sexta-feira, agosto 18, 2017

401. AS DOUTRINAS DA FÉ CRISTÃ PARTE 11..

DOUTRINAS DA FÉ CRISTÃ

SUB-TÓPICO: A DOUTRINA DA IGREJA..

*EF 1:3:23.
=========================================
A) O SIGNIFICADO BÍBLICO DA PALAVRA IGREJA DO GREGO EKKLÉSIA, SIGNIFICA “CHAMADO”.
- SENDO ASSIM REFERIDA a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor..

*CL 1:13. O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
--------------------------------------------------------------------------
B) O TEXTO LIDO NOS FAZ COMPREENDER QUE CRISTO JESUS É A CABEÇA, OU SEJA, O LÍDER SUPREMO DA IGREJA, POIS FOI ELE QUE DEU SUA VIDA POR ELA..

*CL 1:18. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
--------------------------------------------------------------------------
C) A IGREJA DE CRISTO TEM DOIS ENTENDIMENTOS AS QUAIS SÃO..
- A IGREJA UNIVERSAL QUE É FORMADA POR TODOS AQUELES QUE NASCERAM DO ESPÍRITO SANTO PELA PALAVRA DE DEUS EM TODO O MUNDO,
- E A IGREJA LOCAL QUE É FORMADA POR PESSOAS QUE OBEDECEM AO EVANGELHO E SE REÚNEM EM SEUS BAIRROS E SUAS CASAS PARA ADORAREM A DEUS..

*1 PE 1.3,23. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

*1ª CO 1:2. À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
--------------------------------------------------------------------------
D) O EMBASAMENTO DO Credo DA IGREJA QUE CONGREGAMOS É O Ensino QUE ESTÁ OUTORGADO Na Bíblia Sagrada,
- e EM SUas doutrinas AS QUAIS TEMOS DISCERNIMENTO EM DEUS PARA SEGUI-LAS..
=========================================
1. CREMOS QUE TODO AQUELE QUE COLOCAR SUA FÉ EM JESUS CRISTO, FARÁ PARTE IMEDIATAMENTE DA UNIDADE DO SEU CORPO ESPIRITUAL.
- OU SEJA, SE TORNARÁ MEMBRO DA SUA IGREJA, A QUAL É TAMBÉM CHAMADA DE SUA NOIVA.

*1ª CO 12.12,13. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

*2ª CO 11.2. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
--------------------------------------------------------------------------
2. CREMOS QUE A IGREJA, O CORPO DE CRISTO, COMEÇOU FORMALMENTE NO DIA DE PENTECOSTES, ONDE MAIS DE TRÊS MIL ALMAS FORAM SALVAS NO DISCURSO DE PEDRO.
- E TEMOS A CONVICÇÃO QUE A IGREJA SE MANTERÁ FIRME CONTRA TODO O LEVANTE DO INFERNO.
- ATÉ CRISTO JESUS BUSCA-LÁ NO ARREBATAMENTO..

*AT 2:41,42. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.

*MT 16.18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

*1ª CO 15.51,52.  Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
--------------------------------------------------------------------------
3. CREMOS QUE A IGREJA É UM ORGANISMO ESPIRITUAL DESIGNADO POR CRISTO, FORMADA POR TODOS OS NASCIDOS DE NOVO.

*EF 2.11,13. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; 12. Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

*EF 4:15,16. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
--------------------------------------------------------------------------
4. A BÍBLIA ENSINA QUE OS LÍDERES DEVEM DIRIGIR A IGREJA COMO SERVOS DE CRISTO.
- E, PORTANTO ESPERA-SE QUE A CONGREGAÇÃO SE SUBMETA À SUA LIDERANÇA..

*1ª TM 5.17,18-22. Os presbíteros que governam bem (a igreja) sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 18. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. 22. A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.

*HB 13.7,17. Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
--------------------------------------------------------------------------
5. CREMOS QUE A IGREJA VISÍVEL DE CRISTO É UMA CONGREGAÇÃO DE CRENTES, QUE ATRAVÉS DA FÉ E COMUNHÃO DO EVANGELHO, OBEDECEM AS ORDENANÇAS DE CRISTO;
- E USAM MUTUALMENTE OS DONS, DIREITOS E PRIVILÉGIOS A ELES CONCEDIDOS PELA PALAVRA..

*EF 4:1-3. ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2. Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3. Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

*1ª PE 2:9.10. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
--------------------------------------------------------------------------
6. CREMOS QUE AS DUAS ORDENANÇAS BÁSICAS DA IGREJA SÃO: O BATISMO NAS ÁGUAS, QUE DEVE SER MINISTRADO POR IMERSÃO TOTAL.
- E A SANTA CEIA, QUE FOI INSTITUÍDA PELO NOSSO SENHOR JESUS.

*MC 16:16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.;

*1ª CO 11.23-26. Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
--------------------------------------------------------------------------
7. CREMOS E ENSINAMOS QUE O PROPÓSITO FUNDAMENTAL DA IGREJA É PROCURAR E SALVAR O PERDIDO..

*AT 1.8. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

*MT 28.19,20. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
=========================================
CONCLUÍMOS QUE A DOUTRINA DA IGREJA TEM QUE SER COMPREENDIDA E VIVIDA POR TODOS QUE SE TORNOU EM CRISTO JESUS SEUS MEMBROS.
=========================================
*QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO.
*O AMOR DE DEUS.
*A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO SEJA COM TODOS NÓS AMÉM.

C.E 16/06/2015.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.