segunda-feira, maio 05, 2008

ESTUDOS DE ESCATOLOGIA BÍBLICA 5



Parte 5ª
Acontecimentos do Arrebatamento da Igreja:

1) No céu:
a) o brado de Jesus para a Igreja, Jo 14.3. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
b) a voz do Arcanjo para Israel, 1ª Ts 4.16. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
c) o toque da trombeta para as nações, 1ª Ts 4.16. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

2) Nos ares:
a) Pessoalmente, At 1.11. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
b) Brevemente, Ap 22.12. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
c) Inesperadamente, Mt 24.44. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis ; Mt 25.13. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
d) Secretamente, Mt 24.38,39. 38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. 1ª Ts 5.2. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
e) Repentinamente, Mc 13,16. E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes. 1ª Co 15.52. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Jesus descerá até às nuvens ao encontro dos Seus, 1ª Ts 4.16-17:
a) Visivelmente a Igreja, Mt 24.30. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 1ª Ts 4.17. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
b) A verdadeira Igreja subirá com Cristo, 2ª Co 5.1,2. 1 PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2 E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu. Ap 4.1. DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.

3) Na terra:
a) A ressurreição dos mortos justos, 1ª Ts 4.14. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Os mortos em Cristo ressurgirão, 1ª Ts 4.15. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
b) A transformação dos vivos justos, 1ª Ts 4.16,17
Jesus Cristo voltará para sua Igreja, os descuidados e desprevenidos serão pegos de surpresa, Mt 24.36-39. 36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Lc 21.34,35. 34 E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
· É a redenção do corpo, Rm 8.23. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
· É a continuação da primeira ressurreição, 1ª Co 15.51. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados
· Entra no período da Grande Tribulação (veremos mais adiante esse assunto)

4) Como será a vinda de Jesus Cristo:
A segunda vinda de Jesus será em duas fases, num espaço de sete (7) anos, (veremos na próxima lição.).


(Leia a Bíblia, porque? “vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”).



DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS ABENÇOE.