terça-feira, julho 03, 2012

QUESTIONÁRIO DE HAMARTIOLOGIA.

HAMARTIOLOGIA DOUTRINA DO PECADO

1. O QUE É O PECADO? 
R: A palavra “pecado” é sinônimo de muitas outras usadas na Bíblia, as quais indicam conceitos bíblicos distintos sobre o pecado. São vários os termos que amplificam o conceito de pecado nas suas várias manifestações. Resumindo – O sentido destes termos é que o pecado é um desvio do fim (ou propósito) estabelecido por Deus para determinado fato ou conduta humana. 

2. COMO O PECADO SE MANIFESTA? 
R: O homem dentro do seu livre-árbitrio, cai na rede de engano do agente do mal, o Diabo, e pratica o pecado de rebelião, contra o Criador. 

3. COMO O PECADO ENTROU NO MUNDO? 
R: Através da rebelião do homem para com Seu Criador, então, ouve-se a sua queda e com isso trazendo a maldição para a sua vida pessoal e a toda a humanidade. 

4. CITE TRÊS TERMOS ORIGINAIS DO ANTIGO TESTAMENTO POR MEIO DOS QUAIS SE DESCREVE O PECADO E DEFINA CADA UM DELES. 
R: HATTA’T. Este vocábulo aparece 522 vezes nas páginas veterotestamentárias e seu termo correlato no Novo Testamento hamartia sugere a idéia de “errar o alvo” ou “desvia o rumo”, como o arqueiro antigo que atirava as suas flechas e errava o alvo. Porém o termo também sugere alguém que erra o alvo propositadamente; ou seja, que atinge outro alvo intecionalmente. Não se trata de uma idéia passiva de erro, mas implica uma ação proposital. Significa que cada ser humano tem da parte de Deus um alvo definido diante de si para alcança-lo. 
PESHA’. O sentido tradicional dessa palavra é “transgredir”, “rebelar”, “revoltar-se”. Porém, uma variante forte para defini-la implica o ato de invadir, de ir além, de rebelar-se. O termo aponta para alguém que foi além dos limites estabelecidos (Gn 31:36; 1ª Rs 12:19; 2ª Rs 3:5; Sl 51:13; Sl 89:32; Is 1:2; Am 4:4). 
RAMA. Que dizer “enganar”; dá a idéia de prender numa armadilha, num laço. Implica, portanto, um tipo de pecado em forma de cilada para outrem cair. É uma forma de enganar e agir traiçoeramente (Sl 32:2; 34:13; 55:11; Jó 13:7; Is 53:9). 

5. CITE TRÊS TERMOS ORIGINAIS PARA O PECADO NO NOVO TESTAMENTO E DEFINA-OS. 
R: HAMARTIA. Já citada em correlação com hatta’a (hb.), seu sentido é “errar o alvo”, “perder rumo”, “fracassar”. Indica que o primeiro homem no princípio, perdeu o rumo de sua vida e fracassou em não atingir o padrão divino estabelecido para a sua vida. No Novo Testamento, os escritores usaram o termo hamartia para designar o pecado. 
ANOMIA OU ANOMOS. Denotam ilegalidade; tais palavras são traduzidas frequentemente como “iniquidade” ou “transgressão”. Porém, o sentido literal de anomia é “sem lei”. Quem transgride a lei de Deus pratica a iniquidade (Mt 13:41; 24:12; 1ª Tm 1:9). O Anticristo é anomos – “o iniquo” (2ª Ts 2:8).
ASEBEIA. Usado por Paulo nas epístolas com o sentido de impiedade (Rm 1:18; 11:26; 2ª Tm 2:16; Tt 2:12; Jd vv. 15,18). Portanto, a impiedade ou irreverência são a base da asebeia. 

6. QUAL VOCÁBULO GREGO É EMPREGADO COMO O SENTIDO DE “DESVIO”, “VIOLAÇÃO” E “TRANSGRESSÃO” NAS PÁGINAS DO NOVO TETAMENTO? 
R: PARABASIS. Aparece nas páginas neotestamentárias oito vezes. 

7. HÁ DIFERENÇA ENTRE “IMAGEM” E “SEMELHANÇA”? SE EXISTEM, QUAIS SÃO ELAS? 
R: Sim, a diferença é que o homem como imagem de Deus é dotado de atributo moral, isto é, justiça original. Porém essa justiça não era imutável; havia a possibilidade de pecado. Essa imagem divina no homem revela sua natureza religiosa dele, haja vista ter sido dotado de “espírito” para manter comunhão com o Seu Criador. O homem como semelhança de Deus é espiritual.

8. A QUEDA DISTORCEU A IMAGEM ORIGINAL DO SER HUMANO? SE SIM, EM QUE SENTIDO? SE NÃO POR QUÊ?
R: Não. Porque a imagem e a semelhança de Deus, se referem aos aspectos moral e espiritual, os quais ainda persistem no ser humano, apesar de desfigurados e transtornados pela Queda e o pecado subsequente.

9. CITE TRÊS TEORIAS FILOSÓFICAS CONTRÁRIAS AO QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ SOBRE O PECADO?
R: 1) A primeira teoria filosófica e antibíblica é a que ensina a existência de um eterno princípio do mal.
2) Outra teoria filosófica antibíblica é a que apresenta o pecado como um mal necessário.
3) A terceira teoria falsa ensina que a fonte e a sede do pecado estão na natureza sensorial do homem.

10. COMO JOHN WESLEY, O PAI DO METODISMO, DEFINIU O PECADO?
R: Como uma transgressão voluntaria de uma lei conhecida.

CONT...

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOA.

2 comentários:

  1. Graça e Paz, meu irmão!
    Tenho utilizado teus questionários em minhas aulas. Parabenizo pela iniciativa. Por gentileza, qual é o curso (livro) do qual são extraídas as perguntas? Um forte abraço!

    Antonio

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR! SÃO CURSOS DE TEOLOGIA NÍVEL MÉDIO E BACHARELADO CONSULTADOS EM DIVERSOS LIVROS FUNDAMENTADOS NA MATÉRIA, VEJA O LIVRO CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BÍBLIA DE MYER PEARLMAN, TEM MUITOS QUESTIONÁRIOS NELE..
    BOAS AULAS, FIKE COM DEUS..

    ResponderExcluir

DEUS ABENÇOE.