JESUS, O NOSSO CRISTO, TE AMA!!!

RÁDIO EVANGÉLICA!!
AMIGOS, COMPARTILHEM ESSE BLOG!
Facebook Twitter Google+ Pinterest Reddit LinkedIn Addthis Delicious Digg Evernote Myspace NetLog Netvibes Tumblr WhatsApp

BY BG

220
Fãs
528
Fãs

Artigos

Opiniões

sábado, 16 de maio de 2009

DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA


Teologia Natural = Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo, que se encontra revelado na natureza.
Teologia Exegética = Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.
Teologia Bíblica = Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico, conforme apresentados nos diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.
Teologia Histórica = Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da Igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões.
Teologia Dogmática = É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. Assim temos “Dogmática Cristã”, por H. Martensen, com uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos: e “Teologia Sistemática”, por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.
Teologia Prática = Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e missões.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário: