sexta-feira, janeiro 27, 2012

SIGNIFICADOS NOMES

LETRA A


AARA, hebraico: irmão exaltado
AARÃO, hebraico: arca, brilhante, luminoso
AAREL, hebraico: a força tem permanecido
AASA, hebraico: possuidor
AAVA, hebraico: água de corrente contínua
AASBAI, hebraico: despojo ou belo
AAVA, hebraico: água de corrente contínua
AAZAI, hebraico: clarividente
AAZIZ, hebraico: sustentado pelo Senhor
ABA, hebraico: pai
ABA, hebraico: irmão do discernimento
ABADOM, hebraico: destruição, perdição
ABAGTA, persa: dado pela felicidade ou Deus tem dado
ABAIL, hebraico: pai de fortaleza
ABAM, hebraico: irmão do discernimento
ABANA, persa: rochoso, pedregoso
ABARIM, hebraico: região de além
ABES, hebraico: brancura
ABDA, aramaico: servo de Jeová.
ABDEEL, hebraico: servo de Deus
ABDI, hebraico: meu servo
ABDIEL, hebraico: servo de Deus
ABDOM, hebraico: servil
ABEDE- NEGO, servo do Nego ou Nebo
ABEL, hebraico: sopro, vapor, ou filho
ABEL- BATE- MAACA, hebraico: prado da casa de Maacã
ABEL- MAIM, hebraico: prado das águas
ABEL- MEOLA, hebraico: prado da dança
ABEL- MIZRAIM, hebraico: prado do Egito
ABEL- QUIRAMIN, hebraico: prado das vinhas
ABEL- SITIM, hebraico: prado das acácias
ABI, ou ABIA, hebraico: Jeová é pai
ABI-ALBOM, hebraico: pai da fortaleza
ABIASAFE, hebraico: pai de proteção
ABIAL, hebraico: pai da força
ABIÃO, hebraico: pai do mar
ABIAS, hebraico: Jeová é pai.
ABIATAR, hebraico: pai da abundância
ABIAZAFE, hebraico: pai de proteção
ABIBE, hebraico: espigas novas, primeiro mês do ano hebraico
ABIDA, hebraico: pai de sabedoria
ABIDA, hebraico: meu pai é juiz
ABDIAS, hebraico: servo de Deus (o mesmo que Obadias)
ABIEL, hebraico: pai da força
ABIEZER, ou ABIEZERA, hebraico: meu pai é auxílio
ABIGAIL, hebraico: meu pai é alegria ou fonte de alegria
ABILA, grego: prado ou planície
ABILENE, grego: prado ou planície
ABIMÃEL, hebraico: pai de Mãel
ABIMELEQUE, hebraico: meu pai é rei
ABINADABE, hebraico: meu pai e nobre, ou pai da liberdade
ABINOA, hebraico: pai de doçura ou de graça.
ABINOÃO, hebraico: pai da graça
ABIQUEILA, hebraico: fortaleza, castelo
ABIRA, ou ABIRÃO, hebraico: meu pai é elevação
ABISAL, hebraico: meu pai é Jessé, ou, meu pai possui tudo que é desejável
ABISAQUE, hebraico: meu pai foi homem errante
ABISSINIA, hebraico: o mesmo que Etiópia, grego: Antiópia, sol abrasador
ABISUA, hebraico: pai da salvação ou felicidade
ABISUR, hebraico: meu pai é uma parede
ABITAL, hebraico: meu pai é orvalho
ABITUBE, hebraico: pai da bondade ou benignidade
ABIU, hebraico: meu pai é Deus
ABIUDE, hebraico: pai de majestade ou digno de louvor
ABINER, hebraico: pai da luz ou lâmpada.
ABNER, hebraico: pai da luz ou da lâmpada
ABRÃO, hebraico: pai exaltado
ABRAÃO, hebraico: pai da multidão
ABRONA, hebraico: passagem ou oposto.
ABSALÃO, hebraico: pai da paz, Deus é prosperidade
ABSINTO, hebraico: alosna, fel, amargura
ACA, hebraico: turbulento, perturbado
ACABE, hebraico: irmão do pai
ACÁCIA, grego: penoso, espinhoso
ACADE, latim: antiga de Sinear, espalhada
ACAIA, grego: antiga Grécia
ACAICO, natural de Acáia
ACAREL, hebraico: a força tem permanecido
ACAROM, hebraico: emigração
ACASBAL, hebraico: desprezo
ACAZ, hebraico: ele tem sustentado
ACAZIAS, hebraico: Jeová é Senhor, ou Jeová tem sustentado
ACBAL, hebraico: gordo, fértil
ACBOR, hebraico: camundongo, rato
ACELDAMA, latim: campo de sangue
ACMETA, Hangmatana : imenso; cidade da Média, hoje chamada Hamadã, no Irã
ACOBOR, hebraico: camundongo, rato
ACOR, hebraico: perturbação
ACOROM, hebraico: emigração
ACOS, hebraico: espinho
ACRABATINE, hebraico: escorpião
ACRABIM, hebraico: areia quente, o mesmo que Aco
ACSA, hebraico: tornozeleira
ACSAFE, hebraico: fascinação
ACUBE, hebraico: artificioso
ACZIBE, hebraico: enganoso
ADA, hebraico: beleza
ADA, hebraico: enfeitada
ADADA, hebraico: dia festivo
ADAIS, hebraico: Jeová embelezou
ADAIAS, hebraico: O Senhor adornou
ADALIA, grego: nobreza, nobre
ADAMA, hebraico: solo
ADAMA, hebraico: vermelhidão
ADAMI, hebraico: humano
ADAMI- NEGUEBE, hebraico: humano
ADÃO, hebraico: homem de terra vermelha ou vermelho
ADAR, hebraico: 12° mês do ano judaico, amplitude, largura
ADAREZER, hebraico: majestade
ADASA, hebraico: murta
ADBEEL, hebraico: servo de Deus
ADENO, hebraico: voluptuoso
ADI, grego: forma grega de Ido
ADIEL, hebraico: ornamento de Deus
ADIM, hebraico: delicada
ADIMI, hebraico: humano
ADINA, hebraico: delicada ou sensível
ADINO, hebraico: delicado
ADITAIM, hebraico: dupla passagem, cidade de duas presas
ADLAI, hebraico: justiça de Jeová
ADMA, hebraico: vermelhidão
ADMA, hebraico: terra
ADMATA, nome persa de significação ignorada
ADO, hebraico: festivo, oportuno
ADOM, hebraico: enfeitada
ADNA, hebraico: prazer
ADONI- BEZEQUE, hebraico: Senhor de Bezeque
ADONI- ZEDEQUE, hebraico: Senhor de retidão
ADONIAS, hebraico: Jeová é Senhor
ADONIÇÃO, hebraico: O Senhor se levanta
ADONIRÃO, hebraico: O Senhor é engrandecido, ou excelso.
ADORAM, hebraico: dois montes ou baluartes
ADORÃO, hebraico: O Senhor é exaltado
ADRAMELEQUE, hebraico: o Deus Adar é rei
ADRIA, hebraico: escura
ADRIA- MELEQUE, hebraico: o Deus Adar é rei
ARIATICO, grego: derivado da cidade de Ádria na Itália
ADRIEL,hebraico: rebanho do Senhor ou congregação divina
ADULA, hebraico: recinto fechado, ou lugar da antigüidade
ADULÃO, hebraico: recinto fechado, ou lugar da antigüidade
ADUMIM, hebraico: vermelho, objetos vermelhos, ou subida de sangue
ADURAM, hebraico: dois montes
AER, hebraico: outro
AFECA, hebraico: fortificação
AFEGUE, hebraico: fortaleza
AFES- DOMIM, grego: costa de Domim
AFIA, hebraico: revivido
AFRICA (veja Ludim ou Etiópia): duplamente malicioso
ACABO, hebraico: gafanhoto
AGAGUE, hebraico: chama, flamejante
AGAR, hebraico: emigração, fuga
AGARAI, hebraico: vagabundo
AGATA, hebraico: brilhante
AGE, hebraico: fugitivo
AGEU, hebraico: alegria, festivo
AGRIPA, hebraico: glória da pele, heróico, ou que foi dada à luz com dificuldade
ÁGUAS DE CONTENDAS, hebraico: contendas de Cades
AGUR, hebraico: cobrador ou colecionador
AHI, hebraico: irmão de Jeová
AI, hebraico: a ruína
AIA, hebraico: ave de rapina
AIA, hebraico: fraterno como união ou ligado firmemente
AIÃO, hebraico: ruína
AIAI, hebraico: Narinas, narigudos
AIAM, hebraico: irmão da mãe ou amigo da nação
AIBE, hebraico: gordura
AICAN, hebraico: irmão do inimigo
AIAS, hebraico: irmão de Jeová
AIATE, hebraico: monte de ruína
AIÇÃO, hebraico: meu irmão se levantou, ou irmão do amigo
AIEZER, hebraico: irmão de assistência ou auxiliar
AIJA, hebraico: irmão de Jeová
AIJALOM, hebraico: lugar das gazelas ou veados
AIJELETE-HAS- SAAR, hebraico: corça da aurora.
AILATE, hebraico: fortaleza
AILUDE, hebraico: irmão de um que nasceu
AIM, hebraico: olho, fonte natural, 16 °letra do alfabeto hebraico
AIMA, hebraico: dadivoso, irmão da mão direita
AIMAAS (Z), hebraico: meu irmão está irado ou irascível
AIMAS, hebraico: irascível
AIMELEQUE, hebraico: meu irmão é rei
AIMOTE, hebraico: irmão da morte
AINADABE, hebraico: meu irmão é nobre, ou irmão da liberdade
AINAS, hebraico: resposta do Senhor
AINOA, hebraico: meu irmão é gracioso
AIO, gr.: instrutor ou professor, fraternal
AIO, hebraico: meu irmão
AIRA, hebraico: irmão do mal ou meu amigo
AIRA, hebraico: irmão engrandecido
AIRÃO, hebraico: irmão do que é exaltado
AISA, hebraico: irmão da aurora
AISAAR, hebraico: irmão da alva ou da aurora
AISAMAQUE, hebraico: irmão de apoio
AISAR, hebraico: irmão de canto
AITOFEL, hebraico: irmão de loucura
AITUBE, hebraico: meu irmão é bondade, filho de benevolência, ou irmão da formosura
AIÚDE, hebraico: irmão de majestade, ou pessoa digna de louvor
AJALOM, hebraico: um grande carneiro
AJELET- SANAR, hebraico: veado da aurora, ou corça da manhã
ALABE, hebraico: gordo
ALAI, hebraico: oh! isso!
ALAMELEQUE, hebraico: carvalho do rei
ALAMETE, hebraico: vigor de juventude
ALAMOTE, hebraico: virgens
ALCIMO, grego: que tem forte
ALEFE, 1a. letra do alfabeto hebraico, boi
ALELUIA, latim: louvado seja deus
ALEMA, hebraico: esconderijo
ALEME, hebraico: um esconderijo
ALEMETE, hebraico: cobertura
ALEXANDRE, grego: que defende ou auxilia os homens
ALEXANDRIA, grego: cidade de Alexandre
ALFA, 1° letra do alfabeto grego, princípio
ALFEU, grego: passageiro, transitório
ALIA, hebraico: sublime
ALIMAS, hebraico: um esconderijo
ALMATA, Hangamatana, cidade da Média, hoje chamada Hamadã, no Irã. Imenso.
ALMODA, hebraico: imenso
ALMODADE, hebraico: agitador
ALMOM, hebraico: escondido no pé de figo
ALMON- DIBLATAIM, hebraico: coisa escondida no pé de figo
ALOM, hebraico: carvalho ou forte
ALOM- BACUTE, hebraico: carvalho de lágrimas ou choro
ALOTE, hebraico: que produz leite
ALUS, hebraico: túmulos de homens ou lugar deserto
ALUSHE, hebraico: lugar deserto
ALVA, hebraico: grande, alto
AMA, hebraico: (conjunção), côvado
AMADE, hebraico: gente que dura, estação, domicílio
AMAL, hebraico: tristeza ou enfado
AMALEQUE, hebraico: belicoso
AMANA, hebraico: firmeza, tratado ou confusão
AMARIAS, hebraico: Jeová prometeu
AMASA (AMASAI), hebraico: pardo ou fardo
AMASIAS, hebraico: fortaleza de Deus
AMASSAI, hebraico: pesado
AMAZIAS, hebraico: Jeová fortalece
AMÉM, latim: assim seja, firme, estabelecido.
AMETISTA, grego: pedra de sonho
AMI, hebraico: meu povo
AMIEL, hebraico: povo de Deus, ou, Deus é fiel aliado
AMINADABE, hebraico: meu povo é nobre e íntimo
AMISADAI, hebraico: o Todo Poderoso é meu parente
AMITAI, hebraico: fiel
AMIÚDE, hebraico: povo glorioso
AMIUR, hebraico: o meu povo deu
AMIZABADE, hebraico: o meu povo deu, ou, o parente doou
AMMOM, hebraico: fiel ou patrício
AMOM, hebraico: artesão
AMOQUE, hebraico: fundo
AMORREUS, hebraico: montanheses
AMOS, hebraico: carregador de fardo
AMÓZ, hebraico: forte, firme
