quarta-feira, abril 18, 2012

QUESTIONÁRIO DE ANTROPOLOGIA.

ANTROPOLOGIA

1. QUE É O HOMEM? DE ONDE ELE VEIO? PARA ONDE VAI?
R: O homem é a imagem e semelhança de Deus.
Foi criado por Deus.
Para morar com Deus.

2. SEGUNDO PLATÃO, O HOMEM É?
R: “um bípede de penas”

3. A ANTROPOLOGIA HUMANA EXALTA A QUAL TEORIA?
R: A teoria da evolução das espécies, por meio do acaso e da chamada “seleção natural”.

4. DESCREVA O QUE FOI FORMADO EM CADA DIA CRIAÇÃO.
R: 1) No primeiro dia, Deus criou a luz cósmica, fez separação entre luz e as trevas, e criou o dia, e a noite (gn 1:1-5). Ele disse: “haja luz” (Gn 1:3); foi o sobrenatural fiat lux, que fez acender a primeira energia luminosa do Universo.
2) No segundo dia, Deus fez “uma expansão no meio das águas” – provavelmente águas em estado gasoso, acima e abaixo da expansão – e criou os céus (Gn 1:6-8).
3) No terceiro dia, Ele ajuntou “as águas debaixo dos céus num lugar” e fez aparecer “a porção seca”, chamando-a de Terra; e o “ajuntamento das águas”, chamou mares, naquele mesmo dia da criação, o Senhor ordenou que a terra produzisse “erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto que esteja nela sobre a terra” (Gn 1:9-13).
4) No quarto dia, o Senhor criou os luminares para “sinais e para tempos determinados”; dois grandes luminares, o Sol, para iluminar o dia, e a Lua, para alumiar a noite; e fez também as estrelas (Gn 1:14-19).
5) No quinto dia, Deus determinou que as águas produzissem répteis, e que as aves voassem no céu; fez também as grandes baleias, a partir das águas (Gn 1:20-23).
6) No sexto dia, o Criador determinou que a terra produzisse “alma vivente conforme sua espécie; gado e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie” (Gn 1:24,25).

5. QUAL É O SEU ENTENDIMENTO ACERCA DA CRIAÇÃO DO SER HUMANO À IMAGEM DE DEUS E CONFORME A SUA SEMELHANÇA.
R: Entendo que Deus fez o homem como um ser especial dotado de espiritualidade com conceitos e valores moralisticos que é conforme a sua imagem e semelhança, dando o livre abritrio para o homem optar por ser adorador de sua bendita Pessoa.

6. EM QUE CONSISTE A SEMELHANÇA DO HOMEM PARA COM DEUS? ELA SE DÁ EM RELAÇÃO A QUÊ?
R: No aspecto moral, espiritual e natural. Dá-se em relação a sua obediência moral, sua comunhão, incluindo caracteristicas especiais concedidas por Deus tais como ausência do pecado, satidade, amor e pode para agir de modo certo. E ao mesmo tempo, tinham semelhança natural por terem sido criados como seres pessoais, dotados de caracteristicas próprias da pessoalidade.

7. O QUE SIGNIFICA A FRASE “MACHO E FÊMEA OS CRIOU”?
R: Essa distinção entre o homem e a mulher é de fundamental importância. Daí ter sido mencionada no texto que narra a criação do ser humano. É também a base para a reprovação de Deus ao homossexualismo, pois, se Ele quisesse que o homem ou a mulher mantivessem relações homossexuais, teria, decerto, feito – de modo simultâneo – um casal de homens e outro de mulheres. Afinal, a ordem para crescer e multiplicar-se sobre a terra jamais poderia ter sido dada a dois seres de igual sexo!

8. HÁ DIFERENÇAS ENTRE CRIAR E FORMAR? POR QUE?
R: Sim, Criar surge do nada e formar surge de algo que existe.

9. O QUE É CRIACIONISMO? E POR QUE ESTA TEORIA É CONTRÁRIA AO EVOLUCIONISMO?
R: Criacionismo é uma teoria segundo a qual Deus “faz as almas diariamente”,  conforme ensinava Aristótoles. Mas a Bíblia não dá respaldo a essa teoria. É contrária porque acredita na criação da alma e não na evolução.

