JESUS, O NOSSO CRISTO, TE AMA!!!

RÁDIO EVANGÉLICA!!
   
AMIGOS, COMPARTILHEM ESSE BLOG!
Facebook Twitter Google+ Pinterest Reddit LinkedIn Addthis Delicious Digg Evernote Myspace NetLog Netvibes Tumblr WhatsApp

BY BG

220
Fãs
528
Fãs

Artigos

Opiniões

domingo, 15 de janeiro de 2012

QUESTIONÁRIO DE BIBLIOLOGIA.


EXERCÍCIO DE BIBLIOLOGIA..

1)   DÊ O SIGNIFICADO DA PALAVRA “BÍBLIA”, MENCIONADA NESTE CAPÍTULO.
R: Originário do grego, o termo bíblia significa “livros”, ou coleção de pequenos livros. Atribui-se a João Crisóstomo a disseminação do uso desse vocábulo para se referir a Palavra de Deus.

2)   O QUE ABRANGE A BIBLIOLOGIA, ISTÓ É, EM QUE CONSISTE ESTA MÁTERIA?
R: Em esclarecer as Doutrinas da Bíblia, ou seja, os ensinamentos bíblicos, para defendê-la como a Palavra genuína de Deus.

3)   QUAL O PERIGO DO AVANÇO DO LIBERALISMO TEOLÓGIGO EM FACULDADES E SEMINÁRIOS OUTRORA ORDTODOXOS?
R: Infiltrar sutilmente heresias, aflorar a incredulidade quanto à inerrãncia da Bíblia, gerar uma apostasia fulminante quanto ao Deus criador e Senhor de todos. Levar o ser humano a não ter a esperança da salvação em Cristo Jesus.

4)   EM QUE CONSISTE A AUTORIA DIVINA DA BÍBLIA?
R: Em que ela é a Palavra de Deus, no sentido de que se originaram nEle e são a expressão de Sua mente. Sendo ela divinamente inspirada.

5) CITE PELO MENOS DOIS TEXTOS DA BÍBLIA QUE COMPROVAM A SUA  INSPIRAÇÃO DIVINA.
R: 2ª Pe 1:19-21. E temos mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2ª Tm 3:16,17.  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

6) A BÍBLIA FOI ESCRITA POR QUANTOS AUTORES, E NUM PERÍODO DE QUANTOS ANOS?
R: Cerca de quarenta diferentes autores num período de 1.600 anos aproximadamente.

7) POR QUE A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO CONTEMPORANÊO DE TODA A HUMANIDADE, EM TODAS AS ERAS?
R: Por que é através dela que conhecemos o criador de tudo e de todos. Ela nos revela a eternidade. Ela nos ensina a respeito das nossas necessidades espirituais, morais e históricas para o nosso crescimento. A humanidade toda não pode, sob nenhuma hipótese, prescindir da Bíblia.

8) QUAIS É A POSIÇÃO DOS TEÓLOGOS LIBERAIS QUANTO À INSPIRAÇÃO PLENÁRIA DAS ESCRITURAS?
R: Não reconhece a Bíblia como a Palavra de Deus, dizem que a Bíblia meramente contém a Palavra de Deus, mas não é a Palavra de Deus.

9) O QUE É RACIONALISMO TEÓLOGICO?
R: É tirar toda a importância do ensino da Bíblia, se desvirtualizando a um segmento que afirmar ser a razão a palavra final para a resolução de todos os dilemas morais e espirituais do ser humano.

10) EXPLIQUE PORQUE A POSIÇÃO NEO-ORTODOXO É EQUIVOCADA.
R: É equivocada porque ensinam que a Bíblia torna-se a Palavra de Deus à medida que alguém ao lê-la tem um encontro experimental com o Senhor. A Bíblia não se torna a Palavra de Deus por se lida ou não, ela sempre é a Palavra de Deus. Portanto erram aqueles que afirmam: “A Bíblia fechada é um simples livro, aberta, a boca de Deus falando. Nada mais errado; aberta ou fechada, a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada e inerrante.

11) POR QUE DEVE O HERMENEUTA ORTODOXO ABRAÇAR A POSIÇÃO CONSERVADORA?
R: Por ser a posição, mas clara e atuante no reconhecimento das escrituras sagradas como a nossa suprema e inquestionável árbitra em maneira de fé e prática.

12) EM QUAL SÉCULO O HEREGE MARCIÃO SE INSURGIU CONTRA A SAGRADAS ESCRITURAS, E DE QUE FORMA FEZ ISSO?
R: No século II. Ele tentou extirpar do cânon os livros apostólicos, por considerá-los escandalosamente judaicos, os lideres da igreja condenaram-no em uníssono e energicamente.

13) POR QUE ATANÁSIO TORNOU-SE CONHECIDO COMO O PAI DA ORDOTOXIA?
R: Em virtude de seu apaixonado zelo pela pureza doutrinária da fé cristã.

14) A COMUNIDADE DE FÉ PENTECOSTAL, FORMADA PRINCIPALMENTE PELAS ASSEMBLEIAS DE DEUS, SEMPRE ACREDITOU SER A BÍBLIA O QUE?
R: A Bíblia ser Inspirada, inerrante, infalível e completa Palavra de Deus.  

15) EXPLIQUE O PROCESSO DE CANONIZAÇÃO. COMO ELE SE DEU?
R: A canonização oriunda da palavra grega KANONIZEIN, que em outras coisas significa “torna santo” é um processo de reconhecimento humano de uma obra singularmente divina. E deu-se no estudo criterioso e exaustivo que os doutores da igreja se agastaram em examinar os livros das Sagradas Escrituras, a fim de averiguar se estes realmente eram de origem divina ou produto do engenho e arte da imaginação humana.  

16) CITE TRÊS EVIDÊNCIAS DA INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA E EXPLIQUE-AS.
R: A influência na vida do ser humano: que outro livro, a não ser a Bíblia, é capaz de transformar radicalmente o homem? Temos testemunhos de homens, mulheres, jovens e crianças que, no contato com a Palavra de Deus, se tornaram novas criaturas.
A influência na história da humanidade: Ultrapassando as fronteiras de Israel, de onde provieram quase todos os seus escritores, a Bíblia foi a responsável direta pela criação da cultura ocidental. A influência do Santo Livro, aliás, ultrapassou o Ocidente e, hoje, faz com que a Palavra de Deus seja admirada em países que sempre se opuseram ao cristianismo. Haja vista a China e o Japão. Até mesmo nos países árabes, que se deixam conduzir pelo Alcorão, a influência das Escrituras é mais que notória.
A influência na vida moral da humanidade: Sem a Bíblia Sagrada estaria à humanidade mergulhada em dessas trevas espirituais e morais. O homem em nada haveria de diferir das bestas feras. Todavia, a moralidade que a Bíblia vem exigindo do ser humano, desde os Dez Mandamentos, vem elevando os filhos de adão aos mais ideais, impedindo que se degenerem.

17) O QUE É INERRÂNCIA BÍBLICA?
R: É a doutrina que as Sagradas escrituras não contêm quaisquer erros, por serem a inspirada, infalível e completa Palavra de Deus.

18)  QUAIS SÃO AS TRÊS EXPRESSÕES-CHAVE USADAS PELOS APÓSTOLO PARA DEFINIR A INSPIRAÇÃO SOBRENATURAL E INFÁLIVEL DA PALAVRA DE DEUS?
R: Gegraptai: Esta alocução significa, “está escrito”, (Rm 9:13).
Ta logia: “Os oráculos de Deus”. (Rm 3:2) Lemos: “Aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”.
Graphe: Este vocábulo é usado no Novo Testamento, quer no singular quer no plural, mais de cinqüenta vezes.

19) MENCIONE PELO MENOS TRÊS PASSAGENS BÍBLICAS QUE CONFIRMEM A INFALIBILIDADE DAS ESCRITURAS.
R: Dt 18:22. Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
1ª Sm 3:19. E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
At 1:3. Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

20) CITE OS PASSOS HERMENÊUTICOS CONTIDOS NO ACRÓSTICO LIGHTS.
R:
L – Interpretação Literal.
I – Iluminação Espiritual.
G – Princípios Gramaticais.
H – Contexto Histórico.
T – Ensino Teológico.
S – Simetria Bíblica.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Um comentário:

Anônimo disse...

[URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/tramadol-onlines.html]tramadol onlines[/URL][URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/pain-tramadol-hydrochloride-ultracet.html]pain tramadol hydrochloride ultracet[/URL],cheap tramadol with free overnight shipping
[URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/buy-tramadol.html]buy tramadol[/URL][URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/cheap-tramadol-overnight.html]cheap tramadol overnight[/URL],nutritional supplements tramadol interactions
[URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/tramadol-overseas-cheap.html]tramadol overseas cheap[/URL][URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/ultram-tramadol-order.html]ultram tramadol order[/URL],tramadol xenical
[URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/tramadol-index.html]tramadol index[/URL][URL=http://ttmfund.org/mpills/from-tramadol.html]from tramadol[/URL],purchase 100mg tramadol online