AMPLIAS, grego: grande
AMPLIATO, grego: alargado
ANA, hebraico: cheia de graça
ANA, hebraico: que ouve, que concede
ANA, hebraico: nuvem
ANA-MALEQUE, o deus Anu é príncipe
ANAARATE, hebraico: passagem ou caminho estreito
ANABE, hebraico: que produz uvas
ANACARATE, hebraico: passagem
ANAIAS, hebraico: resposta do Senhor
ANAMIM, hebraico: homem de rocha
ANANI, hebraico: nebuloso, ele cobriu ou nuvem do Senhor
ANANIA, hebraico: Jeová é protetor
ANANIAS, grego: resposta do Senhor (Novo Test.)
ANANIAS, hebraico: Jeová cobriu (Novo Testamento)
ANAQUE, hebraico: pescoço comprido, ou colar
ANAS, hebraico: Jeová tem sido gracioso
ANATE, hebraico: conceder, homem da rocha
ANATEMA, hebraico: maldição
ANATOTE, hebraico: orações respondidas
ANDRÉ, grego: varonil ou vencedor
ANDRÔNICO, grego: conquistador de homens
ANEM, hebraico: duas fontes
ANIPOLIS, hebraico: a cingida cidade ou cercada pelo mar
ANGE, grego: mensageiro
ANI, hebraico: aflito
ANIA, hebraico: tristeza do povo
ANIAS, hebraico: resposta do Senhor
ANIÃO, hebraico: suspiro, ou tristeza do povo
ANIM, hebraico: fontes
ANJO, hebraico: mensageiro
ANRA, hebraico: vermelho
ANRAFEL, hebraico: guarda dos deuses
ANRÃO, hebraico: inexperiência
ANRI, hebraico: eloqüente
ANSI, hebraico: robusto ou força de Deus 1 Cr 6.46
ANTI- CRISTO, grego: contra Cristo, em lugar de Cristo
ANTIOCO, grego: sofredor, valoroso como um carro de guerra
ANTIOQUIA, grego: pertencente a Antíoco
ANTIPAS, grego: contratação de Antipater: Contra todos
ANTIPARO, hebraico: igual ao pai
ANTIPATRIDE, grego: que pertence a Antipater
ANTIPATRIS, grego: que pertence a Antipater, ou contra o pai
ANTONIA(O), latim: inestimável, que não tem preço; grego: o que enfrenta inimigo.
ANTOTIAS, hebraico: resposta do Senhor
ANTOTIJA, hebraico: resposta do Senhor
ANUBE, hebraico: reunidos
ANZI, hebraico: robusto
AOA, hebraico: calor ou irmão do senhor
AODI, hebraico: irmão de Jeová
AOI, hebraico: calor
AOITA, hebraico: amado do Senhor ou irmão do Senhor
AOLA, hebraico: Ele tem sua tenda
AOLIABE, hebraico: tenda de meu pai
AOLIBANA, hebraico: a minha tenda está no lugar
APAIM, hebraico: as narinas, ventas, porção dobrada
APELES, grego: exclusão, separação
APIO, latim: nome de uma cidade da Itália
APOCALIPSE, grego: revelação
APOLIOM, grego: destruidor
APOLO, grego(Apolônio ou Apolidoro): destruidor
APOLONIA, grego: pertencente a Apolo, destruição
AQUIA, grego: irmão de, ou um irmão de Jeová
AQUIAS, grego: irmão de, ou irmão de Jeová
AQUILA, latim: águia
AQUIM, hebraico: Jeová estabelecerá
AQUIMNELEQUE, hebraico: irmão de um rei
AQUIMOTE, hebraico: irmão da morte
AQUINOA, hebraico: irmão gracioso
AQUIS, hebraico: irado
AQUIOR, hebraico: estabelecerá
AQUISAMEQUE, hebraico: irmão auxiliador
AQUITOBE, hebraico: filho de benevolência
AQUITOFEL, hebraico: irmão de loucura
AR, hebraico: cidade ou vila
ARA, hebraico: região de montanhas
ARA, hebraico: caminheiro ou viajante
ARA, hebraico: bode montês
ARABA, hebraico: planície
ARABE, hebraico: emboscada
ARABIA, grego: região deserta ou estéril,
ARADE, hebraico: asno montanhês ou fugitivo
ARAM, hebraico: alto, magnificente
ARÃO, hebraico: brilhante, ou serrano
ARARA, turco: montanha de sofrimento
ARARATE, hebraico: terra sagrada
ARAUNA, hebraico: ágil ou força de Baal
ARBA, hebraico: quatro ou força de Baal
ARBE, hebraico: meu servo
ARCEU, grego: fugitivo
ARDE, hebraico: fugitivo
ARDOM, hebraico: rebento
AROLOTE, hebraico: monte de prepúcios
AREDI, hebraico: fugitivo, ou jumenta brava
ARELI, hebraico: leão de Deus, heróico
AREÓPAGO, grego: monte de ares ou a colina de Marte
ARETAS, grego: virtude
AREUNA, hebraico: Jeová está firme
ARFADE, hebraico: apoio
ARFAXADE, hebraico: atolado ou brotando
ARGOBE, hebraico: pedregoso ou montão de pedra
ARIDAI, hebraico: grande, brilhante
ARIDATA, persa: nascimento nobre
ARIEL, latim: leão de Deus ou alto
ARIET, latim: leão, hebraico: carneiro
ARIMATÉIA, forma grega de Rama, altura dobrada hebraico: leão morto para o Senhor
ARIOQUE, persa: servo do Deus lua
ARISAL, hebraico: semelhante a um leão
ARISTARCO, latim: que governa muito bem, ou bom príncipe
ARISTOBULO, latim: que aconselha bem
ARMAGEDOM, hebraico: Monte Megido, montanha de Magedo, monte do lugar das multidões
ARMÊNIA, hebraico: terra sagrada
ARMONI, hebraico: nascido no palácio
ARNA, hebraico: ágil
ARNAN, hebraico: ligeiro, ágil
ARNI, hebraico: homem
ARNON, hebraico: murmurando, berrando, Torrente bravadora
ARODI, hebraico: asmo, montes
AROER, hebraico: ruínas
ARPACHADE, grego: regenerador
ARPADE, hebraico: lugar de descanso
ARQUELAU, grego: governante do povo, chefe
ARQUIPO, latim: domador de cavalos
ARQUITA, hebraico: tolerância
ARSA, hebraico: terra, delícia
ARTAXERXES, grego ou latim: o grande rei
ARTEMIS, grego: deusa grega (chamada Diana pelos romanos): deusa da luz e da caça
ARTEMAS, grego: presente de Artêmia
