servos da igreja.
1.2 - PRESBÍTEROS - Assim como os diáconos estavam ligados aos negócios rotineiros da igreja, os presbíteros, também chamados anciãos, eram responsáveis pelo lado espiritual. 
O seu trabalho principal era triplo: conduzir a adoração e o culto da igreja, ensinar através das Escrituras, e disciplinar os membros da congregação. Como o nome indica, deveriam ser homens de certa idade. 
Sua igreja exercita disciplina? 
Os presbíteros velam pela alma do povo de Deus? (Veja Hebreus 13:17.)

1.3 – BISPOS - O cargo de bispo é o menos mencionado no Novo Testamento. Tem origem na palavra episkopos e é usado cerca de cinco vezes no Novo Testamento. Episkopos é traduzido como bispo quatro vezes e uma vez como supervisor. Em Tito 1:5, Paulo deu instruções a Tito para constituir presbíteros em cada cidade. 
Então, no versículo 7, referindo-se a esses homens, Paulo disse  “Porque é indispensável que o bispo (episkopos) seja irrepreensível como despenseiro de Deus. 
A palavra bispo aqui é citada como sinónimo de presbítero. 
A ideia é que o presbítero ao exercer seu cargo está "superintendendo" o rebanho. 
Não há certamente nenhuma glória particular ligada à palavra bispo; ele não passava de um dos obreiros do Senhor.

2 - AS EXIGÊNCIAS - (lº Timóteo 3:2-4; 8-12) EM RELAÇÃO A DEUS

Quando examinamos o que a Bíblia tem a dizer sobre as qualificações dos bispos, presbíteros e diáconos, descobrimos uma ênfase fora do comum. Bem pouco se diz do trabalho que a pessoa tinha de fazer, mas fala-se muito sobre a espécie de homem que deveria ser. Não se dava ênfase à cultura, treinamento ou posição social, mas o que realmente importava era seu caráter moral. Tanto em I Timóteo 3:2 como Tito 1:6, o primeiro ponto salientado foi o de que o homem a ser nomeado presbítero ou bispo tinha de ser irrepreensível. Isto é também enfatizado em I Timóteo 3:10, com relação aos bispos.

2.1 - EM   RELAÇÃO AO  LAR
Uma coisa essencial mencionada com relação aos bispos, presbíteros e diáconos é a qualidade de sua vida doméstica. O teste para verificação da capacidade para o cargo era o caráter moral do homem, primeiramente diante de Deus e depois no lar. 
Aprendemos que todo bispo, presbítero ou diácono tinha de ser marido de uma só mulher. (Veja I Timóteo 3:1,12; Tito 1:6.)
Muito se diz também sobre os filhos. Tito 1:6 indica que os filhos de um presbítero deveriam ser crentes, que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. 
I Timóteo 3:4,5 indica que o bispo deveria governar bem a sua casa, tendo os filhos sob controle e sendo por eles respeitado. 
O versículo 5 pergunta claramente: como o homem pode cuidar da igreja de Deus, se não consegue governar a própria casa? 
As mesmas qualificações foram exigidas dos diáconos no versículo 12.

2.2 - EM   RELAÇÃO  AO  PRÓXIMO
Ë interessante observar o relacionamento que o bispo, presbítero ou diácono tinha de manter com o seu próximo. 
O líder da igreja deveria ser temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, amigo do bem. 
Paulo achou necessário dizer também que não deveria ser dado ao vinho, nem avarento, nem amigo de contendas . 
O fato do Espírito Santo ter dado essas advertências é uma indicação de que homens a quem faltam as qualificações adequadas são frequentemente escolhidos como líderes da igreja. 
Homens assim podem prejudicar seriamente a igreja de Deus.

