quarta-feira, fevereiro 11, 2009

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA?


A crença na personalidade do Espírito Santo é uma das características da fé cristã. Esta crença deriva do exame preciso e cuidadoso de passagens bíblicas, e contrasta com a noção explicada por muitas seitas. Algumas seitas apresentam o Espírito Santo como sendo: uma influência impessoal, uma força ou uma energia.
A Palavra de Deus, entretanto, nos revela que o Espírito Santo é uma pessoa porque: Ele possui uma mente, vontade e emoções.
Estas são as características de uma pessoa e não de uma influência ou força. Objetos impessoais não possuem estas características, retratadas nestas passagens, dentre outras:
I Coríntios 2:10,11, onde lemos : "Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito. O Espírito penetra todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois qual dos homens sabe as coisas do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus."
Nesta passagem vemos que o Espírito pesquisa e conhece.
Atos 16:7 - "Quando chegaram a Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu." "O Espírito os "impediu", como uma pessoa o faria.
I Coríntios 12:11 - "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer."
Aqui vemos que o Espírito reparte os dons de acordo com a Sua vontade.
Efésios 4:30- "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção."
Somos admoestados a não entristecer o Espírito Santo, retratando, portanto, que Ele possui as emoções de uma pessoa.
Ele sofre quando pecamos e se entristece com as manifestações do nosso pecado.
Tiago 4:4,5- "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: é com ciúme que por nós anseia o Espírito, que Ele fez habitar em nós?".
Quando traímos a Deus através dos nossos pecados, ambigüidades, contradições, negações da fé, amasiamentos com o mundo, o Espírito de Deus sente ciúmes, como o marido, quando a mulher adultera e vice-versa.
Ele sente ciúmes do adultério moral (impureza), espiritual (idolatria), econômico (amor ao dinheiro) e político (paixão e esperanças políticas mais acentuadas em relação ao programa humano que ao Reino de Deus). O Espírito Santo não é simplesmente alguém que entra em nós e depois sai. Ele vem e fica. Além disso, Ele não está presente para energizar-nos a vida. Não.
Ele é uma pessoa com a qual mantemos relações pessoais.
Atos 8:29- "Então disse o Espírito a Filipe: aproxima-te desse carro e acompanha-o..."
A Bíblia está repleta de textos que nos afirmam que o Espírito fala.
Rm 15:30- "Rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito..." O Espírito é uma pessoa porque ama.
Outra maneira pela qual sabemos que o Espírito Santo é uma pessoa, é que como tal é constantemente referido em igualdade de tratamento com outras pessoas. Sabemos que o Pai e o Filho são pessoas, e em Mateus 28:19 Jesus ensina aos discípulos que deveriam batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Isto indica que o Espírito Santo também é uma pessoa, como os outros dois.
Em Atos 15:28, Tiago fala do Espírito Santo como uma pessoa capaz de pensamentos e idéias, tão pessoal quanto os apóstolos que deviam seguir os Seus ensinamentos.
O que nos leva a saber que o Espírito Santo é uma pessoa?
O fato do Espírito sentir, perceber o que se passa na vida do crente.
Um objeto não tem essa capacidade.
Meu relógio não sente quando meu pulso está falhando, mesmo estando atado a ele.
Entretanto uma pessoa tocando em meu pulso poderá afirmar: ele não está passando bem.
Somente uma pessoa tem essa capacidade.
Assim, o Espírito Santo é uma pessoa que ama, odeia e sofre.
Ele fala, age e opera - funções de uma pessoa.
Deus abençõe a todos, amém.


DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.