ARTURO, grego: congregação
ARUBOTE, grego: gelosias
ARUMA, hebraico: altura
ARVADE, persa: errante
ARZA, hebraico: terra ou delícia
ASA, hebraico: médico ou aquele que sarara
ASA, hebraico: fumaça ou ira de Deus
ASAEL, hebraico: Deus o fez
ASAFE, hebraico: cobrador ou aquele que colhe
ASAIAS, hebraico: Jeová fez
ASALIAS, hebraico: Deus tem perdoado
ASARADOM, persa: dom do fogo
ASARAMEL, hebraico: príncipe do povo de Deus
ASAREL, hebraico: Jeová limitou
ASAREEL, hebraico: Deus limitou
ASARELA, hebraico: reto com Deus
ASARMOTE, hebraico: aldeia da morte
ASASONTOMAR, hebraico: fonte de cabrito
ASBAI, hebraico: desprezo
ASBAI, hebraico: despojo ou belo
ASBEIA, hebraico: deixa que eu seja testemunho, ou casa de juramento
ASBEL, hebraico: homem do Senhor ou Baal
ASCALOM, hebraico: ponto de partida, emigração
ASCARADOM, persa: dom do fogo
ASCODE, hebraico: lugar fortificado ou fortaleza
ASDODE- PISEA, hebraico: lugar fortificado de divisão
ASEL, hebraico: nobre
ASENA, hebraico: forte, durável
ASENATE, hebraico: que pertence a deusa Neith
ASER, hebraico: feliz
ASERA, hebraico: bosque de altura
ASERA, hebraico: forma plural masculina de Asserim
ASERIM/ASEROTE: deusa cananéia da fertilidade
ASFENAZ, persa: veloz, focinho de cavalo
ÁSIA: lamacento, pantanoso
ASIIA, hebraico: Jeová tem perdoado
ASIAS, hebraico: feito por Jeová
ASIARCA, grego: chefe da Ásia
ASIEL, hebraico: Deus fez
ASILA, hebraico: Jeová tem perdoado
ASIMA, hebraico: cabra pelada
ASINCRITO, grego: incomparável
ASIONGABER, hebraico: espinha dorsal do homem
ASMAVETE, hebraico: a morte é forte
ASMODEU, hebraico: perder
ASMONEU, hebraico: opulento
ASNA, hebraico: espinheiro
ASNA, hebraico: forte
ASNAPAR, persa: veloz
ASOT, hebraico: feito, o gozo do prêmio
ASPATA, persa: cavalo
ASPENAZ, persa: focinho de cavalo
ASQUELON, persa: migração ou cavalo
ASQUENAS, persa: assim espalha fogo
ASRIEL, hebraico: promessa de Deus
ASSIMA, hebraico: cabra pelada
ASSIR, hebraico: cativo
ASSIRIA, grega: uma modificação de Assur, planície
ASSOM, hebraico: forte
ASSOS, hebraico: aproximado
ASSUERO, persa: do Deus Ashur ou rei leão
ASSUR, persa: planície
ASSURBANIPAL, persa: veloz, ou caudilho
ASSURIM, hebraico: poderoso
ASTADE, hebraico: espinheiro
ASTAROTE, ASTERPTE: hebraico: união
ASTEROTE- CARNAIN, hebraico: deusa de carnain, o mesmo que hoba
ASUR, persa: escuridão, nobre
ASVATE, hebraico: belo
ATADE, hebraico: Espinheiro
ATACE, hebraico: hospedaria
ATAI, hebraico: oportuno
ATAIAS, hebraico: feito oportunidade pelo Senhor
ATALIA, hebraico: Deus aflige
ATALIA, grego: que pertence a Átalo; hebraico: Jeová aflige
ATALO, grego: pequeno pai
ATANAL, hebraico: galardão o mesmo que Eteni
ATAQUE, hebraico: alojamento, pousada
ATARA, hebraico: diadema
ATARGATIS, deusa síria
ATAROTE, hebraico: coroas
ATAROTE- ADAR, hebraico: coroas de Adar ou de grandeza
ATAROTE- SOFAR, hebraico: coroas de Sofar
ATENAS, grego: sem crescimento, ou cidade de Athene Minerva
ATENOBIOS, latim: amigo do rei
ATER, hebraico: fechado
ATLAI, hebraico: Jeová afligiu
ATROTE, hebraico: coroas
ATROTE- BETE- JOABE, hebraico: coroas de casa de Joabe
ATROTE- SOFA, hebraico: coroas de Sofa
AUGUSTO, latim: venerável, majestoso
AUMAI, hebraico: irmão da água, querido de Jeová
AUSATE, hebraico: possessão
AUZAM, hebraico: a sua possessão
AUZÃO, hebraico: possessão
AUZATE, hebraico: possessão
AVA, hebraico: religião, virando
AVEM, hebraico: vácuo, nonada, ídolo
AVEN, hebraico: vaidade
AVIM, hebraico: males acumulados ou aldeões
AVITE, hebraico: ruínas, iniqüidade
AZA, hebraico: forte, minha força
AZACA, hebraico: cercado
AZAI, hebraico: declínio, separado ou nobre
AZALIAS, hebraico: Jeová pôs de parte
AZANATE, hebraico: dedicado ao Senhor
AZANIAS, hebraico: Deus ouviu
AZANOTE- TABOR, hebraico: desfiladeiro de Tabor
AZAREL, hebraico: Deus ajudou
AZAREEL, hebraico: Jeová ajudou
AZARIAS, hebraico: a quem Jeová ajudou
AZAZ, hebraico: forte
AZAREL, hebraico: demitido
AZAZIAS, hebraico: a quem Jeová fortalece
AZBUQUE, hebraico: perdão
AZECA, hebraico: campo cavado com enxada
AZEL, hebraico: nobre
AZEM, hebraico: fortaleza, osso
AZENATE, hebraico: dedicado ao Senhor
AZGADE, hebraico: bem afortunado, ou e forte o deus Gade
AZI, hebraico: minha força
AZIEL, hebraico: Deus é poder
AZIZA, hebraico: robusto
AZMAVETE, hebraico: a morte é valente
AZMOM, hebraico: forte
AZMOTE, hebraico: desfiladeiro
AZMOTE- TABOR, hebraico: desfiladeiro de Tabor
AZOR, grego: auxílio, ou auxiliador
AZORAQUE, hebraico: açoite, chicote
AZOTO, forma grega de Asdode, fortaleza
AZRIAL, hebraico: auxiliador ou auxílio de Deus
AZRICA, hebraico: auxílio contra o inimigo
AZRIÇÃO, hebraico: auxílio contra o inimigo
AZRIEL, hebraico: auxílio de Deus
AZUBA, hebraico: desolado
AZUR, hebraico: proveitoso ou auxiliador.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUESTIONÁRIO TEOLOGIA.