10. EM QUE CONSISTE A TEORIA SEGUNDO A QUAL DEUS FOI, NO INÍCIO DE TODAS AS COISAS, O INTELIGENT DESIGNER (PROJETISTA INTELIGENTE)?
R: Consiste na Palavra de Deus. Veja o que a Palavra de Deus afirma em Gênesis 1:2,20,21,24,26,27. Esta é a única e mais lógica explicação para a origem da vida.

11. COMO OCORRERAM AS FORMAÇÕES DO HOMEM E DA MULHER?
R: O homem foi formado no sexto dia, a partir das substâncias existentes no pó da terra e com o sopro de Deus se tornou alma vivente, (Gn 2:7). Quanto a mulher, a sua formação se deu de modo diferente, ela foi formada a partir de uma das costelas do corpo do homem, extraída por Deus, (Gn 2:21,22).

12. COMO ERA A VIDA DE ADÃO E EVA NO PARAISO?
R: Deus não pôs o homem no jardim para ficar ocioso, para contemplar as belezas edênicas. O homem foi colocado ali para lavrar e guarda (Gn 2:15). Havia trabalho, mas, em compensação, não havia doenças nem dor, tampouco morte. O pranto e a dor eram desconhecidos. A tristeza não existia. O casal constituído nos primeiros habitantes humanos do planeta, se deliciava nas noites calmas e amenas do Paraíso. Não havia temor ou pavor da escuridão. O medo era desconhecido. O cenário noturno era tranquilizador. A brisa suave soprava o arvoredo, levando ao casal os odores perfumados das plantas silvestres. As manhãs e as tardes eram agradáveis. Em cada canto se percebia a beleza da criação nos seus mínimos detalhes. O homem se sentia muito feliz. Havia perfeita harmonia entre o homem e os animais. Os mais importante, no entanto acontecia em todas as tardes (Gn 3:8ª). O Criador, certamente, em todas as tardes, visitava o Éden, buscando passar bons momentos em agradável diálogo e conversa com o casal, e este sentia muita comunhão com aquEle. Era o Paraíso.

13. DESCREVA A QUEDA. COMO ELE OCORREU E PORQUE?
R: A Bíblia, a Palavra de Deus, a verdade (Jo 17:17), nos afirma que a harmonia do Paraíso foi transtornada quando o Diabo, um antigo querubim que se rebelou contra Deus, foi lançado à Terra. Certamente, por vingança, resolveu atacar a obra-prima da mão de Deus – o homem. Sabemos que a causa eficiente para a Queda, no entanto, surgiu de uma atitude errônea do casal. A mulher, Eva, ao invés de honrar o acordo firmado com a voz de Deus, resolveu, usando o seu livre-arbítrio, dar ouvidos à voz do Inimigo, pecando contra o Senhor. Eva foi engana por sua própria concupiscência (Tg 1:14b). Satanás fez do amargo, doce; e do doce, amargo (cf. Is 5:20). E a mulher compartilhou o pecado com seu marido, e ambos caíram, perdendo a imagem e a semelhança originais do Criador.

14. QUAL FOI O FRUTO CONSUMIDO POR ADÃO E EVA?
R: A árvore da ciência do bem e do mal.

15. SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS, O SER HUMANO É BICÓTOMO OU TRICÓTOMO? POR QUE?
R: O ser humano é tricótomo, porque é formado por três partes distintas: corpo, alma e espírito (1ª Ts 5:23).

16. O QUE É O CORPO HUMANO?
R: É obra prima das mãos de Deus, local onde habita a alma e o espírito do homem vivente.

17. O QUE É ALMA?
R: A palavra “alma”, no Antigo Testamento, é nepesh. No Novo Testamento é psique, que tem o sentido de “alma” e de “vida”; está ligada ao termo psíquicos, que tem o sentido de “pertencentes a esta vida”. É a base das experiências conscientes. A alma pode ter três áreas de significados: “(a) psyche, no sentido da base impessoal da vida, a própria vida; (b) a parte interior do homem; (c) uma alma independente com corpo. No sentido impessoal, a alma equivale à própria vida. No sentido de ser “parte interior do homem”, refere-se à sua personalidade, ou à pessoa (cf. 2ª Co 1:23). Em sentido teológico, a alma é a sede das emoções e dos sentimentos; (Mc 14:34).

18. O QUE É O ESPÍRITO HUMANO, E EM QUE ELE DIFERE DA ALMA?
R: O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem, que, juntamente com a alma, forma “o homem interior” (Rm 7:22). A “alma” e o “espírito” são parecidos na maneira pela qual são usados na vida espiritual do crente. Eles são diferentes em sua identidade. A “alma” é a visão horizontal do homem com o mundo. O “espírito” é a visão vertical do homem com Deus. É importante compreender que ambos se referem à parte imaterial do homem, mas somente o “espírito” se refere à caminhada do homem com Deus. A “alma” se refere à caminhada do homem no mundo, tanto material quanto imaterial. Alma e espírito são inseparáveis e imortais, com funções distintas no corpo.

19. DEFINA O ESTADO INTERMEDIÁRIO. O QUE É? O QUE ACONTECE COM A ALMA DO SALVO APÓS A MORTE? QUANTO À PESSOA QUE MORRE NA CONDENAÇÃO, QUAL É E COMO É O SEU ESTADO INTERMEDIÁRIO?
R: O estado intermediário é o estado entre a morte física e a ressurreição, tanto dos salvos como dos ímpios. Sabemos que os salvos terão um destino diferente em relação aos ímpios.
O salvo após a morte é consolado (Lc 16:25b). Os mortos salvos estão em “Cristo” (1ª Ts 4:16), “no Senhor” (Ap 14:13); são bem aventurados (Ap 14:13ª) e descansam de “seus trabalhos” (Ap 14:13).
A palavra de Deus nos mostra que o ímpios, antes da ressurreição irão para um lugar chamado Hades. A Bíblia não dá muita ênfase à ressureição corporal dos ímpios – a “segunda ressurreição”. Mas alguns versículos nos dão algumas informações interesantes a respeito desse tema:
1) A ressureição dos ímpios ocorrerá após o Milênio (Ap 20:5);
2) Os ímpios ceifarão a corrupção (Gl 6:8ª);
3) Será a ressurreição para opróbrio (Dn 12:2);
4) Essa ressurreição se dará onde ocorreram as mortes (Ap 20:13);
5) Será uma ressurreição para o julgamento final (Ap 20:11).
Todos os ímpios terão de comparecer ante o Trono Branco (Ap 20:12). Na tera já estão condenados (Jo 3:36) e serão lançados no Inferno (Ap 20:15; Sl 9:17).

20. JUSTIFIQUE, COM VERSÍCULOS BÍBLICOS E ALGUMAS EXPLICAÇÕES PLAUSÍVEIS À LUZ DA CIÊNCIA, POR QUE A TEORIA DA EVOLUÇÃO É FALACIOSA E CONTRÁRIA À PALAVRA DE DEUS.
R: A verdadeira ciência, desprovida de precoceitos, soberba e academicismo, não comprova – apenas – teoria da evolução. Cientistas modernos a têm rechaçado. Darwin errou em levantar uma teoria com base em observações empiricamente segundo o ictiologista Donn Rosen. Em outras palavras a teoria da evolução é fundada em hipótese, portanto no acaso e não na ciências dos fatos comprovados. Os dados estatísticos – que são ciência, e não artigo de fé – demonstram que a possibilidade de a vida orgânica ter surgido de matéria inanimada, e evoluído, é tão improvável, que chega a ser denominada impossibilidade absoluta. Por conseguinte, o relato bíblico para a origem da vida tem um inabalável fundamento, pois inicia afirmando que, “No princípio”, nos dias da criação Deus fez surgir as plantas, os animais e criou o homem a partir das substâncias da argila e deu vida ao novo ser criado (Gn 1:1-31; 2:1-4). A Matemática segundo Carl Sagan famoso astrônomo desmente o evolucionismo. A física primeira lei da termodinâmica desmente o evolucionismo, segundo a qual, as coisas estariam evoluindo, e novas espécies, sendo criadas, ao longo do tempo. As leis da termodinâmica confirmam a Bíblia, mostrando que mesmo os sístemas criados por Deus envelheceram. Somente pelo poder soberano do Todo-Poderoso é que um dia, o Universo, que envelhece, será substituído por um novo Céu e uma nova Terra (Ap 21:11). A Paleontologia desmente o evolucionismo, como sabemos a paleontologia é a ciência que estuda os fósseis dos animais e vegetais. Pergunta-se: “Pode-se crer numa teoria desse tipo?

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.