sexta-feira, dezembro 19, 2008

BOAS FESTAS



BOAS FESTAS, SAIBA QUE O SENHOR JESUS CRISTO TE AMA.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

ILUSTRAÇÃO - JULGAMENTO PRECÍPITADO



Em uma cidade muito violenta, uma jovem viajava de trem, quando de repente ela olha no pulso de um "morenão" e vê o seu relógio.
Mais do que depressa, cheia de raiva, ela tira da bolsa uma escova de pentear o cabelo e coloca a ponta do cabo nas costelas do rapaz e diz:
- Me da o relógio ou eu atiro.
Mais do que depressa, o rapaz entregou relógio para ela.
Apavorada, ela desce na próxima estação e sai correndo.
Entrou em uma loja e escondida, pede o telefone emprestado e liga para a mãe dizendo:
- Mãe, eu estava no trem e de repente eu olhei no pulso de um "morenão" e vi o meu relógio, não agüentando aquilo, peguei a escova de pentear cabelo, coloquei nas costas dele e o fiz entregar o meu relógio.
A mãe do outro lado sorriu e disse:
- Minha filha, o seu relógio está aqui no seu quarto em cima da cômoda, quem roubou o relógio do rapaz foi você.
** Que mundo é esse! Quantas vezes fazemos julgamentos precipitados e acabamos prejudicando pessoas inocentes.
** Cuidado com atitudes precipitadas, pense, pondere, avalie, analise para depois agir de forma acertada.

A Bíblia nos diz: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" Jo 7.24.
JESUS CRISTO TE AMA.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

PROTESTANTISMO



Se denomina Protestantismo o conjunto de igrejas cristãs e doutrinas que se identificam com as teologias desenvolvidas no século XVI na Europa Ocidental, na tentativa de Reforma da Igreja Cristã Ocidental (Católica), por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que se destacam o monge agostiniano Martinho Lutero, de quem as igrejas luteranas tomam seu nome.
Porém, a maior parte dos cristãos europeus (especialmente na Europa meridional) não concordavam com as tentativas de reforma, o que produziu uma separação entre as emergentes igrejas reformadas e uma reformulada Igreja Católica Apostólica Romana, que reafirmou explícitamente todas aquelas doutrinas rechaçadas pelo protestantismo (Concílio de Trento).
Definição:
O termo protestante surgiu como apelido pejorativo para aquele grupo de príncipes eleitores e cidades imperiais alemãs que se atreveram a expressar seu protesto, o testemunho público de objeção, na Dieta de Speyer de 1529, contra o Édito de Worms que proibía crer e ensinar as doutrinas luteranas naquelas localidades do Sacro Império Romano-Germânico onde ainda não eram conhecidas, mas que entregava completa liberdade ao clero romano para rebatê-las e persegui-las naquelas localidades do império onde já havia sido implantado.



Ramos do Protestantismo:
Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio, Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista.
Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.
A Igreja da Inglaterra não se deixou influenciar num primeiro momento pelo protestantismo, mas depois de sua quebra com a Igreja de Roma, começou uma aproximação com os ideais reformados.
Atualmente as igrejas da Comunhão Anglicana se declaram claramente reformadas.
Fora desse protestantismo, que muitos estudiosos denominam "magisterial", surgiu outro ramo que se distinguiu tanto do catolicismo romano como das igrejas protestantes de caráter nacional.
Este ramo recebe o nome de Reforma Radical.
O historiador George Williams distingue as seguintes correntes dentro desta Reforma:
Espiritualistas, Racionalistas e Anabatistas.
Os anabatistas rechaçaram a união da igreja e estado e repudiaram o batismo infantil, constituindo-se em igrejas independentes ou segregadas.
A maior aportação à modernidade descansaria em sua persistente promoção da separação entre a igreja e o estado, a liberdade religiosa pessoal e o exercício de um governo plenamente democrático em suas congregações.
Alguns integrantes e representantes das igrejas batistas não se consideram integrantes do Protestantismo, pois asseguram que não surgiram de uma separação ou reforma da igreja católica, mas sim do desenvolvimento de grupos cristãos "primitivos".
Principais Ramos do Protestantismo:
Pré-Reforma
Valdenses
Hussitas
Reforma Luteranismo
Calvinismo
Igrejas Reformadas
Presbiterianismo
Congregacionalismo
Anglicanismo
Anabaptismo
Desenvolvimento Posterior
Batistas
Metodismo
Adventismo
Desenvolvimento Recente
Pentecostalismo
Pentecostalismo Tradicional
Deutero-Pentecostalismo
Neo-Pentecostalismo.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

ESSE ARTIGO É SÓ PRA CRENTE, TU CRÊ NISTO.