A DOUTRINA DE DEUS..

1. NUM SENTIDO MAIS ABRANGENTE, O QUE O TERMO “TEOLOGIA” PODE DESIGNAR. CITE, PELO MENOS, TRÊS APLICAÇÕES DESTE VOCÁBULO.
R: Como doutrina de Deus a ciência das coisas divinas. A sublimidade e a majestade da teologia. A ciência da fé, a explanação e a explicação Consciente e metódica da revelação divina, recebida e compreendida pela fé.

2. QUAL A FONTE DA TEOLOGIA CRISTÃ?
R: A própria Palavra de Deus.

3. O QUE É TEOLOGIA PENTECOSTAL?
R: É teologia fundamentada nas escrituras Sagradas, é histórica e mantém o pensamento teológico dos reformadores quanto as doutrinas cardeais da fé cristã.

4. POR QUE A TEOLOGIA, COMO DOUTRINA DE DEUS, PODE SER CHAMADA DE TEONTOLOGIA?
R: Para poder definir melhor a doutrina de Deus e evitar interpretações ambíguas.

5. O ATEÍSMO É UMA TEORIA CONTRADITÓRIA EM SI MESMA, POR QUÊ?
R: Para negar a existência do Deus verdadeiro, apóia-se na pressuposição de que Ele existe

6. QUAIS SÃO AS DUAS FORMAS DE EVOLUCIONISMO? O QUE AS DIFERENCIA?
R: O ateísta e o Teísta. O primeiro exclui Deus da criação; o segundo parte do principio de que o Senhor criou os materiais originais e que o processo evolutivo se encarregou do desenvolvimento deles até a perfeição.

7. EM QUE CONSISTE O PANTEÍSMO?
R: Na doutrina de que Deus é tudo, e tudo é Deus; ela não separa a criatura do Criador, associando-o ao próprio Satanás, que – segundo a teoria em apreço – também é um deus. Em suma nada há que não seja Deus, nada existe além dEle.

8. QUAIS FORAM OS OBJETIVOS DE TOMÁS DE AQUINO AO EMPREGAR AS CINCO VIAS?
R: Tinha o objetivo de “provar” de forma racional a existência de Deus

9. CITE PELO MENOS TRÊS ARGUMENTOS QUE CONFIRMAM A EXISTÊNCIA DE DEUS.
R: Cosmológico: este argumento apresenta a evidência de que Deus existe e é a primeira causa.
Moral ou Antropológico: Esta formulação veio de Immanuel Kant; baseia-se no fato de existe no homem uma consciência que estabelece a distinção entre o bem e o mal, dando a ele senso de responsabilidade e de razão existencial (Rm 2:14,15).
O Testemunho da Natureza: Não apresenta a divindade com os mesmos detalhes das Escrituras. Contudo, é suficiente para mostra com clareza a existência do Criador, o seu poder e a sua sabedoria.   

10. EM QUE SENTIDO DEUS É, AO MESMO TEMPO, COGNOSCÍVEL E INCONGNOSCÍVEL? EXPLIQUE.
R: Cognoscível: quando Ele revelou-se a si mesmo em sua Palavra. Podendo assim o homem O conhecê-lo – haja vista ser Ele também imanente – o suficiente para que exista um relacionamento entre ambos.
Incognoscível: Deus revelou a si mesmo na Bíblia, mas pode ser incognoscível quando se trata do conhecimento pleno de seu Ser e de sua essência. Como Ele é infinitamente incomparável, o homem jamais poderá esquadrinhá-lo e compreendê-lo como é em essência e glória.

11. O QUE É ANTROPOMORFISMO?
R: Argumento que comprovam a personalidade de Deus na linguagem da forma de humano.

12. EM QUE CONSISTE O “ARREPENDIMENTO” DE DEUS?
R: Na mudança do comportamento do ser humano, em função disso o Senhor “arrepende-se” mudando o tratamento em relação ao ser humano, conquanto a sua natureza permaneça imutável.

13. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS E OS INCOMUNICAVÉIS DE DEUS?
R: Atributos comunicáveis são atributos morais. Atributos Incomunicáveis são atributos divinos.

14. CITE PELO MENOS DOIS NOMES DE DEUS E EXPLIQUE OS SEUS SIGNIFICADOS.
R: El Elyon: A transcrição do termo hebraico é ‘el ‘elyon. O nome Elyon é traduzido em nossas versões por “Altíssimo”, e El Elyon, por “Deus Altíssimo”. Este nome (ou titulo) é um adjetivo que se deriva do verbo hebraico ‘ala’ e significa “subir”, “ser elevado”, designa deus como o Alto e Excelente, o Deus Glorioso. Trata-se de um nome genérico, porque também é aplicado a governantes – mas nunca vem acompanhado de artigo quando se refere ao Deus de Israel.
Adonai: “Meu Senhor”. A transcrição do termo hebraico é ‘adona(y). O nome Adonai é mencionado no antigo Testamento 449 vezes, sendo que em 134 vezes aparece sozinho, e em conexão com YHWH 315. É um nome de Deus e não meramente um pronome de tratamento – nele se expressa à soberania de Deus no Universo.

15. QUAL O SENTIDO DO TETRAGRAMA YHWH NAS PÁGINAS SAGRADAS?
R: É o nome pessoal do Deus de Israel, que em nossas versões aparece como Jeová, Javé ou Senhor. As quatro consoantes hebraicas do nome divino se tornaram impronunciáveis pelos judeus desde o período interbíblico. Isso para evitar a vulgarização do nome: “Não tomaras o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (Êx 20:7), pois é assim que eles interpretam o terceiro mandamento do Decálogo.

16. OS DIAS DA CRIAÇÃO SÃO ERAS, PERÍODOS DE MIL ANOS OU DIAS LITERAIS? POR QUÊ?
R: O relato dos dias da criação é interpretado por alguns como períodos de mil anos cada, outros procuram associá-los as supostas eras geológicas, ainda outros os definem como dias literais de restauração, haja visto o Universo ter vindo a existência “no princípio” (Gn 1:1). O termo hebraico yom, “dia”, e seu correspondente grego hemera às vezes indicam certo período: “eis agora o dia da salvação” (2ª Co 6:2); nem sempre denota na Bíblia, dia literal, de 24 horas. A palavra “dia” é “cercada de muitos temas teológicos relacionados à soberania de Deus, como lemos em salmos 90:4 e 2ª Pe 3:8.

17. O QUE SÃO DECRETOS DE DEUS?
R: Os decretos divinos, também chamados de conselhos divinos, dizem respeito à vontade e ao propósito de Deus para a criação, são deliberações incondicionais que nasceram do desígnio e do propósito de Deus.

18. O CALVINISMO E O ARMINISMO HONRAM AS ESCRITURAS? POR QUÊ?
R: O calvinismo acredita na predestinação, o arminianismo acredita no livre-arbítrio. Nós, porém entendemos que tudo pode ser mudado mediante a fé em nosso Deus pessoal. As profecias, ao invés de predizerem um futuro friamente predestinado, são apelos para nos convertermos dos nossos maus caminhos, a fim de termos um futuro bem diferente – esses apelos são feitos à nossa consciência e pressupõem o nosso livre-arbrítrio.  