3 - OS DEVERES -  (lº Timóteo 3:5-7,13) ALIMENTAR O  REBANHO
Atos 20:17-35 é uma parte importante da Bíblia relativa aos bispos e Presbíteros. 
Foi nessa passagem que Paulo descreveu aos presbíteros de Ëfeso os seus "deveres no cargo". 
No versículo 28 ele disse: Atendei... para pastoreardes a igreja de Deus. 
Ele continua dizendo que falsos mestres viriam e homens perversos surgiriam, mas uma igreja alimentada com a Palavra de Deus tem capacidade para suportar todos os ataques dessa espécie. 
O ensino é, sem dúvida, o segredo do sucesso de uma igreja realmente espiritual. Quando os presbíteros ou outros líderes conseguem exercer um ministério de ensino eficaz, o povo de Deus se mantém firme sobre a rocha. Isto abrange também o trabalho do pastor, o escolhido para alimentar o rebanho.

3.1 -VIGIAR OS OBREIROS
Em Atos 20:30,31, Paulo adverte seriamente os presbíteros para que vigiem os obreiros. 
Disse a eles que se levantariam homens na igreja que ensinariam coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. 
Este perigo não vem de fora, mas de dentro. 
Em I Timóteo 3:2 encontramos a mesma ideia : "vigilância". 
A Palavra de Deus diz que os presbíteros devem ser "vigilantes espirituais" 
— observando constantemente qualquer possibilidade de pecado e perigo. Note que a Palavra de Deus ordena que os presbíteros ajam — e não só falem sobre o que deveriam fazer. 
As Escrituras dizem: resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4:7). O diabo prospera na tolerância!

3.2 - SOCORRER   OS  NECESSITADOS
Falando aos presbíteros em Atos 20:35, Paulo disse: 
- Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer aos necessitados. 
Essas foram as instruções finais aos presbíteros da igreja de Éfeso. 
Através da carta aos efésios podemos ter uma ideia da maturidade da fé cristã daquela igreja. 
Ë interessante compreender que parte dessa fé amadurecida é resultado do cuidado e auxílio prestados aos necessitados de entre os membros da igreja. 
A necessidade referida é essencialmente espiritual. 
As pessoas espiritualmente fracas são um perigo latente. 
Estão sempre arriscadas a apanhar qualquer doença espiritual.

DISCUSSÃO ADICIONAL
• Hebreus 13:17 ordena aos membros da igreja: Obedecei aos vossos guias, e sede submissos para com eles. 
Você acha que isto ainda se aplica ao dia de hoje?
• I Pedro 5:2 diz aos presbíteros: Pastoreai o rebanho... espontaneamente, não por obrigação ou ganho, mas com entusiasmo e alegria. 
Por que você acha que isto foi escrito?

3.3 - ESTEVÃO,  O  MÁRTIR
O primeiro diácono escolhido foi Estêvão (veja Atos 6:5), e ele se tornou o primeiro mártir da igreja cristã. 
Note o elogio a Estêvão em Atos 6:5: homem cheio de fé e do Espírito Santo. Veja o que Atos 6:8 diz dele : Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 
Tão poderosa era a sua personalidade e inteligência que não podiam sobrepor-se à sabedoria e ao Espírito com que ele falava (Atos 6:10).
Apesar disso, Estêvão foi acusado de blasfémia, preso sob falsas acusações e levado perante o tribunal. 
Atos 7 contém o registro do surpreendente sermão feito por ele. 
Note que praticamente todos os sessenta versículos deste capítulo são dedicados à defesa de Estêvão. 
Podemos reconhecer a importância desse sermão ao compreendermos que é o mais longo registrado no Novo Testamento, com exceção dos feitos por Cristo. Quando nos lembramos de que Estêvão não era apóstolo, nem bispo, nem presbítero, mas foi escolhido para ser um simples diácono, para servir às mesas (Atos 6:2), ficamos maravilhados com a graça, sabedoria e coragem deste jovem. 
Isto nos mostra o que Deus pode fazer através de um jovem suficientemente humilde para servir às mesas, bastante sábio para conhecer a Palavra de Deus e com suficiente coragem para dar testemunho do Salvador a Quem ama.

Que o Nome do Senhor Jesus Cristo possa ser exaltado através de obreiros valorosos na sua seara.


