JESUS, O NOSSO CRISTO, TE AMA!!!

RÁDIO EVANGÉLICA!!
   
AMIGOS, COMPARTILHEM ESSE BLOG!
Facebook Twitter Google+ Pinterest Reddit LinkedIn Addthis Delicious Digg Evernote Myspace NetLog Netvibes Tumblr WhatsApp

BY BG

220
Fãs
528
Fãs

Artigos

Opiniões

quinta-feira, 3 de março de 2011

ESBOÇO CONDENSADO da Bíblia parte 3ª

BÍBLIA

I. LIVROS BIOGRÁFICOS (4)



1. Mateus. Autor: um dos doze apóstolos. Narrativa adaptada especialmente para os judeus, mostra que Jesus era o Rei e Messias das profecias hebraicas.

2. Marcos. Autor: João Marcos. Registro pitoresco e breve que ressalta o poder sobrenatural de Cristo sobre a natureza, as enfermidades e os demônios. Todo esse poder divino foi exercitado em benefício do homem.

3. Lucas. Autor: o “médico amado”. Biografia mais completa de Jesus, o Filho do Homem, cheio de compaixão pelos pecadores e pelos pobres.

4. João. Autor: o “discípulo amado”. Narração que revela a Jesus como o Filho de Deus e registra seus ensinos mais profundos. Dois termos, “fé” e “vida eterna”, são ressaltados no livro.

 

II. LIVRO HISTÓRICO (1)



Atos dos Apóstolos. Autor: Lucas. Continuação do evangelho de Lucas. Tema principal: a origem e o crescimento da igreja primitiva, desde a ascensão de Cristo até o encarceramento de Paulo em Roma.

 

III. EPÍSTOLAS PAULINAS (13)



1. Romanos. Dirigida aos cristãos de Roma.
Parte 1ª: caps. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11. Magistral exposição da necessidade e da natureza do plano de salvação.
Parte 2ª: caps. 12, 13, 14, 15, 16. Na maior parte, exortações acerca dos deveres espirituais, sociais e cívicos.
2. 1ª Coríntios. Dirigida à igreja de Corinto. Temas principais: a purificação da igreja de diversos males e instruções doutrinárias.
3. 2ª Coríntios. Temas principais: as características do ministério apostólico e o reconhecimento do apostolado de Paulo.
4. Gálatas. Dirigida à igreja da Galácia. Temas principais: defesa da autoridade apostólica de Paulo e da doutrina da justificação pela fé, com advertências contra falsos mestres e contra a volta ao judaísmo.
5. Efésios. Escrita à igreja de Éfeso. Exposição do glorioso plano da salvação. Ressalta o fato de que foram derrubadas todas as barreiras entre judeus e gentios.
6. Filipenses. Carta de amor à igreja de Filipos. Revela a intensa devoção do apóstolo a Cristo, sua feliz experiência na prisão e seu profundo interesse em que a igreja esteja firmada na sã doutrina.
7. Colossenses. Escrita à igreja de Colossos. Tema principal: a glória transcendente de Cristo como cabeça da Igreja, incentivando o abandono de todas as filosofias mundanas e do pecado.
8. 1ª Tessalonicenses. Escrita à igreja de Tessalônica. Contém recomendações
apostólicas, reminiscências, conselhos e exortações. Dá ênfase à esperança consoladora da futura vinda de Cristo.
9. 2ª Tessalonicenses. Continuação da primeira carta. Escrita a fim de esclarecer à igreja a doutrina da segunda vinda de Cristo e alertar os crentes acerca de distúrbios e desordens sociais.
10. 1ª Timóteo. Conselhos a um jovem pastor concernentes à sua conduta e suas atividades ministeriais.
11. 2ª Timóteo. Última carta de Paulo, escrita pouco antes de sua morte para instruir e aconselhar seu “verdadeiro filho na fé”.
12. Tito. Carta apostólica de aconselhamento e exortações a um amigo de confiança, evangelista em um campo difícil. Enfatiza a doutrina das boas obras.
13. Filemom. Carta particular a Filemom, pedindo-lhe que receba e perdoe Onésimo, escravo fugitivo.

Fonte: Bíblia Thompson.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Um comentário:

cleberbinhocorpotamentos disse...

que blog lindo tem a obra de deus dentro dele parabens
estou seguindo ta
se quiser me seguir agradeço
me passa o banner do blog que divulgo no meu ta
http://cleberbinhocomportamentos.blogspot.com/