19. CITE TRÊS PASSAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO QUE CONFIRMEM A DOUTRINA DA TRINDADE. EXPLIQUE POR QUE TAIS REFÊRENCIAS ALUDEM A TAL DOUTRINA.
R: Gn 1:20. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gn 3:22. Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
Gn 11:7. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Porque as três Pessoas da Trindade atuaram em conjunto, ou seja, quando falamos do Criador, devemos ter em mente a Trindade, pois as três Pessoas agiram juntas na gloriosa obra da criação de todas as coisas.

20. EXPLIQUE POR QUE A DOUTRINA DA TRINDADE, EMBORA O TERMO NÃO OCORRA NA BÍBLIA, É APRESENTADA CLARAMENTE NO NOVO TESTAMENTO. CITE PASSAGENS BÍBLICAS.
R:

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

FOLHETOS BÍBLICOS 011

CLICK NA IMAGEM PARA AUMENTAR

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

FOLHETOS BÍBLICOS 010

CLICK NA IMAGEM PARA AUMENTAR

Deus em Cristo Jesus vos Abençoe.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

CITAÇÕES PARA SERMÃOS.

ABNEGAÇÃO

· Quando o "eu" não é negado, ele é necessariamente adorado. Anônimo
· A morte perde metade de suas armas quando negamos em primeiro lugar os prazeres e interesses da carne. Richard Baxter.
· É mais fácil dar qualquer coisa que tenhamos do que dar-nos a nós mesmos. J. Blanchard.
· Todas as grandes virtudes trazem a marca registrada da abnegação. William E. Channing.
· À medida que o homem morre para o eu, ele cresce em vida diante de Deus. G. B. Cheever
· Aqueles que conhecem o grande e terno coração de Jeová, certamente serão levados a negar seus próprios amores, para participar da expressão do Seu amor! Jim Elliot.
· A primeira lição na escola de Cristo é a abnegação. Matthew Henry.
· Há grande diferença entre negar coisas a si mesmo e negar-se a si mesmo. Adrian Rogers.
· O auto-esvaziamento prepara o transbordamento espiritual. Richard Sibbes.
· A abnegação é indispensável para que gozemos paz e conforto espirituais. J. H. Thornwell.
· Há uma doce teologia do coração que só se aprende na escola da renúncia. A. W. Tozer.

Fonte: Perolas.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

domingo, janeiro 15, 2012

QUESTIONÁRIO DE BIBLIOLOGIA.


EXERCÍCIO DE BIBLIOLOGIA..

1)   DÊ O SIGNIFICADO DA PALAVRA “BÍBLIA”, MENCIONADA NESTE CAPÍTULO.
R: Originário do grego, o termo bíblia significa “livros”, ou coleção de pequenos livros. Atribui-se a João Crisóstomo a disseminação do uso desse vocábulo para se referir a Palavra de Deus.

2)   O QUE ABRANGE A BIBLIOLOGIA, ISTÓ É, EM QUE CONSISTE ESTA MÁTERIA?
R: Em esclarecer as Doutrinas da Bíblia, ou seja, os ensinamentos bíblicos, para defendê-la como a Palavra genuína de Deus.

3)   QUAL O PERIGO DO AVANÇO DO LIBERALISMO TEOLÓGIGO EM FACULDADES E SEMINÁRIOS OUTRORA ORDTODOXOS?
R: Infiltrar sutilmente heresias, aflorar a incredulidade quanto à inerrãncia da Bíblia, gerar uma apostasia fulminante quanto ao Deus criador e Senhor de todos. Levar o ser humano a não ter a esperança da salvação em Cristo Jesus.

4)   EM QUE CONSISTE A AUTORIA DIVINA DA BÍBLIA?
R: Em que ela é a Palavra de Deus, no sentido de que se originaram nEle e são a expressão de Sua mente. Sendo ela divinamente inspirada.

5) CITE PELO MENOS DOIS TEXTOS DA BÍBLIA QUE COMPROVAM A SUA  INSPIRAÇÃO DIVINA.
R: 2ª Pe 1:19-21. E temos mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2ª Tm 3:16,17.  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

6) A BÍBLIA FOI ESCRITA POR QUANTOS AUTORES, E NUM PERÍODO DE QUANTOS ANOS?
R: Cerca de quarenta diferentes autores num período de 1.600 anos aproximadamente.

7) POR QUE A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO CONTEMPORANÊO DE TODA A HUMANIDADE, EM TODAS AS ERAS?
R: Por que é através dela que conhecemos o criador de tudo e de todos. Ela nos revela a eternidade. Ela nos ensina a respeito das nossas necessidades espirituais, morais e históricas para o nosso crescimento. A humanidade toda não pode, sob nenhuma hipótese, prescindir da Bíblia.

8) QUAIS É A POSIÇÃO DOS TEÓLOGOS LIBERAIS QUANTO À INSPIRAÇÃO PLENÁRIA DAS ESCRITURAS?
R: Não reconhece a Bíblia como a Palavra de Deus, dizem que a Bíblia meramente contém a Palavra de Deus, mas não é a Palavra de Deus.

9) O QUE É RACIONALISMO TEÓLOGICO?
R: É tirar toda a importância do ensino da Bíblia, se desvirtualizando a um segmento que afirmar ser a razão a palavra final para a resolução de todos os dilemas morais e espirituais do ser humano.

10) EXPLIQUE PORQUE A POSIÇÃO NEO-ORTODOXO É EQUIVOCADA.
R: É equivocada porque ensinam que a Bíblia torna-se a Palavra de Deus à medida que alguém ao lê-la tem um encontro experimental com o Senhor. A Bíblia não se torna a Palavra de Deus por se lida ou não, ela sempre é a Palavra de Deus. Portanto erram aqueles que afirmam: “A Bíblia fechada é um simples livro, aberta, a boca de Deus falando. Nada mais errado; aberta ou fechada, a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada e inerrante.

11) POR QUE DEVE O HERMENEUTA ORTODOXO ABRAÇAR A POSIÇÃO CONSERVADORA?
R: Por ser a posição, mas clara e atuante no reconhecimento das escrituras sagradas como a nossa suprema e inquestionável árbitra em maneira de fé e prática.

12) EM QUAL SÉCULO O HEREGE MARCIÃO SE INSURGIU CONTRA A SAGRADAS ESCRITURAS, E DE QUE FORMA FEZ ISSO?
R: No século II. Ele tentou extirpar do cânon os livros apostólicos, por considerá-los escandalosamente judaicos, os lideres da igreja condenaram-no em uníssono e energicamente.

13) POR QUE ATANÁSIO TORNOU-SE CONHECIDO COMO O PAI DA ORDOTOXIA?
R: Em virtude de seu apaixonado zelo pela pureza doutrinária da fé cristã.

