sábado, maio 16, 2009

DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA


Teologia Natural = Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo, que se encontra revelado na natureza.
Teologia Exegética = Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.
Teologia Bíblica = Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico, conforme apresentados nos diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.
Teologia Histórica = Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da Igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões.
Teologia Dogmática = É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. Assim temos “Dogmática Cristã”, por H. Martensen, com uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos: e “Teologia Sistemática”, por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.
Teologia Prática = Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e missões.



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.