Igreja católica também aceita dízimo pago com cartão
A Catedral de Ribeirão Preto vai usar máquina de cartão de crédito para receber pagamento de casamento, batizado e até dízimo.
No domingo, após a última missa das 19h, o padre Francisco Zanardo Moussa vai benzer o equipamento, que entra em uso no dia seguinte.
Até então, a única opção era depositar o dinheiro numa caixa de ferro, com cadeado, na entrada do templo.
É a primeira igreja a instalar o sistema on-line em Ribeirão, comenta padre Chicão, como é conhecido.
Pode ser a primeira no Brasil também.
A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) não tem conhecimento do uso desse tipo de equipamento no país, nem a arquidiocese de São Paulo, com 284 paróquias, segundo as respectivas assessorias de imprensa.
Na arquidiocese de Ribeirão, o contador Caetano Marquese afirma não ter conhecimento de que alguma de suas 84 igrejas utilize a máquina de cartão de crédito.
Na missa, não
Padre Chicão afirma, no entanto, que a máquina não será usada nas missas, mas apenas na secretaria da igreja, em horário comercial. “Se colocasse na missa, a cerimônia perderia o sentido da eucaristia e passaria a ser comercial”.
De acordo com o pároco, que cursa o terceiro ano de Administração de Empresas, a instalação das máquinas está dentro de um processo de melhoria no atendimento paroquial. “É para facilitar a vida dos fiéis; eles perguntam se não podem pagar com o cartão”.
Hoje, a Catedral tem 800 dizimistas fiéis.
O dízimo é uma proposta bíblica que a pessoa cumpre se quiser, diz padre Chicão. “Se você oferece para a comunidade, no sentido de despojamento e disponibilidade, recebe os sinais de Deus em troca”.
O padre não comenta quanto a igreja recebe em dízimo.
Mas diz que não é suficiente para pagar despesas fixas, como os nove funcionários e a energia. “Fazemos festas e rifas para completar”.
Ele também não comenta o valor em ofertas.
A cada fim de semana, 4.000 pessoas freqüentam as seis missas.
Com Visa ou Mastercard, casais poderão pagar - R$ 350 com efeito civil, ou R$ 220, só o religioso.
Já a taxa para batizado é de R$ 42.
No débito ou no crédito, o dinheiro cai na conta da paróquia.
A Catedral pagará taxa administrativa mensal de R$ 19, ao banco, em vez dos R$ 89 cobrados de estabelecimentos comerciais, pelo uso do equipamento, diz o padre.
NÚMEROS DA IGREJA CATÓLICA EM RIBEIRÃO
4 mil fiéis freqüentam a Catedral, no sábado e no domingo.
A média é de 666 pessoas em cada uma das seis missas, no final de semana.
800 fiéis são dizimistas na Catedral.
O dízimo é 10% do salário.
A taxa para casamento é de R$ 350, com efeito civil.
Cada batizado custa R$ 42.
As máquinas recebem cartões Visa e Mastercard, no débito (à vista) e no crédito (é possível parcelar).
R$ 52 mil custou a reforma da secretaria, onde ficam as máquinas de cartões e os guichês de atendimento.
R$ 1 milhão irá custar o novo prédio de catequese da Catedral.
CNBB diz que cartão é mais seguro
A CNBB não vetou o uso de cartão de crédito. “Cada pároco pode decidir que recurso administrativo usar, consonante com sua arquidiocese”, diz o ecônomo (administrador financeiro) da CNBB, Francisco Souza.
O administrador da CNBB, diz não ver problemas no uso do cartão. “É mais seguro que deixar o dinheiro do dízimo na igreja, à mercê de assaltantes”, declara.
Dom Joviano de Lima Júnior, arcebispo local, está num congresso em Roma e só volta em novembro, por isso não pôde comentar.
Catedral terá prédio de R$ 1 mil.
Padre Chicão também vai construir um centro de catequese, a partir de fevereiro. O prédio, de dois andares, está orçado em R$ 1 milhão.
A última obra foi a reforma de R$ 52 mil da secretaria administrativa da Catedral, onde vão ficar as máquinas de cartão de crédito.


