terça-feira, novembro 29, 2016

340º APRENDENDO COM AS PROVAÇÕES DE JÓ.

BOAS LIÇÕES NAS PROVAÇÕES DE JÓ..

*TG 1:12. Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
=====================================
A) PROVAÇÃO É UMA PROVA OU SOFRIMENTO QUE DETERMINADA PESSOA PASSA POR FATOS RELATIVOS ÀS SUAS ESCOLHAS,
- OU POR SITUAÇÕES FORA DO SEU CONTROLE..
----------------------------------------------------------------
B) O TEXTO NOS DIZ QUE QUANDO SOMOS PROVADOS E PASSAMOS PELA PROVA, SE TORNAMOS BEM AVENTURADOS, FELIZES E APROVADOS POR DEUS.
- E SUBSEQUENTE RECEBEREMOS A COROA DA VIDA,
- AO QUAL NOSSO DEUS PROMETEU DAR A TODOS QUE TEM ATITUDE PARA SE TORNAREM VITORIOSOS..
----------------------------------------------------------------
C) SEM DÚVIDA NENHUM TODA A PROVA EM SEU MOMENTO DE AÇÃO VIVENCIADA PELA PESSOA DOÍ, MACHUCA MUITO.
- MAS COM FÉ EM DEUS NA PESSOA DO SEU FILHO, CREMOS QUE PODEMOS SUPORTAR A DOR PARA VENCE-LÁ.
----------------------------------------------------------------
D) TODOS NÓS ESTAMOS SUJEITOS A PASSAR POR PROVAÇÕES NA VIDA,
- PRINCIPALMENTE PORQUE VIVEMOS EM UM MUNDO MANIPULADO PELO PRÍNCIPE DAS TREVAS.
- MAS COM JESUS NO BARCO TODA A TEMPESTADE QUE VIER CONTRA NÓS PODEMOS SUPORTAR.

1ª PE 1:6. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
----------------------------------------------------------------
E) MUITAS PESSOAS QUANDO ADENTRAM AS PROVAÇÕES DA VIDA TENDE A SE AFASTAREM DE DEUS, E É AI QUE MORA O PERIGO,
- POIS, O HOMEM SOFRENDO NA PRESENÇA DE DEUS SERÁ VITORIOSO,
- PORÉM, O HOMEM SEM DEUS SERÁ UM MASOQUISTA MACHUCADO E DERROTADO..

*2ª Pe 2:9. Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,
-----------------------------------------------------------------
F) A BÍBLIA RELATA QUE ESSE MUNDO ESTÁ RESERVADO PARA UMA GRANDE PROVAÇÃO.
- PORÉM, DEUS EM SUA BENDITA MISERICÓRDIA TEM PROMETIDO PARA A SUA IGREJA QUE QUANDO CHEGAR ESSA HORA, ELE A GUARDARÁ DE TODO O SOFRIMENTO.

*AP 3:10.  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
-----------------------------------------------------------------
G) QUANDO FALAMOS DE PROVAÇÃO RELATIVANDO A BÍBLIA, A PRIMEIRA PESSOA QUE SURGE EM NOSSA MENTE,
- É O PATRIARCA JÓ, O QUAL SOFREU SEGUNDO A BÍBLIA, SEVERAS PROVAS, MAS PERSEVEROU EM NÃO PECAR CONTRA DEUS.
- E NO FINAL DELAS PODE CANTAR O HINO DA VITÓRIA.
-----------------------------------------------------------------
H) VEJAMOS ALGUMAS LIÇÕES DÁ VITÓRIA DE JÓ MEDIANTE AS SUAS PROVAÇÕES,
- PARA QUE SIRVA DE BASE FORTALECEDORA A IGREJA.
=====================================
1. A PRIMEIRA PROVAÇÃO DE JÓ FOI A PERDA DOS BENS MATERIAIS E A PERDA DOS FILHOS AMADOS.

*JÓ 1:13-17. E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

*DT 13:3. ..O SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
----------------------------------------------------------------
2. A SEGUNDA PROVAÇÃO DE JÓ FOI A PERDA DA SAÚDE, A CONTRAÇÃO DE ENFERMIDADE MALIGNA EM SUA CARNE.
- DETALHE, PERMITIDA POR DEUS E COLOCADA PELO DIABO.

*JÓ 2:1-8. E, VINDO outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.

*SL 30:5. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
----------------------------------------------------------------
3. A TERCEIRA PROVAÇÃO DE JÓ FOI O SEU CASAMENTO SER ABALADO PELA APOSTASIA, PELA A FALTA DE FÉ DE SUA ESPOSA.

*JÓ 2:9. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.

*SL 26:2,3. Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração. Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
----------------------------------------------------------------
4. A QUARTA PROVAÇÃO DE JÓ FOI A PERDA DA REPUTAÇÃO; A SUA FAMA É POSTA EM DÚVIDA.

*JÓ 19:9. Da minha honra me despojou; e tirou-me a coroa da minha cabeça.

*PV 17:3. O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações.
----------------------------------------------------------------
5. A QUINTA PROVAÇÃO DE JÓ FOI A PERDA DOS MELHORES AMIGOS: ZOFAR, BILDADE, ELIFAZ.
- QUE AFASTAM-SE DELE INTERIORMENTE, PARA O JULGAREM.

*JÓ 19:21. Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou.

*SL 139:23. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
----------------------------------------------------------------
6. A SEXTA PROVAÇÃO DE JÓ FOI ATRAVESSAR POR PROVAÇÃO ESPIRITUAL; É SER REPREENDIDO PELO SENHOR.

* JÓ 34:11,12. Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz a cada um segundo o seu caminho. Também, na verdade, Deus não procede impiamente; nem o Todo-Poderoso perverte o juízo.

*JÓ 5:17,18. Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.
----------------------------------------------------------------
7. A SÉTIMA PROVAÇÃO DE JÓ FOI A VITÓRIA NA PROVAÇÃO;
- O MANIFESTA DO SENHOR VISIVELMENTE A ELE; E O MULTIPLICAR DOS SEUS BENS,
- OU SEJA A RESTITUÍDOS DE TUDO EM DOBRO.

*JÓ 42:2,5,10.  Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

*TG 1:2,3. Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
=====================================
CONCLUÍMOS QUE O HOMEM QUE TEM A DIREÇÃO DE DEUS MESMO EM MEIO AS LUTAS E AS DIFICULDADES DA VIDA DIÁRIA CONSEGUE FICAR FIRME NA PRESENÇA DO SENHOR.
=====================================
*A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO.
*O AMOR DE DEUS.
*A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO SEJA COM TODOS NÓS AMÉM.

C.F 23/10/2014.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.