DEUS EM CRISTO JESUS TE ABENÇOE.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

ESTUDO DO LIVRO DE APOCALIPSE 1ª PARTE



O livro de Apocalipse é dividido em cinco partes principais:
1. Prólogo, ou introdução, Ap 1.1-8
2. "As coisas que viste" fala do que estava acontecendo naquele momento: Ap 1.9-20
3. "As coisas que são" se refere às cartas que João começava a escrever: Ap 2.1. Ap 3.22
4. "As coisa que hão de acontecer depois destas" ou seja, todo o restante do livro: Ap 4.1 . Ap 22.5
5. Epílogo, ou o final do livro: Ap 22.6-21
Este é o único livro da Bíblia que promete bênção a quem o lê (Ap 1.3) no entanto é o mais enigmático dos livros. Possui muitas alegorias e está repleto de textos de difícil interpretação.
Não devemos ter medo de lê-lo, desde que nesta leitura busquemos a instrução e ajuda do Espírito Santo, para não fazermos conclusões impróprias. Para compreendê-lo melhor é necessário muita dedicação no estudo.
A palavra Apocalipse vem do grego e quer dizer "descobrir", "revelação". O livro tem este título por causa do primeiro versículo e também por causa do seu conteúdo. Foi escrito por João, o apóstolo, que o escreveu quando esteve exilado na ilha de Patmos, devido a perseguição aos cristãos imposta pelo Imperador Romano.
Apocalipse foi o últimos livro a ser escrito, por volta do ano 95 d.C. Nesta época o Imperador era o cruel Domiciano, que nutria um ódio mortal pelos cristãos.
A partir do capítulo quatro todo o texto de Apocalipse trata do futuro (as que hão de acontecer), por isso se faz necessário voltarmos um pouco na história para compreendermos melhor o futuro. Na verdade, seria preciso um profundo estudo do livro de Daniel, pois de modo incrível podemos afirmar que Apocalipse é o complemento do livro de Daniel. Então vamos lá.
Daniel foi levado ainda muito jovem para Babilônia em 605 a.C. quando esta derrotou de vez Jerusalém e levou muitos cativos. Em Babilônia Daniel teve algumas visões acerca do fim dos tempos. Vamos falar resumidamente dos pontos mais importantes.
No capítulo dois de Daniel o rei Nabucodonossor tem um sonho. Uma estátua que, de acordo com a interpretação, representa o domínio babilônico (cabeça de ouro); o domínio Medo-Persa (peito e braços de prata); o império Grego (ventre de bronze); o último império, o romano é dividido em duas partes (as duas pernas de ferro) refere-se até a época de Constantino e os pés de ferro misturados com barro, refere-se ao futuro império romano, que muitos concordam se tratar da União Européia (os dez dedos serão dez países).
A mesma simbologia é mostrada no capítulo sete, onde temos quatro animais que representam:
O primeiro animal - Babilônia
O segundo animal - Medos e Persas
O terceiro animal - os Gregos
O quarto animal - o Império Romano
No capítulo nove Daniel recebe a visão das setenta semanas (9.24-27) "Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações. E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador". Estas semana são semanas proféticas, onde cada dia representa um ano. Assim, cada dia da nossa semana normal, representa um ano (365 dias), o que nos leva a seguinte sentença matemática: 70 vezes 7.
Deus revela a Daniel que a história dos judeus ("sobre o teu povo") estaria limitada a mais 490 anos, a partir de um ponto inicial que foi minuciosamente determinado por Ele. Este marco inicial é a ordem do Rei Artaxerxes Longimanus, emitida em 445 (Ne 2.5) Deus também diz que entre a semana 69ª e a 70ª, haveria um intervalo de tempo, que não foi determinado o quanto. Este tempo é o período onde Ele passaria a se relacionar com outro povo: a Igreja.
Neste texto acima, vemos que Deus revela a Daniel que Jesus seria morto. Ao morrer, Jesus abre o caminho para a Igreja, e dá início ao intervalo de tempo mencionado no parágrafo anterior. Este intervalo é o que estamos vivendo hoje. Não sabemos quanto tempo ele vai durar, mas as profecias apontam para breve o seu fim. Pessoalmente eu creio que esta geração será a que passará pela experiência do arrebatamento.
Quando Deus decidir, este parêntese será fechado e aí retoma-se a contagem das semanas, que será a 70ª. Mais adiante vamos entender melhor. As revelações do Apocalipse a partir do capítulo quatro são justamente esta última semana da profecia de Daniel.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.