Fonte: Jornal A Cidade/O verbo
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O TRABALHO DESSE PADRE É DE DEIXAR MUITOS PASTORES AQUÉM.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

QUESTIONÁRIOS DE TEOLOGIA Part 1.

 
TEOLOGIA GERAL.
 
001) QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEOLOGIA SECULAR E TEOLOGIA EVANGÉLICA?
R: Sempre apresentam conteúdos diferenciados, bem como objetivos, é matéria nova.

002) QUAIS AS PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA?
R: Teologia Exegética, Teologia Histórica, Teologia Dogmática, Teologia Bíblica e Teologia Sistemática.

003) QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TEOLOGIA PENTECOSTAL E TEOLOGIA TRADICIONAL?
R: A Pentecostal aceita os dons relacionados pelo apostolo São Paulo, que estão relacionadas suas cartas como em At 2. e 1ª Co     12.4-11. Já os tradicionais se mantenhe com os hábitos e costumes da época e não cultivam determinados dons como os pentecostais, não crêem     no batismo com o (ou) Espírito Santo, por meio de evidência de falar línguas estranhas etc...

004) QUAIS OS ESTUDOS DIFERENCIADOS DA TEOLOGIA BÁSICA E DA MÉDIA?
R: Entende-se que a teologia básica é para toda a igreja o essencial e a teologia média e mais para pessoas que tem interesse em ter mais conhecimento e títulos como professores, pastores, teólogos em geral.

005) PORQUE AS IGREJAS DE MÍDIA NÃO ESTUDAM TEOLOGIA?
R: Porque ñ tem responsabilidade com a palavra de Deus em toda a sua área teológica, pois a mesma contradiz com as suas práticas doutrinarias.


TEOLOGIA SISTEMÁTICA.
006) CITE CINCO DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA?
R: Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar     no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o seu universo, a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).
Alexander: A ciência de Deus... Um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W.     Lindsay Alexander).
Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).
Strong: A ciência de Deus e dos relacionados de Deus com o universo (A. H. Strong).
Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo (W. H. T. Shedd).
 
007) CITE CINCO DIVISÕES DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA?
R: Bibliologia, Teologia Pura, Cristologia, Pneumatologia, Antropologia.

008) PORQUE A TEOLOGIA SISTEMÁTICA É CONSIDERADA MÃE DAS DEMAIS?
R: Porque ela procura agrupar todas as suas divisões e outros     ramos em sistema organizado de método, tópicos, revelação, doutrinas e feitos de Deus com harmonia e verdade.

PENTATEUCO.
009) QUAIS SÃO OS LIVROS DO PENTATEUCO E O SIGNIFICADO DE CADA TÍTULO?
R: Gênesis = “a geração ou o começo”.
Êxodo = “saída ou imigração”.
Levítico = “acesso e santidade, nome de uma das tribos”.
Números =  “números porque narra dois recenseamentos”.
Deuteronômio = “segunda lei ou repetição da lei”.

010) QUAL A DIFERENÇA DE PENTATEUCO E TORÁ?
R: Os cinco livros divididos com seus respectivos títulos representam o Pentateuco; Torá representa os cincos como um só livro, indivisível.

011) ONDE, QUANDO E QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO?
R: Inicio no Egito termino deserto do Sinai, no século XV ao XIV a.C., Moisés.

