sexta-feira, maio 07, 2010

QUESTIONÁRIOS DE TEOLOGIA Part 2.


BIBLIOLOGIA

160) PORQUE A BÍBLIA É REVELAÇÃO DIVINA?
R: Porque é a palavra inspirada, ou seja, soprada por Deus 2ª Tm 3.16; Porque os escritores bíblicos (profetas, apóstolos e outros) foram instrumentos pelos quais Deus manifestou sua pessoa e vontade a nós 2ª Pe 1.20,21.
Porque manifesta o poder de Deus para aquele crê. 1ª Co 2.4,5.
A palavra "revelação" significa "mostrar, tornar conhecido". Deus tornou-se conhecido ao homem através da sua Palavra. Ou seja, o Todo-Poderoso revelou-se à humanidade plenamente através de seu Filho Jesus Cristo - palavra viva; tornou-se homem para dar ao gênero humano uma idéia concreta, definida e palpável do que seja a pessoa que devemos ter em mente quando pensamos em Deus - Deus é tal qual Jesus; Jo 1.1-14.

161) QUAL A DIFERENÇA DE LEI, PROFETAS E ESCRITOS?
R: Lei: Preceito que deriva do poder legislativo.
Profetas: Porta voz de Deus cujo teor da mensagem é de admoestação ou predição. 
Escritos: Representado por letras ou pela escrita.

162) COMO SE CLASSIFICAM OS LIVROS DA BÍBLIA?
R: VELHO TESTAMENTO
Pentateuco
Históricos
Poéticos
Profetas Maiores
Profetas Menores
NOVO TESTAMENTO
Os Evangelhos
Histórico
Epístolas Paulinas
Epístolas Gerais
Livro Profético

163) PORQUE A BÍBLIA É HISTÓRIA AUTÊNTICA?
R: Porque toda a Bíblia se desenvolve ao redor da bela história de Cristo e de sua promessa de vida eterna.

164) PORQUE ALGUNS LIVROS DA BÍBLIA SÃO CHAMADOS PROFETAS MENORES?
 R: Porque são menos extensos que os Livros dos profetas maiores.

165) QUAIS OS NOMES DA BÍBLIA NO ANTIGO TESTAMENTO?
R: 1. Sagradas Escrituras: Rm 1.2; 1 Tm 3.15;
2. Escrituras: Lc 24.27,45
3. Escritura: 2 Tm 3.6; Jo 10.17
4. A Palavra de Deus: Hb 4.12; 6.5; Mc 7.13; Rm 10.17.
5. A Palavra de Verdade: 2 Tm 2.15
6. A Escritura da Verdade, Dn 10.21.
7. O Livro do Senhor, Is 34.16.
8. Testamento: 2ª Co 3.6,14.

166) O QUE SÃO LIVROS APÓCRIFOS?
R: Apócrifo é um termo oriundo do grego “apocryphos”, que significa “escondido, oculto, encoberto”.
Os livros apócrifos são aqueles que a Bíblia Vulgata (tradução católica feita por São Jerônimo) acrescentou, mas que foram rejeitados pelos os sábios     judeus e pelos cristãos, não aceitos pela Igreja por não terem consistência doutrinaria suficiente e ou por contradizer os textos canônicos, estabelecidos a partir de critérios definidos no concilio de Nicéia em 325 d.C., ou seja, os não inspirados.

167) O QUE É INSPIRAÇÃO?
R: A inspiração é o processo de sugar o ar para dentro do organismo, para depois liberá-lo para fora do corpo através da expiração.
Também inspiração é o conceito teológico segundo o qual as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento receberam uma supervisão especial do Espírito Santo, de tal sorte que as palavras ali registradas expressam, de alguma maneira, a revelação de Deus. Na língua do Novo Testamento, o grego, a palavra inspiração é theopneustos, que significa "aquilo que é soprado ou inspirado por Deus". É com esse sentido que Paulo declara que "toda a Escritura é divinamente inspirada" (2ª Tm 3.16). Deste modo, entendemos que o Espírito Santo     inspirou cada palavra da Bíblia, capacitando os escritores a registrarem de modo correto e preciso a revelação divina.

168) COMO COMBATER ALGUMAS OBJEÇÕES SECULARES À BÍBLIA?
R: Apresentando Deus como Criador e Senhor de tudo. As Escrituras testificam da existência de Deus e tudo o que Ele fez, faz e fará. Toda a Criação está sujeita a Ele e depende dEle. O Eterno converge todas as coisas para a sua glória e alegria do seu povo. Vários textos confirmam estes fatos: Gn 1.1; Sl 95.6; 104.30; Is 40.26; Ef 3.9; Ap 10.6.

169) COMO COMBATER AQUELES QUE TENTAM ENCONTRAR VARIAÇÕES SECULARES NA BÍBLIA?
R: Mostrado-lhes a infalibilidade das Escrituras, através do ensino genuíno da Palavra onde não tem discrepâncias doutrinárias; é único em todo o mundo e adaptável a qualquer cultura e século, (Jo 17.17; 1Rs 17.24; Sl 119.142,151; Pv 22.21).


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

2 comentários:

  1. a paz do senhor seu blog esta de parabéns, meu amado estou fazendo um seminario por correspondencia e esta muito dificil pois a maioria das respostas ñ tem no livro se vc puder contribuir u, pouco mais com o reino de DEus e quiser me ajudar vc conhece alguem que ja fez o seminario internacional de teologia? se conhecer me ajude . DEus te abençõe...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se poderia me mandar as respostas do curso de teologia, pois estou tendo dificuldades em responder?
    Obrigado.
    imail -
    nilson.fernandes2@terra.com.br

    ResponderExcluir

DEUS ABENÇOE.