sábado, abril 16, 2011

EXERCÍCIO DE TEOLOGIA 3.

ESTUDANDO A PALAVRA..

030) QUAIS AS TRÊS MAIORES RELIGIÕES DA TERRA?
R: Cristianismo = 2.106.962.000 adeptos
Islamismo = 1.283.424.00 adeptos
Hinduísmo = 851.291.00 => adeptos

031) QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS DIVISÕES DO ISLAMÍSMO?
R: Os Islâmicos dividem-se em dois grupos principais: Sunitas e Xiitas.

032) QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS DIVISÕES DO JUDAÍSMO?
R: Judaísmo Rabínico, Judaísmo Caraíta, Judaísmo Samaritano.

033) QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS DIVISÕES DO CATOLICISMO?
R: Romanos, Ortodoxos, Protestante.


034) QUAIS AS CINCO PRINCIPAIS DIVISÕES DOS EVANGÉLICOS?
R: Assembléia de Deus, Universal (IURD), Congregação Cristã, Batista, Presbiteriana, Deus é Amor.

035) QUAL A RELIGIÃO PURA E IMACULADA APROVADA PELA BÍBLIA?
R: A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor. A Bíblia diz em Tiago 1.27. “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e se guardar isento da corrupção do mundo”.

036) QUAIS AS PRINCIPAIS FESTAS DOS JUDEUS?
R: As principais são as seguintes:
Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assuero.
Pessach (Páscoa) - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 a.C.
Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C.
Rosh Hashaná - é comemorado o Ano-Novo judaico.
Yom Kipur – dia da expiação, considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.
Sucót - refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito.
Chanucá - comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém.
Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

037) QUAL A ORIGEM DO KARDECISTAS?
R: Originou-se em 1854, na França, por Leon Hippolyte Denizart Rivail (Allan Kardec) codificou a doutrina espírita em diversas obras muito conhecidas no Brasil. Uma das obras escritas por ele é o “Livro dos Espíritos” (1853), base de suas doutrina. Ele propõe o que considera tanto uma religião como uma ciência, levando em conta que os “fenômenos que ocorrem podem ser demonstrados”.

038) QUAL A DIFERENÇA ENTRE BUDISMO E CONFUCIONISMO?
R: O Budismo é um sistema ético, religioso e filosófico criado na região da Índia por volta do século VI a.C. pelo príncipe hindu Sidharta Gautama, mais conhecido por Buda, (563? - 483 a.C?) e o Confucionismo é uma ideologia política, social e religiosa do pensador chinês Confúcio (551-479 a.C.).

039) FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DAS IGREJAS: BATISTA, PRESBITERIANA, ASSEMBLÉIA DE DEUS E IURD?
R: Batista: Criada em Londres, em 1611, a partir de um grupo de luteranos liderados por Thomas Helwys; Valoriza o sacramento do batismo e defende a sua realização em idade adulta, entende que a salvação eterna não está relacionada com boas obras e não utilizam a cruz como símbolo; difundida principalmente nos Estados Unidos.
Presbiterianas: Não reconhece a autoridade episcopal (bispos) nem aceita hierarquia superior a dos presbíteros (sacerdotes). John Knox foi seu fundador, segue a doutrina religiosa do teólogo João Calvino, crer no dogma da predestinação, salva quem santificar a vida cumprindo seus deveres. Defendem que a Igreja e o Estado devem ser separados, com predomínio da primeira sobre o último; enfatiza a leitura e interpretação da Bíblia e admite os sacramentos do batismo e eucaristia.
Assembléia de Deus: Surgiu em 1911 de uma cisão dos batistas de Belém (Pa); nos cultos os fieis cantam e oram em voz alta, acreditam nos dons da cura e de falar em línguas estranhas no batismo do Espírito Santo.
IURD: A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada pelo Bispo Edir Macedo em 1977. com mais ou menos cerca 3.5 milhões de membros, onde tem cerca de 2.100 templos, e já se espalhou por 34 países. Considera o mundo tomado por demônios e a tarefa dos seus pastores é exorciza-los.


040) O QUE SÃO: SANTA INQUISIÇÃO E INDULGÊNCIA?
R: Santa Inquisição: significa "questionar judicialmente aqueles que, de uma forma ou de outra, se opõem aos preceitos da Igreja Católica", também conhecida como Santo Ofício, foi um tribunal eclesiástico criado com a finalidade "oficial" de investigar e punir os crimes contra a fé católica.
Indulgências: são remissões da penas devidos aos pecados confessados e perdoados, pela prática de uma boa obra e pela aplicação dos méritos infinitos de Cristo, ou venda “por dinheiro da remissão dos pecados”.

041) SEGUNDO A HERESIA CATÓLICA, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MISSAS QUE DEVEM SER REZADAS PARA A ALMA SUBIR DO PURGATÓRIO PARA O CÉU?
R: Missa de 7 dias, Missa de 30 dias, Missa de 6 meses, Missa de 1 ano, Missa de 7 anos.

042) QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS BÁSICAS DE USOS E COSTUMES E ENTENDIMENTOS DOUTRINÁRIOS ENTRE AS IGREJAS: TRADICIONAL, PENTECOSTAL E ECLETICA?
R: Rituais: Ceia e batismo.
Doutrina: que Jesus Cristo salva (doutrina da salvação)

043) O QUE VOCÊ ENTENDE POR NEOPENTECOSTAL?
R: Movimento surgido na década de 70 e que dá maior ênfase aos rituais de exorcismo e cura. Segue a Teologia da Prosperidade, que defende que a felicidade e o sucesso devem ser encontrados nesta vida. Tendo os hábitos morais menos rígido do que os Pentecostais tradicionais. Tendo entre suas principais expoentes a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça e Renascer em Cristo.

OBS: NEM TODAS AS QUESTÕES ESTÃO CORRETAS É PRECISO CONFIRMA-LAS.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE..

2 comentários:

  1. Estou gostando muito dos seu ensinamento Está sendo muito útil para o meu doutorado em Psicopedagogia Crista Obrigada Berenice

    ResponderExcluir
  2. Amém!! Deus te abençoe ricamente Berenice..

    ResponderExcluir

DEUS ABENÇOE.