 BOA SORTE!!
DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

ACEITE-ME COMO EU SOU. UMA HISTÓRIA REAL



Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã.
Ele ligou para os pais em São Francisco:
- Mamãe, Papai, estou voltando para casa, mas antes quero pedir um favor à vocês.
Tenho um amigo que eu gostaria de levar junto comigo.
- Claro, eles responderam.
Nós adoraríamos conhecê-lo também!
Há algo que vocês precisam saber antes, continuou o filho.
Ele foi terrivelmente ferido em combate.
Pisou numa mina e perdeu um braço e uma perna.
Pior ainda é que ele não tem nenhum outro lugar para morar.
- Nossa!!! Sinto muito em ouvir isso, filho!
Talvez possamos ajudá-lo a encontrar algum lugar para morar!
- Não mamãe, eu quero que ele possa morar na nossa casa!
- Filho, disse o pai, você não sabe o que está pedindo?
Você não tem noção da gravidade do problema?
A mãe concordando com o marido reforçou:
Alguém com tanta dificuldade seria um fardo para nós.
Temos nossas próprias vidas e não queremos uma coisa como essa interfira em nosso modo de viver.
Acho que você poderia voltar para casa e esquecer esse rapaz.
Ele encontrará uma maneira de viver por si mesmo!
Nesse momento o filho bateu o telefone e nunca mais os pais ouviram uma palavra dele.
Alguns dias depois, os pais receberam um telefonema da polícia, informando que o filho deles havia morrido ao cair de um prédio.
A polícia porém acreditava em suicídio.
Os pais, angustiados voaram para a cidade onde o filho se encontrava e foram levados para o necrotério para identificar o corpo.
Eles o reconheceram e, para o seu terror e espanto, descobriram algo que desconheciam:
“O FILHO DELES TINHA APENAS UM BRAÇO E UMA PERNA!”
Os pais nessa história são como nós, achamos fácil amar aqueles que são perfeitos, bonitos, saudáveis, divertidos, mas não gostamos das pessoas que nos incomodam ou não nos fazem sentir confortáveis.
Lembre-se Jesus Cristo nos disse: "amarás o teu próximo como a ti mesmo" "nunca faça acepção de pessoas", foi a ordem do Senhor.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

USOS E COSTUMES DEFENDIDOS PELAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL



1ª PARTE: DEFININDO OS TERMOS

Princípio:
“Ato de principiar. Causa primeira. Origem. Razão fundamental. Elemento que predomina na constituição de um corpo organizado. Ex.: Princípio da vida. Convicção. (Grande Dicionário Ilustrado – Novo Brasil. Ed. 1979).

“Começo. Causa, Origem. Razão fundamental. Base. Preceito. Regra”. (Dicionário Álvaro Magalhães – E. Globo).

Princípios são bases estabelecidas por Deus para orientação da sociedade humana, que estabelecem parâmetros, dentro dos quais o homem é aceito e se relaciona com o Criador.

“Regras fundamentais e gerais de qualquer ciência ou arte. Ex.: Princípios fundamentais das Ciências, da Física, da Química, da Matemática, da Filosofia, ...da Religião”.

Tradição:
É a transmissão de ensinos, práticas, crenças de uma cultura de uma geração a outra. A palavra grega para tradição é paradosis, usada no sentido negativo (Mt 15.2; Gl 1.14); e também no sentido positivo (2 Ts 2.15). Quando se coloca a tradição acima da Bíblia ou em pé de igualdade com ela a tradição assume uma conotação negativa. Muitas vezes é usada simplesmente para camuflar nossos pecados. O problema dos fariseus e da atual Igreja Católica é justamente por receber a tradição como Palavra de Deus. Disse alguém: “Tradição é a fé viva dos que agora estão mortos, e tradicionalismo é a fé morta dos que agora estão vivos”.
Quando afirmamos que temos as nossas tradições, não estamos com isso dizendo que os nossos usos e costumes tenham a mesma autoridade da Palavra de Deus, mas que são bons costumes que devem ser respeitados por questão de identidade de nossa igreja. Temos quase 90 anos, somos um povo que tem história, identidade definida, e acima de tudo, nossos costumes sãos saudáveis. Deus nos trouxe até aqui da maneira que nós somos e assim, cremos, que sem dúvida alguma ele nos levará até ao fim.

A RESOLUÇÃO DE SANTO ANDRÉ NOS DIAS ATUAIS

A Resolução:
“E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus”, Lv 20.26.

“ - A 22ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reunida na cidade de Santo André, Estado de São Paulo, reafirma o seu ponto de vista no tocante aos sadios princípios estabelecidos como doutrina na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil. Imbuída sempre dos mais altos propósitos, ela, a Convenção Geral, deliberou pela votação unânime e dos delegados das igrejas da mesma fé e ordem, em nosso país, que as mesmas igrejas se abstenham do seguinte:

1. Uso de cabelos crescidos, pelos membros do sexo masculino;
2. Uso de traje masculino, por parte dos membros ou congregados, do sexo feminino;
3. Uso de pinturas nos olhos, unhas e outros órgãos da face;
4. Corte de cabelos, por parte das irmãs (membros ou congregados);
5. Sobrancelhas alteradas;
6. Uso de mini-saias e outras roupas contrárias ao bom testemunho da vida cristã;
7. Uso de aparelho de televisão – convindo abster-se, tendo em vista a má qualidade da maioria dos seus programas; abstenção essa que justifica, inclusive, por conduzir a eventuais problemas de saúde;
8. Uso de bebidas alcoólicas.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.