14) A COMUNIDADE DE FÉ PENTECOSTAL, FORMADA PRINCIPALMENTE PELAS ASSEMBLEIAS DE DEUS, SEMPRE ACREDITOU SER A BÍBLIA O QUE?
R: A Bíblia ser Inspirada, inerrante, infalível e completa Palavra de Deus.  

15) EXPLIQUE O PROCESSO DE CANONIZAÇÃO. COMO ELE SE DEU?
R: A canonização oriunda da palavra grega KANONIZEIN, que em outras coisas significa “torna santo” é um processo de reconhecimento humano de uma obra singularmente divina. E deu-se no estudo criterioso e exaustivo que os doutores da igreja se agastaram em examinar os livros das Sagradas Escrituras, a fim de averiguar se estes realmente eram de origem divina ou produto do engenho e arte da imaginação humana.  

16) CITE TRÊS EVIDÊNCIAS DA INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA E EXPLIQUE-AS.
R: A influência na vida do ser humano: que outro livro, a não ser a Bíblia, é capaz de transformar radicalmente o homem? Temos testemunhos de homens, mulheres, jovens e crianças que, no contato com a Palavra de Deus, se tornaram novas criaturas.
A influência na história da humanidade: Ultrapassando as fronteiras de Israel, de onde provieram quase todos os seus escritores, a Bíblia foi a responsável direta pela criação da cultura ocidental. A influência do Santo Livro, aliás, ultrapassou o Ocidente e, hoje, faz com que a Palavra de Deus seja admirada em países que sempre se opuseram ao cristianismo. Haja vista a China e o Japão. Até mesmo nos países árabes, que se deixam conduzir pelo Alcorão, a influência das Escrituras é mais que notória.
A influência na vida moral da humanidade: Sem a Bíblia Sagrada estaria à humanidade mergulhada em dessas trevas espirituais e morais. O homem em nada haveria de diferir das bestas feras. Todavia, a moralidade que a Bíblia vem exigindo do ser humano, desde os Dez Mandamentos, vem elevando os filhos de adão aos mais ideais, impedindo que se degenerem.

17) O QUE É INERRÂNCIA BÍBLICA?
R: É a doutrina que as Sagradas escrituras não contêm quaisquer erros, por serem a inspirada, infalível e completa Palavra de Deus.

18)  QUAIS SÃO AS TRÊS EXPRESSÕES-CHAVE USADAS PELOS APÓSTOLO PARA DEFINIR A INSPIRAÇÃO SOBRENATURAL E INFÁLIVEL DA PALAVRA DE DEUS?
R: Gegraptai: Esta alocução significa, “está escrito”, (Rm 9:13).
Ta logia: “Os oráculos de Deus”. (Rm 3:2) Lemos: “Aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”.
Graphe: Este vocábulo é usado no Novo Testamento, quer no singular quer no plural, mais de cinqüenta vezes.

19) MENCIONE PELO MENOS TRÊS PASSAGENS BÍBLICAS QUE CONFIRMEM A INFALIBILIDADE DAS ESCRITURAS.
R: Dt 18:22. Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
1ª Sm 3:19. E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
At 1:3. Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

20) CITE OS PASSOS HERMENÊUTICOS CONTIDOS NO ACRÓSTICO LIGHTS.
R:
L – Interpretação Literal.
I – Iluminação Espiritual.
G – Princípios Gramaticais.
H – Contexto Histórico.
T – Ensino Teológico.
S – Simetria Bíblica.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

CULTO DA VIRADA 2011-2012 - MUITOS CAMINHOS A SEGUIR.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

VIDA ETERNA

ETERNIDADE

O conceito judeu de olam habáh seria melhor traduzido por vida futura ou mundo por vir. Este é um conceito fundamental no pensamento bíblico e judaico igual ao da imortalidade da *alma — que não deve ser entendido em um sentido semelhante ao helênico — após o fim da vida terrena. Essa crença na continuidade de uma vida depois da morte manifesta-se na segunda bênção da amidah, nas orações de lembrança dos defuntos (hazcarat neshamot) e no kadish recitado pelas pessoas em um enterro. Entre os *gentios, os misericordiosos também teriam parte no mundo que há de vir (Tosef. Sanh. 13:2). A idéia da *ressurreição dos mortos é de grande importância quanto à crença em uma vida futura. Jesus designa como vida eterna a união com Deus no mundo que virá depois do juízo final (Mt 25:46), com um significado equivalente ao termo *salvação. Pode-se alcançar a salvação já (e, realmente, convidam-se as pessoas para ela) pela *fé em Jesus (Jo 3:16; 3:36; 5:24; 6:40; 10:28 etc.) e graças à entrega à morte que ele fez por todos (Mc 10:44ss.; Mt 26:26ss.).

Fonte: Dicionário J.E.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

EXORCISMO

RITUAL

Ritual destinado a expulsar do corpo de uma pessoa o demônio ou *demônios que a possuem. Não se pode dizer que a Bíblia contenha relatos de exorcismos, já que em nenhum caso se descreve qualquer ritual a respeito disso. O Novo Testamento afirma que Jesus expulsava demônios, não por meio de qualquer cerimônia, mas simplesmente por uma ordem advinda de sua própria autoridade (Mt 8:16; Mc 1:27). Seus discípulos estão investidos dessa mesma autoridade (Mt 10:1 e par.) e tampouco usaram qualquer cerimonial específico, mas se limitavam a ordenar que os demônios abandonassem as pessoas em nome de Jesus (Lc 10:17-20; At 16:16ss. etc.). De acordo com o ensinamento de Jesus, se o antigo possesso não conduzisse depois sua vida na aceitação de Jesus e sua mensagem, os evangelhos advertem que a pessoa seria submetida a um ataque demoníaco ainda pior (Lc 11:24-26).


Fonte: Dicionário J.E.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.                                       

quinta-feira, janeiro 05, 2012

O QUE SABEMOS SOBRE O CÉU?

ESCADA PARA O CÉU?

