JESUS, O NOSSO CRISTO, TE AMA!!!

RÁDIO EVANGÉLICA!!
   
AMIGOS, COMPARTILHEM ESSE BLOG!
Facebook Twitter Google+ Pinterest Reddit LinkedIn Addthis Delicious Digg Evernote Myspace NetLog Netvibes Tumblr WhatsApp

BY BG

220
Fãs
528
Fãs

Artigos

Opiniões

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O SIGNIFICADO DA PALAVRA RÁ-TIM-BUM

A VERDADE DA PALAVRA RÁ TI BUM.


- EU PESQUISEI A ORIGEM DA PALAVRA RÁ TIM BUM, QUE É UM TERMO BRASILEIRO E NÃO DE ORIGEM PERSA... CASO CONTRÁRIO ELA EXISTIRIA EM OUTROS IDIOMAS TAMBÉM. NÃO HÁ NENHUM FUNDAMENTO (LIVROS, INSTITUIÇÕES, ETC...) SOBRE O TEXTO. SEGUE ABAIXO UM TEXTO FUNDAMENTADO NA FAPESP, O MAIOR ÓRGÃO DE PESQUISA DO NOSSO PAÍS. ABRA ESTE LINK ABAIXO, QUE É DEMORADO, POIS SÃO 6,5 MB DE TEXTO... É GIGANTE E LÁ ESTÁ A NOSSA HISTÓRIA, MUITO BONITA... LOCALIZE O TERMO “RÁ-TIM-BUM”

- CONFORME A PESQUISA, NÃO HÁ NADA QUE COMPROVE ESTA TEORIA DO RÁ-TIM-BUM SIGNIFICAR MALDIÇÃO, LEMBRANDO QUE OS TEXTOS QUE FAZEM REFERÊNCIA A ESSE FATO CARECEM DE INFORMAÇÕES BÁSICAS TAIS COMO: LIVRO EXTRAÍDO, DATA DE PUBLICAÇÃO, NÃO SENDO ASSIM, DE FONTE CONFIÁVEL.

- E SE ESSA É UMA PALAVRA DE ENCANTAMENTO DOS MAGOS PERSAS PORQUE SÓ EXISTE NO BRASIL?

- SEGUNDO O DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO NOVA FRONTEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA, A PALAVRA RATIMBUM É UMA ONOMATOPÉIA, É A IMITAÇÃO DE UM SOM. NESTE CASO O SOM EMITIDO POR UMA BANDINHA DE CIRCO OU UMA FANFARRA QUANDO QUER CHAMAR A ATENÇÃO SOBRE UMA FINALIZAÇÃO DE UMA APRESENTAÇÃO. A CAIXA FAZ TARARÁ!, OS PRATOS FAZEM TIM!, E O BUMBO FAZ BUM! - TARARÁ TIM BUM, PARA TORNAR A PALAVRA MAIS CURTA E FÁCIL DE FALAR ELIPSARAM O TARA... E FICOU SÓ O RÁ, RA-TIM-BUM, COM TRÊS SÍLABAS DE BOM EFEITO SONORO.

- CONFORME PESQUISA PUBLICADA NA REVISTA DA FAPESP "É PIQUE, É PIQUE, É HORA, É HORA, É HORA, RÁ-TIM-BUM", UM BORDÃO, INCORPORADO NO BRASIL AO PARABÉNS A VOCÊ, É UMA COLAGEM DE BORDÕES DOS PÂNDEGOS ESTUDANTES DAS ARCADAS DA DÉCADA DE 1930. 

"É PIQUE, É PIQUE" ERA UMA SAUDAÇÃO AO ESTUDANTE UBIRAJARA MARTINS, CONHECIDO COMO "PIC-PIC" PORQUE VIVIA COM UMA TESOURINHA APARANDO A BARBA E O BIGODE PONTIAGUDO."

- "É HORA, É HORA" ERA UM GRITO DE GUERRA DE BOTEQUIM. NOS BARES, OS ESTUDANTES ERAM OBRIGADOS A AGUARDAR MEIA HORA POR UMA NOVA RODADA DE CERVEJA – ERA O TEMPO NECESSÁRIO PARA A BEBIDA REFRIGERAR EM BARRAS DE GELO. QUANDO DAVA O TEMPO, ELES GRITAVAM: "É MEIA HORA, É HORA, É HORA, É HORA" .

- "RÁ-TIM-BUM", POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, REFERE-SE A UM RAJÁ INDIANO CHAMADO TIMBUM, OU COISA PARECIDA, QUE VISITOU A FACULDADE – E CATIVOU OS ESTUDANTES COM A SONORIDADE DE SEU NOME. O AMONTOADO DE BORDÕES ECOAVA NAS MESAS DO RESTAURANTE PONTO CHIC, COM UM FORMATO UM POUCO DIFERENTE DO QUE SE CONHECE HOJE:"

- "PIC-PIC, PIC-PIC; MEIA HORA, É HORA, É HORA, É HORA; RÁ,JÁ, TIM, BUM".

COMO ISSO FOI PARAR NO PARABÉNS A VOCÊ?
"OS ESTUDANTES COSTUMAVAM SER CONVIDADOS A ANIMAR E PRESTIGIAR FESTAS DE ANIVERSÁRIO. E DESFIAVAM SEUS HINOS", CONTA O ATUAL DIRETOR DA FACULDADE, EDUARDO MARCHI, DE 44 ANOS, QUE RELEMBROU A CURIOSIDADE EM SEU DISCURSO DE POSSE, DOIS ANOS ATRÁS."


ENCONTREI OUTRA CONFIRMAÇÃO EM UM SITE DE ENSINO RELIGIOSO.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE

Nenhum comentário: