domingo, janeiro 15, 2012

QUESTIONÁRIO DE BIBLIOLOGIA.


EXERCÍCIO DE BIBLIOLOGIA..

1)   DÊ O SIGNIFICADO DA PALAVRA “BÍBLIA”, MENCIONADA NESTE CAPÍTULO.
R: Originário do grego, o termo bíblia significa “livros”, ou coleção de pequenos livros. Atribui-se a João Crisóstomo a disseminação do uso desse vocábulo para se referir a Palavra de Deus.

2)   O QUE ABRANGE A BIBLIOLOGIA, ISTÓ É, EM QUE CONSISTE ESTA MÁTERIA?
R: Em esclarecer as Doutrinas da Bíblia, ou seja, os ensinamentos bíblicos, para defendê-la como a Palavra genuína de Deus.

3)   QUAL O PERIGO DO AVANÇO DO LIBERALISMO TEOLÓGIGO EM FACULDADES E SEMINÁRIOS OUTRORA ORDTODOXOS?
R: Infiltrar sutilmente heresias, aflorar a incredulidade quanto à inerrãncia da Bíblia, gerar uma apostasia fulminante quanto ao Deus criador e Senhor de todos. Levar o ser humano a não ter a esperança da salvação em Cristo Jesus.

4)   EM QUE CONSISTE A AUTORIA DIVINA DA BÍBLIA?
R: Em que ela é a Palavra de Deus, no sentido de que se originaram nEle e são a expressão de Sua mente. Sendo ela divinamente inspirada.

5) CITE PELO MENOS DOIS TEXTOS DA BÍBLIA QUE COMPROVAM A SUA  INSPIRAÇÃO DIVINA.
R: 2ª Pe 1:19-21. E temos mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2ª Tm 3:16,17.  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

6) A BÍBLIA FOI ESCRITA POR QUANTOS AUTORES, E NUM PERÍODO DE QUANTOS ANOS?
R: Cerca de quarenta diferentes autores num período de 1.600 anos aproximadamente.

7) POR QUE A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO CONTEMPORANÊO DE TODA A HUMANIDADE, EM TODAS AS ERAS?
R: Por que é através dela que conhecemos o criador de tudo e de todos. Ela nos revela a eternidade. Ela nos ensina a respeito das nossas necessidades espirituais, morais e históricas para o nosso crescimento. A humanidade toda não pode, sob nenhuma hipótese, prescindir da Bíblia.

8) QUAIS É A POSIÇÃO DOS TEÓLOGOS LIBERAIS QUANTO À INSPIRAÇÃO PLENÁRIA DAS ESCRITURAS?
R: Não reconhece a Bíblia como a Palavra de Deus, dizem que a Bíblia meramente contém a Palavra de Deus, mas não é a Palavra de Deus.

9) O QUE É RACIONALISMO TEÓLOGICO?
R: É tirar toda a importância do ensino da Bíblia, se desvirtualizando a um segmento que afirmar ser a razão a palavra final para a resolução de todos os dilemas morais e espirituais do ser humano.

10) EXPLIQUE PORQUE A POSIÇÃO NEO-ORTODOXO É EQUIVOCADA.
R: É equivocada porque ensinam que a Bíblia torna-se a Palavra de Deus à medida que alguém ao lê-la tem um encontro experimental com o Senhor. A Bíblia não se torna a Palavra de Deus por se lida ou não, ela sempre é a Palavra de Deus. Portanto erram aqueles que afirmam: “A Bíblia fechada é um simples livro, aberta, a boca de Deus falando. Nada mais errado; aberta ou fechada, a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada e inerrante.

11) POR QUE DEVE O HERMENEUTA ORTODOXO ABRAÇAR A POSIÇÃO CONSERVADORA?
R: Por ser a posição, mas clara e atuante no reconhecimento das escrituras sagradas como a nossa suprema e inquestionável árbitra em maneira de fé e prática.

12) EM QUAL SÉCULO O HEREGE MARCIÃO SE INSURGIU CONTRA A SAGRADAS ESCRITURAS, E DE QUE FORMA FEZ ISSO?
R: No século II. Ele tentou extirpar do cânon os livros apostólicos, por considerá-los escandalosamente judaicos, os lideres da igreja condenaram-no em uníssono e energicamente.

13) POR QUE ATANÁSIO TORNOU-SE CONHECIDO COMO O PAI DA ORDOTOXIA?
R: Em virtude de seu apaixonado zelo pela pureza doutrinária da fé cristã.

14) A COMUNIDADE DE FÉ PENTECOSTAL, FORMADA PRINCIPALMENTE PELAS ASSEMBLEIAS DE DEUS, SEMPRE ACREDITOU SER A BÍBLIA O QUE?
R: A Bíblia ser Inspirada, inerrante, infalível e completa Palavra de Deus.  

15) EXPLIQUE O PROCESSO DE CANONIZAÇÃO. COMO ELE SE DEU?
R: A canonização oriunda da palavra grega KANONIZEIN, que em outras coisas significa “torna santo” é um processo de reconhecimento humano de uma obra singularmente divina. E deu-se no estudo criterioso e exaustivo que os doutores da igreja se agastaram em examinar os livros das Sagradas Escrituras, a fim de averiguar se estes realmente eram de origem divina ou produto do engenho e arte da imaginação humana.  

16) CITE TRÊS EVIDÊNCIAS DA INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA E EXPLIQUE-AS.
R: A influência na vida do ser humano: que outro livro, a não ser a Bíblia, é capaz de transformar radicalmente o homem? Temos testemunhos de homens, mulheres, jovens e crianças que, no contato com a Palavra de Deus, se tornaram novas criaturas.
A influência na história da humanidade: Ultrapassando as fronteiras de Israel, de onde provieram quase todos os seus escritores, a Bíblia foi a responsável direta pela criação da cultura ocidental. A influência do Santo Livro, aliás, ultrapassou o Ocidente e, hoje, faz com que a Palavra de Deus seja admirada em países que sempre se opuseram ao cristianismo. Haja vista a China e o Japão. Até mesmo nos países árabes, que se deixam conduzir pelo Alcorão, a influência das Escrituras é mais que notória.
A influência na vida moral da humanidade: Sem a Bíblia Sagrada estaria à humanidade mergulhada em dessas trevas espirituais e morais. O homem em nada haveria de diferir das bestas feras. Todavia, a moralidade que a Bíblia vem exigindo do ser humano, desde os Dez Mandamentos, vem elevando os filhos de adão aos mais ideais, impedindo que se degenerem.

17) O QUE É INERRÂNCIA BÍBLICA?
R: É a doutrina que as Sagradas escrituras não contêm quaisquer erros, por serem a inspirada, infalível e completa Palavra de Deus.

18)  QUAIS SÃO AS TRÊS EXPRESSÕES-CHAVE USADAS PELOS APÓSTOLO PARA DEFINIR A INSPIRAÇÃO SOBRENATURAL E INFÁLIVEL DA PALAVRA DE DEUS?
R: Gegraptai: Esta alocução significa, “está escrito”, (Rm 9:13).
Ta logia: “Os oráculos de Deus”. (Rm 3:2) Lemos: “Aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”.
Graphe: Este vocábulo é usado no Novo Testamento, quer no singular quer no plural, mais de cinqüenta vezes.

19) MENCIONE PELO MENOS TRÊS PASSAGENS BÍBLICAS QUE CONFIRMEM A INFALIBILIDADE DAS ESCRITURAS.
R: Dt 18:22. Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
1ª Sm 3:19. E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
At 1:3. Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

20) CITE OS PASSOS HERMENÊUTICOS CONTIDOS NO ACRÓSTICO LIGHTS.
R:
L – Interpretação Literal.
I – Iluminação Espiritual.
G – Princípios Gramaticais.
H – Contexto Histórico.
T – Ensino Teológico.
S – Simetria Bíblica.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

2 comentários:

  1. [URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/tramadol-onlines.html]tramadol onlines[/URL][URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/pain-tramadol-hydrochloride-ultracet.html]pain tramadol hydrochloride ultracet[/URL],cheap tramadol with free overnight shipping
    [URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/buy-tramadol.html]buy tramadol[/URL][URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/cheap-tramadol-overnight.html]cheap tramadol overnight[/URL],nutritional supplements tramadol interactions
    [URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/tramadol-overseas-cheap.html]tramadol overseas cheap[/URL][URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/ultram-tramadol-order.html]ultram tramadol order[/URL],tramadol xenical
    [URL=http://nuevaizquierda.org.mx/mpills/tramadol-index.html]tramadol index[/URL][URL=http://ttmfund.org/mpills/from-tramadol.html]from tramadol[/URL],purchase 100mg tramadol online

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue lhe dando graça para continuar este maravilhoso trabalho.

    ResponderExcluir

DEUS ABENÇOE.