As Escrituras claramente ensinam que há um lugar chamado céu para todos os que conhecem e amam o Senhor Jesus Cristo. 
O céu é um lugar. A palavra é usada na Bíblia de três diferentes maneiras: primeira, a região das nuvens é chamada céu. Gênesis 1:8. Depois temos a região das estrelas que é conhecida como céu. Gênesis 1:17. Finalmente a palavra é usada para descrever a habitação de Deus. Paulo chama de “terceiro céu” ou “paraíso”. II Coríntios 12:2-4. O céu sempre é mencionado como sendo “para cima”. Satanás disse, em Isaías 14:13-14 “Subirei até os céus,” sabemos que nosso Senhor está no céu hoje. Depois de ressurreto dentre os mortos, Ele ascendeu num corpo de carne e osso. Carregou a humanidade glorificada com Ele para o céu. Lucas 24:38-39, 51, I Pedro 3:22, Hebreus 1:3. Há um grande número de cristãos no céu, pois quando um verdadeiro cristão morre, ele está "ausente do corpo e presente com o Senhor.” II Coríntios 5:8. Estes irmãos estão desfrutando da presença de Cristo, que é bem melhor que esse mundo. Filipenses 1:23. 
Como é o céu? É um lugar preparado por Deus para aqueles que se achegarem a Ele. Se o Criador do universo preparou, deve ser algo maravilhoso. Os escritores bíblicos não conseguiram achar palavras para descrevê-lo. Em Apocalipse 21:10-27, João tenta descrever as fundações, muros, portões e ruas da cidade celestial. Sabemos que não haverá doenças, tristezas, lágrimas, dor ou morte naquele lugar de justiça. Apocalipse 21:4. O que sabemos de fato é que depois da tristeza e sofrimento das dores da vida nessa terra, corrompida pelo pecado, finalmente chegaremos “em casa”. 
Mas o melhor de tudo, o Senhor Jesus Cristo estará lá, e Ele será a suprema alegria do coração de cada crente.

Fonte: O QUE A BÍBLIA ENSINA.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

terça-feira, janeiro 03, 2012

EXERCÍCIO DE TEOLOGIA 16.

EXERCÍCIOS..

225) Aonde fala de um homem de 24 dedos e por quem foi morto?
R: Em II Samuel 21:20 e foi morto por Jônatas, filho de Simei, irmão de Davi.
226) Quantos provérbios escreveu Salomão?
R: 3000. I Reis 4:32.
226) Quantos cânticos Salomão compôs?
R: 1005. I Reis 4:32.
227) Por que o rei Davi não pôde construir um Templo para Deus?
R: Por causa das muitas mortes e guerras que ele teve de enfrentar contra os seus inimigos. I Reis 5:3.
228) De onde foi tirada a madeira para a construção do 1º Templo de Jerusalém?
R: Do Líbano. I Reis 5:6.
229) Quais os reis que praticaram comércio marítimo entre os seus reinos?
R: Hirão, rei de Tiro e Salomão, rei de Israel. I Reis 9:27.
230) Quantas vezes Deus apareceu a Salomão?
R: Duas vezes. I Reis 11:9.
231) Qual o nome do rei de Israel cujo filho morreu quando sua mãe entrou em casa?
R: Jeroboão. I Reis 14:1-2,17.
232) Qual o rei de Israel que morreu queimado em seu próprio castelo?
R: Zinri. I Reis 16:18.
234) Onde se lê na Bíblia a morte de um grupo de rapazes por terem zombado de um servo do Senhor, chamando-o de careca?
R: II Reis 2:23-24.
235) Quem morreu de dor de cabeça?
R: O filho da mulher de Suném. II Reis 4:17-20.
236) Quem foi a 1ª pessoa na Bíblia que realizou o milagre da multiplicação de pães?
R: Eliseu. II Reis 4:42-44.
237) Quem fez o ferro flutuar na água?
R: O profeta Eliseu. II Reis 6:5-7
238) Qual o nome que deram à serpente de bronze levantada por Moisés no deserto?
R: Neustã.II Reis 18:4.
239) Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos?
R: Rei Ezequias. II Reis 20:1-6.
240) Qual o rei que adivinhava pelas nuvens, praticava feitiçaria e queimou o seu filho em sacrifício?
R: Manassés, rei de Judá. II Reis 21:6, 11. I Crônicas.
241) Por que Rubens, o filho mais velho de Jacó, perdeu a sua primogenitura?
R: Por ter profanado o leito do seu pai. I Crônicas 5:1.
242) Qual o nome da mulher fundadora de duas cidades?
R: Seerá. I Crônicas 7:24.
243) Por que o rei Saul morreu?
R: Por causa da sua transgressão contra o Senhor, por não ter guardado a Palavra do Senhor e por ter consultado uma necromante. I Crônicas 10:13-14.
244) Quem perdeu a vida por ter tocado na arca de Deus?
R: Uzá. I Crônicas 13:9-10.
245) Quem recebeu a visita de um anjo quando debulhava trigo?
R: Ornã. I Crônicas 21:20.
246) Qual homem que, além de profetizar, regia os seus 6 filhos com harpas em ações de graças e louvores ao Senhor?
R: Jedutum. I Crônicas 25:3.
247) Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia?
R: Festa dos Pães Asmos, Festa das Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos. II Crônicas 8:13.
248) Qual o profeta que foi esbofeteado?
R: Micaías. II Crônicas 18:23-24.
249) Este livro relata fatos de quando até quando?
R: Do reinado de Salomão 2ª Cr 1.1-19,31 até os últimos reis de Judá e o cativeiro 2ª Cr 36.1-23.
250) Onde se lê que o barulho do choro não era ouvido, porque os gritos de alegria eram maiores?
R: Esdras 3:12-13.
251) Quais os 3 principais fatos que fala este livro?
R: Repatriação dos exilados 1.1-11
Restauração do Templo e Adoração a Deus Ed 1.5; Ed 3.2
Reorganização da vida religiosa Ed 9.1-10,44
252) Quem era Esdras?
R: Sarcedote, escriba; Ne 12.1; Ed 7.1-6.
256) Quais os nomes dos 3 reis citados na Bíblia, que tiveram insônia?
R: Assuero, rei da Pérsia - Ester 6:1-2. Nabucodonosor, rei da Babilônia - Daniel 2:1. Dário, rei da Pérsia - Daniel 6:18.
257) Quem morreu pelo instrumento que pretendia matar seu inimigo?
R: Hamã. Ester 7:10.
258) Porque não é mencionado o nome de Deus nesse livro?
R: Existem diversas explicações, porém todas um tanto forçada e pouco convincentes. A ausência do nome de Deus quase provocou a rejeição do Livro como parte da Bíblia. No entanto, essa omissão não diminui em nada      nossa profunda fé no Todo-Poderoso, e nossa crença de que a milagrosa salvação dos judeus persas não teria acontecido sem a Sua proteção.
258) Qual o nome do servo de Deus que teve seus filhos mortos por um tufão?
R: Jó. Jó 1:18-19.
260) Quem chamou os médicos de mentirosos?
R: Jó. Jó 13:4.
261) Que personagem bíblico que se vestia de justiça e era pai dos necessitados?
R: Jó. Jó 29:14, 16.
262) Qual a ave, que trata os seus filhos, como se não fossem seus?
R: A avestruz. Jó 39.13-16.
263) Quantos anos Jó ficou na pobreza?
R: Mais ou menos 140 anos, Jó 42.16.

OBS: NEM TODAS AS QUESTÕES ESTÃO CORRETAS É PRECISO CONFIRMA-LAS.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.